Windson, para os amigos. Hudson, para os pilas

domingo, 8 de março de 2009

No maior ponto de tráfico de drogas da cidade, todos estavam sob nosso jugo, todos com as mãos na cabeça, encostados na parede, quietos. Estávamos em inferioridade numérica, mas o apoio já vinha, e vinha voando baixo. Se não me engano, eu estava no CFS, fazendo estágio no Tático Móvel do então Cabo Miro, hoje, merecidamente, Sargento Miro, profissional velho de guerra, mas pronto para as mais intrépidas batalhas.

Enquanto revistávamos aquele monte de viciados e alguns traficantes, chegou a barca branca de listras vermelhas e azuis do Cabo Windson. A presença dele já provocou inquietação nos abordados. Widson, como era conhecido na caserna; Hudson, como era conhecido pelos vagabundos, era uma lenda na cidade. Ele já havia derrubado a cachanga de todos os criminosos residentes naquele município metropolitano. Era respeitado e temido.

- Nós estamos de boa, Hudson. - era essa frase a que mais se ouvia, a mais proferida pelos associados com o tráfico.

Não me lembro, mas devemos ter saído daquela boca-de-fumo com alguns viciados no xilindró da viatura.

Bom, mas não é sobre essa operação que quero falar; contei essa história apenas para narrar como conheci o Windson. Minha intenção é falar sobre os bons profissionais, a exemplo do Windson, que se dedicam dia e noite à Military Police, e que nem sempre tem a devida recompensa. Mas nem sei se eles querem ser recompensados. O Windson mesmo um dia, questionado sobre o porquê de ser tão operacional apesar de certas injustiças, respondeu: “Eu gosto de ver vagabundo atrás das grades, gosto de dar flagrante nesses pilantras.” A recompensa dele era essa. Para os idealistas, fácil de entender; para os racionais, difícil. Sim, difícil, porque há alguns dias vi um militar se orgulhando de ter ganhado duas medalhas de mérito. Fiquei pensando de qual forma ele ganhou as medalhas. Talvez fez por merecer, não sei, ele não me explicou. Também nem sei se o Windson já ganhou alguma medalha, só sei que ele merecia, pois sei que ele já trocou tiro com vagabundo, já se arriscou muitas vezes, pondo em risco a própria vida para o cumprimento da missão. Se aquele militar ganhou duas medalhas, o Windson merecia ter ganhado dez vezes mais.

No livro o “As setes virtudes do líder amoroso”, o padre Joãozinho diz que “o empreendedor é aquele que enxerga o invisível”, e que “o segredo do negócio é saber algo que ninguém mais sabe”. Windson é um desses empreendedores policiais, um daqueles que enxerga o que poucos veem. O segredo ele me ensinou e abriu-me a mente. O segredo da polícia é a informação, enxergar o invisível. Windson detém muito mais informações sobre o crime e sobre os criminosos da cidade do que a S2. É a S2 que busca informação com ele, e não o contrário.

Foi o Windson que tentou me ensinar a grampear os pilas por atacado, mas eu não aprendi, não tenho o tirocínio tão apurado quanto o dele. Ele parece farejar criminosos, armas e drogas. Ele desembarca da blazer e volta com um traficante grampeado e meio quilo de maconha apreendido. É impressionante, é uma lenda, assim como certos militares, ainda vivos, já viraram lenda na Unidade. Leles, Ermon, Francis, Aldair, Felix, Oprissus, etc. Oportunamente falo sobre eles.

Nota: Esta é uma obra de ficção. Nomes, personagens, fatos e lugares são frutos da imaginação do autor e usados de modo fictício. Qualquer semelhança com fatos reais ou qualquer pessoa, viva ou morta, é mera coincidência.

"É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença” - Inciso IX do artigo 5º da Constituição Federal.



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

15 comentário(s):

DextermilianSD disse...

um foi meu professor no CTSP __-Francis , mostrou de forma diferente a observar a vida policial , não só de forma adestrada mais com uma visão crítica.
felix --- me crendenciou na MP , ( e ai policia sabe domar uma falcom?) sei sim senhor! já caiu ? sim uma vez , em contagem estava correndo demais e o quebra-molas foi meu destino ! pois é , na mp da pmmg , vc toma cuidado porque senão vai ter que pagar , mais é isso ai! o aldair gente finissima! me ajudou quando minha moto deu tiuti , mais depois de 40 minutos fuçando estava lá funcionando! a é claro graças a minha VP que avistou o carro suspeito e divulgou as informações o GO do mesmo interceptou um carro roubado e uma arma foi apreendida e dois conduzidos em flagrante , estavam querendo assaltar a loja da tim celular. leles cara bão de serviço! terror dos pilas! alemão , boneco! seja o que for sabe fazer o serviço com competência! windson sem comentários , para mim deveria estar na polícia federal! acabando com o tráfico de armas no brasil! os outros estão ai , trabalhando e colhendo os frutos! são pessoas de respeito!

Anônimo disse...

na unidade que eu trabalho tem tres cruz balas que tambem sao o terror dos pilas .... cb ROGERIO, cb MEDEIROS , cb RAMOS PARABENS PELA DEDICAÇAO ME ESPELHO EM VOCES E ESPERO UM DIA SER COMO VCS....

Anônimo disse...

caros companheiros, quero deixar meu comentário. com relação ão assunto q/, companheiros deixaram ,em seus comentarios. aqui na pm em que faço parte existe vários (windson,pedro,etc.)todos eles ótimos policiais, + infeslimente n/ são reconhecidos, todos esses policiais com grandes feitos. merecedores de medalhas,reculperar carros roubados então nem se falam.+ teve um caso de um pm,eu não quero dismerece-lo + nem de longe se compara c/ alguns windson, pedro. esse pm por um acaso ia passando, em certo local,(achou 1 carro roubado q/ com certeza era de alguem influente aqui na minha cidade,natal. rn e... sabe o que aconteceu o antes sd, agora é cb.promoçao por bravura.eu estou comentando esse fato pq não estou com inveja não, jamais. mas mim sinto injustiçado com relação a outros pm e minha pessoa pois tenho 10 anos de pm, estou com sequela de uma ocorrência a algum tempo atrás, oc de assalto no qual eu e meu companheiros conseguimos evitar pegamos um dos sf, o outro figiu.esse mim acetou,não tive nem se quer um elogio em minha ficha disciplinar ficha essa que estar limpinha c/ relação a punição + infismente não trabalho para pessoas influentes.e a minha alto-estima com relação a pm. (?)

2 SGT PM FILIPINO disse...

chega a arrepiar essas histórias de tatiqueiros, o sangue cinza bandeirante ferve nas artérias deste praça, tudo que disse é a expressão mais pura da realidade, quem tem o poder do tirocinio apurado é magico, conheço alguns destes heróis que defendem a socie3dade com essa magia sublime de desvendar crimes e flagrantes com agua...ser e não parecer, enquanto usn dão o sangue e não tem reconhecimento, outros ganham o mérito simplesmente por ....deixa pra lá...não vamos estragar essa matéria tão bem publicada ..
parabéns josé ricardo

Alessandro disse...

pura verdade!! continue assim escrevendo histórias como a de cima .. parabéns!

http://papodepm.blogspot.com/

Anônimo disse...

Primeiramente venho a parabenizar o sgt Monteiro pela expressão profunda de sentimento de valorização profissional Policial Militar.Embutido nas entrelinhas do expressivo texto,fica em questão!Que critério as recompensas são destinadas a um profissional? Tenho mais de 15anos de caserna e já vi militares COM PROBLEMAS JUDICIAIS,SOFREREM AMEAÇAS,ATRASO DE PROMOÇÕES,ENVOLVIDOS EM IPM E SINDICÂNCIAS,ACARRETANDO ATÉ MESMO PROBLEMAS DE SAÚDE E CUNHO PESSOAIS POR CAUSA DO SERVIÇO,ETC E SEREM TAXADOS COMO ALTERADOS,E ALGUNS SEM JULGAR O MÉRITO,(?) CONDECORADOS. DEIXO AQ PARA Q PENSEM E REFLITAM!UM FORTE ABRAÇO A TODOS!

Anônimo disse...

Todo Policial quando entra na PM tende a se espelhar em um ídolo que elege. E esses conhecimentos e vibrações vão passando de "praça véi" pra "recruta". Encontrei um ídolo que era "doido e alterado". Conclusão: fiz bons serviços e levei muitos ferros. Mas a PM vive desses caras como o WINDSON. Agora me sinto um Leão enjaulado. Cortaram minha juba e arrancaram minhas presas. Estão querendo me dar uma medalha de mérito profissional, mas eu não aceitei...ainda vêm uns "recrutas" dizendo pra mim: " Quero ser igual ao senhor". Mas é assim, estão proliferando os "mochibas"..... obs: sou da gloriosa PMMG e 17 anos na gloriosa.

Sd Quintão disse...

Parabéns SGT Monteiro,é o reconhecimento de pessoas como o senhor que dá motivação e vontade de continuar o nosso trabalho, conheço e já trabalhei com a maioria dos policiais citados, e realmente são policiais que merecem o nosso respeito e admiração, só cara padrão.

José Ricardo disse...

Quintão, você por aqui... Que bom!
O pessoal do tático é padrão. Tenho grande admiração por todos vocês que se arriscam dia e noite no combate ao crime. E minha admiração é exteriorizada aqui no blog e também pessoalmente. Admiro de verdade esse tirocínio, essa disposição, esse desprendimento, esse destemor dos verdadeiros policiais, a exemplo de você, do Widson e de muitos outros militares da nossa Unidade. Sou eu quem deve dar os parabéns. Parabéns pela coragem, pelo tirocínio e pela disposição. Vocês são heróis!

marcos soares disse...

como ja foi dito ai, nao temos espaço pra falar dos que dao sangue pela sociedade EH UMA LISTA INFINITA. estou no batalhao desde 1994 gostaria de citar apenas mais um nome ou melhor exemplo de policial pra mim eh o melhor CB MARIO. ABRAÇO A TODOS.

CB SOARES.

José Ricardo disse...

Verdade, Soares. O Cabo Mário também é um exemplo, pena que eu ainda não tenha trabalhado diretamente com ele. Informações fidedignas me disseram que o cara é bom! Bom mesmo!

Saudações.

sd ernane moreira disse...

sgt monteiro é um ser humano que merece todo o nosso respeito pela pessoa que é e pelo o profissional também que é.não é vaidoso e sabe muito de policia.é isto ai sgt, só ver os praças falando neste blog.

José Ricardo disse...

Obrigado, Ernane. Eu não sei muito, não. Quem sabe muito, os "papas", são vocês. Vocês que tem esse tirocínio espetacular, parecem até paranormais. Parece que vocês tem uma bola de cristal. É só "pulão" certeiro. Graças a vocês a Unidade está batendo recordes de apreensão de armas e drogas, e a criminalidade só diminuindo.

PRT NAS RUAS, INFRATORES NA CADEIA!!!!!!!

Fernando Rodrigues da Silva disse...

Ao Sgt Monteiro, descobri seu blog através de amigos de caserna, Venho para parabenizar-lhe pelo espaço criado para a nossa voz. Tenho aprendido muito com as informações aqui publicadas. Um fraternal abraço. Cb PM Fernando Rodrigues.

José Ricardo disse...

Cb Rodrigues, obrigado. Com a participação dos companheiros, o blog só tende a melhorar. Cordiais saudações aos abnegados policiais do tático.

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo