ENJ - Encontro Nacional de Jovens - Dicas de segurança

sábado, 15 de novembro de 2008

Anualmente, é promovido pela RCC (Renovação Carismática Católica) o ENJ (Encontro Nacional de Jovens). Neste ano (2008), o evento está acontecendo em Vespasiano, Minas Gerais, de 14 a 16 de novembro. O público estimado é de mais de 04 mil pessoas, principalmente jovens, e imagine quem está cuidando da segurança de toda essa galera do bem? Muita gente, inclusive eu. E é um trabalho que realizo com muito amor.

Amor que é proveniente do meu espírito cristão e da minha imensa felicidade em ver jovens se reunindo para louvar a Deus. É muito bom, para nós que lidamos com segurança de grandes eventos, na maioria tumultuados, trabalharmos nessas festas religiosas, tão tranqüilas. Confesso que sinto até uma paz interior e, é lógico, um prazer em servir e proteger os louvadores do Senhor.
Nesses eventos religiosos, nossa preocupação é com a segurança externa, porque, no local do evento, é só Deus no coração. E quem tem Deus no coração não briga. Brigas? Nenhuma! Uma festa em que não é vendida bebida alcoólica e na qual somente vão pessoas ordeiras é um verdadeiro oásis perto das demais. Quem dera se todos os eventos fossem assim. Seria possível ou é utopia?
Bom, como eu disse, nossa prioridade é a segurança externa, e é bom lhe dar algumas dicas, tanto para este encontro como para os vindouros:
·        Evite andar sozinho - O cidadão infrator também tem medo; ele não vai te atacar sabendo que existem três pessoas ou mais ao seu lado, porque ele teme reação.
·        Não exiba objetos de valor - Como diz o velho ditado: “o que não é visto não é cobiçado.”
·        Quando for passear pela cidade, vá uniformizado, de preferência com a camisa e o crachá do evento, ou da excursão.
·        Se você perceber que alguém está lhe seguindo, adentre em algum estabelecimento comercial e ligue imediatamente para a Polícia (190).
·        Evite comentar com pessoas desconhecidas, independentemente da aparência, sobre assuntos relacionados a dinheiro ou a bens materiais, porque bandido não tem estrela na testa.
·        Mantenha bolsas, carteiras e sacolas junto ao corpo (à frente).
·        Evite abrir a carteira ou a bolsa na presença de estranhos.
·        Em restaurantes, lanchonetes, supermercados e estabelecimentos similares, não pendure bolsas, máquinas fotográficas ou câmeras de vídeo nas cadeiras nem as coloque no chão, porque facilita a ação de marginais e também porque você pode esquecê-las ali.
·        Evite permanecer parado em locais pouco movimentados.


Dados os conselhos de segurança, gostaria de falar um pouco sobre minha fé, se vocês me permitem.
Sou filho, neto, bisneto... de católicos. Minha avó ouve praticamente 24 horas por dia a Rádio Aparecida. Minha mãe é engajada em diversas pastorais. E eu... Bem, eu participei durante alguns anos do grupo de jovens da minha comunidade. Foi uma época muito boa, que me proporcionou um grande crescimento espiritual e pessoal. Guardo excelentes recordações daqueles tempos. Mas Deus me levou para longe do meu sertão e me fez protetor armado da sociedade. Semelhantemente ao seu filho Jesus, agora dou a minha vida pelo próximo e, mesmo assim, sou diariamente crucificado, ridicularizado, acusado falsamente... Não me importo; essa é minha missão na terra, e a cumpro com amor. Creio que, com o meu trabalho, também sirvo a Deus.
Também freqüento assiduamente a minha paróquia (nada mais do que minha obrigação), onde tenho o privilégio de ouvir as deslumbrantes e fascinantes homilias do Padre João Batista Libânio (J.B. Libânio).
Para mim, Deus é tudo, o criador, e Jesus é o grande mestre, o homem mais sábio que já pisou no planeta terra.
É isso aí, colegas cristãos. Que Deus nos abençoe e que todos os anos o ENJ - Encontro Nacional de Jovens - seja nosso presente de louvor ao Senhor.



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

2 comentário(s):

Dextermilian SD disse...

trabalhei hoje , o evento trancorreu normalmente , o pessoal teve que sair do espaço para procurar restaurantes , resumindo os restaurantes de Vespasiano na area central lucraram muito!!! teve restaurante como o vepagrill que literalmente lotou! e digo de passagem as pessoas eram educadas e gentis. nada contra esse evento , esse eu aprovo!

José Ricardo disse...

Os jovens sentinelas da manhã são pessoas educadas e ordeiras. São servos de Deus e discípulos de Jesus. Nosso trabalho é protegê-las.
O evento deixou boas lembranças. Vários colegas do 36 participaram do evento: Eu, o Welber (Elbinho), o Alves, o Soares, o Jaílson, o Júnior, a Leila e outros.
Deixamos aqui registrado nosso elogio a todos os organizadores do evento. Parabéns pela bonita festa!

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo