Primeiro aniversário do Universo Policial

domingo, 30 de agosto de 2009

No dia 19/08/09, quarta-feira, o Universo Policial completou seu primeiro aniversário. Uma data importante como essa não poderia passar em branco. Então, decidi fazer uma postagem comemorativa do nosso primeiro ano de vida. Vou falar um pouco sobre a criação do blog, a inauguração, a repercussão e sobre nossas estatísticas.

A ideia de criar o Universo Policial veio do amor que eu tenho pela profissão somado ao prazer em escrever. Embora eu não queira, eu vivo mais para a polícia do que para a família. É algo obscessivo. E desse amor, dessa dedicação, desse interesse, veio a ideia de criar um espaço para difundir o pouco conhecimento que eu tinha sobre nossa atividade. E também para falar sobre a vida de um policial, seus sonhos, frustrações, sua rotina, etc.

Decidido a criar o blog, foi um mês apenas para montar o layoute (aparência). Eu queria algo original, diferente, no estilo dos principais blogs policiais, como o Abordagem Policial e o Diário de Um PM. Foi um mês estudando linguagem html, mexendo aqui, fuçando ali, até surgir algo apresentável. Como bem disse a experiente blogueira Juliana Sardinha, do Dicas Blogger, "nós, pobres mortais, devemos preocupar sim com o modelo de nossos blogs. Um visual organizado e agradável ajuda muito."

Criado o blog, era hora de inaugurar. E a surpresa que tivemos foi que, já na postagem de inauguração, recebemos comentários de muitos blogueiros experientes, o que demonstrou que tínhamos tudo para ser e fazer sucesso. No início, o número de visitas era bem baixo, mas não nos deixamos esmorecer. Nossa marca registrada é a persistência, a força de vontade e a garra. No final do ano passado, tínhamos apenas 100 e-mails cadastrados, e mesmo assim já nos orgulhávamos disso. Hoje, são 3.663 pessoas recebendo confortavelmente nossas postagens em seus e-mails, sem precisar acessar o blog todo dia.

Claro que não temos a mesma audiência da Rede Globo, mas já somos conhecidos de muitos companheiros. De vez em quando, alguém vem me falar: "Eu não sabia que o Universo Policial era seu. Muito bacana. Parabéns!" O Soldado Sairos sempre me fala: "O blog do senhor tá fazendo sucesso mesmo. Já tem até fã lá cursinho. Todo mundo tá acessando." Na quinta-feira, um sargento colega de turma me falou: "Você sabe que as postagens do seu blog já repercutem na tropa?" Para mim, foi um elogio; minha autoestima foi lá em cima.

De "boca-em-boca", de e-mail em e-mail, estamos crescendo. O Quilião que me corrija se eu estiver errado no termo matemático, mas o crescimento do Universo Policial está sendo em proporção "exponencial". Veja um pouco de nossas estatísticas mais recentes. De acordo com o Google Analytics (monitor de tráfego), as páginas do blog foram acessadas 220.295 vezes nesses últimos trinta dias. Desse total, 50.388 acessos vieram de Belo Horizonte, e 3.371 de Uberlândia, o que demonstra a influência do blog entre os policiais mineiros. Temos uma média diária de 7.343 acessos, o que corresponde ao efetivo aproximado de 14 batalhões da PM. O blog possui, neste instante, 2.328 comentários dos leitores. Já comentaram no Universo Policial, por exemplo, o atual Comandante-Geral da PMERJ, Coronel PM Mário Sérgio de Brito Duarte, o ex-deputado federal e atual vereador Cabo Júlio, entre milhares de outras pessoas. Esta postagem está sendo enviada para 3.663 e-mails, que foram cadastrados de livre e espontânea vontade no blog (cadastre-se também aqui). Esse número corresponde ao efetivo aproximado de 07 batalhões.

Tem coisas que não têm preço. Nada paga a felicidade que eu tive quando soube que o post "Epidemia das drogas" foi usado em palestras para viciados. Nada paga a felicidade em saber que o post "Histórico de BO" está sendo usado pelo Sargento Márcio, de Diamantina, em suas aulas de redação de documentos. Nada paga saber que o post "CFO PMMG, expextativa e desgaste das etapas", no qual eu narro minha história acerca desse concurso, tenha ajudado várias pessoas a ficarem mais tranquilas durante os testes. Nada paga...

Esse é apenas nosso primeiro aniversário. O começo do começo. Pretendemos manter o blog por muitos e muitos anos, sempre trazendo conhecimento, cultura, entretenimento e informação de qualidade para nossos leitores, através de uma linguagem contextualizada. Como eu sempre falo, a linguagem do blog deve ser a de uma conversa. Aqui, conversamos com os companheiros de profissão. Nada de termos e expressões pedantes. Procuramos ir logo ao assunto e, quando temos conhecimento, explorá-lo de forma completa. Dentro de um Português correto, procuro desenvolver as postagens na forma de um bate-papo. De policial para policial.

Enfim, o Univeso Policial está aí e veio para ficar. Meus sinceros agradecimentos a todos que acessaram o blog e que de qualquer forma contribuíram para o sucesso desse empreendimento. Obrigado a todos.



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

16 comentário(s):

DextermilianSD disse...

Parabéns!!! eu tive a oportunidade de ver esse blog crescendo , fiz muita propaganda desse blog , e hoje ele é um centro de pesquisa para o polical brasileiro! aqui são travadas verdadeira "Brainstorms" e "writestorms". continue sendo esse camarada que cada vez mais ajuda de alguma forma a policia brasileira.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Que continue crescendo cada vez mais.
Aqui no nordeste de MG, eu, solo dedo, já havia indicado o "universo policial" a vários colegas. E estes depois de visitarem o blog teceram vários elogios.

MAIS UMA VEZ PARABÉNS!!!!

Danillo Ferreira disse...

Realmente, José... o Universo Policial é um fenômeno da Blogosfera Policial. Não a tôa: a responsabilidade com que você vem desenvolvendo seu trabalho, aliada a um conteúdo de qualidade são as chaves para a repercussão que o blog vem tendo. Parabéns pelo aniversário, e que o Universo continue cultivando mais e mais leitores, e se mantendo entre os melhores blogs da nossa Blogosfera Policial...

Abraço do leitor...

SGT HÉLIO disse...

OBSERVEI QUE O BLOG UNIVERSO POLICIAL JÁ CONTA COM MUITOS LEITORES DO BRASIL INTEIRO, NÃO PODERIA DEIXAR DE PARABENIZAR POR ESSA INICIATIVA MUITO IMPORTANTE SUA MEU IRMÃO, MINHAS FELICITAÇÕES AQUI DO NORDESTE DO BRASIL, SUL DO PIAUÍ, CIDADE DE FLORIANO.UM SEGUIDOR DO BLOG 2ºSGT HÉLIO. FELIZ ANIVERSÁRIO.

Wladimir disse...

Parabéns a este pequeno que se agiganta. Na minha própria cidade, que é pequena e interiorana, quase Vitória da Conquista - BA, o nome do UNIVERSO já é conhecido entre a tropa. Sempre fico na expectativa para ver as postagens. Parabéns também ao criador, porque a criatura nada é sem o amor e a dedicação do seu criador. Isolados somos fracos, mas juntos, somos Golias. Parabéns!!!

Sgt Carvalho disse...

Parabéns ao blog UNIVERSO POLICIAL. Parabéns ao seu idealizador, José Ricardo. Parabéns ao blogueiros que enriquecem este trabalho com suas valorosas contribuições.

Não há dúvidas que este é o primeiro de muitos anos.

Willian Soares Santos disse...

Parabéns, continue assim. Que Deus ilumine sua caminhada, lhe dando sabedoria para orientar a nós milicianos na nossa caminhada diária. Um fraternal abraço.

J. M. da Silva, 2º Sgt PM disse...

Parabéns ao blog pelo seu 1º ano de criação e ao criador pela feliz iniciativa. Você tem muito do que se orgulhar.

Da Silva, 2º Sgt PM.

Sd M.Lopes disse...

Conhecer para utilizar em proveito próprio é, sem dúvida, o que a grande maioria procura, mas, conhecer e transmitir para que todos se utilizem dos ensinamentos é algo divino, imensurável, extraordinário...
Parabéns pelo blog e, obrigado pelos ensinamentos compartilhados que muito nos motivaram no cotidiano da "Gloriosa". Um forte abraço irmão.

José Ricardo disse...

Agradeço a todos os comentários de felicitações pelo 1ª aniversário do Universo Policial. Agradeço também a todos que ajudaram a divulgá-lo entre os companheiros. Meu pai sempre fala que a melhor propaganda é a de "boca-a-boca". Com certeza, esse tipo de divulgação foi o mais importante para o crescimento do blog.
Meu sinceros agradecimentos.

Anônimo disse...

Parabéns ao Blog por este um ano de aniversário!
Tenho plena convicção que este foi o espaço democrático encontrado por muitos policiais para desabafar, tirar suas dúvidas e principalmente aprender. Como os policiais não podem dizer tudo nos sites da Polícia (que dizem ser democráticos mas é pura mentira), este espaço surgiu plenamente favorável aos mais variados temas sobre segurança pública.
Universo Policial- UM ANO DE LIBERDADE!
Valeu!

Anônimo disse...

JR e todos que contribuem para o blog...Meus Parabéns pelo aniversário do Universo Policial.
Está no meus Favoritos há muito tempo!
Obrigado por esse espaço.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, que é excelente, e que nos dar espaço para expormos nossos pensamentos, felicidades ao UNIVERSO POLICIAL.

CB PM FEM SANDRA MUNIZ disse...

PARABÉNS PELO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO. QUE DEUS ABENÇOE ESSE UNIVERSO POLICIAL. CB PM FEM SANDRA MUNIZ. BELÉM/PA

Jovani disse...

Parabens ao primeiro ano de existência do BLOG: UNIVERSO POLICIAL do colega RICARDO. Me corrija se o nome do colega não for este. Agora conhecendo os expressivos números de visitas do BLOG, não sei se o colega recorda de mim! Sou Jovani Cabral da Policia Civil de Goiás; sou um dos diretores da UGOPOCI (União Goiana dos Policiais Civis). Em Goiás tenho dito uma participação muito intensa, para ajudar a tornar a Policia Civil eficiência para o policial e para a sociedade uma tarefa árdua e espinhosa. Por conta disto ao longo do anos venho sendo perseguido e transferido, como bem recente. Contudo, no mundo e na vida nad munda se eu não mudo. Não basta dizer que isto ou aquilo é melhor, se eu não participo da realização. Quanto ao BLOG, seu conteúdo é muito bacana, levando conhecimento, cultura e entretenimento aos colegas de profissão e outros que acesse. Eu ainda tenho esperança na integração das Policias; na unificação salarial e valorização profissional (plano de cargo e salário e carreira) para todos. Parabens pelo BLOG e que o sucesso cresça ainda mais. Grande abraço.

Raquel disse...

Olá!!!
Parabéns ao Universo Policial pelo aniversário.
Obrigada por todos emails recebidos,eles demonstram o quanto vocês são competentes.
Abraços a todos.
Raquel....futura policial militar...rs

PS:Torçam por mim...

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo