Caso Lindemberg, Eloá e Nayara - Final diferente...

domingo, 19 de outubro de 2008

Caso Lindemberg, Eloá e Nayara - Um final diferente...


Depois de saber do desfecho da ocorrência com reféns em Santo André-SP, no início da noite de sexta feira, fui trabalhar e, durante o serviço, às vezes pensava naqueles acontecimentos. Incomodava-me o fato de a mídia criticar incessantemente a ação do GATE. E criticar é tão fácil, especialmente para quem nunca passou por situações semelhantes.
Depois do serviço, já de manhã cedo, cheguei a casa e, antes de dormir, liguei a televisão. Mais críticas. Surgem especialistas de tudo quanto é canto, até dos Estados Unidos. E dizem eles: A polícia poderia ter feito isso, feito aquilo, e aquilo outro... E fez isso errado, e também aquilo... Pensava: E se o final fosse diferente, será que a ação da polícia também não seria criticada? Indignado com toda aquela hipocrisia e sensacionalismo, fui dormir. Dormindo, sonhei...

- Alvo na mira, coronel - avisou o atirador de elite.
- Aguarde confirmação da equipe tática. Equipe Alfa, está pronta para invasão?
- Positivo, comandante.
- Então se prepare. O alvo já está na mira e será neutralizado. Atirador, faça o disparo.
Um leve toque no gatilho do fuzil do sniper fez o projétil deslocar em velocidade supersônica na direção da região frontal do córtex cerebral do jovem que mantinha duas adolescentes em cárcere privado. Na parte anterior do crânio, apenas um pequeno orifício, na parte posterior, pedaços de massa óssea e encefálica foram arremessados ao ar.... O córtex foi atingido, interrompendo as sinapses, impossibilitando totalmente o acionamento da tecla do gatilho. O jovem caiu. As adolescentes, ilesas, gritaram. A equipe estourou a porta e entrou no apartamento, resgatando-as. A perda da massa encefálica não deixou dúvida quanto a morte do perpetrador, e seu corpo ficou estirado à espera da perícia.
- Comandante, reféns resgatadas com sucesso - diz satisfeito o líder da equipe Alfa.
- Positivo. Levem-nas para a unidade médica de resgate.
Toda a ação foi filmada e registrada pelas ávidas câmeras da imprensa. Os policiais da equipe tática saíram do prédio abraçados com as reféns e as colocaram na maca da unidade de resgate. Os repórteres se amontoaram em derredor do comandante da operação.
- Coronel, não foi um erro ter executado um rapaz de apenas 22 anos, sem antecedentes criminais, que agiu por ciúmes...?
- Veja bem, se posteriormente Eloá ou Nayara fossem feridas ou mortas pelo Lindemberg, fatalmente vocês  me criticariam pelo desfecho que seria trágico...

Revoltado, acordei.
 ***
No meu sonho, as cenas finais seriam semelhantes a esta



Mas foi isto que aconteceu




Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

40 comentário(s):

Anônimo disse...

Bom desde ja minha solidariedade com os homens do gate,eu nao sou policial mas amiro muito o trabalho que esses homens desempenham ,tenho bons amigos policias ,e me doi muito quando eles são injustiçados,o desfecho en santo andre poderia ser diferente,o seu sonho poderia ser real ,mas os civis nao pensam assim ,e ainda tem a droga dos direitos humanos p/ defender bandido,mas o policial tem ke dizer "CIDADÂO INFRATOR" isso é triste mas eu acredito e confio na policia e sei que vcs fizeram o melhor .andressa_22_am@yahoo.com.br

Anônimo disse...

SE O CAPITÃO NASCIMENTO FOSSE O COMANDANTE DA OPERAÇÃO, O DIÁLOGO SERIA ESTE:
- É CAVEIRA, MEU CAPITÃO.
- ENTÃO SENTA LOGO O DEDO NESSA PORRA.
PRONTO. TUDO ACABADO.

Dextermilian SD disse...

correto , mais eu ainda não entendo como a policia de são paulo autorizou o regresso da outra vítima para o local da crise , uma vez que ela foi solta e sem nenhum ferimento. conclui um curso de gerenciamento de crises , onde me passaram que esse tipo de crise é a mais dificil de ser resolvida , pois o tomador de refens esta descontrolado e seu estado antes da crise já é de uma pessoa pertubada, o tiro de comprometimento poderia ter sido utilizado e é uma vergonha o que a mídia vez , devia ter uma lei proibindo a utilização dos meios de comunicação para atrapalhar o encaminhamento de um gerenciamento de crises, o tomador de reféns deve ficar isolado , deve ter tempo para pensar , e isso não ocorreu ele conversou com reporteres e isso deu força para continuar naquela situação. se tivesse no comando , depois da saida da garota nayara , realizaria a invasão ou se tivesse condições o tiro de comprometimento "sniper".

Anônimo disse...

Concordo com o ultimo comentário e acrescento que infelizmente a policia agiu baseando-se numa opinião publica imposta pela mídia,deixando de lado os critérios de ação em situações como esta, onde o autor fez vários disparos colocando em risco a vida de terceiros e ainda prolongou por 4 dias tal desfecho. Deveria ter sido abatido logo após as 24 horas de negociação, ato que não foi consumado para satisfazer uma imprensa que defende aquilo que lhe das mais audiência esquecendo-se da verdadeira complexidade e gravidade do caso, a mídia não se importou com as reféns e seus familiares, estamos diante de uma fabrica de reportagens que só se importa com o IBOPE, não importando se para isso precise destruir profissionais que se importam em preservar vidas e as vidas de cidadãos inocentes.

Anônimo disse...

pra mim foi o mesmo q o rapas falou, muito errado a menina ter voltado para o apartamento,e pra mim c fosse a swat, teria matado o cara faz tempo logo no primeiro dia, maz ai tem outra diferença, a swat é respeitada nos estados unidos ninguem julga seu atos pos ja tem sua lei, aqui não a policia para o povo é sempre errada, maz ainda cho q deveria ser q o outro falo, Cavera meu Capitão

José Ricardo disse...

Bom, segundo o comandante da operação, o plano era que Nayara não entrasse no apartamento, e fosse somente até certo ponto. Contudo, ela própria violou o combinado com a equipe tática e entrou no apartamento. Segundo o comandante, ela não se tratava de uma refém. Eu sei que existem muitos "mas", contudo era uma situação de extrema complexidade. Se ela conseguisse persuadir Lindemberg a soltar Nayara, só haveriam elogios, tenho certeza.
O coronel afirmou que colocaria o próprio filho dele na situação da Nayara, pois ele não previa que ela entrasse no apartamento. Repito: eu sei que existem muitos "mas". Entretanto, agora é muito fácil criticar. É assim em toda ação policial. É como se diz vulgarmente no meio policial:
"Se der certo, palmas. Se der errado, ferro!"
Eu tenho convicção de que o GATE fez o possível para resgatar Eloá e Nayara. Trata-se de uma equipe altamente treinada, que põe a vida em risco para o cumprimento da árdua missão. E isso tanto é verdade que eles entraram no apartamento sabendo que o Lindemberg estava armado, e foram recebidos a tiros. Não há maior prova de "amor" do que arriscar a vida pelo próximo.
Só não haveriam críticas se o Lindemberg se rendesse. Tenho certeza que se o sniper efetuasse o tiro de comprometimento, a mídia iria criticar. Iriam perguntar: porque não negociaram mais. Especialistas iriam surgir e falar: Na SWAT, o lema é: negociar, negociar, negociar e, por último, negociar.
Se a equipe do GATE invadisse a casa nas primeiras horas ou nos primeiros dias, também haveriam críticas caso alguém saísse ferido.
E, para finalizar, deixo minha mensagem ao pessoal do GATE.
GATE, meus parabéns! Vocês são heróis!

JORGE ALBERTO disse...

É infelizmente vivemos no Brasil, onde praticamente tudo é "oba-oba", a prisão não pode passar de 30 anos, hahahaha, "tiro de comprometimento" não pode ser dado, será por que falhamos no caso Caringi. Muitos Gerentes de Crise, só gerenciam nos gabinetes e quem sabe não pode agir! Onde estava o Wanderley Mascarenhas , o cara mais indicado para este tipo de ação, pelo menso seu curriculo assim o indica. Temos que rever toda a nossa doutrina, mas não com "burrocratas", não errei não e BURROCRATAS mesmo.Só assim pouparemos mais vidas de Eloás e Nayaras.

Anônimo disse...

sei que vcs policias fez di tudo para os tres sairem bem eu sei tambem que num sequestro tem que tem abilidade resposabilidade o serviço dos policiais soram otimo embora não tedo consigido tirar as tres vidas di la mas tudo que que ter um erro e da que temos que si conforma si Eloá morreu foi porque deus quis por mais que seja ruim temos que conforma adorei o trabalho da policia pelo menos a policia pode diz erramos mais tetamos di tudo pelo menos disso posso dizer que elas tem como tem 1% de orgulho delas o Brasil todo ficou chocado. todos estava tosendo pela Eloá mais pensamos que ela inha brinhar na terra mais agora ela vai brinhar no céu porque todos nos estamos torcedo por ela pela familia e amigos dela e por todos policiais para que não aconteça mais erros nunca mais mais tem um ditado que diz sobre a vida e errado que agente abrende todos sabemos que somos u abrediz por mais que agent trene 4 ou 5 agente nunca vai saber sufiente porque so existe um ´pessoa que sabi di tudo e deus obrigado a todos policias adorei o seu serviço vcs terarão

Anônimo disse...

Sabe o que eu não tenho conseguido entender? É por quê o primeiro crime desse pervertido não tem sido citado: pedofilia. Um adulto de 19 anos que “namora” uma criança de 12 anos é pedófilo. Esse foi o primeiro crime dele, há 3 anos. Por que no rol das acusações pelas quais ele vai responder não consta pedofilia? Aliás, por que ninguém está falando a coisa mais óbvia desse crime?

Anônimo disse...

EU AXO Q OUVE MUITO ERRO AI MAS SÓ Q AGORA Ñ ADIANTA FALAR DOS ERROS POIS FOI EMBORA UMA MENINA LINDA Q PERDEU A SUA VIDA ENDEPENDENTE DE UM ERRO DE ALGUÉM

wanelhia disse...

WANELHIA DE MELO MARTINS. 21.10.08
BOM EU ESTOU MUITO TRISTE COM A MORTE DE ELOÁ,pois ela era uma moça jovem e morreu cedo mais DEUS sabe o que faz.
ELOÁ morreu mais ela é uma heroina no final da hestória ela sauvou vidas.
QUE DEUS conforte o coração da família dela. EA nayara ñ é só amiga ela foi uma irmã isso q ser amaiga conpanheira para parabéns nayara mesmo ariscando sua vida.
SENHOR MEU DEUS CONFORTE O CORAÇÃO DA FAMÍLIA DESSA JOVEM QUE FALEU TÃO CEDO COM APENAS 15 ANOS E QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA AMÉM.

wanelhia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RAT BONES disse...

Lamentavel!

Estamos de volta e seu blog está nos links

RAT BONES disse...

mas nosso blog não é mais o rat bones

http://rebeliaocivil.blogspot.com/

Anônimo disse...

O mundo não é justo...
Mas Eloá com certeza está melhor agora...
Queremos JUSTIÇA, nem que pra isso o mundo mesmo faça ...
O que é seu Lindemberg, está guardado...

Anônimo disse...

sabe oq eu acho??
qm mato essa menina foi a midia..

Anônimo disse...

vdd né??
pq a midia publico d++
e isso ñ estava certoo..
estava tendo muita pressão..
c ñ tivesse mida encima aposto q ele ia solta ela rapidinho...

Anônimo disse...

Notícia fresquinha está nos jornais de hoje.

"O promotor Antonio Nobre Folgado, do Tribunal do Júri de Santo André (ABC), decidiu determinar a abertura de inquérito policial para apurar possíveis crimes de tortura contra o Lindemberg, ele quer saber como apareceram diversas marcas no rosto e no corpo do acusado."

Eu não me lembro de ter visto este "cidadão em conflito com a lei" distribuir flores para os policiais, para os jornalistas e para as vítimas, alguém viu?????

Anônimo disse...

Eu acho que em primeiro lugar a responsabilidade é dos pais por deixar ela namora cedo de mis uma criança.Agora vem dizer que a culpa é da policia? eles fizeram a parte deles e muito bem feita.

Anônimo disse...

Eu achei um absurdo uma mãe depois de perder uma filha dizer que perdoa o assassino da sua
propria filha!

Anônimo disse...

Eu gostei da atitude da familia por doar os orgão da Eloá ela salvo muitas vidas.

Anônimo disse...

eu achei que o caso de Eloá é muito inportante,por que varias peçõas se interesaram no caso de Eloá e Nayara.

Anônimo disse...

Bom axo que o trabalho dos policias não foram dos melhores, mais concerteza foi com as melhores intenções e com muita fé de tirar ela (Eloa)viva la de dentro e sua amiga Nayara, mais infelismente isso não foi possivel, as duas sairam de la feridas Nayara com a sorte e a Benção de ficar viva e Eloa infelismente morta!
Não podemos julgar os Homens do Gate, pois a responsabilidade da morte dela é totalmente de Lindenberg... Uma pessoa que se dizia tão integra e Honesta acabou tirando uma vida, de uma garota de apenas 15 anos, por ciumes? por amor? ficam essas perguntas, todos sabem julgar mais será que se tivesse dado tudo certo saberiam elogiar!! Muitas pessoas estão falando da atitude dos pais de Eloa terem deixado ela namorar tão novinha com apenas 12 anos, mais será q se eles não deixassem, ela não faria escondido? temos tantas perguntas e nenhuma resposta ... Onde nos vamos chegar com tanta violencia?!

Anônimo disse...

Foi uma vida a de Eloa ... Mais ficaram 7 nu lugar ... Parabéns para a atitude da familia de doarem os orgãos dela!

Anônimo disse...

Eu acho que mta coisa deu ERRADO sim,inclusive o DESPREPARO da polícia, o que nâo quer dizer que foi CULPA da mesma.A INTERFERÊNCIA da IMPRENSA e a VOLTA da Nayara ao cativeiro.A Polícia: DEMOROU mto na sua decisão. A Imprensa:deu ÊNFASE e PODER ao sequastrador.A VOLTA de Nayara ao cativeiro além de colocá-la em risco sem nenhuna NESSECIDADE pode tbem ter sido influenciada pela IMPRENSA pelo fato de torná-la mais CONHECIDA e FAMOSA, uma vaidade bem comum da sua idade, e que foi sem dúvida alimentada Pela TELEVISÂO. A Polícia parecia primária, foi EFICIÊNTE mas não foi EFICÁZ. Já que agiu de forma IMPRUDENTE deveria ter agido antes.Assim teria POUPADO mais a MENINA Eloá.Da mesma forma que Lindeberg foi CRUEL e COVARDE com os reféns, com o PODER de uma ARMA na mão, a Polícia tbém usou do PODER DA sua FARDA,da SITUAÇÃO do Lindeberg. Pois o mesmo já estava dominado pelo batalhâo, já não oferecia mais perigo e era somente o que se pode chamar de FARRAPO HUMANO.Ainda assim aquele BATALHÃO não EXITOU em AGREDIR IMPIEDOSAMENTE este SER VIVO. Na verdde cada um daqueles policiais queria mesmo era ESTRAVASAR a RAIVA que eles sentiram dele enquanto era ele quem "DITAVA AS REGRAS", enquanto era ele quem era o "PRÍNCIPE do GUETO" enfim ele era o BANDIDO propriamente dito. Mas isto não isenta estes policiais de serem TANTO QUANTO CRUEIS é o Lindemberg. A única diferença é que o Lindemberg fez tudo para o mundo todo VÊR e aparentemente ele é DOENTE MENTAL e a políca tinha a missão de ir alí SALVAR VIDAS e se POSSÍVEL a VIDA do próprio Lindenberg. No entanto,mesmo SOB os OLHARES de TODO o Brasil, querem descaradamente MENTIR e ENGANAR o POVO BRASILEIRO.

Anônimo disse...

Muito bem Anônimo do dia 23 de outubro de 2008 02:06.
Como vc mesmo diz "A única diferença é que o Lindemberg fez tudo para o mundo todo VÊR e aparentemente ele é DOENTE MENTAL".

Coitadinho do Lindemberg, se é doente mental não pode ser preso, merece ser solto né?? Não vamos mais enganar o povo brasileiro tá?

Até quando teremos que viver com essas hipocrisias!!!

Um canalha deste merece é cadeira elétrica.

José Ricardo disse...

Ontem, escrevi esta postagem. Talvez seja importante refletir sobre o heroísmo do GATE.

O heroísmo do GATE no caso Eloá - Lição

Sim, os homens ponta de linha do GATE foram heróis. Por que? Porque não existe maior prova de amor do que colocar a vida em risco para salvar o próximo, e isso eles fizeram. Adentraram no apartamento sabendo que Lindemberg estava armado e foram recebidos a tiros. O jovem desequilibrado só parou de atirar quando acabou a munição do revólver. E ainda bem que ele portava um revólver... Imagine se portasse uma pistola... Frisa-se que um tiro disparado por Lindemberg acertou o escudo balístico, mas poderia ter acertado o órgão vital de algum policial. Poderia, e isto é fato inegável.
E o que falar daquela tamanha determinação do policial que subiu a escada e adentrou pela janela do apartamento. Talvez ele tenha ficado exposto em algum momento, ou em todo momento, mas isto é mais uma prova de heroísmo, de coragem, de vontade de salvar o próximo. Ele entrou no apartamento com a cara e a coragem, disposto a salvar Eloá e Nayara, mesmo que com o sacrifício da própria vida.
Também é importante ressaltar o profissionalismo do GATE quanto ao uso de munição não-letal. Tendo Lindemberg descarregado o revólver, a equipe manteve o sangue frio e o profissionalismo, efetuando o disparo com munição não-letal e, em seguida, logrando dominá-lo mediante técnicas de imobilização. Demorou a ser completamente dominado? Sim, demorou, e podem até criticar o GATE por essa demora, porque criticar é muito fácil, e é até um ato covarde depois que os fatos já aconteceram. Ocorre que, quando o “oponente” está parado e não esboça reação, é muito fácil efetuar a imobilização. As imagens, porém, não deixam dúvidas quanto à resistência ativa de Lindemberg. E aí, companheiro, é bem diferente...
O GATE poderia ter efetuado o tiro de comprometimento? Talvez sim, mas certamente iriam surgir especialistas dizendo: “O certo seria negociar, negociar, negociar e, por último negociar. Foi um erro ter executado um jovem sem antecedentes criminais que agia por ciúmes.” Eu tenho certeza de que esses especialistas iriam surgir. Talvez fossem até os mesmos que agora criticam o GATE por isso e por aquilo outro. Repito: criticar é muito fácil, principalmente depois que os fatos acontecem.
Bom, de tudo que aconteceu, restou uma importante lição:
· Bandido é bandido, e deve ser tratado como tal. Quem pega uma arma e ameaça pessoas é bandido, independente de ter antecedentes criminais ou não. Bandido não é coitadinho. Ele fez uma escolha e assumiu um risco. Problema é dele!

Anônimo disse...

Bom achamos que esse final foi muito tragico pra essa menina de apenas 15 anos que só estava no começo de sua vida...Houve muitas falhas no policiamento em minha opinião,principalmente quando houve a explosão para entrar no apartamento...E também a presença da imprensa atrapalhou muito o trabalho dos policiais civis e do Gate...

Anônimo disse...

Eu acho que a polícia devia sim ter invadido mais cedo o apartamento, mais a culpa não é toda deles, pois qual é o pai que deixa uma filha de 12 anos namorar com um homem de 19 anos??!!...Isso não existe. De fato foi uma trágedia o final desse desfeicho, mais a culpa não é só da polícia!!!

ester disse...

realmente e complicado culpar so atitude da policia porque uma menina de 15 anos namorar um picsicopata como esse bom poderia ser evitado de qualquer jeito de preferencia uma boa referencia familiar mais nao adianta mais e pedir para deus ter misericordia dessa criatura tao fria e que a justiça esta ai para tomar atitude cabivel a essa criatura nao culpar a policia a todos policial parabens e que com certeza agiram como se fossem seus familiares enfelismente demos azar como poderiamos dar sorte e que eloa enconcontre sua paz ao ladinho de deus que na real nao tinha que ficar do nosso lado muita paz minha filha que todos os anjos de deus esteja sempre ao seu redor

José Ricardo disse...

Tudo tem um começo. O desfecho trágico dessa ocorrência talvez tenha começado na desagregação familiar, ou não. Agora só nos restam hipóteses, pois uma vida foi perdida, infelizmente.

soldado da paz, mas treinado para guerra disse...

estou fazendo um curso de gerenciamento de crises pelo SENASP, que vi no seu site, e la preve antes da invasão o uso dos sniper, por que não atirar nele se tiveram 06 oportunidades para tal, ja que o agente ja havia dado tiro contra os policiais e na imprensa, sei que criticar e facil, mas penso que e preferivel matar um agente de ter a dor de não ter salvo um?inocente?

José Ricardo disse...

Concordo contigo, soldado da paz. Mas quando a política entra no meio... você já viu no que que dá, né...

Anônimo disse...

alguem sabe do fim do pai da eloá que era um ex policial acusado de assassinato?
Lindemberg ainda ta preso, ja foi julgado e condenado definitivamente?
Eh que a midia adora explorar determinados casos, mas depois ninguem sabe mais de nada, como no caso da menina la supostamente morta pelo pai e madrasta e ate mesmo aquele antigo caso de manina madeleine em portugual (esse sim ainda explorado pela imprensa mundial). Moro fora do Brasil e é dificil ter acesso a noticias.
valeu

Giovani Iemini disse...

não julgo os atos, mas o texto, que não achei interessante.

Anônimo disse...

ola meu nome é allany ,esse mundo esta perdido ja perdemos isabela nardoni e agora mais essa jovem aonde é que nois vamo parar,a policia deveria ter atirado em lindemberg,um cara deses maior de idade deveria aconselhar a garota nao matala ,que descanse em paz eloa ,que na proxima vida tenha mais cuidados com seus namorados ,e eu peso justiça contra esse marginal bjos allany...

Anônimo disse...

naum eu axo que eles naum iseram errado naum eles tetaram salva a vida dela e salva a daquele mostro tanbem mais naum consegui isso tudo pra min er uma tristesa mais sempre tenhi o diia da jente er mora com o paii

Anônimo disse...

foii triste o qee aconteceu eles deveriam ter feito max do qee foi feitoo

-nuh é facil pra uma mãe perdeer uma filha max aconteceu,nauh foui culpa deles,eles fizeram seu trabalho so qe nauh deu agora dee vrdade a mãe dela te perdoado ele aii é o "ôh" pqee pedua uma pessA QEE acaboul com a vida da filha dela isso nauh mii conforma...

Anônimo disse...

Os bandidos no Brasil se sente a vontade de matar, roubar entre outros, a LEI tem que ser severa, mostrar que funciona p/ os deste meio sujo. Dizer que e muito tempo de prisao, isto e que deixa o nosso Brasil fraco.
Foi uma decisao humana ate demais da juiza, pois no Brasil no tem a pena de morte.

Anônimo disse...

"Tudo que começa errado, acaba errado" assim dizia um comandante de guarnição que tive quando Cabo motorista de viatura e este comandante um 1º Sargento. Aprendi com ele e digo, o ocorrido naqueles dias no caso Eloá, não teria sido como foi se houvesse menos policiais e imprenssa no local. Apenas um negociador e um atirador de elite resolveriam a situação, mas tudo aquilo virou um "circo" e deu no que deu. Haja visto o marginal abatido por um atirador de elite no Rio, foi tão pouco comentado. A midia não teve muito o que falar e até elegeram o atirador de elite um herói.

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo