Modelo de relatório de recompensa

sábado, 10 de outubro de 2009

Atendendo aos muitos pedidos que nos são feitos, disponibilizamos para download um modelo de relatório de recompensa no formato/extensão .doc (Word). Clique no link para baixar:
Na Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG -, a concessão de recompensas é disciplinada pelo Decreto nº 42.843/02 e pela Instrução de Recursos Humanos nº 232/02. De acordo com os documentos normativos, a concessão de recompensas deve observar os princípios da proporcionalidade, individualidade, oportunidade, merecimento e justiça.

O que mais se leva em conta na hora de conceder uma recompensa são o tirocínio, a iniciativa, a proatividade e o efetivo empenho dos militares. Não se deve agraciar o militar porque ele apenas cumpriu a missão que lhe era atribuída. Deve-se premiar, reconhecer e recompensar somente os militares que realmente forem merecedores, que se destacaram.

Dessa forma, no relatório de recompensa, é necessário valorizar a ocorrência, registrando o tirocínio e o empenho dos policiais. O mais importante não é quem foi preso ou o que foi apreendido (quantidade), e sim a atuação destacada, a ação consciente e voluntária, o risco à vida, a transcendência da ação em audácia e coragem, a inteligência e perspicácia relacionadas ao planejamento e à ação, a inexistência de qualquer conduta negativa ou ilícita, além da repercussão positiva, no âmbito da comunidade, da ação praticada.

A Instrução de Recursos Humanos nº 232/02 nos dá alguns exemplos referenciais de atuações merecedoras de recompensas:

Ato de bravura

"O Cb Galdino está de serviço no PPC da Av. Waldomiro Lobo realizando o patrulhamento juntamente com o Sd Duran. De repente, chega a sua frente uma mulher aos prantos solicitando aos militares que se desloquem até a sua casa, pois ocorreu uma explosão no botijão de gás e a casa está pegando fogo. Durante o deslocamento, a mulher afirma que sua filha de 5 anos está dentro da casa, possivelmente no quarto. Os militares acionam o Corpo de Bombeiros, contudo o fogo alastra-se rapidamente e ouve-se o grito da menina no interior da casa. Imediatamente o Cb Galdino solicita ao Sd Duran que molhe suas vestes e adentra a casa na intenção de salvar a vida da criança. Após alguns instantes, o Cb Galdino sai da casa com a criança no colo sã e salva."

"O 3° Sgt Tadeu está em trajes civis no interior de um supermercado pagando suas compras. De repente, surgem dois meliantes anunciando um assalto. O graduado percebe que apenas um dos assaltantes está armado. Enquanto um dos assaltantes está pegando o dinheiro nos dois caixas existentes, o outro, armado, ordena as pessoas que vão para o fundo do supermercado. O meliante armado desfere um tiro na cabeça de um homem que demorava a atender suas ordens, deixando bem claro a todos os presentes que, se não cumprissem o que ordenava, atiraria em quem fosse. O graduado se coloca na situação de ser um dos últimos a se deslocar para os fundos e, quando estava próximo do meliante, usando as técnicas de abordagem contra arma de fogo, desarma e domina um dos meliantes, mantendo o outro parado sob a mira do revólver. Ao final, os dois meliantes são presos e autuados em flagrante."


Elogio Individual

"Durante o turno de serviço, o CICOp divulga na rede que foi furtado um opala diplomata no bairro Santa Inês. A Guarnição comandada pelo Sgt Tavares, sabendo que a estrada antiga de acesso a Sabará é um local de 'desova' de veículos furtados, desloca-se para as proximidades, quando localiza o veículo furtado sendo abandonado por duas pessoas. Utilizando-se da forma correta e segura de abordagem, os componentes da Guarnição abordam e prendem os marginais, recuperando o veículo."

"Durante o turno de serviço, a Guarnição do Cb Ari é acionada para atender a uma ocorrência de estupro. Chegando ao local, a vítima descreve as características do meliante, e a Guarnição inicia a busca de informações junto a um conglomerado urbano, localizado próximo ao local do fato. Após insistentes buscas e diversas abordagens a pessoas suspeitas, chega-se a uma residência, onde há indícios de que o agente do estupro está homiziado. Considerando a periculosidade e as características do local de homizio, a Guarnição do Cb Pedro é acionada para auxiliar na abordagem. Utilizando-se da forma correta de abordagem em local de homizio, o meliante é preso e autuado em flagrante na Seccional Sul."

"Durante supervisão técnica da Diretoria de Recursos Humanos, observa-se que a P/1 está bem estruturada, vem atuando de forma positiva, emitindo pareceres bem elaborados, com publicações em dia, etc. Algumas falhas são verificadas, porém nada de relevante e todas passíveis de correção. Dentre os integrantes da P/1, verifica-se que o operador do SIRH vem prestando excelentes serviços, sendo que não houve nenhuma observação negativa com relação a sua função, bem como seu nome foi relacionado como destaque positivo no relatório da supervisão."


Nota Meritória

"Durante o patrulhamento próximo uma conhecida 'boca de fumo', integrantes da Guarnição comandada pelo Sgt Jorge realizam a abordagem de um suspeito que, além de portar vários papelotes de maconha, estava com uma arma escondida no tornozelo. Os militares realizam a prisão do meliante, que não esboça qualquer reação."

"Durante a ausência do Sgt Carlos, o Cb Alfredo é designado para comandar a Guarnição, trabalhando bem, demonstrando controle, atitude, postura e produzindo boas ocorrências. Apesar de não haver ocorrências de maior destaque, observa-se que, naquele período, o serviço foi bem executado, tendo a Guarnição atuado de forma eficiente e harmônica."

"O Cap Bosco, recém-transferido para o BPE, assume a P/4 da Unidade e em poucos meses se intera de toda a legislação, rotinas e procedimentos que envolvem a função. Logo nos primeiros meses produz boas mudanças na administração logística da Unidade, motivando todos os membros de sua equipe."

Referências:



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

1 comentário(s):

Unknown disse...

Boa noite, vc poderia postar modelos de documento de pedido de elogio indicidual referente a o orrencias....bem como pedido de laurea. Obrigado

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo