CTSP PMMG - Expectativa e desgaste das etapas

sábado, 27 de setembro de 2008


Nota: Com as devidas adptações, este texto vale também para outros concursos da PMMG, como o CFO, o CFS e o CHO. O CTSP (Curso Técnico em Segurança Pública) foi escolhido porque contém todas as etapas e por ser um dos mais concorridos.

CTSP PMMG - Expectativa, sensações e desgaste das etapas

Composto de várias etapas, diferentemente de vestibulares e outros concursos, o CTSP (Curso Técnico em Segurança Pública) da PMMG é um desafio para os nervos de qualquer candidato. E eu falo isso de carteirinha, porque já passei por todas elas.

Primeiro você se prepara para a prova objetiva. E tem que se preparar mesmo, e  muito, visto que a concorrência é grande.

Pois bem, o candidato estuda, estuda, estuda e chega o dia da prova. Concentração total,  leitura atenta das questões e tranqüilidade para não errar na hora de preencher a folha de respostas.

Normalmente, no dia seguinte ao da prova, sai o gabarito. Muitos candidatos ficam o dia inteiro acessando o site do CRS para ver se já saiu. Entretanto, o gabarito e os demais resultados costumam  ser divulgados lá pelas 18 horas. Os mais ansiosos quase têm uma parada cardíaca. Dá 24 horas, mas não dá 18. Parece uma loucura. Alguns candidatos, os mais proativos, após a divulgação do gabarito, fazem os recursos solicitando a anulação de uma questão ou outra.

Dias e dias de expectativa...

Tendo ciência da sua provável nota na prova objetiva, já vem a próxima expectativa: Será que eu consegui a nota mínima para ir para a próxima etapa?

Dias e dias se passam, e você na expectativa...

Sai o resultado da primeira etapa. Fui chamado! Ufa! Que Bom!! Ou:  Não, não foi dessa vez; mas da próxima eu vou. Deixo registrado minha dica e meu exemplo: Concurso não se faz para passar, mas até passar!

Próxima etapa: Bateria de exames médicos. Fui convocado, fiz todos os exames,  "morri "em algumas centenas de reais, agora é esperar o resultado.

Dias e dias de expectativa...

Sai o resultado. Poucos são eliminados nesta fase. Então, tudo ok! Saúde perfeita. Sou um quase super-homem. Nesse intervalo, o canditado normalmente já está se preparando para o Teste de Aptidão Física, o famoso TAF. Quem está com uma nota alta, não se esforça muito. Para estes, basta fazer o "feijão com arroz". Os que estão na "rabeira", quase se matam de tanto treinar.

Dias e dias de expectativa e de treinos...

Chega o dia do TAF. Horas ou minutos antes dos testes, vai dando um friozinho na barriga. Será que todo mundo sente isso ou é só eu? Quase todos os candidatos vão ao banheiro antes das provas, e isso é um fato. Quando o examinador fala "vai!", você dá tudo o que tem e a até o que não tem. Muitos caem no asfalto durante o explosivo "Shutle Run" (prova dos toquinhos), outros pedalam na barra, outros se contorcem nos abdominais, e alguns tombam nos 2.400 metros. Nesta última prova, eu costumo sentir um gosto de sangue na boca; creio que seja decorrente do insólito esforço. Alguns já saem do pátio da APM ou dos Batalhões frustrados. Não foi dessa vez. Outros saem tranqüilos em vista da boa nota. Outros saem apreensivos. Será que consegui?

No dia seguinte, o candidato se debruça na frente do computador à espera da divulgação do resultado. Resultado publicado, começam as matemáticas e projeções. Será que estou dentro das vagas? Sim? Não? Vou ser ao menos chamado para o psicotécnico? Alegrias e decepções acontecem. Para alguns, os que sobraram do afunilamento, ainda resta a expectativa do psicotécnico. Quando será? Pelo amor de Deus, eu não posso morrer na praia.

Dias e dias de expectativa...

O candidato é convocado para o psicotécnico. Como será? Alguns se adiantam e procuraram logo uma psicóloga. E aí, doutora, estou com a saúde mental perfeita? Eu tenho o perfil de policial militar? Outros apenas esperam. Todos ansiosos, creio eu.

Para muitos, o ingresso no CTSP e a futura carreira militar representa uma mudança brutal no padrão de vida. Como não ficar ansioso? Esta resposta eu não tenho. Quem tiver, me diga.

Chega o dia. Última e derradeira etapa. Dão-lhe um livro de perguntas: Você bebe? O que você faz quando bebe? O que seus familiares falam quando você bebe? Eu já falei que não bebo! Será que vou ter que repetir isto mil vezes! No dia seguinte, ou horas depois, ainda terá outro exame psicológico. Qual será? Uma entrevista? Outro questionário?

Chega o outro dia, ou horas depois. Você é chamado e fica sabendo que é o PMK, o teste dos riscos. Tapam-lhe a visão e você tem que tentar continuar riscando os traços geométricos que estavam impressos nas folhas. Missão quase impossível. As folhas não param de surgir. No final do teste, não esqueçam de perguntar: Senhora, como fui? Tudo ok? E pergunte, companheiro, porque senão podem lhe reprovar por dificuldade em estabelecer contatos interpessoais, ou algo assim. Você pode me perguntar: Mas o resultado não tem um dia específico para ser divulgado? E eu lhe respondo: Eu sei que tem, mas vai entender os mistérios da mente humana...

Feito o exame, a expectativa do resultado derradeiro. Dias e dias de...

Chega o dia do resultado. Você novamente debruçado na frente do computador. Esse resultado que não sai nunca! Você, com certeza, já planejou fazer um churrasco se passar. Não esqueça de me convidar, hein! O resultado é publicado e você clica logo no link. Os segundos que a página leva para abrir parecem horas, uma eternidade.  Quando a página se abre... Bem, existem dois finais. Torço para que sua história termine igual a do final 1.

Final 1 - Você lê: Indicado. Alegria, gritos de vitória, talvez escorram algumas lágrimas de felicidade... Agora, começa a corrida atrás dos documentos exigidos. Leve todos para o ato da matrícula, não se esqueça. Bom, acho que devo lhe dar alguns conselhos. Você se verá diante de um novo mundo, um mundo militar; não se assuste! Tenha uma visão crítica de tudo o que acontecer; reflita! O respeito deve existir em qualquer lugar e com qualquer pessoa, seja ela quem for, mas, aconteça o que acontecer, não se sinta inferior a ninguém. Tenha plena certeza de que não serão insígnias reluzentes no ombro ou na manga da gândola  de alguém que farão  que ele seja melhor do que você. Reserve um tempo para sua família. Evite andar fardado desarmado. A PM será sua segunda família, mas conviva também com pessoas do meio civil. Não pense só em polícia; procure apreciar as belas coisas da vida e tenha tempo para o lazer. Ah, talvez, durante o curso, passe pela sua cabeça:  É dessa forma que a PM quer formar policiais comunitários? Eu lhe respondo: não que o que acontecer seja certo ou errado; não cabe a mim fazer julgamentos. Mas a PM também precisa de combatentes, e o policial com quem você for trabalhar também vai precisar. Nessa profissão, é um salvando a vida do outro. Reflita sobre isso!

Final 2 - Você lê: Contra-indicado. Decepção, frustração... Deus, o que aconteceu? Você fica sem chão, desolado. Mas ainda não desiste. Comparece ao CRS e agenda a entrevista para saber os motivos da contra-indicação. Alguns dias depois, você chega cedo ao local determinado, onde a psicóloga que o reprovou lhe dirá "o que aconteceu". Talvez você encontre algum colega e converse um pouco com ele... A psicóloga lhe chama:
- Você é o candidato X? Trouxe uma psicóloga? Vamos entrar.
A sala é ampla, bonita. E começa o atendimento. Não é fácil, nada fácil.
- O que você acha que lhe contra-indicou?...
- Você apresenta descontrole emocional!..
- Você apresenta dificuldade em estabelecer contatos interpessoais!...
- Você não tem automotivação!...
- Agora você não pode ingressar. Mas o resultado do exame pode mudar com o tempo. Você pode ser indicado se fizer o mesmo teste daqui a alguns meses...
- Entre com recurso. Entre com liminar...

Você entra. Os recursos e liminares de alguns são deferidos. De outros, não. R$ 3.000,00 de advogado. Meses depois, mais uns R$ 400,00 do laudo psicológico particular. Angústia enquanto a ação não é julgada em definitivo, e isso pode demorar anos, décadas...

Nota: Se você for reprovado no psicotécnico, sugiro que faça um novo concurso e, sendo aprovado em todas as etapas, peça reconhecimento de curso. Muitos assim fizeram e hoje não correm mais o risco de terem a liminar cassada.

Boa sorte!



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

26 comentário(s):

José Antônio disse...

voce sabe quanto tempo , em média demora a decisão definitiva da liminar?


joseantonio1515@gmail.com

José Ricardo disse...

A liminar sai bem rápido, em cerca de uma semana. O que demora é a decisão definitiva da ação, porque tanto o Estado quanto o autor da ação judicial podem recorrer até o STF.

HUDSON_220_TI disse...

Estou entrando com recurso no exame preliminar clinico devido a um fundo no torax. O médico implicou e pediu dois laudos medicos de ortopedista e pneumologista. Levei tudo pra ele. Glória Deus. O miserável me colocou como. aff.. Alguem tem uma noção ou experiencia de recurso? Se tiverem opinioes sobre isso me mandem no e-mail hudson.malaca@hotmail.com...
vlww

flww

hudson.malaca@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa Noite! Passei no concurso, porém fui surpreendido nos exames preliminares, pois constaram que possuo varizes. Portanto fiquei inapto. Alguém conhece casos que com o recurso administrativo o candidado tenha revertido a situaçao? Pessoal gostaria de uma resposta, se puderem enviem para meu email davidsongodinho@hotmail.com.
Grato!

José Ricardo disse...

Sim, alguns candidatos tem os recursos deferidos. O bom mesmo é que seja feito por um médico especialista, a fim de dar maior credibilidade aos argumentos.

Anônimo disse...

Gostaria de ssaber qual será a concorrência e o numero de ccandidatos a prestar a prova do CTSP PMMG 2010 que terá sua prova realisada dia 07/03/2010,
Qual a concorrência de cada sexo , por favor

Anônimo disse...

Boa noite! Saiu o resultado do recurso referente a 2° fase, porém o meu foi indeferido, gostaria de saber como proceder-me para entrar com a liminar. davidsongodinho@hotmail.com
Grato!

Anônimo disse...

teve prova da PM MG para regiao metropolitana de BH, nao vai ter pra regiao de patos de minas, monte carmelo, carmo do paranaiba, não ??? esse ano de 2010 ??
quando vai ser?

Anônimo disse...

QUE POSTAGEM INCRÍVEL, PARABÉNS MESMO, EU DAQUI 15 DIAS ESTOU INDO PRO PSCICOLÓGICO!

Mário Henrique disse...

A dúvida que eu tenho é se todos os candidatos aprovados na última fase são efetivamente chamados pra matrícula ou se existe "lista de espera" e coisa do gênero, pra quem ficar colocado além do número de vagas da região a qual concorre?

Anônimo disse...

Tenho 19 anos, sou do sexo feminino. A muito sonho em ingressar na PMMG, mas são poucos o que acham que eu tenho chance devido ao meu porte físico. Venho praticando exercícios na expectativa de melhorar. Tenho chance?

Italo Marcos disse...

Fui reprovado em 2008 no ctsp por não atingir nota 6 em abdominal. Sem querer passar pelo PAE e por ser erroneamente orientado pelos militares da Cia Escola eu pedi baixa. Entrei na justiça pois não tive o devido treinamento de recuperação (PSC). Acontece que passei novamente no ctsp e agora o modo de avaliação do TAF mudou para media global 6 em Educação Física. Visto que minha nota na época em Educação Física superou os 8 pontos, gostaria de saber se tenho direito a pedir o reconhecimento de curso e se for concedido, o que acontecerá? Terei que fazer alguma prova ou teste? Qual será o procedimento?

Anônimo disse...

Boa noite.
Fui reprovado no exame piscologico da pmmg agora dia 23-12-2010, preciso saber quem pode me indicar uma clinica que entra com recurso, preciso com urgencia pois meu prazo acaba 23-12-2010
Rodrigo Silva 027 81698932 rodrigodsantos2009@hotmail.com

Anônimo disse...

oi passando para tirar uma duvida,eu tenho 17 anos quero fazer o ctsp mais eu tenho q completar 18 ate o dia da matricula ou posso completar ate 30 dias dps da data de convocaçao/,c puder responder muito obrigado pq ate agora nao tive informaçoes precisas.
ate mais.

Equipe Universo Policial disse...

É simples. Na data da matrícula, você deve ter 18 anos completos.

Anônimo disse...

boa noite,saberia dizer-me quando sairá o concurso da PMMG? e será que esse ano terá esse curso?.obrigado.delvane-del@hotmail.com

Anônimo disse...

Preciso do contato de uma psicóloga que entra com recurso contra o psicotécnico da PMMG, mas que seja de Belo Horizonte, Contagem ou Juiz de Fora. Agradeço. fel_128@hotmail.com

Anônimo disse...

Prezado bom dia , posso ser reprovado no exame médico por causa de uma tatuagem de uma Fênix no braço?

Grato, www.handerson@yahoo.com.br

Anônimo disse...

A CNH é uma vantagem para o candidato?

Anônimo disse...

quero muito entrar para pm,lendo todo esse depoimento ate chorei...pois essa sera minha ultima chance.

Anônimo disse...

alguem sabe me dizer qual tem sido a concorencia nos ultimos anos pra pmmg feminina? (soldado)
ou onde eu poderia descobrir?
obrigada

leonardo leo disse...

Boa sorte a todos e mim é claro....

Alcides Ribeiro disse...

Parabéns pela publicação. Texto muito bom, objetivo e de fácil compreensão.

Anônimo disse...

Preciso de dicas pra recorrer na parte judicial contra exame psicológico contra PM...

Pablo Marques disse...

Estive por aqui pela primeira vez em 2010, na época em que decidi realmente fazer o concurso para a PM de Minas. Procurando algumas orientações para o concurso, encontrei estas dicas valiosas e mais de anos após, volto para dizer que o meufinal foi o 1 ! Suas dicas foram valiosas para mim, em cada etapa do concurso.
Deus lhe abençoe!!

Sheila Cardoso Psicóloga Cognitivo Comportamental disse...

Sou Psicóloga e faço acompanhamento com laudo para reprovados. Sou também bacharelanda em Direito e faço recurso liminar com advogado. Faço desconto para os dois procedimentos. psicologasheila@yahoo.com.br

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo