Policial Militar: profissionalismo e Direitos Humanos

quinta-feira, 9 de outubro de 2008


Tema: A importância das técnicas policiais como difusora dos Direitos Humanos

Policial Militar: profissionalismo e Direitos Humanos

A sociedade brasileira promove, neste tempo atual, uma importante discussão sobre o preparo das polícias militares do Brasil. As ações desastrosas por parte de algumas polícias provocaram um descrédito em nossa população. Porém, em Minas Gerais a Polícia Militar potencializa suas ações de treinamento, visando o respeito aos Direitos Humanos, com técnicas policiais que promovem a paz social em nosso Estado.

As ações policiais mal sucedidas, que resultaram em vítimas fatais, têm sido noticiadas pela imprensa brasileira, causando grande comoção social, com repercussão no Brasil e no exterior. Nos últimos meses, algumas dessas ações chocaram a opinião pública e nos ajudaram a concluir uma reflexão: a performance nas respostas às necessidades dos cidadãos são influenciadas pela atuação, profissionalismo e formação dos responsáveis pelo atendimento à população.

Diariamente, policiais militares são acionados a participarem das mais diversas ocorrências, que muitas vezes, colocam vidas em risco, seja do policial ou do cidadão. É com essa preocupação que a Polícia Militar de Minas Gerais, através dos cursos de formação e treinamento, habilita o militar a observar procedimentos, técnicas, doutrinas, normas, e, sobretudo, aspectos legais em suas ações de abordagem a pessoas e veículos suspeitos.

Como é preconizados em todos os cursos promovidos pela Instituição, toda ação policial deve ser executada com certo grau de energia por parte dos encarregados de promover a paz social, porém permeada de correção, respeito à dignidade humana e, principalmente, a preservação da vida.

Não temos dúvida de que ações desastrosas por parte de algumas polícias colocam em cheque o profissionalismo não somente das Corporações envolvidas, mas de todas as Instituições Policiais do Brasil. Inobstante somos sabedores de que a PMMG, com seus 233 anos, é orgulho do povo mineiro e exemplo para outras Instituições Militares, graças à formação, o treinamento, a capacitação, o respeito aos Direitos Humanos e a qualidade de seus integrantes.

Logo, é fundamental aos policiais militares, verdadeiros profissionais e construtores da paz social, o treinamento, observando sempre os preceitos preconizados pela Corporação, principalmente os Direitos Humanos, a ética e a humanização, para promoção de sua missão constitucional e construção de uma Polícia cada vez melhor.

 Autor: Marcelo



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

7 comentário(s):

Wladimir disse...

Muito bem Marcelo. Suas idéias estão contextualiadas com a nossa realidade. Seu pensamento brilhante e reto é um exemplo de que nossa "Gloriosa" é um caminho para muitas outras seguirem. Wladimir Jose dos Santos. Pedra Azul/MG

Anônimo disse...

Marcelo, parabéns pelo texto, pela organização dos parágrafos,e, principalmente, pelas idéias brilhantes que você tem. continue assim, pois dessa forma estaremos nos regozijando com a beleza de seus textos.

Magno Oliver disse...

Parabéns você foi brilhante nas suas palavras. Vivemos em um tempo em que temos a necessidade de reavaliarmos o quanto precisamos mudar, melhorar, e fazer pelo nosso presente e futuro. Fazemos parte de uma sociedade que tem de ter sua base de conduta na humanização, respeito ao próximo e ética nas atitudes. Segurança Pública com eficiência, qualidade e mais humana, é o que precisamos.

Anônimo disse...

zsssssssssssssssssssssss

Evelin disse...

Saudações, José Ricardo
Este foi o melhor blog que já encontrei.
Parabéns!
Só agora encontrei...

Muito interessante!!!

Eulaine disse...

Marcelo, achei muito bom o seu texto e gostaria de saber se posso fazer uma citação deste num trabalho que estou fazendo sobre a policia militar e os direitos humanos. Você é militar, né? Marcelo é seu nome de guerra mesmo?
Um abraço, aguardo a sua resposta.

Anônimo disse...

parabéns marcelo otimo texto dissertativo

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo