CFO e CTSP PMMG - Dicas e orientações

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CFO e CTSP PMMG - Dicas e orientações

Existe uma grande procura no Universo Policial por concursos da PMMG. Eu recebo muitas perguntas por e-mail e até mesmo pessoalmente a respeito de dicas para ser aprovado no CTSP, CFO e em outros concursos da gloriosa corporação. Com o propósito de ajudar os candidatos, principalmente os de primeira viagem, elaborei esta postagem, uma verdadeira cartilha, contendo dicas e orientações sobre a preparação e as etapas dos concursos.

Antes, é preciso entender as siglas que serão comumente usadas.

Glossário

CTSP - Curso Técnico de Segurança Pública: Tem duração de 09 (nove) meses, em regime de dedicação exclusiva, incluindo atividades noturnas e finais de semana. Tem como objetivo a formação do Soldado de 1ª classe, dando-lhe condições para executar os diversos tipos de policiamento ostensivo afetos a PMMG.

CFO - Curso de Formação de Oficiais: Tem duração de 03 (três) anos letivos, em tempo integral, regime de dedicação exclusiva e com atividades escolares extra-classe após às 18:00 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. É reconhecido como curso superior pelo Conselho Estadual de Educação, mediante Decreto de 03/01/2008, e tem como objetivo formar oficiais graduados em ciências militares, na área de defesa social, para o desempenho dos cargos de tenentes e capitães da Polícia Militar. Concluído com aproveitamento o curso e satisfeitas as exigências legais, o cadete será declarado Aspirante-a-Oficial, segundo a ordem de classificação no curso, podendo ser classificado, de acordo com a necessidade e conveniência administrativa, em qualquer Unidade da Polícia Militar, em todo o Estado de Minas Gerais.

TAF/TCF - Teste de Aptidão/Capacitação Física: Visa avaliar o grau de aptidão física do candidato. Tem caráter classificatório e eliminatório no CTSP e no CFO.

Para facilitar a leitura, dividi a postagem por tópicos. Quem já é policial não precisa de ler todos; quem não é, também não precisa, a menos que queira. Respire fundo, pegue uma xícara de café e vá lendo devagar, sem pressa. Quero bater um papo com você sobre os concursos da PMMG. Vamos lá?

1. Esteja certo de sua escolha
A) Para candidatos civis
Na postagem "Carta aberta aos concurseiros", eu falei um pouco sobre a difícil escolha em ser um policial militar. A verdade é que muita gente entra iludido na profissão. A Polícia Militar é uma instituição diferenciada, não é como qualquer outra instituição pública. Já começa pelo caráter "militar". É importante o candidato colocar isso na cabeça.

Lembro também que, por ser militar, o policial perde uma série de direitos. Por exemplo, o policial da PMMG não tem direito a auxílio transporte, auxílio alimentação, hora-extra, auxílio periculosidade, adicional noturno, FGTS, seguro-desemprego... Ainda, ao militar é proibido a sindicalização e a greve. Outra coisa. No Estatuto da PMMG, está escrito que o policial militar deve estar pronto para cumprir as missões que lhe são confiadas, a qualquer hora do dia ou da noite, na sede da Unidade ou onde o serviço exigir.

O próprio site do Exército Brasileiro nos dá uma ideia das dificuldades e sacríficios da vida militar:
Tem mais. O exercício da atividade policial-militar afeta a saúde física e psicológica. Sempre vem escrito nos editais algo assim: "O desempenho das atividades policiais submetem o profissional a forte pressão externa e emocional, risco de morte, de invalidez, de contágio por doenças, de degeneração do estado de saúde mental, de lesão corporal, de responsabilidade civil, penal e administrativa."

Prestou atenção? O policial está sujeito a ficar inválido, a sofrer de doenças psicológicas, a ser preso, a ter que responder por algo que seja entendido como um erro e a morrer. Sim, morrer. Ao se formar, o policial militar presta o compromisso de cumprir as missões que lhe são confiadas mesmo que com o sacrifício da própria vida.

O serviço policial é extremamente melindroso e estressante. A carga negativa é muito grande. O policial lida em seu cotidiano profissional com a violência, a brutalidade e a morte, além de estar constantemente exposto ao perigo e à agressão. O policial sempre é chamado a intervir em conflitos humanos de grande tensão, e tem que tomar decisões rápidas e adequadas. O policial praticamente não pode errar, sob pena de matar ou morrer. Dizem que o policial está com um pé fora e outro dentro da prisão. Não discordo, porque qualquer uso legal e proporcional da força pode ser entendido como excesso, arbitrariedade, abuso de poder, etc.

Eu poderia escrever o dia inteiro sobre a difícil decisão em se tornar um policial militar, mas, para não ser redundante, sugiro que você leia o posts "Carta aberta aos concurseiros" e "Desabafo de um policial".

B) Para policiais militares que pretendem prestar concurso de admissão ao CFO
É bom ficar ciente que a carga de responsabilidades e de atribuições irá aumentar muito. Tudo tem seu preço. Encargos extra-horário de serviço fazem parte da vida dos oficiais. Eles são encarregados de sindicâncias, inquéritos (IPMs), procedimentos sumários, RIPs, CEDMUs, CPADs, AOs, PIUs e por aí vai.

Além disso, existe a possibilidade real de você não voltar para a Unidade de origem, o que implica gastos, saudades...

Reflita bem se vale a pena. Analise se não é melhor fazer um curso superior, prestar outros concursos e sair da PM.


2. É preciso acreditar, ter fé e fazer sua parte

Quem já leu o livro "O segredo" sabe perfeitamente que pensar positivo é fundamental. Eu tenho para mim que, se alguém conseguiu, eu também consigo. Mas é preciso fazer sua parte, porque a vitória é decorrente do esforço. Concursos e vestibulares são uma disputa. Sagram-se vencedores os que treinaram mais. Acreditando, tendo fé, estudando, treinando e se preparando, a vitória é certa.


3. Edital e acompanhamento do processo seletivo

É preciso ler o edital com atenção, ficar atento às datas, horários, prazos e orientações. Sempre acesse o site do CRS (https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/crs/) e acompanhe o andamento do processo seletivo. Leia a legislação/documentos normativos que regulam os concursos na PMMG. Também, para tirar dúvidas, interagir com outros candidatos e trocar informações, é recomendável que você participe de alguma comunidade no Orkut ou de Fóruns na internet relacionados ao concurso. É bom até para tirar um pouco da natural ansiedade.



4. Planejamento e Cálculos

Eu faço um planejamento de estudo e preparação para todo concurso que eu realmente quero ser aprovado. Por exemplo, para o CFO, eu fiz um planejamento para me sair bem na prova de redação e tirar apenas a média de corte ou um pouco acima dela na prova objetiva. Os pontos que faltassem para estar dentro do número de vagas eu conseguiria no TAF/TCF. Esse planejamento já estava em mente desde quando comecei a me preparar. Funcionou.

A minha dica é a de que você estabeleça um plano. Talvez não dê para estudar todas as matérias, ou talvez você não seja bom em todas. Então, você deve fazer os cálculos. Conhecendo a média de corte dos anos anteriores, estabeleça uma meta de notas a serem alcançadas em cada matéria. Exemplo: Português: de 11 questões, acertar 9. Matemática: de 7 questões, acertar 5. Na soma final, a nota deve ser um pouco acima da média de corte.

Não esqueça de incluir nesse cálculo a sua média do TAF, nota que pode ser decisiva na soma final. Se você não for bom no TAF, você deve ir muito bem na prova de conhecimentos e na de redação. Agora, se você for bom no TAF, a possibilidade de você subir muitas posições na classificação é grande.

Planejar e calcular é fundamental. No livro a "A arte da guerra", Sun Tzu afirma:

Com uma avaliação cuidadosa, podes vencer; sem ela, não pode. Menos oportunidade de vitória terá aquele que não realiza cálculos em absoluto. Graças a este método, se pode examinar a situação, e o resultado aparece claramente.

O general que faz muitos cálculos vence uma batalha; o que faz pouco, perde. Portanto, fazer cálculos conduz à vitória.
Para planejar, é preciso entender quais são as etapas do processo seletivo, como elas são desenvolvidas e como os pontos são distribuídos.

ETAPAS DO CONCURSO - CTSP E CFO

Fonte: Edital CTSP 2010/RMBH e Edital CFO 2010

Primeira Etapa - Prova de conhecimentos – prova I -, de caráter eliminatório e classificatório, e prova de redação – prova II -, de caráter eliminatório, em nível do ensino médio. Importante: Somente serão corrigidas as provas de redação dos candidatos que obtiverem nota mínima de 50% (cinquenta por cento) dos pontos atribuídos à prova I e classificados, nesta, até o limite de 05 (cinco) vezes o número de vagas, de acordo com o sexo, incluindo-se todos os candidatos porventura empatados na nota de corte. Os candidatos não classificados para efeito de correção da prova de redação serão automaticamente considerados eliminados do concurso, para todos os efeitos.

Segunda Etapa - Exames Preliminares de Saúde, de caráter eliminatório.

Terceira Etapa - Exames Complementares de Saúde, de caráter eliminatório.

Quarta Etapa - Teste de Capacitação Física (TCF), de caráter eliminatório e classificatório.

Quinta Etapa - Exames Psicológicos, de caráter eliminatório.


DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS - CTSP E CFO

Fonte: Edital CTSP 2010/RMBH e Edital CFO 2010

Prova objetiva - 195 pontos - 52,00%
Redação - 100 pontos - 26,66%
TAF - 80 pontos - 21,33%
TOTAL - 375 pontos - 100%

A título de exemplo, veja as notas de corte dos anos anteriores:

CFO 2008 - 27 questões (masculino) / 28 questões (feminino)
CFO 2009 - 29 questões (masculino) / 29 questões (feminino)
CFO 2010 - 28 questões (masculino) / 29 questões (feminino)
CTSP 2009/RMBH - 24 questões (masculino) / 27 questões (feminino)

NOTA DE CORTE / CTSP PMMG 2008 - INTERIOR


1ª RPM/6ºBPM (Gov. Valadares) - 26 questões (masculino) / 28 questões (feminino)
2ª RPM/12ºBPM (Passos) - 25 questões (masculino) / 27 questões (feminino)
2ª RPM/7ºBPM (Bom Despacho) - 27 questões (masculino) / 29 questões (feminino)
3ª RPM/10ºBPM (Montes Claros) - 28 questões (masculino) / 30 questões (feminino)
4ª RPM/21ºBPM (Ubá) - 26 questões (masculino) / 27 questões (feminino)
4ª RPM/2ºBPM (Juiz de Fora) - 30 questões (masculino) / 31 questões (feminino)
5ª RPM/4ºBPM (Uberaba) - 25 questões (masculino) / 28 questões (feminino)
6ª RPM/8ºBPM (Lavras) - 28 questões (masculino) / 29 questões (feminino)
6ª RPM/20ºBPM (Pouso Alegre) - 26 questões (masculino) / 28 questões (feminino)
9ª RPM/17ºBPM (Uberlândia) - 26 questões (masculino) / 28 questões (feminino)
10ª RPM/15ºBPM (Patos de Minas) - 27 questões (masculino) / 29 questões (feminino)
12ª RPM/11ºBPM (Manhuaçu) - 26 questões (masculino) / 28 questões (feminino)
12ª RPM/14ºBPM (Ipatinga) - 27 questões (masculino) / 28 questões (feminino)
13ª RPM/9ºBPM (Barbacena) - 28 questões (masculino) / 31 questões (feminino)
14ª RPM/25ºBPM (Sete lagoas) - 27 questões (masculino) / 30 questões (feminino)
14ª RPM/3ºBPM (Diamantina) - 26 questões (masculino) / 29 questões (feminino)
14ª RPM/11ª Cia PM Ind (Pirapora) - 25 questões (masculino) / 28 questões (feminino)
15ª RPM/19ºBPM (Teófilo Otoni) - 26 questões (masculino) / 28 questões (feminino)
16ª RPM/28ºBPM (Unaí) - 27 questões (masculino) / 28 questões (feminino)

(Se você sabe a nota de corte de outros concursos, poste no campo de comentários e ajude-nos a melhorar esta postagem).


5. Estudo e preparação

Como eu falei, todo concurso é uma disputa. Vence aquele que estuda mais e se prepara melhor. Estudo exige dedicação, esforço, força de vontade, abnegação... Na PM, aprendi uma coisa: Bons resultados não caem do céu. É preciso acreditar, ter disposição e enfrentar os desafios. Avançar para águas mais profundas...

Para se preparar bem, o ideal mesmo é fazer um cursinho preparatório. Existem muitos especificamente para concursos da PMMG, sobretudo na capital. No interior, creio que não existam tantos.

Fazer cursinho é interessantante, especialmente para tirar dúvidas. Nem sempre, nas apostilas, a matéria é explicada claramente. Por exemplo, eu acho muito difícil estudar por apostilas matérias como Inglês e Matemática. Agora, nas disciplinas que exigem mais leitura e memorização, como História, Geografia e Direitos Humanos, as apostilas ajudam muito.

Eu tenho muita facilidade em apreender e compreender as coisas apenas pela leitura. Quando eu falo que eu passei no CFO estudando pela internet, percebo que as pessoas duvidam. Mas é verdade. Que fique bem claro, porém, que eu tirei apenas a nota de corte. Como eu disse anteriormente, eu fiz os cálculos e vi que, se eu fosse bem na redação e no TAF, eu estaria dentro das vagas, mesmo conseguindo apenas a nota de corte. Deu certo. No CFO 2008, antes do psicotécnico, eu era o 22º colocado, num total de 54 vagas.

Reafirmo que é fundamental planejar e calcular.

Veja abaixo alguns vídeos interessantes sobre a maneira correta de estudar e se preparar para concursos:





Antes de encerrar este tópico, gostaria de ressaltar que existe um processo chamado de "agregação cíclica de conhecimento". Fiquei conhecendo esse processo no blog Diário de Um PM. De acordo com o Senhor Tenente Alexandre de Souza, o processo ocorre da seguinte forma.

Cada conhecimento que você adquire se junta a outros que você já tem, de modo que as informações vão se associando, se interrelacionando e criando cada vez mais capacidade de aprendizado e de memória. A cada agregação de conhecimentos novos aos já consolidados forma-se um ciclo cada vez mais seguro, confiável, crescente e veloz de aprendizado e memorização. O resultado disso é que, como uma bola de neve, a capacidade de aprendizado cresce exponencialmente. Se você desistir no meio do caminho, acontece o inverso. Irá interromper um ciclo de aprendizado e memorização que o estava levando ao sucesso. Com o tempo, irá esquecendo as informações que havia armazenado e logo terá que recomeçar “do zero”. É um efeito de bola de neve: cada vez maior e mais rápido. Cada vez que agregamos mais conhecimento, aumentamos a capacidade de aprender mais.

Essa é uma dica essencial para quem já foi reprovado em algum concurso. Não se pode desistir, senão você irá esquecer as informações e terá que recomeçar do zero. Como bem disse o Senhor Tenente Alexandre de Souza, "concurso não se faz para passar, mas até passar".


6. Prova de conhecimentos / Prova Objetiva. Leitura atenta das questões. Cuidado com as "pegadinhas"

Primeiramente, minhas dicas. É preciso ter paciência, calma, na hora de fazer a prova de conhecimentos. Às vezes, a resposta está ali, na nossa cara, e a gente não vê por pressa, por não ler a questão com calma e com a devida reflexão. Muitas vezes, a resposta é uma questão de lógica.

Fique atento com as "pegadinhas", que normalmente aparecem nas formas das palavras "exceto", "incorreto", entre outras.

Outra coisa. Talvez a resposta esteja no próprio enunciado. Algumas vezes, basta fazer uma associação entre o enunciado e as alternativas para acertar a questão.

Portanto, minha dica é a de que você faça a prova sem pressa, lendo e relendo as questões, procurando a lógica e atentando para as "pegadinhas".

Dadas as dicas, vamos às orientações. Existem pequenas diferenças na distribuição das questões entre o CTSP e o CFO. Veja:

CTSP
Fonte: Edital CTSP 2010/RMBH
- 39 (trinta e nove) questões pontuáveis, numeradas de 02 a 40, assim distribuídas: 13 (treze) questões para língua portuguesa, incluindo estudo e interpretação de texto, 08 (oito) questões para matemática, 06 (seis) questões para geografia, 06 (seis) questões para história do Brasil, 04 (quatro) questões para conhecimentos de informática e 02 (duas) questões para direitos humanos. Será elaborada com questões de múltipla escolha, contendo cada questão 04 (quatro) alternativas de resposta, no valor de 5,0 (cinco) pontos cada questão. Havendo anulação de questão da prova, os pontos a ela atribuídos serão revertidos para todos os candidatos. O conteúdo programático será o previsto pelo respectivo edital.


CFO
Fonte: Edital CFO 2010
- 39 (trinta e nove) questões pontuáveis, numeradas de 02 a 40, assim distribuídas: 11 (onze) questões para língua portuguesa, 07 (sete) questões para matemática, 05 (cinco) questões para inglês, 05 (cinco) questões para geografia, 05 (cinco) questões para história do Brasil, 04 (quatro) questões para conhecimentos de informática e 02 (duas) questões para direitos humanos. Será elaborada com questões de múltipla escolha, contendo cada questão 04 (quatro) alternativas de resposta, no valor de 5,0 (cinco) pontos cada questão. Havendo anulação de questão da prova, os pontos a ela atribuídos serão revertidos para todos os candidatos. O conteúdo programático será o previsto pelo respectivo edital.


7. Redação
A redação é decisiva no concurso. Contando com as notas do TAF, a prova de redação representa 26% do total de pontos nos concursos de admissão ao CTSP e CFO. Se desconsiderarmos o TAF, ela representa 33%. Conclui-se, por conseguinte, que o Português é a disciplina que tem maior peso no total dos pontos, haja vista que, alem da redação, a prova objetiva contém 13 questões de língua portuguesa no CTSP, e 11, no CFO.

No concursos de admissão ao CTSP e CFO, a redação constituirá de tema que será fornecido no momento da prova, devendo conter o máximo de 30 (trinta) linhas e o mínimo de 120 (cento e vinte) palavras, observando os critérios de ortografia, morfo-sintaxe, pontuação e conteúdo.

A redação é avaliada da seguinte forma:

Fonte: Edital CTSP 2010/RMBH e Edital CFO 2010
Os critérios de ortografia, morfo-sintaxe e pontuação terão valor de 20 (vinte) pontos. O critério de conteúdo terá valor de 40 (quarenta) pontos. Total de 100 (cem) pontos. A redação com mais de 30 (trinta) linhas e/ou menos de 120 (cento e vinte) palavras será penalizada com a perda de 05 (cinco) pontos por linha que passar e de 01 (um) ponto por palavra que faltar. Para cada erro verificado quanto aos quesitos de ortografia, pontuação e morfo-sintaxe será descontado um ponto, até o limite de 20 (vinte) pontos em cada quesito. O erro ortográfico idêntico será computado apenas uma vez. O quesito conteúdo será avaliado quanto aos aspectos de pertinência ao tema proposto, argumentação coerente das idéias e informatividade, adequação do uso de articuladores, organização adequada de parágrafos, propriedade vocabular, cada um pontuado até o máximo de 08 (oito) pontos, conforme o desenvolvimento de cada aspecto citado.

Os vídeos abaixo estão repletos de dicas importantes sobre a prova de redação. Confira:









8. TAF - Tempo, Treinamento e Esforço

Condicionamento físico não se adquire numa semana de treinamento. São necessários vários meses para perceber uma melhora significativa. Então, comece sua preparação para o TAF desde quando decidir fazer o concurso. O segredo é a superação, a força de vontade, a garra. Por exemplo, quando eu treino para a corrida de 2.400 metros, eu corro pensando o seguinte: "mais rápido, mais rápido, mais rápido...". No concurso de admissão ao CTSP, eu fiz a corrida de 2.400 metros com oito minutos e trinta segundos.

Minhas dicas para o TAF são as seguintes: Refeições leves antes e, porventura, durante os intervalos dos testes. Quanto mais pesado você estiver, mais força terá que fazer. Por falar em peso, antes das provas, procure ir ao banheiro para tirar aquele peso extra. Use roupas confortáveis, próprias para a atividade física, como shorts e camisetas. Calça comprida nem pensar! Leve dois tênis, um para o teste de agilidade (Shuttle Run), que deve ser do estilo futsal (solado baixo), e outro para a corrida de 2.400 metros, que deve ser de solado mais alto, que absorve melhor os impactos. Faça alongamento e aquecimento.

Para se preparar, é preciso conhecer os testes, concorda? Nos concursos da PMMG, o teste de capacitação física (TCF) consiste em 04 provas, a saber:

1) Força muscular dos membros superiores
Candidatos do sexo masculino realizam o teste da barra fixa. A nota é atribuída pelo número de repetições corretas. Não há limite de tempo. Abaixo, postei um vídeo. Embora seja para concursos do Exército Brasileiro, a forma como o exercício é realizado se aplica perfeitamente aos concursos da PMMG. É importante saber que o queixo deve ultrapassar o nível da barra, e que os movimentos devem ser completos, como visto nas imagens.



Candidatas do sexo feminino realizam flexões de braços. Não há limite de tempo. A nota é atribuída pelo número de repetições. Veja o vídeo e entenda como devem ser realizadas as flexões.



2) Força muscular do abdômen
Para candidatos do sexo masculino e feminino. Tempo de 30 segundos. A nota é atribuída pelo número de repetições corretas. Veja a demonstração no vídeo. Importante: O cotovelo deve encostar ou ultrassar a altura do joelho e, na "descida", a escápula deve encostar no colchonete.



3) Agilidade (shuttle Run)
Para candidatos do sexo masculino e feminino. É o famoso teste dos toquinhos. A nota é atribuída pelo tempo. Quanto mais rápido, melhor a nota. É meio difícil explicar como é realizado. Os vídeos abaixo demonstram bem. O importante, para você se preparar, é saber que as duas linhas paralelas devem ter uma distância de 9,14 metros uma da outra, que não vale jogar o toquinho e que a prova pode ser realizada duas vezes, valendo o melhor tempo. Dicas: Cuidado para não cair e evite as derrapagens. Cada milésimo de segundo é muito importante.





4) Resistência Aeróbica
Para candidatos do sexo masculino e feminino. A prova consiste em correr a distância de 2.400 metros no menor tempo possível. A nota é atribuída pelo tempo. Quanto mais rápido, melhor a nota.

Veja a tabela e entenda melhor como são distribuídos os pontos no TAF/TCF (Fonte: Resolução nº 3.322, de 24/09/96)

Clique na imagem para ampliá-la


9. Psicotécnico / Exame Psicológico

O Psicotécnico/Exame psicológico é a etapa mais controvertida dos concursos da PMMG. Muito se discute se esse exame é realmente capaz de desvelar a personalidade do candidato. Até mesmo psicólogos questionam a objetividade do teste, como pode ser visto no artigo "Movimento da Antipsicocracia pela abolição do Psicotécnico", de autoria do psicólogo e noergologista Jacob Bettoni.

Mas não adianta ficar discutindo a validade ou não do psicotécnico. O que todo candidato quer mesmo é ser aprovado, ser indicado. Então, sugiro a todos, indistintamente, que procurem uma psicológa antes de fazer o exame. Peça orientações, dicas, faça uma avaliação e, se necessário, até mesmo uma terapia. Eu já ouvi falar até em cursinho preparatório para o exame psicológico da PMMG. Será que realmente existe?

É melhor e mais barato gastar com uma psicóloga do que com um advogado, o qual vai lhe pedir em torno de R$ 3.000,00 para impetrar um mandado de segurança ou para ajuizar uma ação ordinária, caso você seja contra-indicado no exame.

O exame psicológico visa identificar aspectos psicológicos do candidato, para fins de prognóstico do desempenho das atividades relativas aos cargos, funções e serviços de natureza policial-militar. É realizado nos termos do edital do concurso, da Resolução Conjunta nº 3.692, de 19/11/2002 e da Resolução nº 002, de 24/03/2003, do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Tem a finalidade de verificar se o candidato apresenta os fatores de contra-indicação para admissão e inclusão previstos no Grupo XVI, anexo "E" da Resolução Conjunta nº 3.692, de 19/11/2002, a saber:

1. descontrole emocional; 2. descontrole da agressividade; 3. descontrole da impulsividade; 4.alterações acentuadas da afetividade; 5. oposicionismo a normas sociais e a figuras de autoridade; 6.dificuldade acentuada para estabelecer contato interpessoal; 7. Funcionamento intelectual abaixo da média, associado a prejuízo no comportamento adaptativo e desempenho deficitário de acordo com sua idade e grupamento social; 8. Distúrbio acentuado da energia vital de forma a comprometer a capacidade para ação com depressão ou elação acentuadas.

O exame psicológico consiste na avaliação de características cognitivas e de personalidade dos candidatos. Para tanto, podem ser utilizados testes, questionários, inventários, anamnese, dinâmicas de grupo, testes situacionais e procedimentos complementares, podendo ser aplicadas técnicas coletivas (um psicólogo aplicando exames em um grupo de candidatos) e individuais (um psicólogo aplicando exame em um candidato).

Normalmente, os editais não definem quais desses testes serão aplicados. Se será entrevista (anamnese), dinâmicas de grupo, questionário… ou tudo isso.

Mas, para lhe ajudar, vou falar um pouco sobre os exames que eu já fiz.

A - Dinâmica de grupo: Quando eu fiz esse teste, em 2002, foi pedido que cada candidato se apresentasse e falasse um pouco sobre um tema que foi levantado pelas psicólogas. O tema era relacionado a algo sobre o trabalho da polícia ou sobre segurança pública, não me lembro bem. Mas esse teste, por ser considerado subjetivo, não vem sendo utilizado pela PMMG, exceto no CHO. De toda forma, sugiro que você procure se manter informado sobre assuntos relacionados à segurança pública e à atividade policial.

B- Anamnese: É uma entrevista, que pode ser individual ou em grupo. É o tipo de avaliação psicológica que é mais contestado pela Justiça, em razão de sua subjetividade, visto que normalmente é realizado por apenas uma psicóloga, ensejando que o resultado pode ser influenciado pela pessoalidade da aplicadora. Link para pesquisa:

C - Testes:
São teste como o de QI (Quociente de Inteligência), de motricidade, ou o famoso PMK (o teste dos riscos, bem semelhante àqueles que são feitos para tirar carteira de motorista). Atualmente, são os mais utilizados pela PMMG. É o teste que mais contra-indica candidatos. Como é o teste PMK? Numa folha, existe o início de uma forma ou linhas geométricas (círculo, duas linhas em direções opostas, quadrado, etc.). No começo, você tem que ficar passando a ponta do lápis sobre a linha. Até aí é fácil. Depois, a psicóloga, de alguma forma, tampa sua visão e você continua (ou tenta) passar a ponta do lápis sobre a linha ou a continuar o desenho. São várias folhas, com várias formas geométricas. Algumas vezes, você tem que fazer o risco do início ao fim da folha, fazendo formas semelhantes à já impressa. Segundo os doutos psicólogos, esse teste consegue desvendar toda sua personalidade. Se você não tiver boa coordenação motora, você tá ..., porque vão te acusar de ser violento, louco varrido, alcoólatra, descontrolado. Eu já quebrei o punho e tenho pouca coordenação com uma das mãos. Então, é lógico que eu fico prejudicado nesse teste. Link para pesquisa:

D - Questionário: Normalmente é escrito. São muitas perguntas, sobre variados temas. Vida familiar, escolar, profissional, financeira, suas amizades, seu relacionamento com colegas, etc., etc.

Tome cuidado com as "pegadinhas". Eles costumam repetir a pergunta, só que de forma diferente. Exemplo:
Você ingere bebida alcoólica? Qual seu comportamento quando ingere bebida alcoólica? Você bebe socialmente?

Link para pesquisa:

Para saber mais sobre o psicotécnico, leia:

10. Recursos Administrativos

O candidato pode impetrar recursos administrativos solicitando revisão da prova objetiva, prova de redação, exames de saúde, TAF, exame psicológico, entre outros. Fique atento quanto ao prazo, normalmente de 02 (dois) dias úteis contados a partir da data da divulgação do ato a que se referir.

O recurso deve ser digitado e conter fundamentação com argumentação lógica e consistente, devendo ser anexada fotocópia da bibliografia pesquisada e ser apresentado conforme modelo constante nos respectivos editais. Somente são aceitos recursos contra questões de prova baseados, exclusivamente, nas referências indicadas no edital. Para os recursos contra a prova de conhecimentos, para cada questão deve ser apresentado um requerimento de recurso específico. Recursos apresentados contra mais de uma questão, em um mesmo requerimento, não são conhecidos.

Para recursos contra o resultado da prova de redação e dos exames médicos preliminares e complementares, o candidato deverá, pessoalmente ou através de seu procurador, legalmente nomeado, com cópia da identidade do procurador, solicitar, diretamente no CRS, na Rua dos Pampas, 701 – B. Prado, Belo Horizonte/MG, cópia autenticada da sua prova de redação ou do laudo de inaptidão, conforme o caso, no prazo máximo de dois dias úteis contados a partir da data de divulgação do resultado específico. Para apresentação das razões recursais, o candidato terá também o prazo máximo de dois dias úteis, que serão contados a partir da data de disponibilização da cópia de sua prova de redação ou do laudo de inaptidão, sendo indeferidos os recursos protocolados fora desses prazos. Observação: Para o recurso contra a prova de redação, as razões do candidato deverão ser apresentadas em folha avulsa aos seus dados de identificação, conforme orientações constantes dos respectivos editais, sob pena de não ser conhecido.

Em caso de recurso contra exame psicológico, o candidato deverá protocolar, no CRS, requerimento de recurso no prazo previsto no edital (normamelmente de 02 (dois) dias úteis), não necessitando apresentar, neste momento, as razões recursais. A seu critério, poderá ser assessorado por um psicólogo legalmente nomeado seu procurador, a quem será aberta vista, que será agendada no momento do protocolo do requerimento de recurso, do material produzido pelo requerente. O psicólogo nomeado terá 03 (três) dias úteis, após abertura de vista, para apresentar as razões recursais. Caso não contrate um psicólogo, o candidato será atendido em sessão individual, que também será agendada no momento do protocolo de seu requerimento de recurso, na qual tomará conhecimento das razões de sua contra-indicação e, após esse atendimento, terá o prazo de 03 (três) dias úteis para apresentar suas razões recursais.

Minha dica é a de que você contrate sempre um profissional para elaborar os recursos. Recursos assinados por profissionais tem mais credibilidade, principalmente recursos contra prova de redação, exames médicos e exame psicológico. Eu confeccionei dois recursos contra o psicotécnico; ambos foram indeferidos. Não cometa o mesmo erro.



11. Comemore e agradeça

Se você passar no concurso, comemore e agradeça. De acordo com o livro "O Segredo", a gratidão coloca sua mente em maior harmonia com as energias criativas do Universo e é, definitivamente, a forma de trazer mais conquistas para sua vida.

Portanto, comemore, grite, agradeça a Deus pela vitória. Quando eu passei no CFS, eu gritei demais. Quando eu vi que tinha obtido a nota de corte no CFO 2008, minha esposa teve que mandar eu calar a boca.

Agradeça a Deus. Sem Deus não somos nada!


12. Curso de Formação

Bom, depois de tudo o que foi falado sobre os concursos, acho que devo lhe dar alguns conselhos sobre os cursos de formação. Você se verá diante de um novo mundo, um mundo militar; não se assuste! Tenha uma visão crítica de tudo o que acontecer; reflita! O respeito deve existir em qualquer lugar, com qualquer pessoa, seja ela quem for, mas, aconteça o que acontecer, não se sinta superior nem inferior a ninguém. Tenha plena certeza de que não serão insígnias reluzentes no ombro ou na manga da gândola de alguém que farão que ele seja um ser superior ou inferior.

Reserve um tempo para sua família. Evite andar fardado desarmado. A PM será sua segunda casa, mas conviva também com pessoas do meio civil. Não pense só em polícia; procure apreciar as belas coisas da vida e tenha tempo para o lazer.

- - - - - - - - - - - - - -
Quem sabe um dia a gente se encontre nas estradas da vida... Boa sorte!
- - - - - - - - - - - - - -
Nota: É terminantemente proibida a reprodução desta postagem sem autorização do autor.
- - - - - - - - - - - - - -

Autor: José Ricardo Supérbi Monteiro, 3º Sgt PM. Trancou a matrícula na Universidade Federal de Viçosa para ingressar na PMMG no CTSP 2002. Em 2005, foi aprovado no CFS. No CFO 2009, estando na 22ª colocação, foi contra-indicado no exame psicológico. No CFO 2009, também foi contra-indicado no exame psicológico.



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

196 comentário(s):

Anônimo disse...

A maioria das pessoas , que tentam concurso público para algum cargo militar, antes de mais nada , devem estar cientes que estão tentando entrar em uma organização , altamente burocrática e baseada em hierarquia e disciplina resumindo! manda quem pode! obedece quem tem juizo! mais é uma profissão diferenciada , assim como bombeiros , os militares salvam vidas! lutam por um ideal! protegem os mais fracos , e combate o crime de forma ostensiva . na minha opinião , o policial militar deve ser uma pessoa digna e que no desempenhar de suas funções procure obter de forma racional as respostas para as crises da sociedade.

Sandro disse...

EXCELENTE, E IMPORTANTE POSTAGEM PARA AQUELES QUE QUEREM PASSAR EM CONCURSOS DA GLORIOSA PMMG.
TÁ DE PARABÉNS!

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DO ARTIGO, E TAMBEM DE TER COLOCADO O VIDEO DO SHUTLE RUN ONDE EU EXECUTO O EXERCICIO.
TA DE PARABENS, GRAÇAS A DEUS ESTOU ME INGRESSANDO NO CTSP 2009 RMBH, DEVO TUDO A DEUS POIS NAO FOI NADA FACIL O PROCESSO SELETIVO, AINDA MAIS Q TIVE Q ENFRENTAR UM RECURSO ADMINISTRATIVO.
TORÇO PARA Q O SR 3 SGT CONSIGA REALIZAR O SONHO DE SE TORNAR UM OFICIAL, SE ESTE SONHO AINDA PERSISTIR!
GRANDE ABRAÇO DE UM DOS SEUS MAIS NOVOS CONPANHEIROS DE PMMG!

José Ricardo disse...

Companheiro, parabéns por ter sido aprovado no CTSP 2009 e obrigado por ter contribuído com esta postagem, através da publicação do vídeo no YouTube de seu treinamento para o Shuttle Run.

Grande abraço, e boa sorte no curso!

Anônimo disse...

vou realizar mais uma prova para ao ctsp ,mas desta vez mais preparado , retornarei para contar do resultado da minha vitória.

José Ricardo disse...

Esperamos que a resposta seja positiva. A agregação cíclica do conhecimento vai lhe ajudar.

Boa sorte no CTSP 2010!

Franklin disse...

BOM QUERIA SER AJUDADO: A entender uma coisa, a nota de corte do CTPS 2009/RMBH foi 24 questões 120 pontos, a redação para aprovação necessita de no mínimo 50% ou seja 50 pontos. Se a soma mínima para aprovação da primeira fase seria (170 pontos). E de acordo com o site da PM na planilha de convocação para matricula temos a soma da 1º e da 4º fase. Gostaria de saber pq temos candidatos aprovados com até 153 pontos? Onde estou me equivocando nesta contagem? OBS: Estou montando um plano de estudo e preparação física para ser aprovado! Gostaria muito que esclarecessem minhas duvidas! Dês de já agradeço

José Ricardo disse...

Franklin, a resposta é simples. No concurso para o CTSP 2009/RMBH, não teve prova de redação. A prova de redação voltou a partir do CTSP 2010, capital e RMBH. Essa nota que você viu foi somada com a do TAF, que vale 80 pontos.

Respondida a pergunta ou resta dúvida?

Anônimo disse...

olha so eu fiz a prova do CTSP interior para SETE LAGOAS/CURVELO quando fiz a inscriçao nao tinha opçao de regiao era uma so!

mas quando vejo o quadro de vagas aparece dois numeros diferentes como posso saber para qual estou concorrendo??

Franklin! disse...

Respondida sim muito obrigado!
sem mais duvidas para o momento!

Anônimo disse...

Wallace Almeida

Nossa parabéns pelo Blog...
Olha eu gostaria de saber.
Quer dizer que na barra fixa não há tempo?
O que importa é o numero de repetições né?
Vc tem +- idéia de quanto será a nota de corte para a região de Montes Claros? Fiz 24 Questões.
Outra vez parabéns pelo blog, saiba que está ajudando muita gente, sua iniciativa é muito boa, eu mesmo estava treinando muitos exercícios erroneamente.
Obrigado pelas dicas, vou recomendar o blog!!!

José Ricardo disse...

Wallace, no teste da barra fixa não há limite de tempo, e a nota é atribuída pelo número de repetições corretas. Não tenho ideia acerca da nota de corte na região de Montes Claros. Varia de concurso para concurso.

Obrigado pela participação.

Anônimo disse...

Bom dia. Primeiramente parabéns pelo excelente blog.
Meu questionamento: O ponto de corte pra minha região foi 120 pontos, fiz 150. Você saberia me dizer por base aproximada qual seria a minha posição dentre 320 que terão a redação corrigida?
Outra coisa, você sabe qual é a média da pontuação dos candidatos no TAF?
Muito Obrigado

José Ricardo disse...

Falar com precisão em qual você está é difícil, mas posso lhe garantir que está entre as melhores, com toda certeza. Agora é se preparar para o TCF/TAF. Boa sorte!

Anônimo disse...

No concurso publico a nota corte é 120 e o concursando tira 120 pontos, entende-se que ele passou ou não?

Materblog disse...

Boa noite, parabéns pelo texto, acabei de de passar na prova objetiva do CTSP 2010,aguardo redação. e este artigo me serviu para ter uma visão mais ampla do que é ser um PM.
Apesar de meu pai ser um PM reformado, ainda tenho muita idéia do que terei que passar (se passar). Agradeço e peço que continue contribuindo para esclarecer a visão de quem deseja ingressar na carreira militar.
Grato, Alan

Anônimo disse...

gostaria de saber quais seriam minhas chances, a nota de corte p/ minha região foi de 105 pontos, tirei 110, mas acho q ñ fui muito bem na redação ñ!! e qndo será corrigido essa bendita redação, tou muito ancioso. agradeço se responderem abraço a todos!!

wener disse...

EXCELENTEE ESTE POST EIN?

PARABENS PELAS SUAS CONQUISTAS...

ATUALMENTE TENHO 17 ANOS, E IREI COMPLETAR 18 DOIS MESES ANTES DE INICIAR O CURSO DA PMMG...

ESTOU TREINANDO PARA A CORRIDA E EXERCICIOS FISICOS, JA PASSEI NA OBJETIVA E AGUARDO A NOTA DA REDAÇÃO...

MAS EU TENHO UMA DUVIDA: QTS MESES +/- SERIA BOM PARA FICAR CRAQUE NA BARRA FIXA E NA CORRIDA?

OBRIGADOO

José Ricardo disse...

Wener, se o seu condicionamento físico não estiver bom, creio que você irá precisar de, no mínimo, 06 (seis) meses de intenso treinamento. Entretanto, é importante esclarecer que ganho de perfomance física é algo muito individual, depende muito do metabolismo e de uma série de outros fatores físicos e psicológicos.

O negócio é acreditar e fazer sua parte. Boa sorte!

wener disse...

Ricardo, gostaria de saber algumas coisas:

1ºo total de pts atribuidos são 375 pts,disto, existe alguma nota minima para passar no ctsp interior 2010, fiz 110pts e aguardo a redação...

2º qd é feito o Cfo, a pessoa sai de lá como 2ºtenente, MAS, o que acontece para ser de patentes superiores, por ex com um 1º tenente á capitão?

Obrigado!

José Ricardo disse...

Wener, vamos por partes.

1. Se me perguntassem por que eu quero ser policial, eu diria que era porque eu me identificava com a profissão, pela carreira, pelo salário e pela estabilidade. O importante é ser honesto, na medida do possível.

2. Somente são corrigidas as provas de redação dos candidatos que obtiverem nota mínima de 50% (cinquenta por cento) dos pontos atribuídos à prova I e classificados, nesta, até o limite de 05 (cinco) vezes o número de vagas, de acordo com o sexo, incluindo-se todos os candidatos porventura empatados na nota de corte. Os candidatos não classificados para efeito de correção da prova de redação serão automaticamente considerados eliminados do concurso, para todos os efeitos.

3. Sendo aprovado no CFO, o militar é promovido à aspirante. O aspirantado tem duranção média de 06 (seis) meses. De acordo com o Estatuto dos Militares do Estado de Minas Gerais (artigo 192), promoção de aspirante a segundo tenente só se dará se o candidato, além de satisfazer as condições gerais, tiver comprovada vocação para o oficialato, reconhecida pela maioria dos oficiais da Unidade em que servir.

Espero ter respondido suas perguntas.

wener disse...

há respondeuu sim....

só este do CFO que ficou meio confuso rsrs....

Ricardo, eu mecho com montagens, nao profissionalmente, mas como um hobby, gostaria de lhe enviar uma montagem q eu fiz para a PMMG, pra vc , como faço?

José Ricardo disse...

Wener, o que está confuso?

Sobre a montagem, envia para:
ricardotextos@gmail.com

wener disse...

Ok ricardo, ja foi enviado, pode abrir tranquilamente ;)

+ entao, o oficialato de 2º tenente já n é o proprio CFO?
eu queria saber, era como um 2º tenente sobe para 1º tenente e até mesmo capitao.
Qd eu saio da minha cidade, moro em uberaba, é possivel eu voltar?

obrigado!

José Ricardo disse...

Wener, o cadete e o aspirante são praças especiais, não são oficiais. O ingresso no quadro de oficiais inicia-se no posto de 2º tenente. Ao se formar no CFO, o cadete é promovido à graduação de aspirante. O aspirantado é uma espécie de estágio probatório, no qual os oficiais da Unidade avaliam o aspirante.

Sendo reconhecido com vocação para o oficialato, o aspirante é promovido ao posto de 2º tenente. A partir daí, a promoção se dá pelos critérios de antiguidade (tempo no posto) ou por merecimento. Neste último, incide uma série de variáveis, como disciplina, recompensas, punições, condenações na Justiça, etc., para as quais são estabelecidas determinadas pontuações. É promovido ao posto superior quem tiver mais pontos. Alguns outros fatores interferem na pontuação e, consequentemente, na promoção. Mas não convém falar sobre eles.

Para entender melhor, acesse:

* Regulamento de promoção de oficiais das Instituições Militares do Estado de Minas Gerais

Quanto à possibilidade de voltar, digo-lhe que a possibilidade existe, mas não a certeza. O concurso é para servir em qualquer localidade do Estado. Esteja preparado para ficar longe da família.

Anônimo disse...

EI EU SOU UMA MULHER , TENHO LIDO MUITAS INFORMAÇÕES
NESTE SIT, PASSEI NA PMMG 1ª FASE P/ 2010. E AQUI BUSCO
AJUDA P/ ME SAIR BEM NAS PRÓXIMAS FASES.
ADOREI O SIT.

Anônimo disse...

o taxa de corte do ctsp de 2010 em patos de minas e de 21 questoes

Anônimo disse...

Me chamo Gabriel e sou de Ribeirão Preto - SP.
Gostaria de saber o seguinte: tem uma fase do exame médico que é por nossa conta $$$, gostaria de saber quanto + ou - vou gastar??? Obrigado e tudo de bom, felicidades!!!

José Ricardo disse...

Gabriel, alguns exames exigidos são sim custeados pelo candidato. Quanto ao valor, não sei lhe informar.

Anônimo disse...

Muito obrigado, é que o pessoal comenta que é mais de R$1000,00 reais... pow ai fica pesado!! Mais Valeu!!!

vinicius disse...

ola,parabens seu site e muito bom!
bom eu vou fazer o concurso da pm este ano,gostaria de saber se eu passar tenho q ter carteirade habilitaçao?
ou nao precisa para ingressar na pm ?

desde ja agradeço abraço

José Ricardo disse...

Vinícius, não precisa de carteira de habilitação para ingressar na PMMG, nem depois de formado você é obrigado a tirar a CNH. Contudo, é muito importante saber dirigir bem na polícia. Se você não souber dirigir, seu companheiro pode morrer, bem como você mesmo.

vinicius disse...

ola,sargento gostaria muito q vc pudesse tirar minha duvidas!
é o seguinte,eu moro em miracema que faz divisa com mg algo em torno de 9 km entre miracema (rj) e palma (mg), eu tenho um conhecido que ha alguns anos fez o concurso passou e esta trabalhando nesta cidade vizinha,porem ele pediu transferencia(so nao sei se ele fez pro interior ou rmbh).gostaria de saber se eu posso fazer o CONCURSO PRA CTSP 2010 RMBH,e se passar posso pedir transferencia pra minha cidade vizinha?????

at + amigo!!!

José Ricardo disse...

Vinícius, depois que você formar no CTSP você pode fazer um pedido de permuta com esse militar, o que não quer dizer que você será atendido. O meu conselho é que você deve estar preparado para trabalhar na RMBH durante, pelo menos, dois anos.

Anônimo disse...

ola, como é a escala de serviço de um soldado da pmmg?

otimo site!!!

José Ricardo disse...

O soldado, via de regra, trabalha em regime de escalas. Pode ser de 06, 08, 10 ou 12 horas, dependendo do tipo de serviço. No policiamento a pé, a escala normalmente é de 06 horas. No radiopatrulhamento, existem escalas de 08, 10 e 12 horas. A carga horária mínima semanal é de 40 horas. Não existe carga horária máxima nem hora extra ou banco de horas. Também não há adicional noturno, etc. Em síntese, é isso.

Anônimo disse...

ola,sargento parabens pelo site!
eu gostaria de fazer um dos concursos da pmmg este ano. ou ctsp ou cfo,gostaria q vc fizesse um balanço da duas ,me dizendo qual o bom deste ou do outro ,se vale a pena 3 anos de curso ou 9,se e melhor se oficial ou um soldado ja esta debom tamanho,ou seja os prol e contra destas hierarquias! obrigado sargento, q deus esteja contigo

Anônimo disse...

Ola Supérbi. Tbem sou sgt da PMMG e fui reprovado no psicologico do cfo 2010 por causa do IFP. Estava dentro das vagas como vc. O que vc aconselha? O recurso adm ja foi impetrado com laudo de profissional psicologa. Vc entrou com mandado de segurança? Acha viavel ou nao?

Abraço e parabens pelo site

Anônimo disse...

ola, sargento poderia me dar um conselho qro saber qual apostila devo compra a do cfo ou ctsp?
obrigado,site maravilhoso

José Ricardo disse...

Anônimo 01, aconselho que você estude para o CFO, pensando no CTSP como uma segunda opção. Na minha opinião, o ingresso na carreira policial militar deveria ser única, todos entrando como soldado, a fim de propiciar o conhecimento sobre a realidade das ruas e para obter o amadurecimento profissional. Entretanto, já que não é assim, melhor começar de cima mesmo, para não ter que ralar duas vezes, no CTSP e no CFO.
Tanto o soldado quanto o oficial trabalham muito, em regime de dedicação exclusiva. Não tem dia nem horário. Como dito na postagem, o oficial tem uma carga muito grande responsabilidades e atribuições. Encargos extra-horário de serviço fazem parte da vida dos oficiais. Eles são encarregados de sindicâncias, inquéritos (IPMs), procedimentos sumários, RIPs, CEDMUs, CPADs, AOs, PIUs e por aí vai. Isso sem falar na responsabilidade inerente ao comando de um pelotão, companhia, batalhão, etc.
-----------------------
Anônimo 02, fui contraindicado duas vezes no exame psicológico do CFO. Em ambas, entrei com recurso administrativo, porém fui eu mesmo que elaborei os recursos. Não aconselho. Melhor mesmo pagar uma psicóloga para fazer, como você fez, tendo em vista ter mais credibilidade e ser de caráter técnico. Não entrei com mandado de segurança em nenhuma das vezes, visto que eu temia que a liminar caísse. Eu teria que alterar toda a minha vida para ingressar no CFO; se o mandado de segurança fosse cassado, eu iria "quebrar" financeiramente. Dessa forma, ajuizei uma ação ordinária, a qual já está tramitando há mais de dois anos. Não tenho expectativas com relação ao processo. Se eu ganhar, beleza, se não, também está bom. Minha intenção atual é fazer uma concurso fora da PM, fazer um curso superior ou terminar o que eu tranquei. Para quem já é da PM, ser reprovado no psicotécnico é um tremendo choque. Dá muita revolta. Mas fique tranquilo que esse sentimento passa. Pense em outras possibilidades, até mesmo fora da corporação.
----------------------
Anônimo 03, compre apostilas para o CFO. Dizem que as melhores são as da CENPRO, por serem mais completas. Dizem que os cursos preparatórios de lá também são excelentes, com os maiores índices de aprovação.

Anônimo disse...

Como seria essa ação ordinária que vc ajuizou. Ja ouviu falar de alguem que tenha ganhado? O ano passado tres pessoas ganharam o recurso administrativo. Vc viu?

José Ricardo disse...

Existe a ação com antecipação de tutela, a chamada liminar, e a ação ordinária. Na antecipação de tutela, o autor da lide, no caso o candidato, solicita que aquilo que ele pleiteia (ingresso no CFO) seja deferido imediatamente, antes do julgamento do mérito e de todo o trâmite do processo. Porém, essa liminar pode ser cassada em vista dos argumentos apresentados pelo Estado. Na ação ordinária, o processo corre normalmente. Se você ganhar, ganhou. Sem risco.

Conheço um soldado que, depois de dez anos de ajuizar a ação, ele ganhou a causa. O Estado não pode mais recorrer.

Alguns recursos administrativos realmente são deferidos. Espero que você seja um dos que tenham o recurso deferido, até porque você já é policial militar, sargento de polícia.

Boa sorte!

RAFAEL disse...

GOSTARIA PRIMEIRAMENTE DE PARABENIZA-LO PELO BELO TRABALHO REALIZADO.
ESTOU EMPENHADO EM ENTRAR NA CORPORAÇAO ATRAVES DO RMBH2010 MAS MINHA DUVIDA É COM RELAÇAO AO CFS. GOSTARIA DE SABER QUAIS OS REQUISITOS PARA SE TORNAR UM SARGENTO, E SE EU COMO FUTURO SOLDADO POSSO TENTAR O CSF E PODENDO DEPOIS DE QUANTO TEMPO DE CORPORAÇAO? AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE

José Ricardo disse...

Rafael, no último edital, para prestar concurso de ingresso ao CFS eram necessários os seguintes requisitos:

3.1 O militar deverá possuir os seguintes requisitos básicos para se candidatar ao CFS:
a) ser cabo ou soldado de primeira classe do respectivo quadro para o qual se inscrever;
b) estar classificado, no mínimo, no conceito B, com até 24 (vinte e quatro) pontos negativos;
c) não ter cometido mais de uma transgressão disciplinar de natureza grave transitada em julgado, nos últimos 12 (doze) meses;
d) estar aprovado na avaliação escrita do TPB, na avaliação prática com arma de fogo e no TAF;
e) não estar submetido a Processo Administrativo Disciplinar (PAD) ou Processo Administrativo Disciplinar Sumário (PADS);
f) estar habilitado, ou possuir permissão para dirigir, em CNH de qualquer categoria, se candidato do QPPM;
g) possuir ensino médio completo;
h) exclusivamente para os candidatos às vagas do QPPM, possuir credenciamento para direção de viatura policial.

Anônimo disse...

boa noite sargento, gostaria de saber quantas vagas tem pro ctsp no 4ª RPM/21ºBPM (Ubá)
4ª RPM/2ºBPM (Juiz de Fora).gostaria de saber tambem qual as atividades ardua durante o curso!!!
obrigado boa noite

tata =D disse...

Dicas de preparação muito boas!
achei o site excelente!
parabensss!
que DEUS abençoe e proteja sua vida sempre
e vocÊ disse tudo´´AGRADEÇA A DEUS.SEM DEUS NÃO SOMOS NADA``

Anônimo disse...

qual dia da prova ctsp rmbh 2010?
abraço

Anônimo disse...

ola sargento, infelizmente em 2008 sofri um acidente e acabei tendo um corte profundo no calcanhar.gostaria de saber se para o ingresso na pm posso ser eliminado por algum exame referente ao meu pé?
agradeço....
site excelente

José Ricardo disse...

Não sei quantas vagas tem para o CTSP da região de Ubá. Fineza verificar no site do CRS. A respeito das atividades árduas, com certeza são muitas. Bombas de gás lacrimogênio, pressão psicológica, atividades físicas desgastantes, entre outras. Prepare-se física e psicologicamente!
------
Sobre o dia da prova, verifique no edital.
------
Se a lesão no calcanhar atrapalhar você a correr ou a andar, pode sim ser eliminado. Do contrário, creio que não.

Guilherme disse...

Não sei como começar, então começarei falando assim:

Minha família, graças a Deus, conseguiu me dar uma boa condição de vida, sempre estudei em colégio particular e não me recordo de nenhum problema financeiro grave na minha casa. Sempre meus pais conseguiram equilibrar as contas pra não faltar nada e termos uma condição legal.
Formei no colégio e entrei na faculdade de jornalismo. Nesse periodo, conheci uma pessoa interessada em entrar pra polícia militar através do CFO. E em conversas com ele, ele foi me explicando como é o curso e a vida policial militar, durante a academia e depois dela, quando formado.
Me interessei muito pela carreira, e já desanimado com o jornalismo, sai da faculdade pra entrar no curso Cenpro, pra prestar o cfo de 2010 com esse meu colega que foi reprovado no CFO 2009.
Dentro do cursinho, conheci diversos praças, e pude saber mais da vida policial militar com depoimentos e convivências com pessoas dentro da instituição, e pude então ter a certeza que essa carreira é muito gratificante.
Porém, para a minha família, é um absurdo eu querer ser Policial Militar. Dizem que eu tenho oportunidades para investir em outra carreira, que ser policial seria um regresso sôcio-econômico, que a remuneração não seria legal e outras coisas.
Essas críticas não diminuiram meu entusiasmo, porém o fato de todas as pessoas da minha família ficarem contra me fez pensar se alguém igual a mim, que estudou sempre em colégio particular, não pode aspirar ser policial militar por causa da condição ecônomica, e queria saber a opinião de policiais militares, o que o senhores tem a dizer sobre o assunto. O berço de alguém faz alguem ter méritos ou deméritos para ser policial militar?
Sinceramente, eu acredito que não, mas como eu disse antes, queria ouvir a opinião de vocês.

Só uma nota, fui reprovado no CFO 2010 por ter feito uma má redação, e estou me preparando para não cometer o mesmo erro nesse concurso agora. E ao meu colega que passou, toda a sorte do mundo.

Parabéns pelo blog, e até mais.

José Ricardo disse...

Guilherme, ser policial não é fácil. É uma profissão (alguns a chamam de sacerdócio) ingrato. A sociedade não reconhe o nosso serviço, não ganhamos o que acho justo e ainda a todo momento devemos estar pronto para a missão, mesmo com o sacrifício da própria vida. Eu te aconselho a terminar sua faculdade, a fim de você ter mais opções de concursos que exigem nível superior. Por fim, aconselho que você leia as seguintes postagens:

* Dicas e orientações para passar no CTSP, CFO e em outros concursos da PMMG

* Carta aberta aos concurseiros

* Desabafo de um policial

Anônimo disse...

Sgt José Ricardo, tenho algumas duvidas e gostaria de saber se o senhor sabe me responder.
São as seguintes:
- Se dentes tortos,amarelados,careados ou falta de dentes e motivo de reprovação?
- E se reprova homens que tem orelha furada ?
Tentei tirar essas duvidas com o sgt Ronei do 13º batanhão mas ele não soube me responder.
Espero em breve ser mais um de seus compalheiros na PMMG.
Um abraço.

José Ricardo disse...

Anônimo, veja abaixo as doenças e alterações incapacitantes de natureza odontológica para admissão/inclusão na PMMG:

GRUPO XVII: DOENÇAS E ALTERAÇÕES ODONTOLÓGICAS
1. anomalias esqueléticas da maxila, mandíbula e articulação têmporo-mandibular - ATM, congênitas ou adquiridas que causem deformidades faciais e funcionais ou estéticas graves; 2. Neoplasias bucais malignas e as benignas de prognóstico sombrio; 3. falhas dentárias da bateria labial superior e/ou inferior não reabilitadas através de próteses fixas ou móveis definitivas; 4. cáries profundas e restos radiculares; 5. doença periodontal avançada e generalizada com sinais clínicos de mobilidade e/ou migração dental; 6. más oclusões de classes I, II e III da classificação de Angle que acarretarem as deformidades enquadradas no item 1. deste grupo;


Fonte: Resolução 3692/02 - Inspeções e perícias de saúde na PMMG e CBMMG

Sobre reprovar homens com orelha furada, não sei lhe informar.

Eugenio disse...

Tudo Bem, Sgt? Seu blog é bastante incentivador!! Parabens!! Fui aprovado no CTSP 2010 e estou me preparando para o TCF. Desejo a todos uma boa sorte, e que confiem em Deus, pois só Ele sabe o que é melhor pra nós. Fui aprovado na PM BA porém não fui convocado. Mas agradeço a Deus por ter permitido que eu passasse no CTSP-MG(Montes Claros). Um abraço a todos!

Anônimo disse...

OLA! POR ACASO VC SABE ALGO SOBRE OS EXAMES MEDICOS?.. SO FALTOU ISSO PARA ESCLARECER POIS, FIQUEI SABENDO QUE UMA PESSOA FOI DESCLASSIFICADA POR MOTIVO DE 2 VAZINHOS NA PERNA..

Anônimo disse...

Meu nome é Cristiano ,sou um candidato ao (CTSP),esta é a primeira e ultima chance da minha vida, de me engreçar na PM,nesse concursso do ano de 2010.Tendo em vista que ja estou com 29 anos ,terminei meus estudos rescentemente,tudo devido a arrumar familia muito cedo, com 20anos de idade parei de estudar ,sempre tive o sonho de ser policial e essa e a minha unica chance de agarra isso.Achei muito interessante essa postagem do 3º SARGENTO JOSÉ RICARDO, fico muito grato a ele por ajudar a nós futuros soldados da PM.

Ruben disse...

Bom dia.

Pretendo ingressar na PMMG no próximo ano. Entretanto, conversando com alguns amigos que também tem o mesmo plano, me surgiu uma dúvida sobre progressão na carreira militar.

Um soldado pode fazer provas para o concurso interno para Sargento? Depois de quanto tempo? Ou é preciso ser cabo primeiro?

A promoção para cabo só ocorre depois de dez anos como soldado, ou pode ocorrer através de provas e cursos? Existe algum meio?

Desde já, muitíssimo obrigado!

José Ricardo disse...

Ruben, um soldado formado pode fazer concurso para sargento e para cabo. Atualmente, não está tendo curso de cabo, mas pode voltar a ter, se existir claro. O soldado é promovido a cabo após dez anos de efetivo serviço, respeitadas algumas condições, como conceito e outros.

Boa sorte!

Anônimo disse...

ola sargento,to qrendo fazer o concurso este ano e gostaria de uma dica!.qria saber como traçar uma meta de estudo ja q tem tantas materias para estudar ?
seria besteira fixar em so uma materia durante um determinado tempo? depois ir pra outra? ou simultaneamente ?
Obrigado ,parabens pelo blog muito bom!!!

José Ricardo disse...

Anônimo, o profissional especializado para lhe dar essa orientação seria um pedagogo.

Na minha opinião, você deve estudar uma matéria de cada vez e, algumas semanas antes da prova, fazer uma revisão de tudo.

Boa sorte!

Deilson disse...

Olá meu caro Sgt. José Ricardo, já faz algum tempo que venho acompanhando o seu blog, e sinceramente estou maravilhado com tanta informação que você disponibiliza sobre a pmmg. Foi uma pena não ter o conhecido antes de fazer o concurso da pmmg ctsp interior 2010, onde fui reprovado. Estou me preparando todos os dias incansavelmente para o concurso da rmbh 2010, e acredite estudo a maior parte do dia pela internet nas horas de folga do meu serviço, espero alcançar este sonho tão gratificante que é proteger e servir a população mineira, se Deus quiser vou conseguir alcançar esta vitória.
me espelho muito em você Sr.Sargento, sua história de vida me motiva muito para seguir em frente, tenho apenas 19 anos e tenho um foco em minha vida ser um policial militar, e levo comigo uma frase: "Só fracassa quem desiste."

Que Deus te abençoe sempre, e se eu conseguir vencer esta batalha dedico a você, futuro irmão de farda.

José Ricardo disse...

Deilson, como você bem disse, só fracassa quem desiste. Continue estudando que Deus irá lhe abençoar.

Boa sorte!

rafael mg2 disse...

Parabéns pelo blog, acho que iremos nos encontrar, pois passarei no concurso esse ano, estou bem preparado e confiante !!!!!

john disse...

Olá José Ricardo. Tudo bem???
Muito bom seu blog.

O que eu queria dizer é que eu prestei concurso para a pmmg 2010 na minha cidade(Montes Claros) Fui aprovado. E na 1ª e na 2ª fase fui a aprovado, ams infelizmente fiquei como inapto na 3ª fase(exames complementares) e tenho quase certeza que foi por causa do meu exame raio-x do torax, que deu escoliose mínima(12%). Só que eu dei duro pra chegar até aqui, e por isso eu vou entrar com recurso.

Gostaria que vc me aconselha-se o que devo fazer.
Devo procurar um especialista???
Fisioterapeuta, advogado, clinico???
O que faço???

José Ricardo disse...

John, aconselho que você procure um médico especialista e peça para ele elaborar o recurso administrativo. Dessa forma, o recurso tem muito mais credibilidade.

Boa sorte!

john disse...

Mas como assim???
Ele quem vai elaborar o recurso???
não é melhor um advogado???

john disse...

Vc acha que há chance de ganhar???
Cara eu não quero mesmo morrer na praia.

José Ricardo disse...

Considerando que esse tipo de recurso é técnico, isto é, voltado para a área médica, quem deveria elaborar seria um médico especialista. Porém nada impede que um advogado o ajude ou mesmo faça o recurso.

Sim, há chance de ganhar. Muitos recursos são deferidos.

Boa sorte!

Anônimo disse...

Ola! Eu fiz esta prova agora do CTSP 2010 e fiz 23 pontos. Sera que com estes pontos eu tenho alguma chance de passar na prova ? desde já obrigado.

Anônimo disse...

Sera que nao irao anular nenhuma questao? Sera que por ser muitas vagas só para BH o ponto de corte ira diminuir?

Anônimo disse...

ei, esse ano vai ter prova da pm mg INTERIOR? ouvi boatos q nao vai ter.. poderia me responder?
meu nome é Bárbara, e sou de patos de minas!

Fernando disse...

Ola! me chamo Fernando e moro em Juiz de Fora, MG. Eu fiz esta prova agora do CTSP 2010(RMBH) e fiz 23 pontos. Sera que com estes pontos eu tenho alguma chance de passar na prova ? Sera que nao irão anular nenhuma questão? Sera que por ser muitas vagas só para BH o ponto de corte ira diminuir pois quero e preciso muito passar na prova.

Anônimo disse...

Johnny disse:

Olá futuros irmãos de farda!
Primeiramente gostaria de parabenizar a todos pelo Blog, e dizer que também sou um candidato a Soldado da PMMG. E é com muito respeito que digo independente do conhecimento que temos agregado Deus é sempre o centro de todas as vontades, então, coloquemos nossos sonhos e projetos nas mãos do criador e descansemos, pois o melhor será feito! Grande abraço! E muito sucesso a todos!

Anônimo disse...

anomimo disse
eu fiz o taf sargento e na prova dos 2.400 metros fiz 13;07 e fiquei inapto quais sao as chances de eu entrar com recurso e consegui algo

Marcelo Andrade disse...

Ola a todos, sou do Espirito santo e decidi esse ano que vou tentar CFO em mg, estou na verdade acreditando e nao acreditando, pois demorei tomar essa decisão na minha vida de passar em um concurso, ainda mais CFO...mais bem, acredito no meu potencial, e é como li no depoimento de um companheiro, se alguém conseguiu eu tb irei conseguir.
Agradeço as mensagens dos alunos do curso de cfo, e as experiências compartilhadas, isso ajuda muito e estimula.

Desde já agradeço,ah...e se algum aluno de cfo de algum outro estado ou de minas estiver vendo este recado, estou querendo manter contato., meu email é
ribeinet@hotmail.com.

Fico no aguardo.

Samuel Oliveira disse...

olá caro Sargento, sou Samuel. Graças a Deus cosegui passar no (TAF) do CTSP-Interior 2010.Pela soma dos pontos eu estou dentro das vagas. Agora estou aguardando a convocação para o exame Pscológico. Gostaria se por gentileza pudesse me dar algumas dicas para o teste.Ficarei grato.
Quero te agradecer por este blog, porque foi através dele que consegui as orientações para o teste físico valeu muito. Aguardo as orientações.Qualquer coisa meu e-mail é:samuka_euge@hotmail.com

Anônimo disse...

ESTOU MUITO GRATO POR EXISTIREM PESSOAS QUE QUEREM O BEM DO PRÓXIMO E SE DEDICAM A TRANSFORMAR CADA VEZ MAIS ESTE MUNDO PARA MELHOR. COM ESSA GRATIDÃO, VENHO PARABENIZAR O SR POR ESSE SITE, INICIATIVA E TUDO MAIS DA VIDA POLICIAL E AJUDA PESSOAL COMO DESTA NOTA. FOI PELO MEU DEUS E COM MUITA GARRA E DEDICAÇÃO QUE CONSEGUI ME FORMAR NO CTSP 2009. FIZ A PROVA DO CFO SEM ESTUDAR E ME FALTOU 1 QUESTÃO PRA NOTA DE CORTE. AO LER A MATÉRIA AGORA AS MINHAS FORÇAS AUMENTARAM. FOI MUITO VALIOSA ESSA LEITURA PARA MEU FUTURO. OS MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS E CUMPRIMENTOS ÀS PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA COMO O SENHOR. OBRIGADO E QUE DEUS ESTEJA CONOSCO. BOA SORTE A TODOS.

Carlos disse...

Muito obgrigado ao senhor sargento por ter criado este blog ,que me orientou muito sobre os testes do TCF e vai me ajudar muito se eu conseguir me classificar na redação, meu pai foi praça da pmmg, e é nele e na sua concduta que me fazem ser apaixonado pela doutrina policial militar,é como meu pai dizia:"Ninguem chama a PM para um almoço ou um cafezinho,é para resolver conflitos".Este poder da "resolução" que é dado ao PM pelo estado é uma grande resposabilidade citando Thomaz Hobes que se refere ao poder de coerção:"É dado ao estado o monopólio da violência sem o qual um estado seria mergulhado na anarquia e no caos".Esse pensamento se formulou em nossa constituição, pois só o estado coage e seu principal instrumento são as policias em especial as militares estaduais mais proximas à populaçao , por isso acho surpreendente esse trabalho do senhor sargento que orienta os c andidatos e que já afasta àqueles somente interessados no salário, no estatus ou em usar a pm como trampulim para outra carreira, ser policial pra mim é questão de amor e se DEUS quiser vou passar para as fazes seguintes.

Anônimo disse...

quero fazer a prova ano que vem pois tenho 17 e vou fazer 18 ano que vem 20 de fev mas tenho muitas duvidas sou do interior gostaria que me orientase um bom cursinho para eu passar na prova sou do sexo fem mas as vezes tenho medo são muitos perigos. mas o salário e bom eu acho será que vale a pena!!!ou tem outros da Pm com menos perigo e bom salário??? pois se passar quero me ajudar e ajudar minha familía e adorei a página me ajudem !!!!

Maíra disse...

Olá, Gostaria de saber se eu tenho chances
de fazer o CFO sendo que a idade mínima para o curso é ter 18 anos até dia 14/02/2011, só q eu faço 18 anos no dia 16/02/2011, dois 2 depois do prazo, será que tenho chances??

Anônimo disse...

amigo a pessoa com nome no spc ou serasa ao pode fazer concurso para PM ou isso pode eliminar do concurso.

Anônimo disse...

bom dia,fui muito bem na prova de soldado rmbh2010,por isso acho q passei mas tenho uma duvida possuo um tatuagem de 10cm no bicepssao duas inciais do meu nome so q em japones,vc pode me informar se eh proibido esse tipo de tatuagem?deste jah agradeço.

Deilson disse...

SR. SGT. PASSO AQUI DESTA VEZ P/ TE AGRADECER COMO JÁ TE DISSE ANTES FOI ATRAVÉS DESTE SITE Q ADQUIRIR CONHECIMENTO NA ÁREA MILITAR, FUI APROVADO NO ÚLTIMO RMBH, AGUARDANDO AS PRÓXIMAS ETAPAS, ESPERO Q DEUS ESTEJA COMIGO NESTA JORNADA!

TE AGRADEÇO COMPANHEIRO!
QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE, ABRAÇOS!

Anônimo disse...

Boa Tarde!
Muito bacana este blog!
fiz 135 pontos na prova objetiva e 66 na redação, mesmo assim tenho chances de não ir para a 2º fase?

Anônimo disse...

Boa tarde !
Não pude deixar de postar meu comentário,
na forma de agradecimento por todas as dicas
e reflexões aqui registradas. Fio muito mais do que
um estímulo para mim, mulher, que tanto tinha medo
do tãaaaaaaaaaaaao temido CFO! Muito obrigado!

Anônimo disse...

Cara vlw pelas dicas. Me ajudou bastante assim como muitos.

Lucas Siqueira disse...

Olá
obrigado pelas dicas e sugestões. Todas são bem vindas.
Há algum tempo venho pensando em prestar concurso pro CFO e tenho pensado bastante sobre isso. Umas das coisas que mais fico com a pulga atrás da orelha é sobre o tempo de curso do CFO. A maioria dura em torno de um ano, mas o cfo sao 3 anos. Se o sr tiver informações, gostaria de saber o que ocorre nesse período, se os cadetes ficam mtos dias "aquartelados" (é esse o termo mesmo pra quem dorme obrigatoriamente no quartel?), se há algum tipo de treinamento fora de BH. Enfim. Obrigado mais uma vez

José Ricardo disse...

Lucas, somente ficam aquartelados os militares solteiros; mas me parece que é somente no primeiro ano. Sobre treinamento fora de BH, creio que é possível que sejam feitos estágios em outras regiões. O ideal é você entrar em contato com algum cadete que está cursando o CFO para tirar todas as suas dúvidas.

No mais, boa sorte!

jéssica cristina disse...

OLÁ,
estou passando para agradecer,pois este bog me ajudou muito na minha decizão .e agora mais doque nunca eu quero fazer o ctsp de 2011.Tenho algumas duvidas , sobre a minha idade pois fasso 18 anos só em 21/06/2011.sobre o edital quando sai ?
mas se vocÊ puder me responder, desde já agradeço.
A PARABENS PELO BOG.
T+ ..

Lucas disse...

[quote]Lucas, somente ficam aquartelados os militares solteiros; mas me parece que é somente no primeiro ano. Sobre treinamento fora de BH, creio que é possível que sejam feitos estágios em outras regiões. O ideal é você entrar em contato com algum cadete que está cursando o CFO para tirar todas as suas dúvidas.

No mais, boa sorte![/quote]

Obrigado
Por ventura, vc teria o contato de algum?

obrigado mais uma vez!!

abraços

Tiago disse...

sou 3º Sgt do exercito formado pela EsSA, como funciona em si a pontuação em temos de critériode empate, sendo eu militar do exercito

Joelma disse...

olá, tudo bem
achei super interessante sua postagem, foram excelentes dicas, ja tentei o concurso da PMMG tres vezes,e nunk consegui passar nem pra segunda fase, mas agora estou com esperança, vou tentar da CFO que tera no mes de agosto, valeu pelas dicas.. se puder me passar seu msn depois...
obrigado ( joelma_rpm18@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde , gostaria q me tirasse uma duvida.Provalvelmente serei chamado pra segunda fase mas porem estou com 2kg abaixo do peso tenho 59kg com 1,80m quem olha pra mim fala q peso mais do q realmente tenho tbm tenho uma otima saude ,falei um educador fisico e ele me disse q massa magra naum pesa muito por isso aparento pesar mais.Meu peso é de genetica.Consigo fazer todas as exigências do TAF quase com pontuação maxima ! Será q tenho chances ???

Anônimo disse...

olá
meu nome é renato e pretendo fazer o ctsp em 2011,mas tem um problema ,eu faço 18 anos em 04/05/2011,.Gostaria de saber se posso fazer a prova e ingressar na PMMG.E tambem gostaria de saber quando sai o edital.
desde já agrdeço.

Thiago disse...

Gostaria de saber a questão sobre excedentes, quem passou por todas as etapas do CTSP, mas ficou além das vagas pode ser chamado? tem algum limite? olhei outros concursos e observei que geralmente são chamados todos excedentes!

fernando disse...

Bom dia ! 3º Sgt José Ricardo

Gostaria de saber nos exames de saude, eles fazem exame de espirómetria ? se houver este exame o que o senhor recomenda para mim ter um bom desempenho, pois tenho um leve disturbio dos Bronquios.. ( Uma leve asma, más não faço uso de bombinha ).

Desde já agradeço;

Anônimo disse...

Olá Sargento por gentileza me esclareça uma dúvida, a falta de apenas um dente reprova na pm de minas gerais?
Estou um pouco preocupado com isso,pois tenho um dente em falta na minha bateria dentária, nas resoluções fala que as faltas de dentes reprova, mas a falta de um só tbm reprova?

Anônimo disse...

eu fiz,essa pesquisa porque,certo,tinha dúvias.
porque estou querendo engressar,na carreira militar,pois sei que séra dificil, mas o esforço valera a pena.

Anônimo disse...

olá SGT, gostaria que falasse a respeito da preparação que fez para o CFO, se fez cursinho ou estudou em casa um dica pessoal.... agradeço andre

Anônimo disse...

Prezados,
queria uma opinião, vocês acham que, devido a aprovação da pec 300 (Proposta de Emenda à Constituição), irá aumentar a concorrência, no concurso de PM, no país? Será que abrirão menos vagas nos próximos concursos, porque o orçamento para o pagamentos dos efetivos, terá que ser maior? E ainda resta outra duvida. Será que com a exigência de ter bacharelado em Direito, para o concurso de CFO, os candidatos desviarão seu interesse em ser Oficial para ser Soldado, e assim aumentará o número de candidatos por vaga para o referido cargo?

Anônimo disse...

Sargento, a matéria do concurso para soldado, mudará muito, ja que, o candidato deverá ter ensino superior respeitando o prazo de 5 anos, previsto na Lei n 5.301, de 69?

Sd. 2ª Cl. disse...

Olá amigo.
Eu passei no CTSP 2010.Obrigado pelas dicas e força sempre.
Abração

Anônimo disse...

Fui contra_indicado no exame psicológico (pmk) e indeferido meu recurso administrativo e tbm o meu pedido de liminar, será q vale apena recorrer???? Meu exame deu descontrole emocional!!!! Obrigado...

Anônimo disse...

Ola! Sou a Rafaela de bh/mg tenho 15(quinze anos) ,desde aos 7 anos pretendo ser profissionalmente uma boa policial...
Li essas dicas achei muito prestativas,interessante e as dicas são explicadas de forma clara, queria fazer ja aos 15 anos, mais isso não é possivel,então desde já vou me preparando.
Parabéns aos editores desse blog e aos escritores, pela dedicação e ajuda que vocês transmitem atraves dessas dicas.
Parabéns José Ricardo Supérbi Monteiro, 3º Sgt PM.

rafaela disse...

Ola! Sou a Rafaela de bh/mg tenho 15(quinze anos) ,desde aos 7 anos pretendo ser profissionalmente uma boa policial...
Li essas dicas achei muito prestativas,interessante e as dicas são explicadas de forma clara, queria fazer ja aos 15 anos, mais isso não é possivel,então desde já vou me preparando.
Parabéns aos editores desse blog e aos escritores, pela dedicação e ajuda que vocês transmitem atraves dessas dicas.
Parabéns José Ricardo Supérbi Monteiro, 3º Sgt PM.

Anônimo disse...

AS CONTRADIÇÕES QUE ENVOLVEM OS TESTES PSICOLOGICOS DA PM MINAS GERAIS.
.
http://diganaotestepsicologico.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá Sgt ,me chamo Rafael ,tudo bom ? Fui reprovado no exame psicotécnico da PMMG, CTSP 2010 Interior ,mas tenho uma dúvida , para pegar o Laudo da reprova ,ou apenas ter conhecimento do motivo de tal reprovação , devo ir pessoalmente ao CRS ? Eles disponibilizam? Pois vou tentar no próximo !Mas vou pra passar dessa vez ,tenho mta admiração e vontade de ingressar na carreira . Se alguem aai souber dessa minha duvida tbm ,me falem ai por favor.Obrigado

Anônimo disse...

eu quero ser policial!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
eu amo a pmmg

Anônimo disse...

Ola sou jefferson de ipatinga, confesso que não paguei nenhum cursinho apenas usei conhecimentos obitidos na escola, internet e no decorrer de minha vida pois sou muito curioso e adoro ler.

Só gostaria de saber onde fico sabendo a nota de corte pois nunca havia prestado um concurso e estou meio perdido.

Valeu e Parabens realmente pelo Post , li ele todo e todas as duvidas achei rico seu conteudo.

Anônimo disse...

Aqui bom trabalho neste post seu, parabens,

olha sou fichado e fiz a prova pro cfo 2011 e gostaria de saber se Deus me abençoar me passando nesta prova quando é o momento certo para eu pedir conta para não correr o risco de ficar desempregado e ao mesmo tempo ser reprovado ne alguns testes?

Equipe Universo Policial disse...

Rafael, você deve fazer um requerimento solicitando cópia autenticada do laudo psicotécnico e levá-lo pessoalmente ao CRS. Eu fiz isso e eles me passaram os dois laudos que me contraindicaram ao CFO PMMG. Veja o que diz a Constituição Federal:
Art. 5º, inciso XXXIV, a - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:
a) (...)
b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;

-------------------------------

Jefferson, se você não encontrar no site do CRS/PMMG, faça uma pesquisa na internet pelo Google ou em alguma comunidade do Orkut relacionada a concursos anteriores da PMMG.

-------------------------------

Anômino, o momento certo de pedir conta do seu emprego é após a divulgação do resultado final, que normalmente ocorre junto ou após a publicação do resultado dos recursos contra o exame psicológico.

Anônimo disse...

Eu lhe perguntei a cerca de o momento certo de pedir conta, e tive minhas duvidas esclarecidas, muito mas muito obrigado pela atenção.

Só mais uma duvida eu posso fazer todos os testes fichados então, por eu estar fichado, não me prejudicara em nenhuma das estapas?

Desde ja obrigado!

Ah, ta anonimo mas sou eu o jefferson rsrs me desculpe por não ter colocado o nome

Equipe Universo Policial disse...

Jefferson, você pode fazer os testes ainda "fichado". Me parece que existe uma lei (não sei qual, infelizmente) que estabelece o abono de faltas do funcionário para fazer concurso público. Procure se inteirar do assunto; talvez você encontre essa lei na internet.
No mais, boa sorte!

Anônimo disse...

Fiz a prova do CFO-2011 e realmente o candidato deve se preparar mt...Parabéns pelo blog,pois ele mostra às pessoas que essa prova é só o começo do "ice-berg",e que ser militar não é tão simples e vantajoso como parece; quanto a mim, se classificado, nessa 1ªEtapa farei de tudo para conseguir bons resultados nos outros testes, pois tenho certeza da minha opção profissional.

Um abraço e sucesso a todos que estão na luta assim como eu...valeu!

Anônimo disse...

Quais são as materias do novo CFO para 2011, face a aprovação da Lei 115/2010.
O que os nobres melicianos pode nos informar?

Anônimo disse...

BOA TARDE!GOSTARIA DE PEDIR UM AUXILIO POIS ESTOU BASTANTE PREOCUPADO.FUI APROVADO NO CTPS2010 RMBH E SAIU A CONVOCAÇAO PARA EXAMES COMPLEMMENTARES,E NO MEU HEMOGRAMA CONSTA DISCRETA MICROCITOSE QUE E O MESMO QUE DISCRETA ANEMIA POR CARENCIA DE FERRO,NO EDITAL REZA QUE ANEMIA E INCAPACITANTE MAS NAO DISCREVE EM QUAL ESTAGIO,GOSTARIA DE ALGUMA INFORMAÇAO A RESPEITO DISSO,POIS ESTOU MUITO PREOCUPADO.OBRIGADO.

Anônimo disse...

Meu nome é Muller, sou candidato ao ctsp rmbh 2010. Irei entregar na próxima semana os exames complementares de saúde. No edital 5.2.7 diz que a redação não terá cunho classificatório. Isso quer dizer que no final da quarta fase quando se soma os pontos da prova objetiva com a nota do taf, a redação não vai entrar no somatorio de pontos?

Anônimo disse...

ola! meu nome é luciana e tenho duas grandes duvidas, primeiro ouvi falar em sites de cursinhos que esta pra sair mais um concurso ctps ate 2011, para cobrir a copa do mundo , é verdade ? e caso seja mesmo! gostaria de saber se minha idade esta dentro do limite, pois fiz em setembro 2010 29 anos. gostaria muito que vcs me respondessem pois agarrarei com unhas e dentes essa oportunidade , obrigada .

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas, fico muito grato pela ajuda. Sou da Bahia, admiro muito a Polícia de Minas Gerais! Espero ser mais um nessa caminhada .. espero poder vestir essa glóriosa Farda. Em prol da sociedade.

Muito Obrigado mesmo .

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas, principalmente sobre as que se referem aos padrões físicos,pois tenho muito á superar e com vontade de servir à corporação irei ascender, custe o tempo que custar.E estão de parabéns pelo trabalho realizado aqui neste tópico, principalmente pelo dinamismo.

Vinicius disse...

olá sargento, parabens pelo blog!
sabe me dizer se as apostila real sao boa? ou devo comprar uma da cenpro?
obrigado

Braulio E A C Lima disse...

acabei de fazer o TAF e consegui 68pontos mais 115 da nota da prova estou com uma pontuaçao razoavel, gostaria de saber se posso ter algum problema com a matricula pois estou com o nome no SPC ou SERASA ????? agradeço desde ja...

Anônimo disse...

OLá sargento, parabéns pelo blog.. MAs ainda preciso de ajuda.. Tenho 26 anos , sou do sexo feminino, quero muito fazer o cfo mas confesso que estou totalemnte sem rumo.. Não sei exatamente o que faço para poder prestar o concurso..

Edgar disse...

Boa tarde sgt. meu nome [e Edgar]
Sou candidato a uma vaga no ctsp rmbh 2010 tirei 125 na prova e 74 no taf, eu sei que vc ja comenta sobre psicotecnico no syte, mas gostaria que vc me desse dicas fundamentais para ele pois a convocacao esta perto.Obrigado e que Deus te abencoue.

Anônimo disse...

Boa tarde sargento,

Pretendo me ingressar na PMMG, mas estou com uma duvida, li o edital do ctsp 2010 na parte onde cita as doenças incapacitantes para a admissão na PMMG, tive que extrair dois dentes ( dois molares da parte superior direita da boca) os dois ultimos da parte superior, gostaria de saber se esta falha dentaria poderá me tornar inapto para a admissão na PMMG, pelo que eu entendi não podera ocorrer falhas na bateria labial superior ou inferior que compreende os dentes de canino á canino que não é o meu caso.
Por favor me tirem esta dúvida.
Desde já agradeço.

flavio disse...

Boa Tarde,

gostaria de saber se mesmo sendo aprovado no exame psicotecnico e nao estando dentro das 936 vagas do CTSP RMBH eu corro o risco de ficar fora ou entro na reserva como seria ?

grato.

Bruno Eduardo disse...

Ola Gostaria de saber se tem alguma chance dos candidatos que ficaram de excedentes da 4º para a 5º fase co concurso CTSP-RMBH 2010 de serem chamados. Eu olhei na lista de convocação foram convocados os candidatos que tiveram até 184 pontos eu fui com 183 somando a nota da 1º e da 4º fase. Gostaria de saber se tenho chance ainda de ser chamado ?

Jaqueline( js-paixao@live.com) disse...

Boa noite, 2010 nao teve concurso, seria pelas eleições?.. alguem teria uma noção de quando sairá o edital ctsp?

Anônimo disse...

oi,meu nome é marivânia,adorei as suas dicas que são muito fundamentais pra muitos que estão começando agora como eu,que além de dicas vc nós passa um auto confiança de que quando buscamos de verdade podemos alcançar.Isso é muito bom porque no mundo de hoje é raro encontrar pm que gosta de passar informações ou contar como foi que seu treinamento,como vc fez,isso é sempre uma dúvida que fica pra quem está iniciando ou seja não é "ficava".Parabéns aí pelp seu sucesso,e creio eu que se vc ainda não reformou pelo seu otimismo vcx ainda tem muito pela frente.muito obrigada e mais uma vez te desejo três sss:sorte,saúde emuito sucesso.Valeu!!!!

Anônimo disse...

Ola amigo meu no é Eder e estou aqui para lhe parabenizar pelo blog, gostei muito e tirou muitas duvidas a respeito do concurso, pretendo prestar o concurso CTSP para o ano de 2011 e contudo passar neste pois ja é o 3º concurso da PMMG q irei prestar, ja estou estudando desde março em um cursinho preparatorio so que moro no interior e as coisas aqui é um pouco complicado pois cidade muito pequena e pouca desenvoltura na educaçao, e hoje descobri este blog que me fez acreditar que posso passar e ser um bom Policial Militar desde ja agreço e boa sorte, paz, saude e muita felicidade tudo de bom.

Anônimo disse...

Como faço para saber quantas vagas para soldados serao dinponibilizadas para minha cidade(Conselheiro Lafaiete)Obrigado..

Anônimo disse...

ola meu nome e marcio moro no rio mais sou de minas quero voutar para la estou querendo fazer a prova mais tenho tatuagem tem problema?

Anônimo disse...

Olá, quero fazer o concurso da pmmg feminino, porém ´tive um acidente e cortei o pulso, a uns anos atras, mas consigo completar o taf da polícia pois ja venhho treinando a dois anos, gostaria de saber se por ter feito a cirurgia sou eliminada, se passar na prova.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Fernanda e gostaria que o Senhor me esclarecesse uma dúvida: Pretendo prestar o concurso esse ano da PMMG, mas tem um problema; tenho 1,58 de altura e a altura que consta no edital da PMMG e de 1,60, esses 2cm de altura que faltam podem me empedir de ingressar ma PMMG mesmo eu tendo passado nas fases anteriores? Adorei o Blog e espero que o Senhor continue nos ajudando sempre postando dicas e informações sobre a PMMG. Muito obrigado e que Deus continue te abençoando sempre.

Anônimo disse...

Muito obrigado senhor.
Tenho 17 anos,sou filho de militar e estudo no colégio tiradentes.
Desde pequeno meu sonho é ser um policial e estou me esforçando ao máximo para conseguir ser.
Lendo essas dicas sei que não será fácil,mas preparou minha cabeça para seguir em frente.
Vontade de passar no ctsp 2011 não falta e sei q se eu me esforçar bastante conseguirei essa meta que tenho em mente a muito tempo.
Com incentivos que recebo dos meus pais,da minha familia e essas dicas que o senhor deixou nesse site tenho certeza que vou esforçar aos meus limites.

Agradeço por esclareçer várias dúvidas que me deixavam "doido" .
Muito obrigado novamente.

Anônimo disse...

Boa Noite ! Parabéns pelo site, está otimo as mensagens !
Bom eu sou filho de um policial militar, e desejo muito entrar para GLORIOSA polícia militar !
Eu pretendo fazer a prova para região metropolitana.
Ainda não abriu edital para CTSP 2011, mas Já estou ansioso para abrir ! Senhor suas dicas estão sendo fundamentais para meus estudos ! Obrigado novamente por me ajudar QSL !
Um forte abraço !

Anônimo disse...

ola
Prestei o concurso ctsp/2008 interior,passei em todas as fases e quando cheguei no exame psicologico,fui reprovada.Confesso que fiquei muito abalada e quase desisti do meu sonho.Depois disso nao tive força pra fazer o concurso novamente,mas agora criei coragem,creio que hoje estou bem mais preparada e se Deus quiser eu vou me esforçar muito e vou conseguir.Estou a espera do edital ctsp 2011/interior,alguem tem alguma noticia?Se tiverem,por favor poste.Desejo que todos alcançem seus objetivos.Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Anônima do dia 22 de março. Fiquei sabendo através do meu namorado que é PM que o edital CTSP 2011 sairá no início de maio, espero que seja verdade pois também estou na espera do edital. Um Grande Abraço e que Deus Abençoe a todos nós.

Anônimo disse...

PARABENS pelo blog gostaria de saber se eles vão colocar a norma,que só quem tem curso superior é quem pode fazer o concurso ctspmg apartir de 2011

Anônimo disse...

olá a todos,achei esse blog e gostei muito das digas,muitas coisas ai serve pra qualquer concurso.morro em palmas-To,e estudo por CFO/TO.gostaria de manda um abranço a todos os irmao da família militar de todo o brasil.como dizia um ten. do exercito brasileiro "a missão no se discutir ,cuprir!!!""" caveira até à alma.

Anônimo disse...

Parabéns pela sua iniciativa de contar suaS experiencias e conquistas em cima de muita Fé em DEUS e preparação para servir a PMMG, gostei muito de tudo que li, e mesmo sabendo das dificuldades que existe, estou muito animado e,
quero voltar daqui alguns meses, para compartilhar dessa conquista tambem em minha vida. Abraços
DEUS continue te abençoando irmão.

Wilmar Gonçalves Cabral disse...

Estou com uma dúvida cruel...

Tenho 17 anos, pretendo fazer o concurso, mas no edital está declarado que só pode fazer a matrícula com pelo menos 18 anos.
Daí a minha dúvida, pois gostaria de saber se haverá alguma forma de fazer a matricula faltando uns 3 ou 4 meses pra completar 18 anos.
"Ouvi falar" que dá com a emancipação do menor, porém não tenho certeza.

Desde já, Obrigado e Parabéns pelo Blog!

Anônimo disse...

oi, nao sei se esse site ainda funciona, mais eu gostaria que vce me tirasse uma duvida, eu tenho ernia umbilical desde meu nascimento, ela nunca me atrapalhou. procurei no edital do ctsp mg, e nao vi nada a respeito sobre restrição. gostaria de saber se tem alguma restrição ? . desde ja agradeço a atenção.

Erika disse...

Muito bom as dicas quero entrar na PM por isso qualquer dica é super bem vinda!

Anônimo disse...

A REDE EURO ORTO ( excelencia em ortodontia autoligavel ) arruma os dentes em meses !!!!! Veja o site w w w ponto EURO ORTO ponto com ponto br, e mail Amanda arroba euroorto ponto com ponto br

Anônimo disse...

Acabem com esse problema dos dentes tortos !! Vejam no Youtube Dra Amanda Wolff!

Anônimo disse...

Nossa, parabéns pelo site!
Até eu que sou a pessoa mais pessimista/desmotivada do mundo estou acreditando em mim...

Renato disse...

nossa nesse ano vou fazer a prova e vou passar , gracas a esses conselhos ja ate sei como me comportar e fazer no dia das provas .
Eu aconselho a todos esse site .

DEBORA disse...

OLA PESSOAL MEU NOME E DEBORA ESTOU FAZENDO UM CURSO PREPARATORIO PARA CTSP.TENHO 22 ANOS ESTOU ESTUDANDO MUITO PARA O CONCURSO,MAIS TENHO UMA DUVIDA POIS CADA PESSOA FALA UMA COISA.TENHO UMA TATUAGEM NA PANTURRILHA D UNS 30 CM .GOSTARIA DE SABER SE ISSO PODE ME ATRAPALHAR ?.
POR FAVOR ME RESPONDE?
DEBORA
DEBORANBS21@YAHOO.COM.BR

Anônimo disse...

Oi tenho mordida cruzada e estou em tratamento, reprovo no exame odontológico?

Anônimo disse...

ola! eu gostaria muito se eu posso anular o meu terceiro ano do ensino médio e como eu posso fazer isso... porque o meu 3º q cursei ano passado foi cancelado sem eu ter conhecimento disso...agora o que eu devo fazer para reverter essa situação humilhante que fizeram comigo...
aconteceu que fui matriculado de noivo no 3º ano, mas para ser um mero ouvinte, e só agora que me falaram que foi anulado o do ano passaso. Fiquei muito decepcionado. não sei o que fazer...
o que eu tenho que fazer???

celso gouveia disse...

Eu vou fazer a prova e vou estudar muito para passar, gracas a seus conselhos ja sei como devo fazer no dia das provas .Muito Obrigado até mais fica com deus

Mariane disse...

Boa tarde!
Gostei muito de seu Blog....não aguento mais esperar pra sair esse edital PMMG.....falando nisso, voc~e não faz idéia de quando vai sair?

Abraços!

Anônimo disse...

boa tarde...
gostaria de saber qual o peso e altura para mulheres
e idade?

Anônimo disse...

Boa Tarde,
Anômino do dia 12 de dezembro de 2011 12:33 o peso eu não sei te falar também tenho curiosidade em saber, já a idade é entre 18 e 30 anos e a altura e 1,60cm que consta no edital. Mas tenho duvida na questão da altura se é realmente essa, pois conheço 2 Policiais Femininas que possuem altura inferior a 1,60cm e estão na PMMG.

Anônimo disse...

olá, se deus quiser um dia tambem serei policial militar, pois estou estudando firme em casa,e a espera do edital.
hoje trabalho de servente de pedreiro e não quero ralar pro resto da minha vida! valeu.

Anônimo disse...

boa noite..me diz uma coisa...eu passei 2 vezes na pmmg,porém nas duas vezes fiquei no teste oftalmológico.fiquei no teste de ishirara,sou daltonico + isso nunca me empediu de fazer nada muito menos nunca me prejudicou na profissao que eu tenho,sou eletricista e presto serviço tercerizado na residencia oficial da presidenta dilma aqui em brasilia,..bom, o daltonismo juridicamente nao é considerado uma deficiencia nem uma anomalia,já que nao consta nada a respeito no código civil nem mesmo na constituíçao(lei máxima de um país) ,para o daltonismo nao existe cura é hereditário,entao eu queria saber porq a pmmg discrimina e simplesmente descarta os candidatos uma vez que isso juridicamente é totalmente incorreto e incoerente?...obrigado.

.. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

gostaria de uma posição sua referente a questão do daltonismo exposta na ultima pergunta.

Kelly disse...

Boa Noite
Tenho 22 anos e estou terminando o ensino medio este ano,gostaria muito de fazer o concurso da PMMG. So que tenho varias duvidas primeiro se posso fazer o concurso assim que eu formar (no final do ano) ou se posso ja realizar o concurso antes de terminar o ensino medio.
Pois fiquei sabendo que em 2014 tera que ter o ensino superior para fazer o concurso..
Obrigado Kelly

Anônimo disse...

Bom dia a todos!

Gostaria de dicas para passar no ctsp(principalmente nos 2.400 onde tenho maior dificuldade),meu marido é militar e as dificuldades da carreira que foram apresentadas são reais, porém a paixão pelo serviço também.

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Bom Dia a todos tenho uma duvida prova para a pm e ate os 30 anos mais se a pessoa que fizer a prova e estiver com 29 anos ai pode fazer os exames com 30.

Anônimo disse...

ola,gostaria de saber se esse ano vai sair o edital e se vai ser ensino superior?
é dificil saber cada um fala uma coisa!
gostaria de saber o certo!
obrigada.

Anônimo disse...

quero sabe ser posso ingressar na carreira militar pois tenho asma e faço o uso de medicamentos para o controle

Anônimo disse...

Ò IMPORTANTE É ESTUDAR MUITO , SÓ ISSO !!!

Anônimo disse...

VOCE PASSOU DE PRIMEIRA JOSE RICARDO ?

Anônimo disse...

eu nao sou formado na pm , vou prestar concurso pela primeira vez , será para cfo ou ctsp ?

thales laet disse...

muito boas as dicas José Ricardo tenho muita vontade seguir a carreira militar mais nunca entendi,o exame medico é o candidato que arca ou faz parte do concurço e o estado é quem arca con os exames?digo isto para o primeiro exame medico não os do recurço.dede já acradeço e parábens pelo site.

Anônimo disse...

Patricia ( LAVRAS )

TEM PREVISAO PARA SAIR O EDITAL 2012?

Danielle Fonseca disse...

OLá Sargento,tenho 25 anos sou do sexo feminino começo esta semana me preparar com cursinho para o proximo edital a PMMG.Queria saber se a prova de corrida para mulheres é mtu difcil e se existe a diferença de tempo para os sexos.Aguado contato!

Anônimo disse...

Eu quero fazer o concurso da pmmg ,mas estou com uma restriçao em meu
CPF, gostaria de saber se eu tenho que regularizar a minha situação antes fazer a inscrição,
ou poderei regularizar durante a realização dos outros exames de processo seletivo,se caso eu
for aprovado na prova. ALGUEM PODE ME AJUDAR

welikris silva disse...

Eu quero fazer o concurso da pmmg ,mas estou com uma restriçao em meu
CPF, gostaria de saber se eu tenho que regularizar a minha situação antes fazer a inscrição,
ou poderei regularizar durante a realização dos outros exames de processo seletivo,se caso eu
for aprovado na prova.

Rony Lima disse...

Tenho pra tudo pra ser um bom policial sou inteligente(ja passei em outros concursos)tenho porte atletico adoro atividades fisicas sou calmo e adoro diciplina tenho uma saude muito boa todos medicos falam , o que me impede e esse exame odontologico que e muito rigido nao concordo com esse exame ele impede que muitas pessoas como eu cheias de potencial e disposto a honrrar a corporaçao tenham uma chance . E mais facil pra entrar na policia federal do que na policia militar .

Anônimo disse...

Olá amigo,
depois de ler seu comentário decidi fazer o concurso CFO
muito bom seu comentário!!!
Gostaria de saber quanto tempo vc estudo para passar no cfo...
Como sou inspetor penitenciário, já tenho uma noçao de portugues, direitos humanos em matemática...
abraçao vlw...

Anônimo disse...

oi, meu nome é Henrique, acabei de me forma no ensino medio, vou presta o concurso da pm mg 2012, mas não tenho condições pra arca com cursinho,,, estava pensando em reunir a materia que esta no edital pela internet e estuda sera que pode da serto? se puder me mandar algumas dicas sei la a onde tem uma apostila oficial em fim........
A não deixando de afirma, adorei o site muito bom!!!!!!!

rikmg@hotmail.com

Anônimo disse...

Ólá companheiro sou Sd Pm do Pará, gostaria de saber com quantos anos vc passou para Sd Pm, 3ºSGT Pm e depois CFO Pm, pois fiquei curioso. Claro que eu tenho a mesma visão que vc e quero passar por todas essas etapas que vc UM GRANDE ABRAÇO ALTANEIRA POLICIA MILITAR . . .

Anônimo disse...

Tenho um boletim de ocorrência no meu nome, consigo ingressar na Gloriosa?

Pirulito disse...

Vou fazer CFsd em 2013, será que eu consigo passar para Uberlândia 9ªRPM acertando acima de 28-30 questoes ?
abs.

uashington brian disse...

Ótima postagem, estou muito animado para fazer o concurso da PM MG 2013, estou estudando muito.
Larguei meu emprego só pra estudar!
Estou a algum tempo procurando alguém que já se ingressou na PM pra me dar umas dicas, graças a Deus que encontrei seu post.
Caso você possa me ajudar, gostaria de ter informações sobre o exame de Acuidade Visual, estou com medo de quando chegar lá não consiga passar nesse exame, pois tenho grau -1,0E , -1,25D; Sabe me dizer se eles são rigorosos em relação a esse exame?

charles disse...

Amigo... que o Senhor Deus te abençoe por dividir conosco tudo isso, espero que, nesse concurso próximo do ctsp 2013, eu possa postar aqui, não como civil, mas como um militar tbm. E quem sabe um dia, nós encontrar em algum evento da vida. parabéns !!!

Anônimo disse...

Tirei. 135 pts na prova obejetiva do concurso 2013 so q a nota de corte e 140 sera que com anota de redacao tenho chance de passar.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE COM 135PTS NA PROVA OBJETIVA ELES CORRIGIRAM MINHA REDAÇÃO JÁ QUE ANOTA DE SORTE FOI 140PTS?

Anônimo disse...

olá, parabens pelas informaçoes postadas, sao muito utéis. Me chamo Luciene Gomes, fiz a prova da PMMG e passei. Na prova objetiva tirei 155 pts( a nota maxima seria 200). a nota de corte era 140. na redaçao tirei 90 pts ( valendo 100 pts). Gostaria que me tirasse uma duvida, qual é o peso da redação na classificação? a nota da redação é somada à prova objetiva, ou é acrescentada após o ultimo teste que é o exame psicologico? O edital ta meio confuso, nao consegui decifrar isso. Ficarei muito grata se puder me ajudar. No mais obrigada e parabens mais uma vez.

Anônimo disse...

A nota da redação é somente para desempate, caso você termine todas as etapas

Andreia Morais disse...

Curso para concurso da PMMG - CFO - com 67% de desconto!

Curso preparatório para concurso do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais - CFO - PMMG. O material do curso conta com 194 videoaulas e apostilas em PDF, tudo com 67% de desconto, de R$ 389,88 por R$ 129,90.

https://www.educacaocoletiva.com.br/oferta/17314/material-e-apostilas-concurso-da-pm-mg-policia-militar-de-minas-gerais-cfo-curso-de-formacao-de-oficiais-curso-online/afiliate/115

Anônimo disse...

SUAS DICAS FORAM EXCELENTES. ESTOU NA LISTA DE EXCEDENTES DO CORPO DE BOMBEIROS, ESTOU COM MTA ESPERANÇA DE SER CONVOCADA... TOMARA Q DE TDO CERTO. OBG PELAS DICAS, SEMPRE Q TENHO ALGUMA DUVIDA RECORRO AO SEU BLOG. ÓTIMAS DICAS PRO TAF.. VALEU MSM

Anônimo disse...

Boa noite .. Por favor..
Gostaria de saber se por acaso eu passe na prova CTSP ..ja estiver na escolinha preparatória eu posso prestar CFO?

Anônimo disse...

Para ser policial tenho que ter curso superior antes de prestar concurso?

Anônimo disse...

olá boa tarde, queria saber se é preciso estar aprovado no TPB, para ser promovido a cabo na nova lei?

Anônimo disse...

Obrigado por suas palavras,foi de grande êxito.Já que almejo tanto ingressar na Polícia Militar de Minas Gerais,vou me dedicar intensifica mente de corpo e alma e com a graça do senhor Deus alcançar esse sonho para minha vida.

MAX disse...

Apesar de ser antiga essa postagem, o texto e as informações que ela oferecem são muito úteis.
Parabéns ao Sargento Ricardo.
Forte Abraço, e que Deus ilumine sua trajetória.

Jhonny Fun disse...

Gostaria de saber se 80,00 na prova objetiva passa, acho que são 60%. vale 100 a objetiva e 100 a dissertativa?? Ótimo Site, Parabéns. Poderia me ajudar a solucionar essa minha dúvida?? Obrigado

Paulo Max disse...

Gostei muito da postagem, sou do Maranhão e estou prestando seletivo pro CFO, e passei na primeira etapa dentro do quadro de vagas (que julgo ser mais importante) e agora estou trinando pesado para o TAF que vai ser no final de Março de 2016.
Apesar de aqui ser diferente, o processo seletivo e o TAF, ajudou bastante, mas estava esperando um comentário sobre o curso em si, quando se está dentro...quais as dificuldades? que tipo de coisa se vê durante o curso? qual ano é mais difícil e puxado?
Pois sou Civil e nunca passei por um treinamento militar e tenho receio de não ter vocação pra isso rsrsrsrsrsrsrsrs....

Anônimo disse...

Também passei pelo mesmo percalço, infelizmente, só que descobri que existe uma lente que proporciona mais clareza na cor que você teoricamente troca. Vou ver se consigo passar nesse teste maldito. Fica a dica!

Anônimo disse...

Muito boa a postagem. Gostaria de dizer aos candidatos que não tem segredo,é estudar, estudar e estudar! Esse intenso ciclo de conhecimentos é o que irá te proporcionar a aprovação. Você tem 4h pra estudar todos os dias? Ótimo, estude! Têm apenas 2h, 1h ? Estude e aprenda o máximo que puder no tempo que você tiver. Eu estudava até dentro do carro no trânsito! Não existem empecílhos, existem desculpas!
Quanto ao TAF/TCF, comecem a treinar desde do dia que começarem a estudar, treinar para fechar o teste, e não para fazer o mínimo!
E tenha certeza do que você quer antes de começar a estudar, procure saber como é o militarismo, o código de ética da PM, não faça apenas pensando no emprego. O militarismo, você ama, ou odeia...
Boa sorte a todos em suas jornadas, e se você quer realmente, você pode, pois limites, geralmente são apenas uma ilusão!
Grande abraço, força e honra!

Anônimo disse...

Esse será meu último relato. Fui reprovado no exame psicotécnico da PMMG no teste PMK. Segundo o teste, eu tenho descontrole emocional. Fui aprovado em todas as etapas anteriores ao exame psicotécnico. Entrei com recuso, também contratei um psicólogo para elaborar minha defesa. Me cobrou R$ 600,00. Recurso foi negado. Eu sou de Brasília. Gastei aproximadamente 6 mil reais nas etapas anteriores. Fiquei 3 semanas em Patos de Minas, região pela qual fiz o concurso, realizando exames médicos. Minha eliminação do concurso pelo exame psicotécnico abalou muito minha vida. Estou inconformado. Era minha última chance, já tenho 29 anos. Entrei com recurso judicial. Também foi negado. Fui policial militar temporário no Estado de Goiás de forma exemplar. Nunca tive alteração. Era meu sonho ingressar na PMMG. Me esforcei muito para isso. Esse sonho está acabado, assim como minha vida. Estou desempregado. Nesse momento, estou no meu quarto com uma PT .380 municiada, alimentada e carregada apontada para minha cabeça. Não tenho mais nada a perder. Quero pedir desculpas a minha família mas não tive escolhas. Tirar a minha vida foi a única forma de acabar com esse sofrimento. Que Deus me perdoe.

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo