Sinais de mobilização em Minas Gerais - Juntos somos invencíveis!

sábado, 1 de agosto de 2009

Os policiais militares do Sergipe já lutaram e conseguiram um aumento salarial de cerca de 80%. Na Bahia, os policiais iniciaram um movimento histórico, sem precedentes, chamado de movimento “Polícia Legal”, que tem como um dos objetivos estabelecer um piso salarial de R$ 4.000,00. Na cidade de Campina Grande, Paraíba, houve a caminhada pela aprovação da PEC 300, que contou com a participação dos deputados Major Fábio, Capitão Assumção, Mendonça Prado e outros. Aqui em Minas Gerais, começam a surgir os primeiros sinais de mobilização.

Foi divulgado no site da ASPRA que a tropa, até setembro deste ano, deve-se mobilizar em torno da questão definindo propostas salariais e estratégias de ação junto ao governo. De acordo com o Senhor Subtenente Luiz Gonzaga Ribeiro, presidente da associação, “a análise da ASPRA é de que é preciso obter pelo menos a recomposição das perdas inflacionárias na proporção de 15,73% e a adoção do subsídio. O piso salarial passaria para R$3.286,73, mantendo a mesma proporção de 1 para 3,84 vezes a relação entre o menor e o maior salário. Esta não é ainda uma proposta finalizada pela ASPRA, é um dos cenários que estamos analisando.”

No site da AOPM, foi divulgado pelo presidente da associação, o Senhor 1º Tenente Nelson Henrique Pires, que a partir de setembro a classe deve atentar para as negociações salariais, mas que se espera que o governo tome a iniciativa de nos valorizar da forma como merecemos.

O Cabo Júlio ainda não se manifestou a respeito de mobilização por reajuste salarial, pelo menos não em seu site e no recém-inaugurado blog (http://blogdocabojulio.blogspot.com). Tenho maior respeito por ele, pela liderança que exerceu no histórico movimento de 97. Com certeza, ele teve muito “peito” para enfrentar governantes e autoridades. É um dos políticos que queremos apoiar nas próximas eleições, até para que nossos votos não se dividam tanto como no último pleito para deputado. Todavia, nobre Cabo Júlio, queremos ao menos um pronunciamento sobre sua opinião e suas propostas sobre reajuste salarial. O que o senhor acha sobre o salário de um guerreiro soldado de Minas Gerais? O que podemos esperar num futuro próximo?

Tenho acompanhado também o site do Deputado Sargento Rodrigues. Não vi nenhum pronunciamento sobre reajuste salarial. É uma pessoa pela qual também temos grande admiração e respeito. Foi expulso da corporação por ser um dos líderes do movimento de 97. Já está em seu terceiro mandato. Vem lutando pela classe, motivo pelo qual foi reeleito. Mas, Excelentíssimo Senhor Deputado, queremos ouvir o que Vossa Excelência tem a dizer sobre o salário de um guerreiro soldado de Minas Gerais? Quais são suas propostas sobre a valorização dos obstinados servidores militares? O que podemos esperar para um futuro próximo?

Na atual conjuntura, a questão salarial não se resume apenas a recomposição de perdas inflacionárias. Isso é obrigação do governo. O que estamos falando é em valorização, em uma remuneração ao servidor militar à altura da complexidade e responsabilidade de sua atividade.

Reflito muito sobre a situação dos sargentos. Não que seja uma graduação mais importante do que as demais. Serve apenas de parâmetro. Atualmente, o sargento tem uma carga enorme de responsabilidades. Comandada destacamentos, ou seja, o policiamento de um Município. Comanda guarnição de radiopatrulha. Comanda operações. Muitas vezes é CPU. Além disso, ainda é determinado a elaborar sindicâncias que, diga-se de passagem, são muito mais complexas do que IPMs, haja vista que é preciso oportunizar ao sindicado as garantias da ampla defesa e do contraditório. E não são apenas sindicâncias, também tem os Procedimentos Sumários, os RIPs, os AOs, os CEDMUs, os... Tudo como encargo (tem gente que fala em "sobrecargo"), a serem realizados fora do horário de serviço. Confira os BIRs e veja o que mais dá “cadeia” nos sargentos. Todos esses procedimentos tem prazo, forma...

Com as três divisas conquistadas com muito estudo e suor, acho que merecia muito mais pelo meu trabalho. Não estou querendo desmerecer nem o cabo nem o soldado. Nossa luta é pela classe. Mas, na minha opinião, com a responsabilidade do cargo, as diversas atribuições, a concorrência do CFS, acho que os sargentos mereciam ter um padrão de vida melhor. Com 07 anos de casa e 04 de sargento, consegui apenas financiar um carro em 60 parcelas. O orçamento da família é apertado. Em todo esse tempo de caserna, consegui viajar apenas uma vez, quando casei, há 04 anos. Compro roupa uma vez por ano, e olhe lá, e quando dá, e parcelado. Ainda não tive filho, porque, simplesmente, não cabe no orçamento. Ou era o carro ou era o filho. Eu estava precisando do carro, então o sonho de ter um filho teve de esperar.

Eu falei sobre a situação de um sargento. E a situação de um soldado, com filhos, pagando aluguel, água, luz, telefone, supermercado, remédio, material escolar... Quais são os sonhos desse profissional? Como vive esse profissional que se lança noite e dia no combate à criminalidade?

Reitero, digníssimos senhores, que questão salarial não é simplesmente recomposição inflacionária, é valorização profissional, é dar dignidade aos servidores que tanto se dedicam a este Estado, que exercem uma atividade de grande complexidade e responsabilidade.

Representantes políticos, presidentes e diretores de associações, eu e o Universo Policial estamos e estaremos sempre prontos para dar aos senhores todo o apoio de que precisarem na luta pela valorização profissional. Só peço aos senhores que não esperem até setembro para definirem as metas e para traçarem os planos de atuação. Em setembro, já deve estar tudo pronto para deflagar o movimento.

Estamos juntos nessa luta, e juntos somos invencíveis!



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

26 comentário(s):

Anônimo disse...

o meu cometário é bem curto! kkk
um sd que queira ter uma casa com dignidade , uma esposa , e um filho(A) , contando com esse salário atual é praticamente impossível! " nós trabalhamos para trazer segurança para que seja possível a construção de uma sociedade mais justa"
" é utopia achar, que sem luta conseguiremos " lutar por dignidade é o destino de todos os povos nesse planeta " de todos" , se eu fosse lixeiro, padeiro,frentista,balconista,agente de limpeza pública eu estaria perdido! vcs já olharam o sálario desses brasileiros? pois é, o juiz, o promotor,o deputado,o senador etc , estão preocupados com eles? com vcs? essa é uma pergunta que não sai da minha cabeça! pqp! é foda , cadê esse povo brasileiro! conversei com uma varredora de rua , a mulher recebe 300 reais , tem que comprar o almoço todos os dias , e tem que usar a roupa dela , pois a porcaria da prefeitura da cidade até agora não forneceu um uniforme! pqp gente! , cadê o povo brasileiro? onde está? resposta: está no mineirão na torcida do galo, do gayzeiro, do flabosta,corintias " ronaldo brilha mucho no corintia" kkk pois é o brasileiro não sabe mais "lutar" infelizmente... (desabafo) de um brasileiro

Anônimo disse...

O srº conseguiu viajar? É um magico, rsrsrsr

José Ricardo disse...

Você está nivelando muito por baixo, comparando a profissão de policial militar com a de lixeiro. Está escrito na Constituição (artigo 39) que a remuneração do servidor público deve observar a natureza, o grau de responsabilidades, a complexidade dos cargos componentes de cada carreira, os requisitos para a investidura e as peculiaridades da função. Ora, não há como comparar a profissão de policial militar com a de lixeiro. São de naturezas diferentes, responsabilidades totalmente diferentes, complexidades incomparáveis. E para ser investido no cargo, o candidato a policial deve passar num concurso público, passar por uma bateria de exames médicos, teste físico e psicotécnico. São pouquíssimos cargos públicos que exigem tanto de um candidato.

A respeito do segundo comentário, consegui viajar sim. Era meu casamento, uma ocasião especial. Parcelei um pacote em 12 prestações. Agora, lhe pergunto: O padrão de vida de um sargento de polícia não deveria lhe permitir viajar ao menos uma vez na vida?

Cuidado para não nivelarmos por baixo. Nossa profissão é importante, de grande responsabilidade e complexidade.

Anônimo disse...

Não só o padrão de vida de um Sgt, mas sim o padrão de vida melhor para todos nós Cb/Sd, Sten/Sgt e também todos integrantes da gloriosa melícia, que aguarda anciosamente um pronunciamento principalmente do Sr. Deputado Estadual Sgt Rodrigues a respeito do assunto ¨REAJUSTE SALARIAL¨

José Ricardo disse...

Exatamente, não só o padrão de vida de um sargento. Foi apenas um parâmetro. O percentual de aumento deve ser igual para todos os postos e graduações. Essa é a nossa luta. Juntos somos invencíveis!

Antônio Fernando disse...

Estamos juntos e concordo quando você diz que JUNTOS SOMOS IMBATÍVEIS. Temos que nos organizar, todas as polícias do Brasil, pra ver quem são os deputados que estão nos ajundando. Temos que começar a fazer campanha pra PEC 300 ser aprovada. Vamos fazer caminhada e se possível ir todos até Brasília pressionar os deputados e senadores. Vamos rumo a PEC300. Boa sorte a todos nós.

Anônimo disse...

Eu como policial militar do Estado do Piauí, também estou na luta como todos os demais policiais militares e bombeiros militares,porque afinal de contas somos nós que fazemos a segurança da população brasileira, é essa população que chama quando está no perigo o policial/bombeiros militar, nunca é convidado para aniversario ou outros eventos, quando vai é escalado de serviço. O lazer dos militares émuito restrito, porque a folga é muito pouca. O salario nunca atende a necessidade da familia. Vamos a luta, e que tenhamos uma boa sorte nesta pleitada que não éfacil. Abç. a todos PM.

Errinelson Pimentel disse...

O Salário do policia/bombeiro militar está muito aquém do necessário e justo, isso já é do conhecimento de toda sociedade. E a mobilização em torno de melhorar essa situação É fraca e segmentada. O ideal seria uma manifestação a nível nacional que pudesse estremecer os alicerces do poder neste país.
Primeira mudança a ser feita é no atual sistema. É concentrador de renda e poder, os oficiais além dos salários melhores, são gratificados. Enquanto que as praças ganham apenas os soldos ou subsídios, e de valores diferenciados nas várias federações, enquanto Estados ricos pagam salários baixos, outros nem tão ricos pagam salário não bons, mas melhores.
Necessário se faz então uma revolução na política de segurança pública, se não vamos continuar "chorando" ou procurando um emprego que nos remunere melhor.
Para isso seria necessária a união de todas as associações de policiais e bombeiros, para juntarem forças e fazerem "lobis" junto aos políticos. A política é o caminho a ser seguido, sem ela não alcançaremos resultados.
Outras classes menores, mas bem articuladas possuem salários de fazer inveja. Portanto basta que usemos nossa força de mobilização e porque não de força essencial para a manutenção da ordem no país.
Qual governo vive sem a polícia/bombeiro militar?Nenhum.

Anônimo disse...

Bom Dia a todos.
O tema é de muita relevência para todos nós. Vejamos os exemplos de outras PM que ja foram citados. Na minha opinião o q mais deve ser tratado e nossa representação política. N temos união, já está provado. Falta maturidde para votar. Devemos não ficar fragmentando, e sim fechar em torno de militares q realmente tenham condições de ser eleitos. Qdo chega a época de eleição, aparece um " caminhão " de PM/BM se candidatando. Pura ignorância. Reino dividido n prospera, isso é biblico. Deveriamos fazer uma prévia, mas.......... E aquele tempo em que os candidatos ficam à toa....... ta aí mais um erro. N que queira dizer q ninguém deve se candidatar, mas a grande maioria é para ficar a toa. E todos sabemos disso. Daí, a fragmentação de votos, ao invés de fecharmos em torno daqueles q podem fazer algo para nós. Qto as tarefas do Sgt, é indiscutível. Sou Sub QPR e passei por isso.Não vamos preocupar com outras profissões e tb acho q n devemos nos colocar ao lado. Nossa profissão é diferenciada de todas, em todos os aspectos. Seria chover no molhado qq comparação.
Pensemos no aspecto político esse é o primeiro passo.
Abraços a todos.

Sub Marcos

Anônimo disse...

Todos os policiais militares deveriam ter salários justos, devido a sua importância perante a sociedade. Se o cidadão vai para a sua casa tranquilo, ou se trabalha tranquilo entre outras coisas, é porque tem policiais nas ruas, que apesar de não conhecer as pessoas que defende, o faz com muita dignidade, como estivesse defendendo o seu filho.

sinai de fatima disse...

Nós policiais devemos sim engrenar nesta campanha salarial da pec 300,mas vamos aumentar esta engrenagem colocando nossas famílias e amigos,para que juntos possamos mostrar a sociedade o quanto da importância de um POLICIAL MILITAR no combate da criminalidade.Na hora do perigo,na hora de um incêndio,na hora de um acidente são nossos bravos irmãos de farda que atuam para defender,proteger e salvar vidas.Até os ricos dependem de nossos serviços pois são os mais que reclamam de nossa prestação de serviços.Mas estes mesmos não tem coragem e nem a técnica para se protegerem da criminalidade.E nunca entrariam em uma manifestação passiva para ajudar os nobres irmãos de farda.Vamos juntos nesta corrente em busca da verdadeira dignidade e valorização profissional,pois acima de tudo somos seres humanos fiscalizados pelos sublimes membros dos DIREITOS HUMANOS,que somente lembram dos marginais e esquecem de quantos irmãos de farda,perderam a vida ou ficaram inválidos na árdua luta contra a violência urbana.Um abraço e VIVA A PEC 300, para que nesta guerra pelos nossos Direitos e valorização Profissional,ela possa sobreviver ás barreiras de alguns GOVERNANTES que não estão nem aí para a nossa CLASSE.

Cabo Júlio disse...

Prezado, amigo parabéns pelo seu blog. Pode ter certeza que assim como participei de todos os movimentos reivindicatórios por melhores salários, chegando até a ser excluído por isso, estarei lá. Vereador CABO JÚLIO

Anônimo disse...

TEMOS QUE NOS MOBILIZAR E COBRAR DE NOSSOS REPRESENTANTES, PRINCIPALMENTE DO SGT RODRIGUES, NOSSA VOZ NO LEGISLATIVO ESTADUAL. AMIGOS DE FARDA, VAMOS LUTAR POR NOSSOS DIREITOS DENTRO DA LEGALIDADE, TEMOS QUE PEDIR PROVIDENCIAS DO SGT RODRIGUES, ESTE E UMA PESSOA INTELIGENTE E COM CERTEZA E CANDIDATO A REELEIÇAO. VAMOS MANDAR-E-MAIL PARA ESTE E FAZERMOS NOSSAS REINVIDICAÇOES.

José Ricardo disse...

Senhor Subtenente Marcos, o senhor falou muito bem, "reino dividido não prospera". Na próxima eleição, vamos lutar para que os votos da classe não se fragmentem, como aconteceu no último pleito. Temos plenas condições de eleger mais de dois deputados, se os nossos votos forem concentrados em poucos candidatos. Nas próximas eleições, temos que ser realistas, votar em quem realmente tem chance de ser eleito.

Senhor Vereador Cabo Júlio, contamos com sua participação e, consequentemente, com sua liderança. "Um líder nunca se cala". A propósito, seu recém-inaugurado blog tem tudo para fazer muito sucesso.

Joel Andrade. disse...

olá companheiros, sou PM da Bahia e assim como voces estamos lutando por um salario e por condiçoes de trabalho mais dignas. Sabemos que nao é fáci, mas o primeiro passo foi dado e não podemos recuar agora, o melhor e mais justo para todos nós seria a aprovação da pec 300, mas enquanto ela não vem estamos fazendo pressão no nosso governador e deputados estaduais para que seja aprovad o subsídio, que não vai resolver o problema, mas vai aliviar a pressão sobre nossas cabeças. Na capital Bahiana, os policias andam escondidos quando nao estao de serviço por que o risco de morrer assassinado por bandidos é enorme, se eles desconfiarem que alguem é policial já foi. Desejo a todos nós sorte e compreenção dos nossos governante, até mais.

Anônimo disse...

conheço a trajetoria do cb julio desde 1997, e acho que pare da nossa tropa que não tem memoria, foi muito ingrata,injusta e egoista, existe uma minoria graças a deus , que gosta de dividir e deixam bem claro de que lado esta; quem convive no meio sabe é peculiar de uma minoria ser hípocrita, egoista, avarentos individualistas..............

Anônimo disse...

Pergunto se alguém sabe informar a respeito do prêmio por produtividade, que será pago este ano de 2009, referente ao ano de 2008, aos servidores estaduais do estado de minas gerais.

FARLEY disse...

Concordo com o anonimo q relatou a injustiça q foi feita com o cb julio na ultima eleiçao para deputado, alias fizeram contra nos mesmos, o retirando do congresso e enfraquecendo a classe, hoje certamente ele esta fazendo falta, pois poderia estar somando com o dep.federal capitao assunçao do Espirito Santo e o dep. major savio de Goias, que lutao junto com o deputado Paes Lira autor da pec 300/2008, em favor de sua aprovaçao. Filhos de Minas acordem, descruzem os braços e nao se deixem ser manipuladospor intrigas politicas, a pec esta ai procurem se informar...

Anônimo disse...

O espirito santo está de parabens pelo seu representante o dep.federal capitao assunçao, acompanho a tv Camera e sempre o vejo defender aPM de todo o Brasil, com a paravrao Sgt Rodrigues

Rodrigo disse...

gostaria de manifestar minha insatisfaçao a respeito do salario pago a policiais e bombeiros no estado de minas gerais,como é que se pode cobrar de um profissinal sua legitimidade quando em serviço, se nao lhe e dado condiçoes de se manter inetgrado na sociedade em que vivemos.por isso tenos que nos mobilizar e cobrar dos responsaveis uma resposta justa e rapida a respeito de nossas condiçoes atuais.

Anônimo disse...

e por que a diferença no atendimento médico hospitalar e odontológico aos inativos da capital e interior do ESP. e por que temos que depois de defasados nossos salários por concurso e cursos realizados durante a atividade policial, a fim de garantir uma melhor aposentadoria, sem mencionar que, se recebiamos mais é por que nos esforçamos mais o que é justo. e por que depois de aposentado, somos tratados diferrenciados, desdenhosamente, tanto no salario, nos atendimentos e ainda temos que continuar pagando CBPM, e PREVID~ENCIA, se não tivemos os mesmos privilégios dos da CLT, não tivemos FGTS,e outras regalias de aposentadoria.já pensaram nisso? é claro que sim, eu sei. mas até quando? os da ativa deveriam nos respeitar mais, uma vez que estaamos sujeitos aos mesmos regulamento punitivos, no caso de anti-ética e mesmo porque na inatividade, todos seremos iguais.

Anônimo disse...

Até quando vamos ficar nessa escravidão,ficar esperando por boa vontade desses governantes? Em quanto ficarmos de braços cruzados eles vão fazer o que querem, porque já tem o que precisam que é bom salário. Vamos acordar e brigar agora porque senão é só em 2011 que teremos alguma esperança de reajuste e olhe lá!

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER QUANDO NOS DONAS DE CASA IREMOS RECEBER UM SALARIO DIGNO,PARA EVITARMOS DE OCULPAR O ESPAÇO DOS HOMENS NO SETOR DE SERVIÇO.ACHO QUE NOS MERECEMOS .

MARGARIDA disse...

GOSTARIA DE SABER QUANDO NOS DONAS DE CASA IREMOS RECEBER UM SALARIO DIGNO,PARA EVITARMOS DE OCULPAR O ESPAÇO DOS HOMENS NO SETOR DE SERVIÇO.ACHO QUE NOS MERECEMOS .

Anônimo disse...

VEJA O VIDEO


http://www.youtube.com/watch?v=Q0g4eWai5vU&feature=player_embedded

Anônimo disse...

não galera vcs estão discutindo salario? a pmmg através do codigo de ética vem realizando um rateio através de punições , só queria saber aonde enfia tanto dinheiro, o negocio agora é punir as familias de militares, não adianta ganhar um bilhaão de reais. quando era o rdpm se punia o militar detenção, prisão,etc. mas era os militares que pagavamos pelos nossos erros , hoje não punem nossas familias chega um "recem formado" da grande academia e quer mostrar serviço e tem medo de conversar com praça com medo de apanhar, ai usa o codigo de etica para arrancar pelo menos um punhado de dinheiro de nossa familia através de "botão mau costurado " e coisas que põem em risco a segurança nacional(por exemplo cabelo mal pentiado) só para mostrar poder. ouvi uma vez um praça falar "policia é igual rabo de cavalo so cresce para baixo" ele tem razão já esquecemos de combater a criminalidade agora a guerra é interna, não mexemos mais com a vossa "majestade o marginal" porque se ele quebrar a unha vamos parar em bh na justiça militar e vão fuzilar meu filho e minha esposa não se faz isso com a realeza. na minha região tem uma quadrilha de pelo menos uns quinze homens assaltando, mas deixa para lá o mais importante é você fazer um almoço de trinta minutos, engolir sem mastigar com ajuda de um copo de agua ou muito oleo fica bem facil! achar essa quadrilha só o fbi e kgb e outra coisa os roubos são pequenos só 500 mil em defensivos agricolas e uma duzia de carros só! coisa que ninguem da falta. eles tem razão vai que a gente ainda tem que usar um dos fuzis novinhos que estão a mais de um cinco anos sem ninguem dar um tiro? já pensou? acertar alguem da realeza.ou até mesmo dar um tiro de borracha na realeza armada com 7,62? que catastrofe! é muito bem escrito: "QUER CONHECER UM HOMEM DA PODER A ELE" . VOU DEIXAR UM ABRAÇO AO PESSOAL DA SUAPI QUE TRABALHA NO QUARTEL PERTO DA SEÇÃO DE TRANSPORTES E INTENDENCIA! VENHAM TOMAR UM CAFEZINHO COM A GENTE!VCS MERECEM PREDERAM VCS INJUSTAMENTE E AQUELAS AMEÇAS DE MORTE A MILITARES JÁ LHE DEMOS PERDÃO ETERNO! OBS: TA ABERTO FAZER CREDENCIAL PARA O CARRO DOS MILITARES CIVIS NÃO PRECISAM PODEM PARAR A VONTADE E COMO QUISEREM A CAS É NOSSA!

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo