Carta aberta aos concurseiros

quarta-feira, 4 de março de 2009


Fiquei sabendo, por meio do meu grande amigo Sairos, companheiro de tantas jornadas, que os concurseiros que aspiram a uma vaga na Polícia, principalmente os alunos do CENPRO, estão acompanhando o Universo Policial. Fiquei muito feliz em saber que civis também estão se interessando pelo blog.

Já que vocês, alunos do CENPRO, aspirantes a uma vaga no CFO ou no CTSP, estão nos acompanhando, gostaria de lhes dizer algumas palavras.

Não quero desanimá-los. A parte boa da Polícia vocês já devem saber. Então, vou falar da parte ruim, para que vocês reflitam sobre seus verdadeiros sonhos.

Eu sei que nem todos almejam ingressar na Polícia por vocação. Trampolim? Que mal há nisso. Para alcançar nossos objetivos, precisamos de degraus para subir em direção ao nosso destino.

Entretanto, cuidado com as ciladas da vida. Se for para fazer dela um trampolim, não se esqueça disso. Não se acomode, vá à busca dos seus sonhos. Estude, faça uma faculdade e, depois, faça um concurso que exija nível superior.

Companheiro, a PM está muito longe de ser o melhor lugar para trabalhar. E, lhe digo mais, na função de soldado, você não terá dia nem horário. Esqueça carnaval e feriados. Na função de sargento e de oficial, encargos extra-horário de serviço farão parte de sua rotina. Sindicâncias, Inquéritos, Conselhos de Ética, PAD... E também não esqueça do termo “Militar”. Polícia “MILITAR”.

Fique atento também porque, uma vez na caserna, você irá se deparar com muitos obstáculos. Você terá de superá-los, vencê-los todos. Você está achando que vai ser fácil estudar na Polícia? Polícia, companheiro, não tem hora. A Polícia não para, são vinte quatro horas por dia, sete dias por semana. Talvez seja difícil adequar sua escala, e talvez seja muito desgastante trabalhar e estudar.

Eu tranquei a matrícula numa universidade, pensei em crescer na carreira, mas o destino me pregou uma peça, ou me mandou seguir outro caminho. Se eu tivesse concluído meu curso superior, talvez hoje eu fosse um perito criminal, estivesse ganhando cerca de cinco mil reais ou mais. Portanto, eu não recomendo a ninguém que abandone a faculdade para ingressar na Polícia. Termine seu curso e avalie os concursos da PM apenas como uma das opções, muito provavelmente a menos rentável.

E a carga de estresse. O Sairos mesmo um dia me disse que, quando chegava a sua casa, tomava um banho e sentia toda aquela carga negativa contraída durante o serviço saindo de seu corpo e indo embora ralo afora. A carga negativa, pode ter certeza, é enorme. Tudo em excesso é prejudicial, intoxica. Eu já cheguei a minha casa, depois do serviço, muitas vezes com um gosto amargo na boca, falando alto e rápido. Minha esposa me dizia: fala mais baixo, eu vou fazer uma chá pra você. Já sonhei, muitas vezes, que minha ponto quarenta falhava na hora H. O criminoso estava na minha mira, e eu na mira dele, e minha arma falhava, eu apertava o gatilho e nada; eu via a bala traiçoeira avançando em minha direção... Acordava agitado, transpirando, molhado de suor. Talvez seja só eu que tenha tido essas sensações, não sei...

O policial lida em seu cotidiano profissional com a violência, a brutalidade e a morte, além de estar constantemente exposto ao perigo e à agressão. O policial sempre é chamado a intervir em conflitos humanos de grande tensão, e tem que tomar decisões rápidas e adequadas. O policial praticamente não pode errar, sob pena de matar ou morrer. Dizem que o policial está com um pé fora e outro dentro da prisão. Não discordo dessa afirmativa, pois o serviço desse profissional é extremamente melindroso.

Enfim, siga o seu coração e corra em busca dos seus sonhos, seus verdadeiros sonhos. Se você for fazer da Polícia um trampolim, não se esqueça disso. Boa sorte, e que Deus lhe ilumine!



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

32 comentário(s):

Danillo Ferreira disse...

Bom trabalho esse de alertar aos aspirantes à nossa profissão da realidade dela. Ganham os futuros profissionais, que não estarão enganados em seu ofício, e ganham as polícias, que possuirão profissionais conscientes, ao tempo em que evitará os frustrados.

edujanu disse...

excelete texto

dextermilianSD disse...

obrigado ! irei busca-los concerteza! segunda
valeu!

Anônimo disse...

Sabemos que em todas as profissões existem os prós e os contras.
Mas a verdade é que, diante de tudo, é uma honra servir à sociedade. Ser policial militar é gratificante, porém nem tudo são flores.
O recado foi dado, estudem e vejam o que é melhor para vocês, só gostaria que enquanto vestirem a farda a honrem, principalmente pelos irmãos de farda que viveram dias piores e lutaram pela boa imagem da PMXX, ressalvadas algumas coisas que acontecem.

Anônimo disse...

Bem amigo, o pior de tudo que foi dito por você, é a questão de sermos, muitas vezes, odiado até por quem damos a vida para proteger.
é a velha historia, quem não se lembra dos herois dos quadrinhos(Batmam, Homem aranha) que depois de salvar vidas ainda era criticado e visto como bandido.
sgt Leonardo

Humberto disse...

Depois de ler este excelente texto fiquei ainda mais confuso sobre a decisão que tenho a tomar. minha história é o seguinte: sou formado em jornalismo, trabalho em um grande banco e estou fazendo o processo seletivo da PM, ah, o de soldado até porque quando fiz a inscrição estava desempregado. Hoje estou na situação de ter que decidir que caminho tomar, estou muito confuso pois tenho que decidir pela "estabilidade" ou a tranquilidade, bom salario, beneficios maravilhosos. Só para exemplificar o que estou falando, somando meu ticket refeição + ticket alimentação tenho o ganho de R$800,00 praticamente o salario de um soldado. Sem falar do bom salario, plano de saúde, previdencia privada, seguro de vida, plano de saúde e odontologico, participação nos lucros (+ ou - R$5.000,00 ano ) e o melhor de tudo 6 horas diarias de segunda a sexta. depois de contar isto tudo a vocês, fico me perguntando o que estou fazendo nesse processo seletio da PM. Pelo amor de Deus alguem me ajuda, preciso de um conselho!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Humberto,
Nas conversas sobre ingresso na PMMXX, tento ao máximo desvincular oportunidade de emprego/PMXX, mas não tem como. De certa ou, errada maneira, existe uma ligação.
A carreira policial militar está mais ligada ao coração que oportunidade de emprego.
Já que pediu ajuda...Bom, o importante das decisões que tomamos é seguirmos nosso coração. O texo acima reflete fielmente o que acontece. No caso já deve estar por dentro de tudo qu acontece.
Se o candidato pensa entrar na PMXX pelo dinheiro, será um frustrado toda vida. Do mesmo modo, se for um vocacionado e pensar que tudo são flores, as chances de decepção são grandes.
Acho que meu comentário não adiantou muita coisa para você.
Contudo, digo para seguir seu coração sem medo de escolher, nunca deixe de estudar, se aprimorar como homem e profissional.
Que Deus o ajude.

Cláudio Roberto disse...

Olá, boa tarde a todos. Com a violência crescente ou não, realmente creio que quem detesta esse fato deve mesmo fazer concurso no ramo da segurança pública, quem acha que pode cuidar de fazer isso para tantas pessoas que ás vezes vêem todos como inimigo, tem meu apoio. Inclusive tenho de agradecer a essas autoridades (Policiais Militares) por porem sua vida em risco por muitas pessoas que nem merecem a própria. Cordiais saudações.

Carlos disse...

Caros amigos, não acredito que o ctsp traga tanta falta de tranquilidade uma vez que o cargo de sd de 1cl é um dos melhores cargos da pm , trabalha somente 8h 3 por 2 ou 6h 6 dias na semana e depende de um superior para assumir as responsabilidades uma vez que a baixa graduação não permite avançar muitas decisões, e no final do mês um salário de 1614,00! com o mercado de trabalho pagando 1 salário minímo é preferivel sofrer 10 meses no quartel que depois a realidade é outra, é só cumprir a escala. È nesse trampolin que vou subir na vida sim...

Andreia Borges disse...

Eu li seu texto,e parece que foi pra mim, porque to deixando por um semestre a universidade para me dedicar mais ao estudo para o CFO, mas ainda pairou uma dúvida sobre as pessoas como eu que amam a polícia,que não se vêem fazendo outra coisa,mas que por destino acabou numa universidade no meu caso estudando economia e vendo que não tem nada haver com o espírito de querer ser policial,to no meio do curso em uma universidade pública,mas prefiro lutar pelo meu sonho focar nele,uma vez que se para muitos a polícia é um trampolim para mim é uma realização mesmo que ganhe menos. abraços.

BARROS disse...

Boa tarde á todos. Sou civil e tenho o sonho de me tornar militar, o texto me fez pensar um pouco mais nas dificuldades que existe nesta profissão. Tenho 23anos e sou técnico Químico estou nessa área pois tenho que ter uma profissão até conseguir entrar na policia. Não consiguo me ver de avental atrás de uma bancada fazendo repetidas análises pro resto da vida. Apesar das dificudades da profissão militar, vou insistir em meu sonho. Só tenho medo de uma coisa, não deixarem que eu desempenhe um trabalho honesto de policial e acabe perdendo ogulho em vestir a farda. Boa sorte a todos militares e aos que como eu tenha o sonho de entar para corporação!

Anônimo disse...

OLA,tenho 23 anos e meu maior sonho é engressar na policia militar.tenho certeza de que, se eu não conseguir ser aprovado em concurso eu nunca conseguirei ser feliz profissionalmente.trabalho em uma empresa e ganho um salário que na policia eu não ganharei,mesmo assim sempre que eu vejo um policial fardado em minha frente meu coração pulsa mais forte e eu sinto uma "invejá"tremenda desse polical que conseguiu ser aprovado em todas as etápas de um concurso.
Eu tenho a convicsão de que ser policial é o meu destino,e por esse destino eu abro mão de qualquer salário alto em uma empresa privada.porque o simples fato d'eu sentir o meu coração pulsar mais forte quando eu vejo um policial já me da a certeza de que na policia eu serei o homen mais feliz do mundo.
Porisso eu venho pedir a todos os policiais que estão lendo o meu depoimento que por favor me passem algumas dicas,de como ser apovado em todas as etapas de um concurso.MUITO OBRIGADO PELA A ATENÇÃO DE VOCES.

Anônimo disse...

BOA NOITE!
O texto acima é muito bem esclarecedor e conselheiro.
O fato é que,para conseguir alguns objetivos na vida,é preciso seguir alguns itinerários que nem sempre são os idealizados.Por isso as vezez precisamos passar por caminhos,que,nos ajudam à alcançar esses sonhados objetivos.Quando estamos em uma caminhada repleta de obstáculos,é inevitável não fazermos de algumas passagens de"um trampolim",para conseguir esses tais objetivos.
Pretendo fazer da PM uma passagem de minha caminhada para alcançar o que almejo.Tenho certeza de que será uma imensa ajuda,e que,enquanto eu servir a GLORIOSA;estiver vestindo a farda,vou sempre agir em virtude dos princípios com que deve agir um polícial para honrar a corporação e a comunidade.
Por tanto, na vida devemos passar por algum "trampolim",ou o caminho será mais longo.
Por

MENDES CB PM 3ª CIPM ABAETETUBA - PARÁ disse...

OLÁ AMIGOS DE TODA PARTE DO PAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS! NÃO DEVEMOS DESISTIR VAMOS CONFIAR QUE UM DIA DESSES SEREMOS RECONHECIDOS COMO VERDADEIROS CIDADÃOS E TRABALHADORES DIGUINOS DE SEUS DIREITOS PRINCIPALMENTE OS TRABALHISTAS. O PEC NADA MAIS É QUE UM PROJETO DE RECONHECIMENTO DE VALORES QUE OS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA DEVEM ESTÁR COBERTO MUITO OBRIGADO!

Sgt Cleiton disse...

Meu nobre amigo, parabéns pelos comentários. Polícia Militar, Nossa profissão, sua vida. (Nossa vida). Também já tive pesadelos como os seus e só consegui conforto, sozinho, sem poder comentar com ninguém, principalmente como minha família para não preocupá-los, em Deus. Acredito que nem uma folha seca caí, sem que ele permita. Acredite em Deus, ele conhece todas as suas aflições.
Grato.

Anônimo disse...

Muito bom...

Beatriz disse...

tenho vontade de entrar na Pm mas os perigos não pode sair nos feriados e nem festas e trabalha 24 horas acho que estou pensando em desistir !!!! e tentar outra provisão .

alisson disse...

Positivo!É um bom alerta, Além do mais,ainda sinto que eu nasci pra ser polícia.
Grato.

Anônimo disse...

Se eu tivesse lido este texto antes, pensaria duas vezes antes de abandonar minha vaga na Federal. Mas aquela velha maxima ainda prevalece: se conselho fosse bom .....
A PM é bom, mas nada que alguns meses a mais de estudo nao lhe traga aprovaçao numa profissao mais light e melhor remunerada! Parece que aos olhos do povo nos somos os diabos e os bandidos os coitados !
Vou ficar com saudades , mas estou tomando posse num outro concurso onde posso concluir uma faculdade !

Anônimo disse...

... e mais um detalhe : vc engole muito sapo por causa dessa hierarquia cega do militarismo ! Putz ! Obdiencia é fundamental em qualquer serviço, mas quando vc perceber que a ordem é totalmente absurda vc quase pira, mas ordens sao ordens, senhor

José Ricardo disse...

Parabéns! Seja feliz no caminho que escolheu.

Anônimo disse...

OLÁ RAPAZIADA, MAIS BÁ... PORQUERES ENTAO NAO DARES BAIXA, AO INVES DE FICAREM FALANDO MAL DA GLORIOSA PMMG, MAIS QUE CASSIETE TCHÊ, NAO COSEGUEM ENXERGAR QUE A INSTITUIÇAO PMMG É ÓTIMA, O QUE ATRAPALHA SÃO ALGUNS IDIOTAS QUE PESSAM SEREM DONOS DESTA INSTITUIÇAO BICENTENARIA.

VOLTANDO AO CFS, QUAL SERÁ NOTA DE CORTE PARA 11ª REGIAO, FINEZA LANÇAREM SUAS NOTAS PARA QUE EU POSSA FAZER UMA PLANILHA DE CONSULTA E REFERENCIAL, VOU ADMINISTRAR.

ATT: ''DOS PAMPAS'', UM BEIJO NO COLDRE DA PISTOLA.

Anônimo disse...

sou policial há 10 anos. Em 2007, agoniado, deprimido e desistimulado com a profissão, estudei para o concurso de oficial administrativo do Ministério Público, fui aprovado e classificado em 10º lugar em uma comarca, o concurso teve sua validade prorrogada por mais 2 anos no final do ano de 2009 e agora sou o segundo da lista para ser nomeado. Confesso que estou em uma dúvida tremenda, pois, se for nomeado trabalharei apenas 7 horas por dia, cinco dias por semana em horários pré-definidos e sem imprevistos e amolações, trabalharei em uma sala com ar condicionado e também terei um plano de carreira, terei um decréscimo em minha remuneração em torno de R$500,00, pois atualmente minha remuneração na PM é de R$2800,00 e no MP o inicial é de R$2.300,00, mas é bem mais tranquilo e salubre. outro ponto que me agonia é que faltam, aproximadamente, 16 anos para minha sonhada aposentadoria e no MP terei que trabalhar até os 60 anos.Por favor me ajudem em minha decisão.

Anônimo disse...

oi meu nome é ronniel félix, tenho 17 anos e vou completar 18 anos so no final de 2012. meu maior sonho é ser policial militar, terminei o ensino fundamental no cesec e irei terminar o medio lá tanbem! to estudando dêsdi jà pois quero passar no concurso da pmmg pois não min imagino em um terno i uma gravata sentado em um escritorio nem ganhando 10.000.00 [dez mil reais] por mês! trabalho de segurança desde meus 15 anos! seu qui mechêr com gente não é facil! mas sou apaixonado pela aria! gostaria de saber se vcs já ouvirão falar ou conhece algem que estudou o esino fundamental e ensino mendio no cesec e tenha passado na prova da pmmg?

Francisco Augusto disse...

Prezado Ronniel Felix, sou cadete da PMTO, e não sei onde é o Cesec, no entanto, o local onde voce estudou pouco importa para sua aprovação. Você tem que se dedicar desde já e focar as prioridades para sua aprovação. Lembrando que além do prova escrita, há as outras fases como o TAF e os exames médicos. Então a preparação e dedicação são essenciais. Toda vitória nessa vida exige dedicação e persistencia. Bons Estudos. Aqui no TO as persoectivas são boas no que tange ao Salário. Porém a profissão não se resume a apenas isso. Mas é um "problema a menos" >> curiosidade: SD = R$ 2800 e Cad PM I = R$ 2800, 1º Ten R$ 7100 maiores contatos: oficialpmto@gmail.com

Anônimo disse...

Ronniel felix,eu também me formei no CESEC,eu estava pendente com o ensino médio.Me formei na data de, 03/11/2011,no CESEC betim.Eu também estou muito ansioso quanto a abertura do concurso da PMMG,segundo me costa,abrirá um novo concurso em 2012,portanto,é melhor ir se preparando.A única dica que eu posso te dá no momento,seria vc estudar muito,pra isso,vc poderia de matricular no preparatório MEGA-CONCURSOS,eu me matriculei e começarei a estudar em janeiro de 2012.Amigo,esta é a dica,estude!!! mesmo porque,eu como ex-aluno CESEC,posso afirmar com toda propriedade,o estudo no CESEC é fraco,para ser mais exato o ensino e "básico".Mas na época que eu fiquei estudando no CESEC betim,apareceu um sargento e esse mesmo,teria estudado no cesec e com pouco tempo de PM já estaria nessa patente,mas o nome desse sargento é"superação",foi assim que os professores o chamavam.abraços é boa sorte!

Anônimo disse...

Ronniel felix,eu também me formei no CESEC,eu estava pendente com o ensino médio.Me formei na data de, 03/11/2011,no CESEC betim.Eu também estou muito ansioso quanto a abertura do concurso da PMMG,segundo me costa,abrirá um novo concurso em 2012,portanto,é melhor ir se preparando.A única dica que eu posso te dá no momento,seria vc estudar muito,pra isso,vc poderia de matricular no preparatório MEGA-CONCURSOS,eu me matriculei e começarei a estudar em janeiro de 2012.Amigo,esta é a dica,estude!!! mesmo porque,eu como ex-aluno CESEC,posso afirmar com toda propriedade,o estudo no CESEC é fraco,para ser mais exato o ensino e "básico".Mas na época que eu fiquei estudando no CESEC betim,apareceu um sargento e esse mesmo,teria estudado no cesec e com pouco tempo de PM já estaria nessa patente,mas o nome desse sargento é"superação",foi assim que os professores o chamavam.abraços é boa sorte!(walyson171@hotmail.com)

Anônimo disse...

eu também,por diversas vezes,ouvi que não vale a pena investir na carreira policial militar.Meu cunhado(marido da minha irmã),é policial militar,ele sabe da minha vontade anormal de ser PM,mas ele sempre me alerta sobre os "pros e contras" dessa profissão.Atualmente trabalho no ramo de telefonia,meu salário não se compara a de um soldado PM,mas meu trabalho é tranquilo,tenho vários benefícios,além do que,gozo de uma certa estabilidade no trabalho.Mas largaria tudo isso para me tornar um policial militar,mesmo eu começando a fazer faculdade em 2012,tentarei passar no concurso,estou fazendo o máximo para alcançar esse objetivo,2012 vai ser correria:cursinho,faculdade,academia,isso mesmo,academia!na certeza da minha aprovação no próximo concurso,começarei a me preparar fisicamente.abraços a amigos que,como eu,almejam a "gloriosa",vou deixar meu contato,caso queriam tirar alguma dúvida ou até mesmo,estudarem comigo no cursinho.(walyson171@hotmail.com)

Anônimo disse...

Muito Bom o texto com os prós e contras da PM.
Eu quero muito e irei me esforçar para ser aprovada em todos os testes do CTSP 2012,desde novinha, sempre sonhei em ser Policial, apesar do preconceito ainda existir em mulheres policiais, sou apaixonada pela PM, tenho 19 anos,e mesmo com muitos pontos negativos na PM,como em qualquer outra profissão, ainda acredito ser o que mais quero pra mim! Como muitos ja disseram acima, quero servir a humanidade,servir meu estado,temos que lutar por aquilo que sonhamos,e fazer por onde sua escolha ser a certa e gratificante a sua vida. E com o tempo e experiências tudo se torna melhor! UMA BOA SORTE A TODOS QUE LUTARAM PRA CONQUISTAR A APROVAÇÃO NA PM! Quem quizer me add para mais contatos e novidades, quero estar por dentro pessoal.
pamela_aguia@hotmail.com

Deus abençoe vocês!!

Ah e uma dúvida, onde farei o cursinho, CENPRO OU MEGA? Alguém pode me dar um HELP aiii????

Anônimo disse...

Se tem a chance de fazer faculdade e viver dela não seja militar.
Ande correto e a PM não te pegará!!!!

Anônimo disse...

E mais, deixem a mentalidade de perdedores e tentem a prova para Oficial, as corporações miltares são deles.
Eles mandam, eles decidem, eles podem tudo, eles comem a melhor comida, tem os melhores salarios... Ser Oficial é tudo de bom.
Por favor, façam prova para Oficial e estudem para serem aprovados.
P.S.: Falo de camarote pois sou Praça BM.

Anônimo disse...

EU NASCI PRA SER POLÍCIA..QUANDO VEJO VIATURAS INDO EM DIREÇÃO AS OCORRÊNCIAS ME DÁ UMA ADRENALINA QUE NÃO SEI EXPLICA...REALMENTE ESSA SERÁ MINHA CARREIRA.

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo