Redação - Tema: A liberdade de expressão

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Liberdade: exercício da cidadania.

A sociedade brasileira nem sempre exerceu plenamente a liberdade de expressão. Esse direito é, hoje, garantido pela Constituição Federal e fundamental ao exercício da cidadania.

Quando se discute sobre a liberdade de expressão nos dias atuais, verifica-se que essa questão é imprescindível à construção do Estado Democrático. Primeiramente, os grupos politicamente minoritários, como as mulheres, idosos, homossexuais, utilizam dessa liberdade para alcançarem seus objetivos, pois a expressão de idéias contribui para formação de opinião pública. Em segundo lugar, o direito de expressar pensamentos constitui-se um dos fundamentos que a Constituição Federal, em seu artigo 5º, garante a todos os cidadãos. Assim, cumprir a legislação é, sem dúvida, solidificar a democracia.

Um exemplo do que a censura pode proporcionar à sociedade é um dos temas discutidos na obra Incidente em Antares, de Érico Veríssimo. No romance, o jornalista Lucas Faia é censurado a não publicar um artigo sobre um incidente ocorrido na cidade. Com isso, crítica sobre atos ilícitos, como a corrupção e tortura, deixaram de ser apurados. Indiferentemente da obra, a sociedade brasileira vivia da mesma maneira no período da Ditadura Militar. Com essa analogia percebe-se, portanto, que uma sociedade em que os direitos constitucionais são suspensos, o resultado é o crescimento da injustiça.

Dessa forma, a liberdade de expressão demonstra que é impossível construir uma sociedade democrática, sem que os direitos dos cidadãos sejam preservados. Assim, somente com o pleno exercício da cidadania é que a população pode concretizar os princípios dos Direitos Humanos.

Autor: Marcelo Boas



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

13 comentário(s):

Anônimo disse...

E o tema da redação do CFS 2010 da pmmg...

Expressão e Liberdade!!!

Anônimo disse...

por que eu não li esta redação antes...?esta redação foi justamente o tema do cfspmmg 2010....

Anônimo disse...

a felicidade é uma menitra e a mentira é salvação.

Anônimo disse...

"...Com essa analogia percebe-se, portanto, que uma sociedade em..."

- Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

Anônimo disse...

Entao gente , estou tentando este ano , edital agora em junho .vcs tem uma dica com relaçao a redaçao. Se Deus quiser em breve soldado paulo.desde de ja agradeço

Anônimo disse...

Queria saber se há alguma ideia sobre qual tema será usado na redação do CFS 2011?
Grato

Anônimo disse...

Por favor, queria que me respondessem como pode um candidato ser eliminado de um concurso por julgarem sua redação fuga ao tema, pois o tema abrange vários pensamentos e entendimentos. Então, porque eu teria que ter o mesmo entendimento subjetivo de outras pessoas que podem não pensar como eu. Queria saber também se há prescrição para eu ajuizar ainda uma ação na justiça contra esta decisão da banca de correção, pois me sentir totalmente lesado e no edital, deste concurso cfs/11, que iniciou-se em 10-03-2011, consta que o concurso terá validade por 60 dias. Desde já agradeço e aguardo com muita esperança uma resposta concreta.

Anônimo disse...

blkdfgpovlfkb~ldjof~bshnklknbljbdo~tiuoivsnfkjhanlocijldnfjzakjdsleiccccjlkahkvçlkjgiiiiigaklnlççççççççkkkkkkkkgklfffkm nf~irsa

Anônimo disse...

"Aceita jesus o Autor da via" X@nd

Anônimo disse...

Esse foi o tema da redação unifacs salvador-ba

Anônimo disse...

tenho uma redação com esse tema para fazer.... adoro muito fazer redação li essa para mim entender melhor.....

Anônimo disse...

nao gostei da redaçao muitos erros.

Anônimo disse...

Ótima redaçã. Muito bem estruturada e direta!

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo