Patrulhamento - Grande apreensão no 36º BPM, tortura, PEC 300, treinamento em favelas, entrevista e Lei 12.015/09

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Muitos assuntos estão se acumulando. Como não dá para fazer uma postagem sobre cada um deles, vamos para mais um "patrulhamento". Vamos falar sucintamente sobre uma grande apreensão de armas e drogas na área do 36º BPM/PMMG, sobre a prisão de 07 policiais militares na cidade de Itaobim acusados de tortura, sobre a mobilização pela aprovação da PEC 300, sobre o treinamento de policiais em favelas, sobre uma entrevista da Rádio Aspra com o Coronel Mendonça e sobre a recém-promulgada Lei 12.015/09.

(Trecho removido para evitar possíveis problemas)

Tortura?
Sete policiais militares da cidade de Itaobim/MG foram presos sob a acusação de tortura. Eu vi a notícia no site da AOPM. O Presidente da associação, Senhor 1º Ten PM Nelson Henrique Pires, fez um brilhante artigo sobre o fato, dizendo que a prisão se baseou apenas em versão unilateral de adolescentes acusados de cometimento de ato infracional. Concordo com o senhor tenente quanto a nós policiais termos uma melhor leitura do ambiente. O Deputado Sargento Rodrigues também se pronunciou sobre o fato (clique aqui para ler o pronunciamento). Como é dito na caserna, a diferença entre o aplauso e a crítica é apenas a posição das mãos. Existe um aforisma de William George Ward bastante interessante, sobre o qual vale a pena refletir: “O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.”

Mobilização pela aprovação da PEC 300
A mobilização pela aprovação da PEC 300 está tomando as ruas do país. Ontem, dia 25/08/09, policiais militares, bombeiros e familiares fizeram uma passeata na cidade de Recife. A proposta do Deputado Major Olímpio é realizar, em Brasília, um grande encontro nacional. O deputado anunciou que pretende acampar em frente ao Congresso Nacional ao lado dos policiais e bombeiros militares. Segundo ele, “não existe jogo sem pressão; vamos todos juntos pressionar os deputados e senadores”. Para saber mais sobre a mobilização, clique aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Treinamento policial em favelas e contra tráfico de armas e explosivos
O vídeo abaixo foi uma indicação do Sd Felipe Amaro Costa. Mostra o treinamento de policiais militares em progressão em aglomerados urbanos/favelas. De acordo com o vídeo, a PM do Rio criou uma cidadela/minicidade cenográfica para treinar seus policiais iniciantes. Outra indicação do Felipe Amaro foi a reportagem do G1 sobre o treinamento de policiais em Brasília contra o tráfico de armas e explosivos, que contou com a presença de agentes federais, civis, militares e do Mercosul. Segundo a reportagem, as técnicas podem ser usadas em grandes eventos, como a Copa do Mundo. Clique aqui para ler.




Entrevista interessantíssima com o Coronel Mendonça
Estava dando uma pesquisada no site da Aspra e achei uma entrevista muitíssima interessante com o Coronel Mendonça, fundador e ex-Presidente da Associação dos Oficiais (AOPM) e ex-advogado da Aspra. Ele fala sobre temas polêmicos e de grande interesse da tropa, como campanha salarial, preconceito das elites, caráter sigiloso das deliberações das comissões de promoção de oficiais e praças, sistema e critérios de promoção, acesso único na carreira, transferências imotivadas, falta de diálogo com as entidades de classe, críticas democráticas, Instruções da Corregedoria, história e bastidores da greve de 97, cultura da formação dos oficiais, Estado Democrático de Direito nas Instituições Militares Estaduais, relações interpessoais na caserna, assédio do poder na oficialidade, massacre dos oficiais inferiores, entre outros. Para ouvir a interessantíssima entrevista, clique aqui ou no player abaixo:



Lei 12.015/09 e crimes contra a dignidade sexual
Foi sancionada no dia 07/08/09 a Lei 12.015/09. A nova lei trata principalmente de crimes sexuais, alterando alguns artigos do Código Penal (CP) e, consequentemente, da Lei de crimes hediondos. Um dos artigos alterados foi o 213 do CP, que trata do crime de estupro. Na nova definição, o sujeito passivo do crime de estupro pode ser tanto do sexo feminino como do sexo masculino, bem como o agente do ilícito poderá ser tanto o homem quanto a mulher. Houve outras alterações. Para saber mais, clique aqui, aqui e aqui.



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

6 comentário(s):

José Ricardo disse...

Foi um servição mesmo. Eu só achei muita coincidência o Senhor Sargento Félix ter achado uma submetralhadora logo no momento em que estava sendo filmado. "Ah uma metralhadora aqui ó!" Mas quando a pessoa está com sorte, tudo é possível. Ontem mesmo ele foi designado para o PRT e já participou da maior apreensão de drogas e armas da história do Batalhão. O Senhor Comandante deve estar sorrindo à toa. Agora é pedir uns três dias de folga e correr pro abraço... Parabéns, PRT!

Anônimo disse...

JA ENVIEI AS FOTOS PRO SEU E-MAIL, EU ESTIVE LA E FOI VERDADE PENA QUE TEVE GENTE QUE SO APARECEU PRA DAR ENTREVISTA E PERTURBAR O TRABALHO DOS PRAÇAS, QUASE QUE ESTRAGA O SERVIÇO. FELISMENTE FOI FABULOSO A MAIOR APREENSAO NA HISTORIA DO BATALHAO. QUEM EH TATIQUEIRO ENTENDE COMO EH GRATIFICANTE. DEVEMOS ENALTECER A TODA EQUIPE QUE ESTEVE ALI E TRABALHARAM A NOITE INTEIRA SEM PARAR, PARABENS AO 25 BPM QUE INICIOU OS TRABALHOS, E PARABENS AINDA MAIS O RECOBRIMENTO TATICO QUE ACREDITOU NA OCORRENCIA E FINDAMOS COM ESTE EXCELENTE TRABALHO. TEVE HORA QUE CHEGAMOS A DESANIMAR, DEVIDO A UMA ATITUDE INSENSATA DE UM APARIÇO AI, MAS NAO DESISTIMOS E COMO EU DIGO SEMPRE PRA MOÇADA, A SOCIEDADE E A PM NUNCA HAO DE VALORIZAR NOSSO TRABALHO E NOSSO ESFORÇO, O QUE NOS FAZ TRABALHAR EH SATISFAÇAO PESSOAL, TA NO SANGUE.

uuoouoOUUUOP disse...

ontem retornei ao tatico, e pra mim foi gratificante reencontrar os velhos de guerra; infelismente quem realmente trabalha nao eh reconhecido como deveria. mas nao vamos desanimar, felicidades a todos e que deus nos proteja.

Anônimo disse...

Senhores não me entendam como um puxa saco,mas quando amanheceu o dia desta fabulosa apreensão, compareci ao sitio Recanto Mineiro, e percebi que todos os praças esavam sujos de barro e exauastos, notei a coesão da equipe e o respeito que aqueles militares teêm pelo sr. Sgt Félix, notadamente e um dos melhores lideres do Batalhão, e é só o primeiro dia de serviço, estou ancioso para assistir a proxima ação do PRT. Pena que estou reformando, mas vou estar sempre ligado, parabéns.

Sgt Félix disse...

Amigos o trabalho de Polícia nos dignifica, trabalhamos para uma sociedade composta de pessoas que necessitam de nossos esforços, outra parcela nos denigrem, mas o próprio Grande Arquiteto Do Universo, não agradou a todos, agradeços aos meus fieis escudeiros, verdadeiros Cavaleiros Templários, que trabalharam cerca de 30 horas direto para atingirmos este resultado impar. Um duro golpe no tráfico ilicito de drogas, mas a luta continua, irei enviar fotos da ação para serem postadas no site. "Não tem que ser só bom de serviço, a sorte também tem que andar do seu lado" Felão.

Anônimo disse...

" Nenhum líder, por maior que seja, pode seguir liderando por muito tempo a não ser que conquiste vitórias".(BernardMontgomery). É Sgt Félix, vc é e sempre será nosso líder, um grande vitorioso. Parabéns!!!

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo