CFO PMMG - Expectativa e desgaste das etapas

terça-feira, 30 de setembro de 2008


Nota: Com as devidas adptações, este texto vale também para outros concursos da PMMG, como o CTSP, o CFS e o CHO. O CFO (Curso de Formação de Oficiais) foi escolhido porque contém todas as etapas e por ser um dos mais concorridos.

CFO PMMG - Expectativa, sensações e desgaste das etapas

Composto de várias etapas, diferentemente de vestibulares e outros concursos, o CFO da PMMG é um desafio para os nervos de qualquer candidato. E eu falo isso de carteirinha, porque já passei por todas elas (etapas).

Primeiro você se prepara para a prova objetiva e para a redação. E tem que se preparar mesmo, e muito, visto que, para se ter uma idéia da concorrência, o CFO 2008 teve um total de 14.479 inscritos disputando 60 vagas. Média de 241 candidatos por vaga.

Pois bem, o candidato estuda, estuda, estuda e chega o dia da prova. Concentração total, leitura atenta das questões, reflexão, esforço para se produzir um texto correto gramaticalmente e com conteúdo de qualidade. Difícil, não é? Mas é isso aí.

Normalmente, no dia seguinte ao da prova, sai o gabarito. Muitos candidatos ficam o dia inteiro acessando o site do CRS para ver se já saiu. Entretanto, o gabarito e os demais resultados costumam ser divulgados lá pelas 18 horas. Os mais ansiosos quase têm uma parada cardíaca. Dá 24 horas, mas não dá 18. Parece uma loucura. Alguns candidatos, os mais proativos, após a divulgação do gabarito, fazem os recursos solicitando a anulação de uma questão ou outra.

Dias e dias de expectativa...

Tendo ciência da sua provável nota na prova objetiva, já vem a próxima expectativa: Será que eu consegui a nota mínima para a correção da redação? Mais espera, mas expectativa, mais desgaste.

As notas da prova de redação são divulgadas. Surgem outras expectativas: Será que eu vou estar dentro do número de vagas? Será que eu vou ser chamado para a próxima etapa? Ah, esqueci de dizer que alguns também fazem os recursos contra o resultado da redação. E eu sugiro que todos peguem sua redação no CRS e façam o recurso, porque um ponto que você ganhar pode fazer uma diferença enorme no "final do campeonato". Eu sei que muitos moram longe de Belo Horizonte e, de uma forma ou de outra, ficam prejudicados. Talvez algum dia a redação seja escaneada/microfilmada e acessível online aos candidatos.

Dias e dias de expectativa...

Sai o resultado da primeira etapa. Fui chamado! Ufa! Que Bom!! Ou: Não, não foi dessa vez; mas da próxima eu vou. Deixo registrado minha dica e meu exemplo: Concurso não se faz para passar, mas até passar!

Próxima etapa: Bateria de exames médicos. Fui convocado, fiz todos os exames, "morri "em algumas centenas de reais, agora é esperar o resultado.

Dias e dias de expectativa...

Sai o resultado. Poucos são eliminados nesta fase. Então, tudo ok! Saúde perfeita. Sou um quase super-homem. Nesse intervalo, o canditado normalmente já está se preparando para o Teste de Aptidão Física, o famoso TAF. Quem está com uma nota alta, não se esforça muito. Para estes, basta fazer o "feijão com arroz". Os que estão na "rabeira", quase se matam de tanto treinar.

Dias e dias de expectativa e de treinos...

Chega o dia do TAF. Horas ou minutos antes dos testes, vai dando um friozinho na barriga. Será que todo mundo sente isso ou é só eu? Quase todos os candidatos vão ao banheiro antes das provas, e isso é um fato. Quando o examinador fala "vai!", você dá tudo o que tem e a até o que não tem. Muitos caem no asfalto durante o explosivo "Shutle Run" (prova dos toquinhos), outros pedalam na barra, outros se contorcem nos abdominais, e alguns tombam nos 2.400 metros. Nesta última prova, eu costumo sentir um gosto de sangue na boca; creio que seja decorrente do insólito esforço. Alguns já saem do pátio da APM frustrados. Não foi dessa vez. Outros saem tranqüilos em vista da boa nota. Outros saem apreensivos. Será que consegui?

No dia seguinte, o candidato se debruça na frente do computador à espera da divulgação do resultado. Resultado publicado, começam as matemáticas e projeções. Será que estou dentro das vagas? Sim? Não? Vou ser ao menos chamado para o psicotécnico? Alegrias e decepções acontecem. Para alguns, os que sobraram do afunilamento, ainda resta a expectativa do psicotécnico. Quando será? Pelo amor de Deus, eu não posso morrer na praia.

Dias e dias de...

O candidato é convocado para o psicotécnico. Como será? Alguns se adiantam e procuraram logo uma psicóloga. E aí, doutora, estou com a saúde mental perfeita? Eu tenho o perfil de policial militar? Outros apenas esperam. Todos ansiosos, creio eu.

Para muitos, o ingresso no CFO e a futura carreira de oficial representa uma mudança brutal no padrão de vida. Como não ficar ansioso? Esta resposta eu não tenho. Quem tiver, me diga.

Chega o dia. Última e derradeira etapa. Dão-lhe um livro de perguntas: Você bebe? O que você faz quando bebe? O que seus familiares falam quando você bebe? Eu já falei que não bebo! Será que vou ter que repetir isto mil vezes! No dia seguinte, ou horas depois, ainda terá outro exame psicológico. Qual será? Uma entrevista? Outro questionário?

Chega o outro dia, ou horas depois. Você é chamado e fica sabendo que é o PMK, o teste dos riscos. Tapam-lhe a visão e você tem que tentar continuar riscando os traços geométricos que estavam impressos nas folhas. Missão quase impossível. As folhas não param de surgir. No final do teste, não esqueçam de perguntar: Senhora, como fui? Tudo ok? E pergunte, companheiro, porque senão podem lhe reprovar por dificuldade em estabelecer contatos interpessoais, ou algo assim. Você pode me perguntar: Mas o resultado não tem um dia específico para ser divulgado? E eu lhe respondo: Eu sei que tem, mas vai entender os mistérios da mente humana...

Feito o exame, a expectativa do resultado derradeiro. Dias e dias...

Chega o dia do resultado. Você novamente debruçado na frente do computador. Esse resultado que não sai nunca! Você, com certeza, já planejou fazer um churrasco se passar. Não esqueça de me convidar, heim! O resultado é publicado e você clica logo no link. Os segundos que a página leva para abrir parecem horas, uma eternidade. Quando a página se abre... Bem, existem dois finais. Torço para que sua história termine igual a do final 1.

Final 1 - Você lê: Indicado. Daí pra lá, eu não sei como continua a história. Mas, desde já, recomendo que você providencie com antecedência todos os documentos exigidos no ato da matrícula e desejo-lhe boa sorte nos três anos de curso. Dica: Não leve tudo muito a sério, senão você "pira".

Final 2 - Você lê: Contra-indicado. Decepção, frustração... Deus, o que aconteceu? Você fica sem chão, desolado. Mas ainda não desiste. Comparece ao CRS e agenda a entrevista para saber os motivos da contra-indicação. Alguns dias depois, você chega cedo a um prédio na região da Savassi, onde a psicóloga que o reprovou lhe dirá "o que aconteceu". Talvez você encontre algum colega e converse um pouco com ele... A psicóloga lhe chama:
- Você é o candidato X? Trouxe uma psicóloga? Está armado? Vamos entrar.
A sala é ampla, bonita. Tem-se uma bela visão da capital. E começa o atendimento. Não é fácil, nada fácil.
- O que você acha que lhe contra-indicou?...
- Você apresenta descontrole emocional!...
- Você não tem automotivação!...
- Agora você não pode ingressar. Mas o resultado do exame pode mudar com o tempo. Você pode ser indicado se fizer o mesmo teste daqui a alguns meses...
- Entre com recurso. Entre com liminar...

Você entra. Os recursos e liminares de alguns são deferidos. De outros, não. R$ 3.000,00 de advogado. Meses depois, mais uns R$ 400,00 do laudo psicológico particular. Angústia enquanto a ação não é julgada em definitivo, e isso pode demorar anos, décadas...



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

69 comentário(s):

Anônimo disse...

Excelente trabalho de desmistificação do concurso José Ricardo. É bom saber que existe uma lógica em tudo isso... Digo por que já me frustrei antes... e lhe digo mais: ocorre exatamente dessa mesma forma que voce aqui reportou. bom saber que esse sentimento, antes julgado por mim íntimo da minha pessoa, é um sentimento experimentado por todos.
Belo trabalho! Frederico

Anônimo disse...

brilhante a descrição das fases do CFO, fiquei vislumbrado como vc minuciou a angustia q o candidato passa ate a sua aprovação!!!
parabéns pelo texto!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ESTOU FELIZ POR EXISTIR UM SITE COMO ESTE.ESCLARECEDOR,QUE DEMONSTRA COM PROPRIEDADE O COTIDIANO DOS CONCURSEIROS.

QUERO FAZER PERGUNTA: HÁ DINÂMICA DE GRUPO E\OU ENTREVISTA NO EXAME PSICOLÓGICO DO CFO PMMG?

José Ricardo disse...

Não teve dinâmica de grupo nem entrevista nos últimos concursos, mas nada impede que tenha no psicotécnico deste ano.

Anônimo disse...

Perfeito! Estou entre a 3º fase (taf) e a 4º exame psicotécnico do CTSP-2009 Interior. Ano passado fui reprovado na segunda fase, exame oftalmológico. Só para se ter uma noção da angústia que é esse concurso, essa nota foi publicada hoje há algumas horas: ATENÇÃO CANDIDATOS. A CONVOCAÇÃO PARA A 4ª FASE (EXAMES PSICOLÓGICOS) DO CONCURSO CTSP/09 – INTERIOR, QUE ESTAVA PREVISTA PARA HOJE FICA ADIADA PARA O DIA 09/10/08 – QUINTA-FEIRA, A PARTIR DAS 17:00 HORAS. Esses atrasos ocorreram em todas as fases do concurso. Nesse ponto, a PMMG em nada difere da PMERJ, conforme depoimento de um jornalista da Folha de S. Paulo: "O concurso é um teste de paciência. Do exame intelectual à incorporação foram sete meses de processo e 18 idas ao Centro de Formação, a 45 km da minha casa, na zona sul.Na seleção, tínhamos hora para chegar (entre 7h e 7h30), mas não para sair. Podia demorar duas, três horas ou o dia inteiro, dependendo da burocracia, da fila, da classificação, da parada para almoço dos PMs...Uma vez esperei três horas para tirar impressões digitais, após ir para o fim da fila por dever comprovante de residência. "Não faz essa cara, não! Nem entrou e já está reclamando!", repreendeu-me uma sargento.Muitos se queixavam de faltar ou se atrasar no trabalho. Outros de ter de ir só pelo resultado de uma etapa. "Bastava pôr na internet."Houve atrasos no calendário. Em agosto, a previsão de incorporação era outubro. Depois ouvimos que seria em novembro, em 7 e 20 de dezembro. Em 10 de dezembro, nos avisaram que seria em janeiro, mas ainda voltaríamos no dia 27, para inspeção de barba e cabelo e pegar o RG da PM." (fonte: http://militarlegal.blogspot.com/2008/05/reprter-da-fsp-se-infiltra-na-pmerj.html )

José Ricardo disse...

Eu li a reportagem que você mencionou. Excelente!
Nem tudo é culpa da administração. São muitos candidatos, muitas fases, muitos detalhes e muitos recursos a serem analisados.
Tenho certeza de que o CRS tem profissionais altamente gabaritados, mas as atribuições são muitas...
Fique tranqüilo que tudo vai dar certo. Boa sorte!

Anônimo disse...

Amanhã e segunda é dia de exame psicológico do CTSP interior da PMMG, estou ansioso. Já fiz exames psicológicos da Aeronáutica, para piloto militar e fui indicado, mas não tenho idéia de como é o exame da PM. Acho que o PMK não é o maior problema, pois já o fiz para tirar carteira, o problema é a entrevista, pois não sei se meu perfil é compatível com o de um policial militar.

Mas... seja o que Deus quiser.

Anônimo disse...

eu tambem estou no processo seletivo, mas se por ventura for contra-indicado, não entrarei com recurso pois dará dor de cabeça hoje não se segura mais recurso pois a qualquer momento pode cair e voce perder o curso e o dinheiro que você investiu com a eliminar. melhor começar tudo de novo.

José Ricardo disse...

Dá muita dor de cabeça, sim, e nem sei se vale a pena. Muitas liminares "caem", e o cadete volta a ser civil, ou melhor, ex-PM, e viverá com o estigma de ex-PM...
Concordo que, se você estiver preparado, vale a pena começar tudo de novo, do zero, ou seja, fazer todo o concurso novamente.

Anônimo disse...

Excelente essa matéria que vc escreveu. Define exatamente como estou me sentindo... Parece que vai se congelar de tanta ansiedade. Já sou policial militar, e além disso trabalho num sub-destacamento, lugar inverso à capital. Passei na prova escrita na redação e os exames a gente que é da casa não precisa fazer só ter os pré-requisitos do TPB e conceito até B-24. Estou com B-10, e o medo de por inveja algum cabo ou sargento me dar uma punição á toa...
O CFO que me aguarde, fé e pensamento positivo é que não faltam pois já estava em 51 de 54 das vagas logo na 2 fase, aguardo o resultado dos exames complementares (3ª fase) dos candidatos civis, e sei que já estou convocado para o TAF (4ª fase) então é só rezar e ver se é isso que Deus quer pra mim. Entrei na PMMG e formei ano passado e tenho apenas 21 anos, fico feliz de ver que apesar de ter vivido anos trabalhando como granjeiro e fazendo todo serviço de roça para meu pai, hoje sou motivo de orgulho dos meus pais. Desejo tudo de bom para aqueles que estão na mesma situação que eu mas que eles saibam que são apenas 53 vagas pois uma já é minha! Até mais!!!

José Ricardo disse...

PM, estou torcendo por você. Com certeza sua família terá muito orgulho de ti. Felicidades!!!

jefferson disse...

ALGUEM PODERIA ME PASSAR O EDITAL DO C.F.O. 2009 PRA MIM PEGAR A MATERIA E COMEÇAR A ESTUDAR PRO 2010 MEU EMAIL É JEFFERSONROTAM@OI.COM.BR.DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO.OBRIGADO.

Anônimo disse...

dkdkdkk

Anônimo disse...

Olá José Ricardo! Pode parecer brincadeira, mas a orientação que tive aqui no blog sobre o processo de seleção no CFO me trouxe um pouco mais tranquilidade. Acho que isso foi preponderante para que eu completasse todas as etapas e nelas obtivesse exito. É com grande honra que lhe digo: iniciarei o CFO na gloriosa PMMG. Obrigado pelo apoio!!! Continue esse belo trabalho. Espero poder ver algumas postagens que possam aliviar um pouco a tensão gerada no dia a dia do cadete. Tenho certeza que serei beneficiado novamente com as brilhantes informações desse blog.

José Ricardo disse...

Sou eu que agradeço. Fico muito feliz em saber que, de alguma forma, lhe ajudei. Se depender de mim, o blog continuará existindo por muito tempo, sempre trazendo informações importantes para os companheiros de profissão.
Infelizmente, eu também estava concorrendo no CFO, mas me contra-indicaram novamente no exame psicológico.
De toda forma, fico muito feliz com sua conquista, e que Deus lhe dê muito força para superar o três anos de curso.
Parabéns e boa sorte, cadete da PMMG!

Anônimo disse...

Poxa nem sei o que lhe dizer... Posso lhe adiantar que essa foi a minha 4ª tentativa e, lhe digo mais: eu estava disposto a desistir nessa última tentativa. Mas recebi o apoio da minha esposa que me obrigou a persistir... me senti envergonhado daquele momento de fraqueza e encarei as provas. Graças a Deus, quase fui puxado pelo desânimo momentâneo, mas tive uma pessoa ao meu lado acreditando em minha vitória. Então, lhe digo, talvez seja essa a hora de tentar novamente, e novamente, e novamente... Quando chega a nossa hora, não precisamos fazer mais nada além de darmos chance à oportunidade. Tenho certeza que lhe verei lá no CEG! Grande abraço! Frederico

Anônimo disse...

eu queria saber se quem usa oculos com 3 graus,pra longe,é proibido de entrar na PMMG

José Ricardo disse...

Para ingressar na PM, faz-se um exame de vista. Provavelmente, não tenho certeza, deve ser eliminado.

Alexandre de Sousa disse...

Achei muito interessante! Postei lá no Concursos das Polícias uma chamada para cá.

Alexandre de Sousa disse...

http://concursos.diariodeumpm.net/2009/02/14/depoimento-como-e-o-concurso-cfo-pmmg-a-via-crucis-do-candidato/

José Ricardo disse...

Senhor Tenente Alexandre de Souza, muito obrigado pela citação. O CFO da PMMG é uma verdadeira via crucis. Infelizmente, eu não estou conseguindo ser admitido no Curso de Oficiais por não ter o perfil exigido. Talvez eu ganhe a ação judicial referente ao concurso anterior. De toda forma, recomendo o curso para quem deseja ingressar na gloriosa PMMG, instituição composta por verdadeiros guerreiros apaixonados pelo que fazem. Novamente, obrigado.

Anônimo disse...

parabens descrição brilhante do CFO, esse ano vo fazer meu primeiro exame, tomará que eu consiga passa!!!!
vlw

Anônimo disse...

Graças a Deus passei por esta agonia...rs...Sou classificado no CFO da PMERJ e começarei dia 03/03/09 a adaptação...Desejo a todos que sonham tanto quanto eu ser um Oficial de Polícia Militar toda a sorte de bençãos de Deus...
abçs

Anônimo disse...

Olá! Parabéns pelas palavras!!! conseguiu me emocionar e certamente me dar o incentivo necessário para prestar o concurso do CFO esse ano, pois já me decepcionei com o teste psicológico uma vez e não queria passar por isso de novo. Sou do ES e prestei concurso para soldado da PMES, quando vi o resultado do psicológico foi exatamente como vc disse: "Você fica sem chão, desolado". Fiz concurso para a PMMG, e graças a Deus passei e fiz CTSP em 2008. Não queria fazer o concurso do CFO com medo de ter aquela sensação novamente( realmente é horrível), mas agora com seu exmplo vou fazer sim!vou me preparar e se tiver que ser contra-indicado de novo, que seja. Vou tentar quantas vezes for preciso. Obrigado pelo exemplo!!!
Abraços. SD Bonela

Anônimo disse...

Oi meu amigo eu ficaria grato em receber dicas e opiniões, Eu sou de Alagoas e quero CFO, minha família mim pressiona mas sei que é difícil eles não, minha base é de colégio público e tenho muito medo de ser reprovado e eles mim criticarem. Na verdade é o que eu quero e digo a todos que façam o que gosta.Obrigado.
Bruno

Marília Santana disse...

Olá,

Primeiramente quero lhe parabenizar por sua história de vida,suas vitórias e pelo site que é excelente.Bem,estou eu pensando em entrar para o universo do sofrimento de ser uma concursando do CFO,rs.Queria,se você puder,manter contato para poder trocar informações sobre as etapas e as melhores maneiras de superá-las.Pretendo prestar o concurso juntamente com meu irmão mais novo,e vamos estudar juntos,mas ainda não sei o que seria melhor,estudarmos com professores particulares,fazer cursinho preparatório ou seguir sozinhos somente nos baseando na matéria indicada no edital.Eu já sou formada em Direito,me formei no final do ano passado,confesso que nunca me imaginei tentando um concurso voltado para a área militar,sempre fui muito apaixonada por direito penal,tanto que minha especialização será na área,e até tomar conhecimento do concurso do CFO estava decidida a tentar o da policia civil como Delegada.Trabalhar na área de Segurança Pública é de fato um grande sonho,mas tenho medo de não ter o perfil para atuar no campo militar.Gostaria muito de manter contato com você e de ter sua opinião e valiosos conselhos. Meu email de contato é mariliac_santana@yahoo.com.br ou pelo msn lilithmg23@hotmail.com . Abraços!!!

Anônimo disse...

Bom que agora li sobre o concurso.
Já foi reprovado várias vezes.

José Ricardo disse...

Marília, reflita bem sobre a palavra "militar" na Polícia Militar. O termo militar traz diversas implicações.
Se quiser manter contato comigo, é só utilizar a página de contatos do blog. Fique à vontade para fazer perguntas ou pedir esclarecimentos.
Ah, outra coisa, sobre ser apaixonada pelo Direito Penal. A prática é bem diferente da teoria. Na rua, como o "bicho pegando", é melhor esquecer teorias... é melhor enfrentar o homem da capa preta do que ir para debaixo da terra.

Anônimo disse...

Daniele Faria

Olá Ricardo, gostei bastante de ler aqui sua postagem sobre o CFOMG. Sou do interior do RJ e pretendo fazer o referido concurso. Creio que em qq lugar os concurseiros passem por está mesma situação. A busca pela estabilidade tem levado milhões de pessoas a fazerem os concursos públicos, até mesmo para áreas opostas a suas formações. É mesmo desesperador e angustioso a espera dos resultados. Aqui no RJ ocorre o mesmo, mas devemos ter em mente - como já foi citado por vc - que a concorrência é enorme.
Muitas vezes criamos ilusões que ao passarmos na prova objetiva - que aparentemente seria a mais difícil fase do concurso -, tudo está certo, mas essa não é a realidade, precisamos estar preparados para todas as fases e digo até mesmo financeiramente - como no meu caso que resido em outro estado -, para poder estar indo nos locais indicados para os testes.
Eu desejo sorte a todos. E como o Tenente RJ Alexandre de Souza sempre diz em seu blog e vc mesmo citou acima, CONCURSO NÃO SE FAZ PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR.

Anônimo disse...

Excelente... Me auto motivou + ainda........ !!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ajudou e muito relaxar, pois nunca fiz este concurso apesar de ser mineiro e morar em brasilia df desde de 2001, porem faço 29 anos este ano e este é o ultimo que posso tentar e o ano que vem ja estarei com 30 anos e isso me deixa muito triste.Esperei muito e agora so tenho esta oportunidade e quero aproveita-la.

Obrigado pelo texto.

Ricardo da Silva disse...

Senhor editor,
parabéns por este link, inclusive, pela historia da vida de quem sonha em se tornar um "super-homen". excelente comentario sobre o incomum estado dos candidatos no periodo: pre-prova e pos-prova.
Grande abraço!

Anônimo disse...

qual melhor forma pra começar a estudar pro concurso do ano que vem?

(nunca estudei pra concurso nenhum e esse vai ser o meu primeiro)

Anônimo disse...

com um texto desse, deve ter tirado uma boa nota na redação rs

Anônimo disse...

Olá gostei muito desse blog.Onde pude compreender que toda essa ansiedade não acontece somente comigo.Vou fazer o concurso para soldado este ano.Gostaria de saber como seria a melhor forma de fazer a redação,pois não entendi muito bem.Eles dão um texto.Então gostaria de saber se ao montar nossa redação devemos descrever somente os dados descritos no texto proposto ou poderemos fornecer informações que sabemos.Desde já agradeço

nanazinha disse...

Olá fiquei feliz em conhecer esse saite...
Tenho 17 anos e vou prestar o CFO 2009 estou me esforçando bastante para passar. Obs: sou mulher e gostaria de saber como é para nós do sexo feminino?

Anônimo disse...

blz galera?
farei o concurso ano 2010. tenho bastante informações sobre o cfo.
caso queiram entrar em contato pabloademans@gmail.com.br
abraços a todos e bons estudos.

boa sorte.

Anônimo disse...

desculpas o e-mail é pabloademans@gmail.com

Anônimo disse...

Me dê uma luz, fiz o cfo 2010 e acertei 20 questões que correspondem à 51,28% da prova, o mínimo nessa etapa é de 50% para que a redação seja corrigida, em casos como esse há chance? Vcs conhecem alguém que tenha conseguido com essa nota?

Obrigado, aguardo essa luz!

Anônimo disse...

Olá Ricardo, li sobre a sua experiência com o concurso do CFO, este depoimento me deixou mais calma por saber que não sou só eu que fico apreensiva. Tenho 17 anos e estu terminando o terceiro colegial este ano.Apartir do ano de 2010 quero me preparar para o concurso, pois meu maior sonho é ser policial e mesmo com as dificuldades nao posso desistir dele.
Por favor gostaria que voce me ajudassea encontar a melhor maneira preparatória.
meu email é prisciladezuani@hotmail.com, aguardo a sua resposta.
Atenciosamente, Priscila

Anônimo disse...

em vez de vcs ficarem comentando pq nao vao procurar o q fazer...
estudem e chegem onde eu cheguei, ja sou sargento e me orgulho disso.

Anônimo disse...

Olá ricardo! Olha suas palavras me automotivaram demais viu...Já tem 8 anos que tento ctsp e ainda nao chegou minha hora vou tentar agora para a regiao metropolitana e estou fazendo cursinho eu sou uma apaixonada pela essa tao gloriosa instituiçao. Amo mesmo, eu respiro isso, vai ser a 13 vez que tento ....fiz para a guarda municipal e passei de primeira....gostaria muito que vc me desse umas dicas...acho que minha ansiedade pode ter me atrapalhado até hoje.

Anônimo disse...

Olá Ricardo. Muito bom o seu depoimento, como pode ver tem motivado muitas pessoas. Eu tentarei o concurso para o cfo 2011, e meu maior medo é o exame psicológico, já que para as demais etapas as exigências estão explícitas. Gostaria que você nos desse algumas dicas mais detalhadas do seu resultado, e sobre o questionário.
Muito obrigado.


O meu e-mail é: jr.salomao1@gmail.com

José Ricardo disse...

Para saber mais sobre o exame psicológico da Polícia Militar, clique nos links abaixo:

* Psicotécnico, recurso, desmedidas contradições e questões jurídicas

* Psicotécnico - Recurso administrativo

Anônimo disse...

Ola!
Tbm pretendo fazer este concurso, inclusive faco cursinho no CEMPRO mais estou um pouco preoucupada sobre o exame de vista.
Qual e o grau permitido pelo CFO?
Axu estremamente desnecessaria essa parte do edital, o oculos ou a lente impede alguem de ser um bom profissional? Claro que não.
Mais adorei sua postagem, pq pessoal de cursinho sabe como q e neh pra ganhar dinheiro eles iludem mto a gente!
Apesar de meu pai tbm ser militar fico sempre em dúvida, pois antes de cvsar com os policiais do cursinho e tratar de assuntos da policia ficava extremamente no ar.
Adorei o Blog!
P.s vc e militar ou náo?
Abracos Beatriz

Joel Damasceno disse...

Boa tarde.
Gostaria de saber qual o limite de grau para quem usa óculos para entrar na Guarda Municipal,e alguns critérios sobre os dentes.
Muito agradecido.

Anônimo disse...

Ei estou com uma dúvida cruel, Sou a Bárbara tenho 17 anos faço 18 ano que vem em maio, esse ano vai ter prova da PM MG, PARA REGIAO de patos de minas, carmo do paranaiba??? regioes interiores de minas? teve a da regiao metropolitana, mas estou sem saber se vai ter a interior..
Posso fazer ela? até la ano que vem no inicio do curso ja tenho 18??

me responde por favor! BEIJOS GRATA !

Annyelle disse...

Por favor me ajudem!!!. O caso é o que se segue:
Sou candidata ao CTSP 2010 Interior da 7ª RPM, sendo que fui convocada a prestar a 2ª fase do concurso (Exames Preliminares) devido estar dentro do número de vagas, o qual seria 2,5x9, o que daria 22,5 vagas (23) conforme edital; Ocorre que para a 2ª fase foram convocadas 33 candidatas ( 10 candidatas a mais do que previsto no edital); neste fase eu mantinha a 13ª classificação; desta fase foram convocadas todas as candidatas aptas para prestarem a 3ª fase (Exames Complemetares), já nesse ponto foram convocadas 55 candidatas ( incluindo as aptas na 2ª fase dentre excedentes); das 55 candidatas foram convocadas 42 aptas para prestarem a 4ª fase (TAF).
Daí a questão: Nesta ultima fase (5ª Exame Psicológico) conforme previsto no edital serão convocadas 1,6x9= 14,4 (15) candidatas e já não me encontro dentre tais vagas, ocupando atualmente a 24ª posição edvido a minha pontuação no TAF......então questiono: como devo proceder, haja vista que se cumprido conforme edital na 1ª fase deveriam ser convocadas apenas 23 candidatas a prestarem a 2ª fase, e se isso tivesse sido devidamente cumprido eu estaria hoje dentre as vagas e consequentemnte convocada a prestar o exame psicológico, tendo em vista que outras candidatas excedentes na 1ª fase foram convocadas a prestarem os exames do certame? Posso entrar com algum tipo de recurso?
Por favor me ajudem a esclarecer isso, pois no CRS não me dão informações a respeito...e não quero perder a oportunidade de conseguir uma vaga neste certame!
Obrigada.. Aniele

Anônimo disse...

muito bom esse blog...tirou muitas duvidas minha..
além disso me deu dicas de cmo é melhor proceder em alguns momentos.
valew fera.

Anônimo disse...

Mesmo sabendo que era impossível o homem foi lá e fez...sorte a todos..

Anônimo disse...

Tendo em vista a possibilidade do CFO, passar a ter como requisito o bacharelado em Direito, eu, nitidamente encantada com a profissão de policial militar, decidi fazer o concurso esse ano, já que formo no ensino médio. Me sinto muito insegura em relação ao concurso, por ser inexperiente no mesmo, e achar que isso possa ser fator determinante. Mas independentede qualquer coisa, deixo clara minha adimiração ao senhor José Ricardo pela criação do blog, com a convicção de que o mesmo auxilia muito os concursandos. Abraços!

debora disse...

Gosteiii muito do blog e principalmente da frase "Concurso nao se faz para passar,mas até passar"

Creio extremamente que a recíproca é verdadeira!

Abraços!

Bauer disse...

Olá! Estou fazendo a prova pra CFO PMMG 2011. Sou do RJ e estou tentando tbm aqui, mas de MG tbm me seduziu. É o primeiro ano de concurso, estou mto apreensiva. Tenho 24 anos, sou formada, já fiz diversos concursos, passei em um... Mas nenhum nunca me deixou com tanta expectativa! mas ler depoimentos de quem já passou dá ainda mais vontade! E em 2011, irei te agradecer!

Anônimo disse...

OLA ,RICARDO ADOREI SUAS PALAVRAS .ISTO DEU PRA TER UMA NOÇÃO DE COMO AS ETAPAS MECHEM COM A CABEÇA.
SOU UMA CONCURSEIRA DA POLICIA JA FIS TRES CONCURSOS .
MAIS AINDA NÃO FOI APROVADA .
ACREDITO QUE TUDO ACONTECE NA HORA CERTA!
E QUANDO ISSO ACONTECER ESTAREI PONTA PRA USAR A MARAVILHOSA FARDA ....
ESTE ANO VOU FAZER O CFO 2O11.
ESTOU NA BUSCA INCESSANTE PELO SONHO DE SER UM OFICIAL DA GLORIOSA PM
ESPERO QUE EM BREVE PODER DEIXAR UM RECADO QUE EU ENTREI PARA A ACADEMIA DA POLICIA !
TENHO FE EM DEUS QUE ISSO ACONTECERA EM BREVE !
UM SUPER ABRAÇOS
DEIXO ESTA REFLEXÃO QUE EU ADORO !
Quantas vezes nós pensamos em desistir,
deixar de lado, o ideal e os sonhos;
Quantas vezes batemos em retirada, com o coração amargurado pela injustiça;
Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade, sem ter com quem dividir;
Quantas vezes sentimos solidão, mesmo cercados de pessoas;
Quantas vezes falamos, sem sermos notados;
Quantas vezes lutamos por uma causa perdida;
Quantas vezes voltamos para casa com a sensação de derrota;
Quantas vezes aquela lágrima, teima em cair, justamente na hora que precisamos parecer fortes;
Quantas vezes pedimos a Deus um pouco de força, um pouco de luz;
E a resposta vem, seja lá como for, um sorriso, um olhar cúmplice, um cartãozinho, um bilhete, um gesto de amor;
E a gente insiste,
Insiste em prosseguir, em acreditar, em transformar, em dividir, em estar, em ser;
E Deus insiste em nos abençoar,
Em nos mostrar o caminho:
Aquele mais difícil,
mais complicado, mais bonito.
E a gente insiste em seguir,
por que temos uma missão...
DE SER UM OFICIAL DA GLORIOSA PM....
BOA SORTE A TODOS ....

Anônimo disse...

Pois é...meu final foi o 02, frustração total.Entrei com liminar e ela caiu, fui desligado em janeiro, mas estou na luta estudando muito...que venha o CFO e o CTSP, pode vim também a psicóloga que nem tem para ela neste ano!!!!!!

Anônimo disse...

sOu de gOias, tenteii CTSP RMBH/2010.. nao consegui aprovação, nem na objetiva, mas to em rumo ao CFO 2011, claro que todos pensam que deve ter muito mais dificuldade nessa prova, por ser pra oficial, mas uma coisa deixo claro, nada é fácil, vou incistir e persistir, sei que um dia chego lah e nao adianta fazer uma fácil e nao estar preparado e sim adianta fazer uma dificil e estar preparado. Acredito que estou muito bem preparado para esse, apesar deu ainda ter só 20 anos e sonho é sonho vou lutar ate conseguir e sei que mais cedo ou mais tarde chego lah..

Anônimo disse...

Oi José Ricardo, essa é a primneira vez que estou tentando a prova do CFO e acho que é a última, pois dizem que a partir de ano que vem será exigido ensino superior. Mas estou muito esperançosa, coloquei na mão de Deus e se for da vontade Dele tenho certeza que vou chegar lá, estou fazendo a minha parte, dedicando-me muito no estudo.
Fiz aprova da PMMG para soldados e não conseguir, fiquei super chateada, mas como dizem a derrota e a vitória andam sempre juntas é só saber lidar com elas.
Sou mimeira da cidade de Jaboticatubas, rumo a carreira militar e se eu tiver a mesma sorte que você, conseguirei me tornar uma tenente.
Abraços...

Anônimo disse...

O pessoal é uma vergonha o cfo exigir nível superior em direito. Isto está desmerecendo quem já fez o curso anteriormente e o próprio curso, o qual é excelente. Não podemos aceitar isso, pois o aspirante sai da academia, sabendo muito mais de direito que quaisquer alunos do décimo período de faculdade, isso é um absurdo!!!!

Anônimo disse...

O pessoal é uma vergonha o cfo exigir nível superior em direito. Isto está desmerecendo quem já fez o curso anteriormente e o próprio curso, o qual é excelente. Não podemos aceitar isso, pois o aspirante sai da academia, sabendo muito mais de direito que quaisquer alunos do décimo período de faculdade, isso é um absurdo!!!!

Daniel de Mello César disse...

Boa tarde, pessoal!

Gostaria de receber notícias e colaborar com informações sobre o andamento do CFO PMMG 2011. Este ano, acertei 31 questões e estou com uma boa expectativa quanto à prova de redação. Achei as questões 18 e 22 da prova B "BRANCA" suscetíveis de recurso. Fiz preparatório no CENPRO e vou propor isso aos professores. Não tenho os livros de História nem de Geografia listados no edital, caso alguém os tenha e possa me esclarecer as questões, agradeço desde já.

Att,

Daniel de Mello

Anônimo disse...

Galera,
boa tarde! Qual será será a nota de corte este ano?
Pelo que sei, ano passado foi 29, mas dizem que esse ano pode cair porque o nível da prova estava puxado!!!!
Opinem e coloquem as notas.
Eu tirei 29...
Abraço

Éo disse...

iai galera meu nome é maicon add ai quem tiver afim de trocar ideia blza .......Nossa foi a minha primeira tentativa de entrar ....mas no proximo CFO eu quero passar ....neste eu não estudei muito e tive 22 acertos....tomara que eu tenha a oportunidade de ter a minha redação corrigida.....queria muito ir pra segunda ....e passar no teste fisico...valeu ai galera...tomara q chama quem fez 50 % hoaiuhao

maicon.vegas@hotmail.com

Anônimo disse...

Pessoal, me desculpem, mas pela visto vcs nao leram o edital seram corrigidas as redaçoẽs de quem tiver acima de 50% da prova de conhecimentos, e classificados ate o 324º lugar para o sexo MASCULINO e para o FEMININO ATE O 36º. Ou seja, dos aproximadamente 15 mil inscritos vc tem q ter acima de 50% da prova 1 e estar classificado em pontos até o 324º(masculino),e as mulheres até o 36º.

Não se esqueçam!!! O concurso, começa pelo edital!!!

TRECHO DO EDITAL, CFO PMMG 2011:

5.2.5 Somente serão corrigidas as provas de redação dos candidatos que obtiverem
nota mínima de 50% (cinquenta por cento) dos pontos atribuídos à prova I e
classificados, nesta, até o 324º (tricentésimo vigésimo quarto) lugar para os
candidatos do sexo masculino e 36º (trigésimo sexto) lugar para as candidatas do
sexo feminino, incluindo-se todos os candidatos porventura empatados na nota de
corte.

Anônimo disse...

fiz 200 pontos até agora. Será que tenho chance de entrar? tenho que fechar o exame físico (80pts)? total 280?

Anônimo disse...

Bom gostaria de saber se o exame oftamologico pode ser feito com lentes de contatos ou se eles tem q ser tiradas nessa etapa do concurso da pm

Anônimo disse...

É pessoal, muito lindo tudo aquilo que foi descrito nas expectativas de um candidato frustrado pela não aprovação em seu sonho de vida.

Mas tenhamos a consciência e bom senso em saber que exames e tendências profissionais não acontecem somente na PMMG, mas sim, em todo universo que se preze que que se escolha apenas os melhores que assim se demonstraram.

Infelizmente, li todas as opiniões anteriores à esta que agora redijo e infelizmente vejo frases assim: "para mim ter sido" - claro que não tem como ser aprovado. Não sabe nem usar uma expressão corretamente.

Desculpem, mas esta é a minha opinião.

Anderson Rodrigues disse...

andersonrodriguesl@hotmail.com

Teria a boa vontade de me dar umas dicas ? Se tiver essa boa vontade, por favor manda um convite para mim, para agente conversar um pouco, pode ser ?

Evanio Alves Da silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Evanio Alves Da silva disse...

EU fui contra-indicado no concurso pmmg para formação de soldado, estou frustrado, sem saber o que fazer, já fui em BH, paguei 880 numa psicóloga, para tentar no Administrativo, se alguém ler isso aqui, e esta passando por essa mesma dor, faça igual eu fiz mais alguns amigos, vai ate o MP,na ouvidoria e abre uma queixa contra clínica, na MedWork (Avenida amazonas), teve nada mais nada menos que 55% de reprovação, isso é inadmissível, eu fui reprovado por item 1. descontrole emocional, e item 9. Instabilidade de conduta (com indicadores de conflito intrapsíquico que possa refletir um comportamento inconstante e imprevisível), isso jamais se enquadra comigo, e eu fui observar as análises no meu laudo, la tem várias divergências, principalmente com relação ao item 9. Infelizmente esse PMK existe, isso deveria ser instinto a muito tempo atrás, na verdade nao deveria nem existir, pelo menos só existe bizarrice em MG, no meu GOIÁS nao tem e nem no DF, que é onde eu tenho interesse e vou passar.

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo