Por que a polícia bate e espanca qualquer cidadão?

sábado, 19 de dezembro de 2009

Abaixo, postei o teor de um e-mail que recebi através do formulário de contato. Sugiro que todos leiam e façam uma reflexão. Se quiserem, podem usar o campo de comentários no final da postagem para opinar sobre o assunto.

Senhor José Ricardo Supérbi Monteiro,

Eis que descobri o seu blog nas minhas andanças pela Internet. Resolvi então fazer alguns comentários, principalmente baseado na sensibilidade que a sua pessoa demonstra ter através da sua página. Já tenho quase setenta anos e durante toda a minha vida me questiono sobre um comportamento policial que me mantém com verdadeiro pavor de polícia: Por que a polícia bate e espanca qualquer cidadão?

Veja, graças à Deus sou uma pessoa que nunca em minha vida tive qualquer envolvimento com policiais, mas já presenciei cenas que me tiram o sono. Por acaso a polícia tem procuração do Estado para tal?

Não tenho ligação com nenhum órgão ligado à Direitos Humanos, que por sinal os considero verdadeiros hipócritas, mas, sinceramente, eu não me conformo com essa postura policial em, por qualquer motivo, agredir fisicamente qualquer cidadão, seja lá por que for. A polícia não tem esse direito, afinal, nós os cidadãos de bem é que lhes damos emprego, que, quando aceitos, os fazem conscientes da realidade que os esperam.


Sei que vou morrer e não vou ter o privilégio de ouvir que essa maldita cultura terminou, mas, confesso, tremo de medo quando vejo um policial vir em minha direção, porque logo imagino: Será que vou ser a próxima vítima?

O assunto é extremamente polêmico, eu sei, e se eu fosse escrever tudo que penso sobre o assunto, talvez mil páginas seriam pouco. Não me queira mal, estou sendo tão somente sincero e gostaria de terminar com meu principal e pessoal pensamento sobre polícia no Brasil, que infelizmente jamais será aceito.

O NOSSO PAÍS SÓ TERA PAZ POLICIAL QUANDO ESTA FOR ÚNICA!

O CONFLITO ENTRE AS VÁRIAS POLÍCIAS SÓ PREJUDICA O CIDADÃO!

O EXCESSO DE VAIDADE ENTRANHADO NA MENTE DAS VÁRIAS POLÍCIAS É EXTREMAMENTE NOCIVO.

Um abraço, M.J.S



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

121 comentário(s):

Anônimo disse...

Sobre a questão levantada, o tão repugnante "hábito de agredir", acho que vai além do excesso de vaidade. A falta de profissionalismo que impera nas Instituições prestadoras de serviço público no nosso país é preocupante, e quem acaba pagando essa conta que de longe seria do cidadão, é o próprio...

José Ricardo disse...

Antes de comentar, é importante que eu me identifique. Sou o José Ricardo, criador deste blog.

Bom, violência policial arbitrária é um tema polêmico, realmente. Eu ou qualquer um estaria sendo hipócrita em afirmar que ela não existe. Então, é importante debater o que pode fomentar a violência arbitrária e o abuso de autoridade no meio policial. Entre tantos fatores e razões, cito dois prováveis:

1. Cultura e Formação
A atual polícia e, consequentemente, a formação policial, são resultados de décadas de Ditadura Militar. Foram anos de chumbo, em que a polícia era usada contra o povo oprimido, contra qualquer manifestação em prol da democracia e do fim do regime. Muitas mobilizações foram reprimidas com cacetetes e porrada. As pessoas não podiam se queixar, senão eram taxadas pelo SNI de subversivas e comunista, conforme relatado no livro "Ministério do Silêncio". Houve torturas e mortes praticadas pelo regime, algumas confirmadas somente anos depois. Os militares e policiais eram autoridades máximas. Certa vez, um general chegou a dizer: "Eu prendo e arrebento!" Infelizmente, a atual polícia é fruto dessa cultura de arbitrariedades. Mudar a cultura é muito difícil...

2. Metas, Cotas e Resultados
Será que não é temerária a política de metas, cotas e resultados na atividade policial?

A polícia deve trabalhar dentro da legalidade, em conformidade com os princípios e regras jurídicas. É preciso tomar cuidado para, sob o pretexto de uma "prevenção ativa", tratar o cidadão de bem como criminoso ou suspeito, fazendo de tudo, inclusive arbitrariedades, para atingir metas de apreensão de armas e drogas ou cotas de operações e pessoas abordadas.

É preciso tomar cuidado com as denúncias anônimas, as quais, segundo jurisprudência, devem ser verificadas por meio de ações discretas, ou seja, pelo serviço de inteligência.

Cuidado com a invasão de domicílio, cujas denúncias contra os policiais normalmente vêm seguidas de "tortura". Nenhum prêmio pecuniário ou folga tem valor maior do que a liberdade.

Também merece reflexão as cotas de operações e abordagens. O que se denomina de "prevenção ativa" não pode se transformar em ditadura e repressão. Via de regra, os atos policiais ativos, como abordagens, necessitam de um motivo (situação de fato) para serem praticados. Ou seja, não podem ser indiscriminados, "todo mundo". É preciso separar o joio do trigo, na medida do possível, o cidadão de bem do cidadão infrator. O art. 244 do CPP fala em "fundada suspeita".

A sociedade quer patrulhamento preventivo e repressão qualificada, e não indiscriminada. Como venho sempre falando neste blog, não existe repressão qualificada sem informação, sem um serviço de inteligência bem estruturado. Nenhum sábio governante prescindiu de um bom serviço de inteligência, que coletasse as informações, as analisse e as transformassem em informações estratégicas capazes de subsidiar decisões.

Quem está na ponta da linha do serviço policial também precisa de informações para cumprir a missão com eficiência e tomar decisões adequadas e legais. Urge que toda unidade e departamento policial tenha um serviço de inteligência bem estruturado voltado à coleta, análise e disseminação de informações táticas e operacionais, a fim de que aqueles que estão na ponta da linha não atuem como uma "cabra-cega", misturando o joio com o trigo.

Anônimo disse...

Vou falar por mim, sou polical a 11 anos na pmmg e como recruta fui muito pelo ímpeto dos mais antigos, contudo agora penso e reflito mais sobre minhas ações, mas de um modo geral o policial age assim por saber q a ofensa dita ou o não acatamento de uma ordem legal ao cidadão, mesmo que de "BEM", causa um sentimento de afronta ao ESTADO e a pessoa humana, então o pm pensa, desacato, desobediencia ou outro crime de menor potencial ofensivo vai acabar em cesta básica, então vou encher a mão na "lata" desse folgado. Desta forma estamos erroneamente buscando o resgate do respeito e da moral, mas isso só se concretizará quando as pessoas tiverem a certeza que serão punidas, pois é esta sensação de impunidade que alimenta o paizano "folgado". Um exemplo claro é a tal da lei seca, que nunca esteve tão molhado como antes. Bem como disse falo por mim é o que penso. Abraço a todos.

GCM Guilherme disse...

A vida de um policial neste país é muito dificil, quando se expressão fazem com bastante fervor, tem que lidar com os seus problemas e com os problemas dos outros.

Sem falar na educação neste país, lembro que um dia, quando criança, apanhei uma bituca de cigarro do chão e quando meu pai viu, levei um baita tapa na boca que nunca mais, até hoje, nem penso em colocar as mãos em cigarros, hoje vemos crianças bandonadas fumando maconha como se fosse algo normal.

Entendo que o problema é muito complexo, começa no "ninho".
Hoje um policial tem muitas dificuldades para atuar, as leis tem várias interpretações, muitos policias são questionados ao apresentar uma ocorrência, as vezes saem como réu de um forum quando eram só para serem testemunhas, muitos policiais abandonam a profissão por animosidade, desanimo.

Muitos não conseguem separar o trabalho da vida pessoal, etc.

Mas acredito que um dia, nossos policiais venham ser reconhecidos, mas tremos que mudar muito a cultura brasileira.

Um grande abraços a todos os policiais brasileiros, são verdadeiros heróis.

SOLDADO PM disse...

Caro leitor,é costume por aqui no Brasil quando acontece uma passeata por exemplo,se recriminar a polícia brasileira como violenta.Analisando friamente, podemos concluir que, em qualquer lugar do mundo, a ação é parecida.Se os manifestantes optam por desrespeitar a lei, manifestar-se de modo violento e atacar os policiais, a reação é similar. Em qualquer lugar do mundo, seja EUA, Canadá, Inglaterra ou Brasil. O curioso é que, em se ocorrendo o similar no Brasil, ocorre uma grita geral, pois parte de nossa elite pensante julga não de acordo com a lei, mas de acordo com o princípio do oprimido contra o opressor, do pobre contra o rico, como se o policial não fosse uma classe mal paga. Quem foi no ponto sobre a questão foi outro cineasta, Píer Paolo Pasolini, que nas manifestações de 68 disse, numa opinião contrária ao senso comum da época, algo como que quem era a classe trabalhadora eram os policiais, e não os estudantes, que eram os burgueses. Que é uma verdade cristalina, que somente uma elite politicamente correta disfarça em ver.

Anônimo disse...

que texto sem graça........esse senhor que escreveu apenas gosta de escrever....qualquer assunto ele conseguiria falar. observa-se no texto que não há profundidade de informação ou de experiência sobre o assunto.

washington disse...

Meu ponto de vista sobre: Por que a polícia bate e espanca qualquer cidadão?


... sou uma pessoa que nunca em minha vida tive qualquer envolvimento com policiais, mas já presenciei cenas que me tiram o sono. Por acaso a polícia tem procuração do Estado para tal?...

“Pergunto-te os políticos tem procuração para roubar? com o pouco estudo que tenho te respondo com discernimento que nem todos roubam”

...eu não me conformo com essa postura policial...
Com todo respeito faço lhe outra pergunta, com seus quase setenta anos o que o senhor fez para mudar tal postura?

...afinal, nós os cidadãos de bem é que lhes damos emprego...
Dão-nos o emprego ao qual nos colocamos nossas vidas, quanto vale uma vida para o senhor?

...Sei que vou morrer e não vou ter o privilégio de ouvir que essa maldita cultura terminou, mas, confesso, tremo de medo quando vejo um policial...
Meu caro sou jovem e acredito-me que vou morrer e não terei o privilegio de ver um governo sem corrupção, um padre que não abuse de garotos, um medico que não cometa um erro, uma mãe que não abandone seu filho; sendo um cidadão não vou deixar de votar pôquer um político rouba, não terei medo do padre ou pastor da minha igreja porque um ou outro teve desvio de conduta, não vou julgar todos os médicos porque um errou e por fim não vou tremer de medo quando uma mãe se aproximar de mim, pois acredite, no emprego que o senhor diz que nos da presenciamos coisas que não só nos tiram o sono como também nos tira no dia a dia um pouco de nossas vidas.

Acredito que julgar seja fácil para aqueles que não refletem sobre sim mesmo.

Anônimo disse...

Bom dia a todos. Realmente o tema é polêmico. Esse senhor que fez tal comentário merece meu total respeito, primeiro por ser cidadão brasileiro e outro devido " aos seus cabelos brancos " que acredito que tenha devido a idade. Bom, meu senhor fico aqui imaginando o temor que o senh0r tem pela polícia, deve ter passado algo TERRIVEL. O senhor já pensou nos BONS atendimentos que se fosse enumera-los demoraria muito. Já pensou? Ou será que nós só sabemos espancar , torturar e matar? Acredito que não! Porque somente as polícias são massacradas pelo povo, mídia e etc? Pense nisso! Não quero aqui defender as polícias, nada disso, so peço ao senhor que reflita. Essa violência vai continuar, pois, por mais que seja duramente falada, criticada e extirpada do seio das corporações policiais, quem as integra são seres humanos e assim sendo cada um com seu carater. So vai acabar com esse mal, qdo colocarem robos nas ruas...E mais, por favor me aponte uma profissão em que seus integrantes sejam TOTALMENTE justo em suas ações. Só uma, ´fico satisfeito.

Sub Ten PMMG Marcos

Anônimo disse...

Este assunto é de fato muito polêmico.Sou policial a 3 anos e é muito ruim ter que conformar com esses tipos de comentários,muitas vidas de companheiros foram ceifadas no pleno e estrito cumprimento de nossas funções.Temos exemplos esta semana mesmo! Qual foi a base utilizada para este cidadão generalizar dessa forma a atuação policial?Ressalto que a agressão sofrido por nós, cometidos por politicos corruptos dói menos,em relação a dar emprego,o mesmo imposto que o Sr paga ,eu e meus familiares também pagam,engraçado,não observei nem um elogio por parte do cidadão,será que somos inúteis? meu maior orgulho é pôr minha farda da PMMG e ir combater o crime,tirar drogas e armas de circulação tentar levantar locais que fincionam como BOCA DE FUMO pois sei que o tráfico alimenta a criminalidade em nosso país.Vale lembrar que com base no comentário daquele cidadão ele nunca deve ter pego o telefone e feito uma denúncia anônima a qual pudesse contribuir com o bem estar social,esquecendo que a segurança pública é dever do estado direito e responsabilidade de todos!!!!!!!

Anônimo disse...

Quando leio um comentário como o postado, me pergunto quais ações policiais esse Srº presenciou para falar com tamanha certeza de que os policiais usam de violência para com todos os cidadãos, mesmo porque no mesmo post ele diz que nunca se envolveu com policiais, então é de se verificar que ele nunca foi abordado.
É muito fácil para o cidadão assitir a telejornais e pegar atos isolados de violência policial e acreditar que isto é uma cultura, não estou aqui dizendo que eles não ocorram, mas apenas defendendo uma grande maioria de policiais que pensam e agem diferente, com cortezia e educação ao cidadão merecedor deste tratamento. Outro fato que devemos verificar e a postura do cidadão para com o policial e a autoridade constituída, com o advento da constituição cidadã, parece-me que o cidadão acredita piamente que tem o direito de fazer o que bem quer e não ser incomodado por ninguém, e quando o policial em ato de ofício interrompe oato do "cidadão", este age de forma desrespeitosa e muitas vezes agressiva, fazendo com que o policial precese empregar a força necessária para acabar com o ato ilegal desde, para aquele que precencia de fora toda esta ação acredita que o policial esta agindo de forma violenta. Excluindo aquelas ações ilegais por parte de policiais realmente violentos, e diga-se de passagem que hoje são cada vez menos, o policial normalmente não age ele reage a uma situação e sua reação e proporcional a ação, todos tem o direito de se defender e o policial antes de tudo também é um cidadão, nunca devemos visualizar o policial como um ser sem uma vida, como qualque outra pessoa, ser policial é uma profissão onde o ser humano e testado o tempo todo, e muitas vezes não volta para casa no final do serviço.
Tenhamos cautela ao vermos uma notícia sobre os atos policias, não julguemos, pois essas notíciais normalmente não vislumbram todos os lados dos fatos ocorridos.
Um grande abraço a todos os seres humanos que abraçaram esta profissão tão difícil e mal compreendida justamente por aqueles que juramos defender.
ass: SGT PMDF

Alexandre de Oliveira disse...

Toda regra tem sua exceção.
Não é o instituto POLÍCIA que comete maus atos e sim, pessoas dentro das fardas que se deixam corromper, e com o sentimento de poder as mãos se perdem no seu veudadeiro EU.
Acredito que isto aconteça muita das vezes por falta de preparo (instrução incanssável de banquinho, sobre Direitos Humanos e convívio em sociedade) e o mais importante, uma remuneração justa para valorizar o seu EGO e pensar cinco vezes antes de cometer um ato falho contra qualquer indivíduo.

Grande abraço a todos, inclusive aos maus policiais.

João disse...

Bom dia,toda ação tem uma reação,ou uma igual,mas não justifica uma ação mal sucudida,mas a sociedade,tenta a todo estante descualificar a ação policial,que no meu ver,é a única instituição que na pratica faz segúrança púbica,e é pouca valorizada pela sociedade.mas fico triste quando vejo um cidadão falando mal da ação policial,eu tenho certesa que toda açaõ policial isolada,sera invertigada e aplicada as sançoes,quero ver se este cidadão tem coragem de criticar as açõe dos bandidos,mas saber nesta hora chamar a policia,me sinto inergonhado com certas pessoas,se um dia nos viermos ater uma ssociedade mas aculturada os instituiçaõ de segurança vam ter nenos trabalho,porque esta violencia é fruto de uma ssociedade mal educada,mas quem leva aculpa é apolicia que só é lembrada quando tem confusão,se este cidadão não tem oque falar fique calado ou vai falar de bandido se é que ele tem coragem.sa açoes policiais são seria tenho certeza que nenhuma açaõ policial que tenha desvio de conduta é apurada pelas corporações.

Mendes disse...

Eu ate concordo em com algumas das rasões esta foto que aparece com o policial de arma no pescoço do CIDADÃO( ) ele esta com o dedo no gatilho e isso e inadimissivel a um profissional de segurança publica,mas en ele dizer que quando um policial vai ao seu encontro ele se sente ameaçado isso ai já e uma questão de trauma que ele tem sobre um policial.

Marcelino disse...

Caro companheiro lendo essa leitura fiquei um pouco sentido sei que em parte ele tem razão mas nem sempre é assim,infelizmente tem policiais que se aproveitam do momento e espancam sem controle o cidadão,mas temos que mostrar que somos ser-humano e estamos passivo de erros e em certo casos agimos pela emoção e não pela razão, mas este cidadão que escreveu isso pra esse blog tem que ver que na maioria das vezes o policial é agredido as vezes tanto fisicamente como verbalmente.
O policial é uma pessoa comum como qualquer um e eu queria saber se esse senhor que faz esse comentário nunca deu vontade de dar uma porrada em alguem quando ele foi desacatado ou se ele nunca se comoveu em ver um delinquente ou ouvir em que um marginal pegou uma criança a estuprou e matou essa criança vai ver que nele nunca deu vontade de dar unas boas porradas nele,infelizmente agente não sabe pois não está escrito na testa de ninguem "EU SOU UMA PESSOA DESCENTE"ou "EU SOU UM BANDIDO",sim e se em caso dele não se comover com esses caso de violencia com o cidadão descente pra mim ele não é um ser-humano pois mesmo sem ser com minha família eu confesso a todos que as vezes não choro por vergonha de me verem chorando.
Bom espero que ele leia esse e me responda.

Anônimo disse...

Bom dia a todos. Sou PM há 03 anos e sempre sonhei em ser um policial militar, porém meu pai desejava que eu fosse médico. Hoje ele se orgulha de mim. Sempre enxerguei além do que meus olhos podem ver.
A maioria das pessoas não gostam de policiais devido ao poder discricionário que o Estado lhes garante. Não percebem que o policial é um ser humano e corre risco 24 horas para servir e proteger a população sem o menor reconhecimento pelo seu trabalho. Vou citar um fato para reflexão:
"Certo dia uma senhora presenciou um PM o qual, para conter as agressões provenientes de um infrator, utilizou-se do uso da força necessário(o que muitos leigos confundem com violência). O PM havia acabado de prender o assaltante arriscando a própria vida e a senhora comenta: "Que absurdo! Coitado do rapaz! A polícia não tem o direito de agir assim...".
Alguns dias depois esta mesma senhora foi assaltada e indignada dizia aos PMs: "Mata esse vagabundo, batam nele, olha o que ele me fez..." Reflitam sobre isso e tirem suas próprias conclusões.

É lógico que, como em qualquer outra profissão, existem aqueles que não honram a farda, porém é necessário que as pessoas valorizem mais aqueles todos os dias tiram das ruas infratores que poderiam estar articulando um plano para tirar a sua vida ou cometer outras atrocidades contra você.
Outro fato que me causa profunda indignação é que quando um irmão de farda tem a sua vida ceifada, não há se quer demonstração de tristeza por parte da sociedade por ter perdido um guerreiro, um herói que por muitas vezes salvou a sua vida. Pelo contrário é apenas mais um número.

Pessoal pensem nisso: " A alegria do Policial é ver o sorriso de uma criança quando acena para ele, quando vê a viatura passar e pede para ligar a sirene, é a sensação de dever cumprido quando tira infratores das ruas, resumindo, é servir e proteger a sociedade independente da falta de reconhecimento e salário digno.
Digam o que quiser mas eu amo minha profissão!!!!!

Eduardo PMMG disse...

Amigos policiais, desqualificar o clamor desse cidadão é pensar muito pequeno. Ele, no auge dos seus 70 anos, já presenciou coisas e ouviu outras, que nem sonhamos.Histórias absurdas que devem ter ficado no subconsciente dele, o fazendo ter esse comportamento de repúdio e de medo constante do aparelho policial. Acrescento ainda, que a mídia tende, maliciamente, a difundir somente as más ações policiais, as frustradas e esquece, maldosamente, de enaltecer os bons e sérios trabalhos executados pelos valorosos policiais brasileiros. E isso tem um peso, um pre-julgamento em que se faz, uma generalização, que nem de longe corresponde com a verdade. De resto, quero dizer que vivemos numa sociedade permissiva com atos de desrespeito as leis, a liberdade das pessoas, do uso/consumo e até tráfico de drogas, mas extremamente preconceituosos com a atual da polícia, que é vista como inimiga do povo. Eu, digo de cadeira, que mister mais nobre que este não existe, de entregar, de doar, sua vida para quem nem mesmo te conhece e nem mesmo te respeito na sua individualidade. Mas sonho um dia ver a sociedade conhecendo a fundo o trabalho policial e reconhecendo nos profissionais, homens e mulheres valorosas que tanto se esforçam para manter o bem estar, sua integridade, sua liberdade, mesmo que leis, mídia,órgãos politiqueiros (Direitos Humanos,tentem em remar contra. De certo, senhor ancião, abra os olhos, meu avô partiu contra 98, ainda dá tempo de o senhor reconhecer que nessa "brincadeira" de mocinho e bandido, os policiais é que estão do lado certo e que deveriam ser reconhecidos como heróis nessa sociedade em que tem o DINHEIRO PARA INVESTIREM, O GUARDA DENTRO DE CUECAS, e não investe onde deveria. Fique com Deus!

Wanderson disse...

Eis que recebi a mensagem comentada pelo Senhor M.J.S e me sinto indignado visto que suas considerações são generalizadas, até é compreensível seu estado de pânico quando observada algumas ações não bem sucedidas de policiais, alguns excessos de vaidade,porém, é incompreensível seu sentimento único aos setenta anos de vida, ora nunca presenciou um gesto amigo de um policial? Ninguém na sua familia foi amparado um dia em um momento difícil por um policial? bem ainda não vivi setenta anos de vida, nem tremo de medo quando tenho que ir ao encontro de um marginal ( cidadão infrator DIREITOS HUMANOS ), a um aglomerado na qual a geógrafia é totalmente a favor do infrator nos porporcionando a sensação de sermos alvos visíveis e faceis de sermos abatidos, mas ainda assim, temos o sentimento de reestabelecer sua dignidade, que forá destruída, ou como o senhor M.J.S com a vasta experiencia de seus setenta anos imagina o sentimento de um pai de família quem tem sua cabeça, rosto ferido por coronhodas de révolver? Enfim, outros atos a margem da lei que são práticados na atual conjutura de nossa sociedade, entretanto, sei que também escreveria mil páginas que demontrasse o dia a dia de um policial, comprometido com a ética e a moralidade, com o comnpromisso do cumprimento do dever e dificilmente grande parte de nossa sociedade saberia aspirar nosso desejo de paz, haja vista que não é a Polícia que proporciona a desordem, não somos nós afetos a truculência, muito pelo contrário não carregamos e nem tão pouco recebemos merchandagens para falarmos bem dos DIREITOS HUMANOS, entretanto, nossas ações são baziladas nos Direitos Humanos, a única bandeirada defendida por nós é DA PAZ SOCIAL. Anexei aqui alguns arquivos que falam em uma linguagem real e como Vossa Senhoria encerra seu texto eu também assim o faço eu só estou sendo SINCERO.

Anônimo disse...

Meu caro nobre escritor de 70 anos,acredito que a Vossa Senhoria está totalmente equivocada no seu relato. Sou policial a 11 anos, sempre procurei agir dentro dos preceitos legais, contudo, o cidadão não está acostumado a ser tratado com educação. Quando um policial aborda alguém de forma educada, a pessoa quase que sempre desobedece a ordem que a princípio é legal fazendo muitos questionamentos. O trabalho da polícia infelizmente doa a quem doer é de fundamental para manutenção da ordem pública. Basta a polícia paralisar as suas atividades por um dia e que o Sr entenderá o nosso valor. A culpa do país esta assim é de todos nós que não soubemos votar e nem conhecemos pessoas honestas.Desafio todos hipócritas se eles têm coragem de deixar filhos e esposa em casa e subirem um aglomerado para trocar tiros com bandidos. Num dia de visita a uma fazela deparei com um veículo com duas mulheres da classe alta aguardando o material para consumirem. Campanhas e mais campanhas surgem para o combate as drogas, só que os encabeçam a marcha delas, nos bastidores fazem da droga um antidepressivo,calmante ou fonte de espiração. O emprego que o Sr diz, eu não me recordo de ter me apoiando nos testes físicos e nos momentos de tristezas quando pensava numa reprovação.O mérito foi todo meu e de minha família que me apoio. O emprego se chama concurso público. O meu salário que muitos dizem pagam, se esquecem que uma conta dele é também fruto da minha contribuição em impostos. Além do mais de a população paga os nossos salários, acredito que ela nos paga muito mal.

Anônimo disse...

Algumas correções para que não taxem nós policiais de os sem cultura, coloco as seguintes correções: Sou policial há 11 anos,inspiração, que me apoiou, se esquecem que uma cota dele é também fruto da minha contribuição em impostos. Peço desculpas aos leitores pelos meus erros nas escritas.

Anônimo disse...

Boa tarde a todos, sou PM a 21 anos, 16 destes dedicados a grupo de táticas e técnicas especiais no confronto contra os "marginais". Fico preocupado com o srº que relata o fato de ter medo de policiais, queria que o srº vivenciasse um dia do nosso treinamento, não digo nem combate real,nós policiais temos uma preocupação extrema em defender o cidadão de bem, todas as nossas técnicas visam a preservação da vida, exeto em situações críticas que é necessário tirar vida para salvar mais vidas. porém é difícil ser anjo quando nos dão o inferno para trabalhar. Meu prezado senhor os "marginais" não são os policiais, não tenha pena nem se sensibilize com certas imagens, que provavelmente o srº vê na tv, espero que nunca conheça um estuprador, um latrocida, um homicida de policiais, esses sim o srº deveria ter medo só de ver a fotografia. Para os justos a justiça, para os injustos a FACA E A CAVEIRA.
SELVA

Anônimo disse...

Infelizmente este comentário deste senhor, com seus 70 anos de idade reflete a visão que muitos na sociedade tem da Polícia, de um modo geral. É triste para nós policiais(ao menos os honestos e compromissados com este trabalho) sabermos este conceito, ainda mais vindo de uma pessoa que subentende ter anos e anos de experiência e que poderia ter aprendido mais nessa vida. Quanto disperdício de tempo. Mas nem tudo está perdido, afinal este nobre senhor com certeza vai ler estes vários comentários e por incrível que pareça vai aprender algo de bom. Disso tenho plena convicção.
Lembrei-me agora das crianças acompanhadas das mães que ao avistarem a figura de um PM logo vem com aquela frase maldita: Olha o poliça ali. Vou falar pra ele te pegar, se você não me obedecer, viu!!!!
Para resolver um problema de incompetência em educar seus filhos, a mãe denigre a imagem do PM, impõe regras e aterroriza a mente inocente de uma criança. Por isso tudo já começa errado. O Fim Depende do Começo! O que falta nesse país é EDUCAÇÃO, e que venha acompanhada com INFORMAÇÃO. Só assim, o futuros policiais, oriundos da própria sociedade, serão vistos de outra forma, mas isso na minha opinião ainda é utopia, pela simples razão de estarmos presenciando a degradação da sociedade.

É inacreditável como em praticamente 2010, ainda temos que ouvir (ler) estes tipos de comentários sobre "eu pago seu salário" ou como este senhor disse " damos o seu emprego". Prezado senhor, existem milhares de policiais nesse país, e tenho certeza que nenhum deles ganhou nada para entrar nessa profissão ingrata. Todos prestaram concursos, realizaram vários exames e foram aprovados, portanto com mérito próprio. Ninguém ganhou nada de ninguém, OK? Aprenda isso, por favor! Outro detalhe que disse, foi que muitos sabiam de como seria a realidade do trabalho, porém ledo engano senhor. Somente vivendo e sentindo na pele a realidade se torna realmente uma realidade, correto? Com sua experiência, ninguém melhor que o senhor para saber disso, não é?

Finalizando, deixo uma mensagem para o senhor. Não tenha medo do PM. Ele existe para ajudá-lo. Tente se aproximar de um perto de sua casa, ou na praça ou até mesmo em outra cidade. Converse, troque experiências, e vai se surpreender com os resultados. OK?
A vida é um eterno aprendizado!

Anônimo disse...

Ah! esqueci de responder a sua pergunta.
Por que o policial bate e espanca qualquer cidadão?
Pois antes de ser policial, ele é humano e o ser humano é passível de sentimentos mesquinhos, tais como, raiva, impetuosidade, orgulho, ganância e tantos outros que compõe sua estrutura psicológica. Parafraseando Charles Chaplin: "Não sois máquinas, mas homens".

Anônimo disse...

Engraçado que muitas pessoas não tem muita capacidade de interpretação de texto. Hora nenhuma o cidadão pareceu estar afirmando que todo policial é assim, que todo policial tortura. Mas tem gente que insiste em imputar a ele o que não foi dito, pra desqualificar o que foi dito por ele...

Anônimo disse...

Creio que a sociedade, da qual os policiais TAMBÉM fazem parte, está progredindo paulatinamente.
Antes, qualquer cidadão poderia ser privado do direito de ir e vir sob o argumento de suspeição. As ações policiais não eram tão amplamente dicutidas por todos que se julgam APTOS à dicuti-las, enfim...
Não se dá mais "tapas na cara" de um cidadão e este fica calado. FOI-SE O TEMPO!
Creio que o cidadão de hoje está mais cônscio dos seus DIREITOS e que abusos estão condenados a mais cedo ou mais tarde serem revelados.
O meio policial e judicial não toleram mais amadorismo e arbitrariedades como as da FAVELA NAVAL. A sociedade está mais exigente quanto ao serviço que lhe é prestado, que requer excelência.
Inegavelmente a formação policial mudou. Disciplinas como: Ética e Cidadania, Polícia Comunitária, etc..não faziam parte da grade curricular anterior dos cursos de formações, pois o contexto era outro. Agora, os policiais são cada vez mais exigidos.
Ninguém é mais, com todo respeito, "pego no laço". Os concursos exigem cidadãos cada vez mais qualificados. Não que tais exigências signifiquem que o futuro policial será um bom profissional, mas certamente contribuirá.
NÃO EXISTE PAZ POLICIAL, E SIM PAZ SOCIAL. Pois é esta última que TODOS BUSCAMOS E QUEREMOS.
Aviso aos desavisados: POLICIAL também é ser humano que chora, sente dor e possui as MESMAS necessidades que qualquer um.
Termino esses humildes escritos com a certeza de que AMO O QUE FAÇO. E o faço com o máximo de presteza e profissionalismo.

Muito obrigado.

Sérgio disse...

Concordo com o que o nosso amigo falou, mais ele esta errado em afirmar a policia age de tau maneira com cidadões, o cidadão merece toda atenção e seviço que o estado presta atravez de nós policiais, o bandido ele não é uma pessoa de bem ele é frio calculista proto a matar qualquer um, como na tv um assalto em que o bandido mata o cobrador de onibus a queima roupa, demonstrando ser um animal selvagem, uma praga na sociedade. Por isso tada força empregada dependendo da situação é bem empregada.

Anônimo disse...

Não há como negar que a violência policial faz parte da realidade brasileira. Os atos arbitrários e amadores não podem ser aplaudidos, ou incentivados por ninguém. Desde já, digo que sou policial militar, há três anos, e gosto do que faço e não sou a favor da violência ou qualquer outro ato atentatório ou vexatório contra qualquer pessoa.
Li, atentamente, os dizeres do senhor MJS. Cidadão brasileiro de quase 70 anos, experiente, bem vivido e que disse já ter presenciado várias situações de violência policial que não esquecerá.
Senhor MJS, estime, desde já, minhas considerações de respeito e agradecimento pelo comentário na nossa página policial. Saiba que seus dizeres foi para nós de suma importância. Farei meus comentários a respeito dos fatos, e se em algum momento em for contundente demais, senhor MJS, e outros, peço desculpas.
“Por que a polícia bate e espanca qualquer cidadão? “
Esse trecho citado pelo senhor me causou espanto. ”A policía” é amplo demais. O Senhor não acha? Veja bem, quando ingressei na Policia Militar de Minas Gerais ouvia dizer do crítico comum que o que eu iria aprender era a bater nas pessoas, que eu iria era matar bandido, enfim, barbaridades tremendas. Confesso que hesitei em assumir o cargo. Isso por que eu estava sendo vítima de pessoas leigas no assunto, comentários gerais, preconceitos baratos de pessoas que apenas ouvem o que os outros falam. Saiba que, o que um policial mais escuta no seu curso de formação é respeitar os direitos dos cidadãos, ser cortês e educado. A disciplina é um dos pilares da instituição policial-militar. A instituição semeia bons frutos, mas tem um pequeno detalhe, que veste seu símbolo (a farda) e a representa, ostensivamente, perante a sociedade, que se chama SER HUMANO. Este sim é complicado e imprevisível. Toda profissão tem os maus profissionais, por isso não diga em termo geral que a polícia bate, mas sim que alguns policiais são indisciplinados e violentos.
continuação....abaixo

Anônimo disse...

“Veja, graças à Deus sou uma pessoa que nunca em minha vida tive qualquer envolvimento com policiais, mas já presenciei cenas que me tiram o sono. Por acaso a polícia tem procuração do Estado para tal?”
O senhor disse que nunca teve envolvimento com policiais. Deu graças a Deus por isso. Que ótimo! Entendi que nunca foi assaltado, agredido ou algo que acarretaria uma providência policial. Eu digo ao senhor o porquê do seu não envolvimento em situações como esta. É por que quem garante os seus passeios seguros com sua família, no seu carro novo; do seu filho, com seu tênis caro, é a POLÍCIA. São os “HOMENS” como dizem por ai é que garante suas regalias, dentro e fora da sua casa. Se um bandido atacar a sua filha, no meio da rua, ou sua esposa, e levar seus pertences ai sim você vai vir aqui dizer que não tem polícia na rua, não é mesmo? Eu também já presenciei situações que me tiraram o sono. Seu comentário foi vago. Diga a situação que presenciou, mas antes reflita se fosse o policial naquele momento, e procure saber o histórico dos fatos, depois tire suas conclusões e poste aqui para nós. O que o senhor faria se fosse um policial e estivesse no Estádio Couto Pereira ,em Curitiba, naquele jogo em que os torcedores invadiram o campo? Seria gentil em pedir-lhes licença para sair do estádio e parar de quebrar o patrimônio do clube? Saiba que o Estado nos dá poder discricionário de usar a força, claro que amparado na legalidade, e se for preciso usaremos a força necessária em qualquer situação que seja necessário para repelir injusta agressão. Não estamos aqui para fazer bonitinho para ninguém. Agora, confesso a todos que fiquei decepcionado com a atuação dos policiais de Brasília, não tinha necessidade daquela pancadaria. Os estudantes estavam manifestando pacificamente. Mas a referida “procuração”(ordem) daquele absurdo foi dada pelo chefe do governo ( representante do povo) do DF que envergonhou não só o DF como todo o nosso país. Alguém o criticou por isso?
continuação...abaixo.

Anônimo disse...

“eu não me conformo com essa postura policial em, por qualquer motivo, agredir fisicamente qualquer cidadão, seja lá por que for. A polícia não tem esse direito, afinal, nós os cidadãos de bem é que lhes damos emprego, que, quando aceitos, os fazem conscientes da realidade que os esperam”.
Eu não sou a favor de violência, como disse no início do comentário, e também não me conformo com algumas posturas policiais. “Seja lá por que for”,este termo demonstra que você também é daquelas pessoas que eu disse serem possuidoras do senso crítico comum e leigas em assuntos de polícia. Nenhum policial sai de casa pra apanhar do cidadão na rua. Atender uma ocorrência em que o infrator esboça reação violenta ele será contida com a força necessária até que cesse a sua agressão, e isso inclui o uso de técnicas policiais militares de projeção ao solo, torções e chaves de braço e até mesmo o uso de bastão tonfa, e bastão de madeira. Os impostos que você paga é obrigatório, e não está previsto que o pagamento deles te dá o direito de fazer o que quer. Assumimos a profissão para um trabalho digno, e não para enfeitar a rua, ou se sujeitar as vontades dos pagadores de impostos em fazer o que der na “telha”. Lembre-se, nós também pagamos impostos.
“Sei que vou morrer e não vou ter o privilégio de ouvir que essa maldita cultura terminou....,”
A tal cultura que o senhor diz não nasceu hoje, nem ontem, faz parte das páginas dos jornais do país há algum tempo. Mas alguém já te disse que os militares também já participaram de momentos importantes na história do nosso País? Por exemplo, após a catastrófica política do presidente Jânio Quadros que durou apenas 7 meses, em que ele dizia “varrer” a corrupção no país, e que por desavenças pessoais com Carlos Lacerda renunciou ao cargo de presidente. Assumiu o vice João Goulart com amparo do general Henrique Teixeira Lott, que fez cumprir o previsto na constituição daquela época, apesar das pressões do partido da UDN, formando a rede da legalidade.Logo após, João Goulart queria implantar a reforma agrária no país e trazia junto a reforma agrária o domínio dos comunistas(perigo vermelho). O que isso quer dizer? O Brasil seria hoje uma Letônia piorada, socialista, pobre e atrasado. Não vou ser demagogo em dizer que não ouve arbitrariedades para fazer cumprir essas regras, mas é sabido que se não fosse assim hoje seria pior. O país estava uma desordem, era greve em vários setores o país estava parando, por isso ouve a necessidade da tomada do poder pelos militares para “organizar a casa”. E tem mais, depois do governo dos militares em que dizem que era só pancadaria e violência a atual rede globo, que você deve ser fã de alguns programas e adora publicar atos negativos da polícia, foi contra as “diretas já” que acarretou o regime democrático vivido hoje.
Enfim, não seja superficial ao falar de polícia, cite dados concretos, queremos debater e mudar as opiniões frustradas que espalharam por aí ao longo dos anos. Vamos colaborar para construir um país melhor e uma polícia também melhor, mas , por favor, lembre-se que cada Estado tem a polícia que merece, por que o policial é fruto da sociedade que ele serve, seu caráter tem participação da sociedade local.

Alex Dalton.PMMG

Anônimo disse...

1- Olha...posso estar sendo grosso, mas quem tem medo de polícia pra mim deve alguma coisa.
2- Se algum dia esse cidadão passar por uma situação de perigo, pra quem ele vai ligar? O urologista dele?
3- Será que ele pensa que o policial acorda de manhã pensando em quantas pessoas vai agredir? Isso não existe!
4- Toda ocorrência onde as há cooperação das pessoas nã existe agressões.

Poderia enumerar muitas outras situações, mas acredito que não vá servir de informação a uma pessoa que não vê os dois lados de uma situação.

Ronaldo disse...

A Polícia que bate e espanca é a mesma pessoa que um dia antes de ser policial era contra essa prática, o curso de formação é pesado, porém necessário mais é necessário um curso de humanização como tratar as pessoas, tonalidade da voz na abordagem, técnicas de imobilização,onde o imobilizado ao tentar se livrar vai sentir dor e consequentemente vai evitar a resistência. Os polícias vivem sobre estresse,baixos salários, mesmo nas férias fazem bicos, viagem nas férias com a família é praticamente impossível, sentam nos restaurantes de costa para parede,andam na rua sempre em vigilância,o policial fardado na multidão é como uma luz na escuridão, o marginal é como um camaleão no meio das folhagens, tornando-se alvo fácil.Falta investimento financeiro e pessoal, muitos caem em depressão, alcoolismo e suicídios.

Anônimo disse...

Alguém com bom senso acredita realmente que exista Sr. M.j.S? Balela e falta de assunto para polemizar. É obvia a autoria e o motivo. Mais fácil e produtivo para o Blog seria comentar uma das inúmeras notícias perniciosas que a imprensa veicula diariamente com o objetivo exclusivo de esculachar a PM.

carlos guerreiro,pm disse...

carissimo colega respeito sua opinião,experiência de vida,mas não generalize e nem julgue um fato isolado por uma classe inteira espalhada pelo Brasil,porque ainda existem profissionais que lutam,estudam,fazem treinamento horas e mais horas,honra a farda até com vida o que e mais precioso,estes pais de familia,jovens que acreditam numa sociedade melhor.Por isso agem dentro da legalidade,fazendo sempre o uso da força ,quando necessário,experiência já tive na própria pele,quando estavo em uma guarniçao e precisamos algemar um menor de 15 anos na porta de uma escola, após ele chamar os pms de folgados ,disgraçados e começou a dar tapas e chutes nos trÊs componentes que estava na ocorrência,logo em seguida fazemos o uso da força necessaria apenas para algema-lo,contudo todos professores e alunos que estavan na porta desta escola acharam que os pms agiram com convardia.lembro que estavamos naquele local para atender uma vitima de ameça.portanto algus brasileiros aidam não estam preparados para receber segurança, e o que a lei pede que faça.senhor depois de seu ditado de vida convido a passar um dia retirando infratores das ruas,depois você ira compreender o que e um policial, e o quanto ele e importante em seu dia a dia........abraços.........

Soldado PM disse...

OPm não vem de outro planeta não,ele faz parte desta sociedade,pois se os PMs são violêntos é porque a SOCIEDADE É VIOLENTA.

Anônimo disse...

Quando o estado de direito deixa de fazer sua função, quem esta na linha de frente o braço armado do estado. Quando um cidadão que paga imposto tem sua privacidade invadida, quem chega para colocar ordem. Quem trabalha com lado violento da sociedade. Procure respeitar as ordens dada que o senhor será tratado com deve.
Os dedos da não são iguais, hoje a sociedade está ficando presa e os bandidos estão na rua, sempre digo para meus filhos procure cumprir seus deveres que fica mais facil procurar seus direitos se não consiguer.

Anônimo disse...

Sou policial militar à 20 anos, acho que é uma perda de tempo debater o comentário deste Sr, pois estamos vivendo numa sociedade a cada dia mais violenta, nem por isso somos mais violentos, a cada dia que passa, dentro cos quarteis o indice de punições, publicações de casos de violencia é menor. Como disso amigo Washiginton na sua postagem, esse texto é completamente infundado e acredito que não nenhum Sr de 70 anos que o escreveu, pois, com setenta anos não teve envolvimento com a PM é por que teve uma vida dentro da lei e por ai pode-se ver que se por um acaso acontece a tão falada violencia policial, na sua maioria não são com cidadão de bem

Anônimo disse...

SOU POLICIAL E DISCORDO TOTALMENTE DESTE TEXTO PUBLICADO NO SITE. É COMO EU SEMPRE FALO, QUANDO NÃO NOS INDENTIFICAMOS COM UMA ENTIDADE, INSTITUIÇÃO OU QUALQUER OUTRA COISA, TEMOS A MANIA DE GENERALIZARMOS QUANDO NOS REFERIMOS A ESTA. O TEXTO APRESENTADO NAO TEM NENHUMA PROFUNDIDADE E NAO CONDIZ COM A VERDADE. SIM, EXISTE SIM VIOLÊNCIA POLICIAL, LEGAL E ILEGAL. A ILEGAL É QUANDO O POLICIAL AGE COM ABUSO DE AUTORIDADE E EXCESSO, E A LEGAL É AQUELA QUE SE ENQUADRA NAS EXCLUDENTES DE ILICITUDE DO CÓDIGO PENAL. NA GRANDE MAIORIA DOS CASOS DE VIOLENCIA POLICIAL, É O CIDADÃO QUE COMEÇA AGINDO COM VIOLENCIA E NAO EXISTE OUTRO JEITO DE REAGIR A VIOLENCIA SEM USAR A PROPRIA VIOLENCIA PROPORCIONALMENTE. INFELIZMENTE VIVEMOS EM UM PAIS DE HIPÓCRITAS, ONDE NAO SE ACEITA O CUMPRIMENTO DA LEI QUANDO ESTA É APLICADA AO CIDADO INFRATOR. A POLICIA ESTA NA PONTA DA LINHA DO FALHO SISTEMA DE SEGURANÇA BRASILEIRO PORTANTO, TODAS AS CULPAS SAO ERRONEAMENTE IMPUTADAS A ELA, QUANDO NA VERDADE ELA É AMENOS CULPADA.

Mulher na Polícia disse...

Existe sim, um problema ideológico na formação de grande parte das polícias no Brasil, que incute de forma ora ostensiva, ora velada a manutenção dessa veia violenta que herdamos da ditadura militar.

Por outro lado não dá pra enviar os novos policiais para o meio dos lobos ensinando apenas canções de direitos humanos e hinos pra boi dormir.

Nesta profissão há altíssimo risco de vida e respingos de toda a problemática que a política e a sociedade não conseguiram ainda resolver. A diferença é que o leitor do texto no máximo discute a questão na tela do PC e nós respiramos isso o dia todo e às vezes até o fim da vida.

Anônimo disse...

ESSE SENHOR QUE FEZ ESSE TEXTO SOBRE A PÓLICIA QUE BATE E DIZ TER MEDO DE POLICIA ESTA TOTALMENTE EQUIVOCADO SOBRE A POLICIAL,MEU SENHOR GOSTARIA MUITO QUE O SENHOR LESSE O MEU COMENTARIO POIS DEVERÁ MUDAR A SUA CONSEPÇÃO SOBRE AS POLICIAS..... NÓS POLICIAIS NÃO BATEMOS USAMOS A FORÇA PARA CESSAR A AGRESSÃO A RESISTENCIA DO CIDADÃO INFRATOR, ESTAMOS PARA SERVIR E PROTEGER OS CIDADÃOS DE BEM, CONTUDO ALGUNS CIDADÃOS INFRATORES TEMOS QUE TOMAR UMAS MEDIDAS MAIS FORMES....

Anônimo disse...

Sinceramente, vivemos em uma sociedade sem cultura e educação, onde quase ninguem tem a capacidade de analisar que um policial representa o estado. E está ficando de um jeito que não se pode mais trabalhar, quando vamos para uma ocorrencia logo aparecem milhares de pessoas querendo dar opnião, mas quando se necessita de uma testemunha, logo nao sabem de nada, nao viram nada.
E o pior é que o cidadao acha que nós temos bolas de cristal para saber quem é bom ou ruim, e quer falar besteiras pensando que estamos prontos para ser desacatados e humilhados nas ruas...
Infelizmente a sociedade tem a policia que merece...

Anônimo disse...

EU RESPEITO A OPINIÃO DO SENHOR QUE INICIOU ESTA DISCUSSÃO E DEIXO AQUI A MINHA CONTRIBUIÇÃO COM O ASSUNTO.

A VIOLÊNCIA SEMPRE EXISTIU E SEMPRE IRÁ EXISTIR, ISSO É DO SER HUMANO, NÃO EXCLUSIVAMENTE DA POLÍCIA, A QUESTÃO É QUE A POLÍCIA É COMO UM ALVO E TODOS ESTÃO OLHANDO PARA ELA SEMPRE JULGANDO.

EM TODO O MUNDO A POLÍCIA USA DA FORÇA EM SUAS AÇÕES PARA FAZER VALER O PODER COERSITIVO DO ESTADO.

COMECEM A REPARAR A ATUAÇÃO DAS POLÍCIAS DE OUTROS PAÍSES COM SEUS PRÓPRIOS OLHARES DESCARTANDO A OPINIÃO DA IMPRENSA E VERÃO QUE EM OUTROS PAÍSES UNS ATÉ DE PRIMEIRO MUNDO TEM POLICIAS MAIS VIOLENTAS E MENOS EFICIENTES QUE A NOSSA.

EU VOU SER SINCERO, NUNCA VI UM CIDADÃO LEVAR UM CACETE DE GRAÇA, ALGUMA COISA ESTAVA DEVENDO.

ME ESPANTA ESSE SENHOR DIZER QUE NÃO TEMA SER ASSALTADO, SEQUESTRADO, FUZILADO, LINCHADO E OUTRAS COISAS MAIS, PRATICADAS POR MARGINAIS, (TRAFICANTES, LADRÕES, HOMICIDAS, ETC).

MAS, ACHO QUE ENTENDO, A QUESTÃO É QUE AS PESSOAS MUITAS VEZES SÃO CONIVENTES COM TODA À ESPÉCIE DE MARGINAIS E CRIMES QUE ACONTECE AO SEU REDOR, POR ISSO NÃO SÃO MOLESTADAS POR ESTES MARGINAIS, POR ISSO, NÃO TEMEM POR SUAS AÇÕES.

PORÉM, A POLÍCIA SEMPRE ESTÁ ALI EM NOME DO ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO INCOMODANDO AQUELES QUE ESTÃO NA PRÁTICA DE ILÍCITOS SEJAM MARGINAIS OU NÃO, DAÍ NÃO CONTA COM A SÍMPATIA DE TODA POPULAÇÃO, PRINCIPALMENTE DOS INFRATORES DA LEI E SEUS PARENTES E "CHEGADOS".

VOU CITAR UM EXEMPLO: A POLÍCIA AO PERSEGUIR UM VEÍCULO TOMADO DE ASSALTO ESTÁ DANDO A RESPOSTA DO ESTADO À AQUELA AÇÃO DE AFRONTA ÀS LEIS INTITUIDAS, NO INTUITO DE FAZER VALER A LEI, RECUPERAR O BEM MATERIAL DO CIDADÃO, SALVAR AS VIDAS QUE ESTEJAM EM PERIGO E PRENDER OS INFRATORES. CONTUDO, NADA DISSO É LEVADO EM CONTA E A POLÍCIA E TAXADA DE VIOLENTA SE REPELE A AÇÃO DOS MARGINAIS COM A FORÇA LETAL, MAS SE NÃO FAZ NADA E TIDA COMO INCOMPETENTE.

ESSE É SÓ UM PEQUENO EXEMPLO.

PODEMOS CONCLUIR QUE O POVO BRASILEIRO DE MODO GERAL É VIOLENTO, SEM EDUCAÇÃO E MAL INFORMADO.

NO BRASIL OCORREM EM MÉDIA 40.000, HOMICÍDIOS POR ANO. DESSES QUAL A QUANTIDADE É PRATICADA PELA POLÍCIA? COM CERTEZA UMA PARCELA MUITO PEQUENA. A OUTRA É COMETIDA POR MARGINAIS MOTIVADOS PELO TRAFICO, PASSIONAIS, ACIDENTAIS, ETC.

O FATO DA POLÍCIA SER VIOLENTA NÃO É CULPA DO POLICIAL E SIM DO SISTEMA QUE NÃO DÁ AO POLICIAL TODO O SUPORTE QUE PRECISA PARA O SERVIÇO E O DESCREDITO NA APLICAÇÃO DA LEI, NA REAL PUNIÇÃO DO INFRATOR.

PARA ENCERRAR, COMO O SENHOR DISSE ELE NUNCA TEVE PROBLEMAS COM A POLÍCIA, ISSO É UMA PROVA DE QUE, QUEM TEM PROBLEMA COM A POLÍCIA SÃO AQUELES QUE AFRONTAM AS LEIS DO ESTADO. A POLÍCIA NÃO ESTÁ INTERESSADA EM PRENDER PESSOAS DE BEM, POR ISSO ELE DEVE FICAR TRÂNQUILO E PARAR DE SER MUCHIBA.

O MUNDO NÃO É UM PARAÍSO, SEMPRE EXISTIRÁ O BEM E O MAL, O BOM E O RUIM, CABE A NÓS ESCOLHER DE QUAL LADO ESTAMOS E PAGAR O PREÇO.

SD ANÔNIMO...

Luciano Soares 3º Sgt PM disse...

Sr. M.J.S. apesar do seus 70 anos não vou ser tão cortês como muitos dos meus colegas. Creio que o senhor sofreu alguns dos atos do período da ditadura que até hoje, nossa maldita tv aberta ainda refresca os cérebros ociosos, principalmente dos nossos idosos da idade do senhor, com aquelas cenas lamentáveis fazendo todos os que viveram aquela época se lembrarem e os que não sofreram aqueles atos, acreditar que os policiais de hoje, ainda praticam tais atos. Talvez atos isolados de violência policial que o senhor diz ter presenciado não cheguem nem perto dos atos isolados violência sexual que alguns frágeis idosos da sua idade praticam contra crianças a troco de valorosas balas e doces, que nos policiais diariamente deparamos e temos que preservar a integridade fisica do inofensivo velhinho para que ele não seja linchado. É bem provavel, que assim como o senhor eu não consiga ver essas pervercidades cometidas por esses "inocentes velhinhos" contra as crianças, acabar. Eu estou consciente que isso é um assunto plêmico, mas talvez eu tenha argumento para escrever bem mais páginas do que as mil que senhor disse ser capaz escrever contra os policiais. Sugiro ao senhor, que antes de condenar um policial por ele estar "usando a força" contra um marginal,que senhor faça a gentileza de procurar saber a estória do inicio, porque muitas vezes pessoas desocupadas como o senhor, pegam o "bonde andando" ao ver uma ação de policial de contenção com ouso da força e tiram conclusões precipitadas. Antes que me esqueça senhor MJS, policial não usa força contra pessoas cumpridoras das suas obrigações. Em nosso pais as pessoas cobram direitos demais, mas não querem cumprir seus deveres e é nesta hora, que muitas vezes a polícia tem que usar a força ou ser violenta do seu ponto de vista. Finalmente quando o senhor ver um policial usar a força contra um cidadão infrator e ficar com pena do bandido, faça o seguinte, acompanhe o policial até a delegacia e depois que o bandido for liberado, leve-o para sua casa e cuide.

carlos guerreiro disse...

caro colega,marcelo até quando nos policias teremos que viver com essa concepçao de policia arbitraria,covarde,que a populaçao assim como, este senhor de 70 anos disse; ..que tem medo de policiais..."ou será que ele quiz apenas expressar um sentimento por ato isolado,sub-julgando uma classe espalhada por todo brasil.Será que e tão dificil olhar os policiais como verdadeiros profissionais,que lutam por uma sociedade mais digna,igual e que os direitos fundamentais são advidos de muita disposiçao e raça,que as vezes custam ate a propria vida. Ate quando o olhar da populaçao reconhecera estes heróis chamados policiais Ate QUANDO?????????????????????????

Anônimo disse...

Bom dia a todos! Com todo respeito a esse senhor que escreveu o excerto acima,tenho algo a dizer: ele é totalmente alienado, só conhece as ações de policiais que ele mesmo presenciou e não entende de técnica policial para saber o motivo pelo qual os policiais educaram os abordados. Além disso, pela idade do cidadão, lhe falta muito conhecimento para se passar por filósofo e escrever frases tão vazias e sem nexo no final do texto! Para mim não acrescentou nada e torço para que este senhor não venha a ser vítima de ação de criminosos, pois sei que depois ele vai desejar a morte deles!

Anônimo disse...

o quê eu tenho observado, ao longo de 23 anos de policia, trabalhando na na area operacional, é que o policial arbitrario, mal proficional, truculento , arrogante e estupido,normalmente o abuso que ele comete com o cidadão de bem para ele é normal; só não é normal quando, algum ente querido seu é que é a vítima, ex: pais, irmãos e filhos; são os primeiroos a orientar ou ir na corredoria denunciar aquilo , que ele sistematicamente comete com o cidadão de bem, é meu amigo pimenta nos olhos dos outros é refresco , nos olhos dos outros.........................................

Anônimo disse...

a resiguinção é pq a carapusa serviu para muitos, a verdade dói.......................motivo da indinação.............

Anônimo disse...

a verdade é que muitos ingresão na profisão , para saciar um desejo de poder, de prepotencia e de vingança, sei que tudo que este senhor falou é verdade, pois sou policiala 23 anos e tudo que foi dito no texto é a expressão da verdade...........................................

Anônimo disse...

posso comprovar o quê esse senhor disse, pq ouso de vez em quando comandantes , deveriam zelar pela pela legalidade, baixarem normas , memorandos, cobrando abordagens discriminatorias a qualquer cidadão sem fazer distinção do cidadão de bem, para infrator, sem nenhum fundamento e embasamento legal, quando a lei diz que abordagem deve ser pautada ou efetuada,quando ouver fundadas suspeitas, isso é a lei de newton, vem de cima para baixo,é um fenomeno endemico das policias brasileiras..........................

Anônimo disse...

essa desculpa que bandido não carrega placa na testa, é uma mera desculpa para tentar justificar um ato abusivo............

Anônimo disse...

o problema é que fizeram as leis do pais, mas não preparam nem equiparam as policias com conhecimento, equipamentos e tecnologia, para se evitar esses abusos, temos leis de 1° mundo e policias do Haiti.................................

Nêssa disse...

Para Washington

Eu ia até me pronunciar a respeito do tema exposto pelo Sr de 70 anos, mas o texto é tão fraco e superficial que não dá nem pra analisar mais diretamente.
Já o seu comentário Washington é tão pertinente que nem precisa dizer mais nada! Tô contigo!

Anônimo disse...

Companheiros,

Para esse senhor é incômodo um PM em desvio de conduta. Incomoda mesmo. Mas também incomoda alguém que critíca sem conhecimento de causa, não?, ou que não procura conhecer algo sobre o quê se vai criticar. sabemos que PM com coduta desabonadora são a minoria, pois do contrário a instituição se extinguiria.

É estranho o fato de ele não demonstrar nenhum pavor por aqueles que são verdadeiras feras humanas: homicidas, estupradores, traficantes, assaltantes... Pessoas que, aliás, não se recentem em tirar a vida de ninguém, nem mesmo de um senhor de 70 anos.

Pra terminar, faço coro com as palavras muito bem empregadas do Sub Ten Marcos e do Washington.

Abraços,
Sgt da PMMG

Anônimo disse...

Sou sargento da PMPA, e achei muito relevante o comentário do senhor José Ricardo, porém, acho que falta um pouco mais de conhecimento a cerca dos bastidores deste teatro do qual o Sr. Ricardo comentou somente um ato. É preciso entender que os policiais são apenas executam as ordens emanadas daqueles que são os "detentores do poder".Se falta preparo, tem que buscar saber, quem são os responsáveis por isso.Existe muita gente competente na tropa, que honra a farda que veste e sentem-se extremamente entristecidos, com essa mania que se tem de generalizar as ações policais. Tem que se criar o hábito de dar nomes aos bois. Cada um tem que ser responsável por seus atos.

ORGULHOSO SOLDADO DA PMMG disse...

Boa Noite companheiros policiais; (policiais de verdade, e não alguns que se acham e andam comentando "*#%#$@#$*" no Blog do POLICIAL)
Pois bem vamos lá:
1º Como Nêssa disse, definitivamente não dá nem para comentar esse testículo do suposto "Sr. MJS de quase 70 anos" pois como a CF/88 diz, é livre o direito de expressão, porem é vedado o anonimato, e também pelo "abstratismo do texto".
2º Peço permissão para fazer minhas as excelentes palavras do Washington, do Sr. Sub Ten Marcos, do Sr. 3ºSGT Luciano Soares, do Alex Dalton e de muitos outros POLICIAIS DE VERDADE que comentam neste blog.
3º Voltando ao assunto do anonimato, o que vou dizer não é para alguns dos nossos que infelizmente são OBRIGADOS a usar do anonimato, por temer represarias, não só da sociedade, mas principalmente das próprias Corporações, mas o que digo agora é para o "Sr. MJS" e principalmente, principalmente para o "ANONIMO" Louco, Alienado, Sem Noção que postou 6 comentários consecutivos logo acima, e ainda se diz policial a 23 anos, só se for de polícia de "PlayMobil" ou então ele serve em Marte ou até em Plutão, usa de comentários torpes e preconceituosos contra a própria Classe que se diz fazer parte, ou seja "cospe no prato que come a 23 anos"? Denigre toda uma "Família" em detrimento de poucos? Se a verdade doeu e a carapuça serviu em alguns, eu te garanto que esses se calaram por vergonha, ou então fizeram comentários inúteis como os seus! Aprenda a escrever, "de a cara a tapa" e se realmente for policial (que eu duvido muito), olhe para o seu lado, veja seus colegas, pares, superiores, subordinados, antecessores, sucessores, que vestem a FARDA ou uniforme e honram sua profissão (missão), que fazem questão que os maus policiais sejam investigados, identificados e punidos, mas que não saem atirando para qualquer lado usando do anonimato para fazer isso! Por tanto Senhores, ANONIMO e Sr. MJS, revejam seus conceitos, ou pelo menos mostrem a cara, para debatermos frente a frente e de igual pra igual!
Um Enorme e Fraternal Abraço ao José Ricardo aos POLICIAIS de VERDADE retrocitados neste comentário, e a todos os nossos AMIGOS que acompanham o Blog UP!!! Também envio aos mesmos meus sinceros votos de um Feliz Natal e um Prospero e Ótimo 2010!!!

SD 1ªCL PMMG ALEXANDRE FELIX BATISTA

Anônimo disse...

ESSE TAL POLICIAL QUE TEM 23 ANOS NA POLICIA, NUNCA FOI UM POLICIAL DE VERDADE, É UM MUCHIBA QUE DEIXA OS IRMÃOS DE FARDA NA MÃO SE PRECISAREM DELE.

TOMARA QUE DEIXEM VC NO MEIO DA FAVELA MAIS PERIGOSA E SOZINHO NUMA TROCA DE TIRO, AI QUERO VER O QUE VAI FAZER SEU MUCHIBA.

MAS, DÚVIDO QUE VC TRABALHE NAS RUAS, SE É QUE É POLICIAL, DEVE SER UM ADM. DESDE QUE FORMAOU...

Anônimo disse...

TEM GENTE QUE ACHA QUE ENTENDE DE POLÍCIA E SEGURANÇA PÚBLICA E VIVEM FAZENDO COMENTÁRIOS BASEADOS EM NOTÍCIAS DESTA MÍDIA TENDENCIOSA.

SE ENTENDEM BEM DE POLÍCIA, ENTÃO FAÇAM O CONCURSO PÚBLICO E TENTEM ENTRAR, MESMO QUE NÃO PRECISEM, AI VÃO VER O QUE É A POLÍCIA DE VERDADE.

ISSO SE CONSEGUIREM, SEI DE GENTE QUE TENTOU MUITAS VEZES E NÃO CONSEGUIU, PORQUE NÃO BASTA CONHECIMENTO, TEM QUE TER BOA SAÚDE, APTIDÃO FÍSICA, PSICOLOGICA, VIDA PREGRESSA COMPATÍVEL, ETC.

TREINAMENTO APÓS PASSAR EM TODAS AS FASES DO CONCURSO E QUE TAMBÉM PODE ELIMINAR O RECRUTA QUE NÃO PASSAR EM TODAS AS MATÉRIAS DO CURSO.

PORTANTO SÃO VÁRIAS AS FASES DO CONCURSO EM QUE O CANDIDATO PODE SER ELIMINADO.

TENHO CERTEZA QUE SEUS CONCEITOS VÃO MUDAR POR COMPLETO EM DIVERSOS ASPECTOS.

SER POLICIAL DE LINHA DE FRENTE COMO O MILITAR NÃO É PARA QUALQUER UM, TEM QUE TER VOCAÇÃO, TIROCÍNIO, CORAGEM, ETC.

PORQUE FICAR NO SOFÁ VENDO NOTÍCIA RUIM E DEPOIS IR PRO BUTECO FALAR MAL DA PM É MUITO FÁCIL, NÃO PRECISA PRESTAR CONCURSO.

SD ANÔNIMO...

Anônimo disse...

O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA NÃO É SÓ DA POLÍCIA, É DE TODA SOCIEDADE.

A SOCIEDADE TEM QUE SE MOBILIZAR E COBRAR POR MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DOS POLITÍCOS E EMPRESÁRIOS LADRÕES, QUE HAJA PUNIÇÕES E SIRVA DE EXEMPLO PARA OUTROS NÃO CONTINUAREM COM A CORRUPÇÃO.

SE ISSO ACONTECER TUDO NESTE PAÍS VAI MUDAR PRA MELHOR, ATÉ A POLÍCIA.

MAS ENQUANDO OS OLHOS DO POVO ESTIVEREM VENDADOS E NÃO ENCHERGAREM AONDE REALMENTE ESTÁ A CAUSA DO PROBLEMA, NÓS IREMOS FICAR DESCUTINDO ESTE ASSUNTO SEM TER UMA SOLUÇÃO....

SD ANÔNIMO...

LEANDRO disse...

BOM DIA CARO CIDADÃO DE BEM, NÃO PRECISAMOS IR MUITO LONGE ASSIM COMO TODOS AS PROFISSÕES TEM O BOM E O MAL PROFISSIONAL. A POLÍCIA TAMBÉM É UMA EMPRESA SÓ QUE MUITO MAIS COBRADA PELOS CIDADÃOS COMO O SENHOR.

Anônimo disse...

Sou policial há 22 anos, trabalho no Paraná,vi muitas coisas na PM, mas com certeza na sua grande maioria 99% foram ações justas, mas sei que para os leigos o que aparece é aquele 1% de coisas erradas, que se sobrepõe aos 99 de coisa certa, por exemplo, quantas vezes assistiram nas grandes emissoras sobre o PROERD, que é desenvolvido todos os dias por milhares de policiais, agora se eu pergurtar de atos isolados, como agressões, tenho certeza que muitos irão se pronunciar, sabem porquê? é que grandes emissoras e jornais em geral só procuram coiisas ruins para publicar sobre a polícia, e ai reforçam todos os dias que a polícia e ruim e corrúpta, esquecem daqueles que com minguados salários dão a vida para defenderem a corrúpta sociedade, esquecendo que o policial vem dessa sociedade, e quando essa imprensa (que se julga deus)bate em cima de um grande erro da polícia, os nossos políticos prometem, dizem só não fazem o que é preciso. Como disse estou na PM a muitos anos e sei que quando aparece uma crise na polícia eles dão respostas evasivas e esperam tudo se acalmar, e após isso tudo retorna ao normal sem nada de efetivo ter sido feito. Pergundo a culpa é nossa (policias), eu mesmo respondo. Não só nossa como de toda população que continua votando nas mesmas pessoas, cada um analise aqueles nomes que estão sempre no senado, nas assembléias, no governo, que tal mudarmos . Um Abraço Subten Ivan

Anônimo disse...

veja!!!!!! o amadorismo do qual me referir, se vc trabalho dentro da lei vc é um muchiba , em contra partida se vc viola os direitos humanose direitos e garantias individuais , vc é bom de serviço, o que é pior usando termos policialesco, palavras torpes e vulgar, que é peculiar especificamente deste tipo de policial , que abordei..................

Francisco César disse...

Pesa que esse cidadão que tem medo da policia fique cara a cara com um marginal vagabundo pra ele ver o que e bom. ai sim ele vai ver o que e bom se fose vise e versa acredito que nao iria aparecer nei um idiota pra escrever o que pensa.

Anônimo disse...

bem amigos leitores,como faço sempre leio esta página UP,primeiro pq sou pm a 10anos, e segundo pq aqui é um local onde nós pms de todo brasil podemos trocar experiencias.mas as vezes fico refletindo se vale apena arriscar minha vida todos os dias,por uma sociedade tão ingrata.como este sr que escreveu esta matéria nesta página.assim como ele falou que tem medo da policia, quando nós policiais se aproxima dele,tenho certeza que,tudo que ele sabe sobre a policia, o mesmo sabe através da imprensa.e que o mesmo nunca foi assaltado, nunca foi humilhado por bandidos. talvez quando ele passar por tudo isso antes de patir,esse sr mude de opinião sobre nós policiais.como falei em algum trecho do meu comentário sobre a ingratidão da sociedade eu reflito mais uma vez, e lembro que eu tenho familia,tenho poucos ,mas tenho amigos,aí então minha auto-estima se eleva. nesse momento eu tenho orgulho de ser um policial.

Anônimo disse...

Sd PMMG Paulo
Temos lei de 1 mundo e policiais do Haiti.....
Por favor meu/minha companheiro(a)sei la, enumere uma lei de primeiro mundo. Se é que voce realmente é um policial, porque nem identificar voce teve coragem. Ponha sua cara pra bater e nao fique apenas fazendo comentarios irrelevantes denegrindo a imagem de uma Institruiçao que sustenta voce. Vejo que nesses seus 23 anos nao obteve nenhuma experiencia profissional significativa. Este senhor em seus comentarios deixa visivel que ele tem a mesma opiniao que muitos cidadaos tem, que a midia manipula, pq da ibope. Pra que colocar materias de policiais predendo criminosos sem efetuar um so disparo? pra que exibir materia sobre inumeros treinamentos policiais? Eu te respondo, pq na da ibope, nao vende. A moda é transmitir erros policiais e trazer "especialistas em segurança publica" para fazer comentarios. Um abraço a todos, os policiais de verdade, que exibiram seus comentarios acima.

Anônimo disse...

veja o policial que a instuição valoriza, se vc é um policial proficional sob todos os aspectos, vc é marginalizado pela instuição , que valoriza policiais anteproficionais pq tem medo deles e não querem ter problemas, então o melhor é não mexer , deixar pra lá e advinha quem paga o pato por isso, nós que cumprimos nosso dever com proficionalismo e ética proficional , é quem paga o pato, ainda sob o comentario que fiz anterormente, a policia valoriza aquele proficional , que viola os direitos humanos e os direitos e garantiias individuais do cidadão de bem, esse é o proficional que a instituição valoriza, o bom de serviço, enquanto se vc respeita o cidadão de bem e cumpre a constituição do pais vc é um muchiba, veja o contraste,agora cá pra nós, depois de tudo isso que ilustrei, vc ainda acha que esta instuição é séria; o contrario do que ocorre na inciativa privada , onde os bons são valorizados e os maus espurgados, por isso que a verdade nessa instuição não tem valor, muito pelo contrario, se vc fala a verdade é crime militar , se vc falta com a verdade é trangreção diciplinar. isso é só para ilustrar um pouco da instuição que nós pertecemos, navalha na carne, cortar a propria carne, e aí vem alguns hípocritas , falarem de curso superior e outras balelas, se a instuição não valoriza o bom policial , ela vai valorizar curso superior????????????????????????????

Anônimo disse...

Anônimo disse:

FALAR DE POLÍCIA E FÁCIL, DIFICIL E SER POLÍCIA.

Nos dias atuais sempre que você cidadão estiver errado, não se preocupe, é so fazer uma passeata acusando os policiais de terem te perseguido, agredido,ou ter falado alto com você que a população ja muda de lado. O policial deixa a própria familia desprotegida para proteger a familia de vocês, e quando assumem o papel de um ser humano, que tem fraquezas, e por tomar a dor do cidadão de bem, desfere um tapa no cidadão infrator já é julgado como se fosse o pior marginal do mundo. Gostaria de perguntar as pessoas que se preocupam em julgar policiais, filmar ação policial, o que eles sentiriam se tivessem uma filha que fosse estuprada, espancada e morta por um marginal, e visse a policia prendendo e tratando este marginal como se fosse uma estrela, não podendo se quer algemar o cidadão, pois corre o risco de deixar lesões e ser processado por no minimo lesão corporal. Na ocorrencia ocorrida no para ouvi uma representante da OAB, falando "nos queremos os cidadãos que infringem a lei presos e não mortos", em momento algum ela falou sobre o policial que para defender a vida de terceiros entregou a sua própria. Será se aquela refém fosse filha desta ILUSTRE representante da OAB, ou ela propria, ela falaria a mesma coisa.

Anônimo disse...

caros amigos policiais, geralmente faço apenas um comentário para este blog. mas hoje novamente li alguns comentários de pessoas que se diz policiais e novamente vi que essas pessoas só escreve besteiras como esse suposto policial a 23 anos,em todos os seus comentários, pq pelo que eu li ele escreveu mais de um.e nem um deles ele se quer fez um elogio a ele mesmo. amigo ainda esta em tempo de vc pedir baixa da pm se vc for mesmo quem diz.passe aí um ano fora no mundo civil,fique desempregado passando necessidade,só assim vc vai dá valor a sua profissão.e por favor acho que foi vc quem falou sobre o haiti,se não foi, vai um recado para quem comentou vc esta mal informado sobre esse país, pq a algum tempo atrás lá era uma terra sem lei e quem moralizou aquele pais foi EB JUNTAMENTE COM ALGUNS POLICIAIS MILITARES,e ate hoje nos militares,seja o eb seja a policia militar,temos 0 reconhecimento pelo nosso valor pela população daquele pais.mais do que pelo povo aqui do nosso país.é como como o colega falou a povo tem a policia que mereçe, até mesmo quando se trata de velho de 70 anos.

Anônimo disse...

não foi eu amigo foi o caetano veloso e o gilberto gil , quem disse que o Haiti é aqui..........................

Anônimo disse...

eu quero dar baixa amigo !!!!!!, não sou de abodonar o barco , quando ele esta afundando, procuro melhorar o meu habitat

Anônimo disse...

como alias fiz e participei de todos os movimentos revidicatorios da pm , desde newton cardoso , talves vc não recorde, pq estava bricando bolinha de gude.............................

Anônimo disse...

meu caro amigo se eu tivesse que dar baixa da policia teria feito naquelas ocasiões em que só ficavam na policia quem amava a instuição, como diz o presidente Emilio garrasta azu medici, "brasil ame o deixe-o"; quando eu estava lutando por uma policia melhor inclusive para vc , vossa exelencia estava brincando de bolinha de gude, um forte abraço do seu amigo...........................

Anônimo disse...

Acho que o companheiro autor do texto equivocou-se. Creio eu que a Polícia não espanca todo e qualquer cidadão. Se assim o faz, não merece a designação de polícia. Não devemos pegar casos isolados e generalizar para toda corporação, pois maus profissionais existem em todos ou quaisquer setores do ramo profissional. Sou policial e nunca assumi uma postura hostil frente a sociedade.

Anônimo disse...

caro amigo, acho que esse blog não foi criado para nós policiais ficarmos discutindo. quem tem razão, vc que diz ser policial a tantos e tantos anos.ou eu e mais alguns colegas com dez ou menos tempos de policia.a discursão aqui é sobre as injustiças que a sociedade tem para com nós policiais. vejo que vc fala muito em reeivindacaçoes mas acho que vc não fez mais do que sua obrigação, em fazer tudo isso que vc falou ou participou de outra forma não sei pode ter sido só de longe. digo isso pq aqui no meu estado o último movimento que houve para melhoria de escala de seriço,estatuto e melhores salários todo ele foi com quase 100% só de recrutas, os antigos assim como vc,ficaram em casa só de longe ou talvez brincando de bola de gude. por isso eu posso não ter sua experiencia como policial,mas já passei por um bocado de perrengue, para defender pessoas como esse sr com a cabeça cheia de preconceitos para com nós, e eu incluo vc que pode não parecer, mas faz parte dessa gloriosa corporaçao centenária.

Anônimo disse...

PARA ANONIMO Q SE DIZ POLICIAL A 23 ANOS.
Meu caro se voce é policial, com certeza é de uma polícia que você tem na sua cabeça, você deve ser um frustado que não conseguiu vencer na vida, por isso fica ai falando o que não sabe. O senhor que tambem diz ter 70 anos, parece ter muito pouco experiência de vida, para ser uma pessoa de 70 anos, ele deveria se informar melhor para não postar esses comentarios fúteis. Confesso que assim como ele, antes de ser PM, quando assistia ao telejornal onde se mostra sempre o PM com o bastâo no alto descendo em direção ao cidadâo que esta a sua frente, com o texto sempre de abuso por parte da PM, durante greve, manifestacação e tals... tambem achava aquilo um absurdo, após ver o outro lado é que passei a ver a realidade. Nunca algum destes hipócritas jornalistas dizem o por que da PM estar agindo daquela forma com aqueles cidadâos que ali estão para promoverem algazarras, tumulto, entre outros. Não devemos anilasar e julgar apenas uma imagem congelada (foto) ou uma imagem editada, para a partir dela tirar nossas conclusões. O contexto do fato deve ser analisado, por isso meu caro sr. de 70 anos, antes de julgar o senhor deve saber o motivo pelo qual a POLÍCIA esta agindo daquela forma, ou será, que a manifestação que ali esta ocorrendo também não esta violando o direito (principalmente de ir e vir) de outras pessoas que nada tem a ver com o que está acontencendo, não sou contra manifestação, mas ser for para fazer, que se faça sem prejudicar os outros, em locais que não prejudiquem os demais. Criticar ações de POLICIAIS é super facíl, pra quem esta no conforto de seu lar com sua familia amada, agora subir o morro, dar tiro e as vezes levar tiro e ter a vida ceifada por um marginal não é facíl. O senhor critica tanto assim é por que com certeza tem um teto de vidro. Faço uma pergunta somente ao senhor de 70 ANOS. - O que o senhor iria estar dizendo aqui se sua filha, seu filho, sua esposa, enfim alguem de sua familia, tivesse tido a vida ceifada por um marginal durante um assalto simplismente porque se abaixou para pegar a carteira que estava no porta-luvas do veículo e foi alvejada por disparos de arma de fogo e veio a óbito? O que o sr tem a dizer sobre isso, nada né, porque não sabe a dor que uma família que ja foi vitima de marginais sente. O sr deve repensar seus conceitos e não simplismente ficar por aí criticando a PM. Por mais que o sr critique um dia quando estiver em dificuldade o primeiro numero que vai lembrar de ligar é o 190, para um POLICIAL poder ir até sua casa proteger sua familia, e deixar a dele em casa, ou será que o sr. pensa que o POLICIAL prefere deixar a familia dele para proteger outras que nem sequer ele sabe que existe. OBS: O SENHOR PRECISA APRENDER MUITO AINDA SOBRE A VIDA, NÃO PARECE QUE APRENDEU COM SEUS 70 ANOS. Ah sim, e o emprego que voce paga o salario com impostos eu tambem pago, por que não apenas recebo meu salário, eu tambem pago impostos igual a voce, e outra eu estudei pra entrar na PMMG, não entrei de graça não, tive meu mérito pessoal, assim como todos os meus irmãos de farda da PMMG e deste pais afora. Antes que pense, eu sei que existeM mals profissionais na POLÍCIA, e estes merecem ser punidos por seus atos. Um grande abraço a todos da família POLICIAL MILITAR, e um feliz 2010.
SD PMMG, COM MUITO ORGULHO, AMO MINHA PROFISSÃO

Anônimo disse...

falar palavras agradaveis é facil , dificil é falar a verdade.......................................

Anônimo disse...

o quê eu disse foi que, nós lutamos contra a inquisição que imperava na PM e ainda nos dias de hoje, ainda tenta impor seus metodos facistas e nazistas e que para isso muitas cabeças rolaram, muitos pagaram caro, sendo presos, exonerados a revelia da leie trasferidos para longe de suas familias, o quê é pior conta infelismente com muitos suditos, é uma guerra de david conta golias..................

Eldes, 2º Sgt PM RS da reserva disse...

Ao ler comentários como o desse Sr de 70 anos lembro das ocorrências nas favelas do Rio e SP onde a população é manifestamente contrario aos policiais e dão amplo apoio aos bandidos, dando-lhes cobertura. O cidadão de bem, trabalhador não precisa temer a policia. Excessos podem acontecer, não existe organização que não tenha elementos falhos, mas a própria PM afasta esses maus policiais. .

SD PMMG disse...

EH FATO, TODO MUNDO QUE NÃO GOSTA DA PM EH POR QUE TEM ALGUMA BRONCA, TEM ALGUM PARENTE OU AMIGUINHO QUE FOI PRESO PELA POLICIA, OU QUE LEVA EM BASE SOMENTE O QUE A EMPRENSA ACHA CERTO. AGORA ESSE SENHOR TEM QUE SE INFORMAR MELHOR POR QUE A POLICIA TEM O DIREITO DE USAR A FORÇA LEGAL, QUE ACABA SENDO UMA AGRESSÃO, E QUEM NÃO OBEDECE A ORDEM LEGAL DE UM POLICIAL QUE REPRESENTA O ESTADO TEM QUE SER PRESO, E ACEITAMOS O NOSSO EMPREGO CONSIENTES DA REALIDADE SIM, DE QUE O POLICIAL GANHA MUITO MAL, NAO TEM ARMAMENTO, NEM AO MENOS O RECONHECIMENTO DA DIFICIL MISSÃO DE PAISANOS FOLGADOS COMO ESTE, MAS SEMPRE TEM UMA PESSOA QUE MERECE ESSE SACRIFICIO DESTE POLICIAL QUE ENFRENTA A MORTE PARA TIRAR QUALQUER UM QUE INFRIJA ALGUMA LEI DAS RUAS. AMIGO, NA HORA DA MERDA O PRIMEIRO TELEFONE QUE TE VEM NA CABEÇA EH O 190, DE QUEM QUE VOCE FALA TANTO MAL, EH OBRIGAÇÃO NOSSA SIM, MAS VOCE TEM QUE PARAR DE CRITICAR A POLICIA QUE TANTO TRABALHA PARA AJUDA-LO E COMEÇAR A VER QUEM GANHA SALARIOS DE R$16.000,00 E NEM SE QUER BATE PONTO, ESSES VOCES NEM FALAM NEH, ENTAO PARA DE RECLAMAR E FAZ ALGUMA COISA UTIL!!!

SD PMMG disse...

POR QUE VOCE NAO COLOCA A FOTO DO QUE ESSE CARA FEZ ANTES DE SER IMOBILIZADO PELO POLICIAL, ELE DEVE TER MATADO, ESTUPRADO, ROUBADO, E DEPOIS VEM UM E TIRA SO A FOTO COM ELE COM A MÃOZINHA PRA CIMA, JÁ QUE VAI MOSTRAR, MOSTRA TUDO, PARA DE MASCARAR TA BOM!!!!!!

Sheila disse...

Eh ai maninhos papa maike um feliz ano novo a todos e que deus ilumine nossos passos e nos guia pela vereda da paz... Quanto aos comentários desairosos aqui postados por pessoas que se acha no direito de criticar polícia, não vamos nos confrantarmos por pessoas tão pequenas maninhos... não vale a pena!!! Lembre-se que gosta de polícia é a mãe do polícia isto vocês podem ter certeza. Quanto aos demais só lembra quando seus direitos são tolhidos por infratores da lei. Um Grande abraço a todos.



Sd Almeida PMR/SC

Anônimo disse...

é isso aí sheila, estou com vc e não abro.é como se fala aqui no meu estado. e só quem de pé preto como nós é nossa com todo respeito á elas ( nossas velhas mãe). é só ela quem de valoriza nós pepa mesmo.assim como vc desejou um feliz ano para vc, e todos os pepas do brasil juntamente com suas familias.

Francisco disse...

Se voce é um cidadão e teme a policia voce tem problema psi.

Anônimo disse...

Caros colegas, não nos deixamos levar por pessoas que só vêem um lado da moeda!

"O cidadão quando se vê diante do perigo, ela lembra de DEUS e da Polícia!
Quando cessa o perigo, ele esquece de DEUS e fala mal da Polícia!"

Isto é comum, sei que irei morrer e este fato não irá mudar. Só valoriza os Policiais são os familiares dos policiais com quem convivem diariamente, e sabem que são cidadãos como qualquer outro!

Anônimo disse...

EU VEJO QUE A INSATISFAÇÃO É ENORME, MAS EU NÃO VI E EM NENHUM DOS COMENTARIOS DEPRECIATIVOS QUANTO AS GLORIOSAS POLCIAS MILITARES, ALGUEM TECER ELOGIOS EM AÇÕES BEM SUCEDIDAS. A MINHA GRANDE DIFICULDADE DE ENTENDER A INSATISFAÇÃO, É PORQUE QUANDO O CIDADÃO ENTRA EM DESACORDO NO PAGAMENTO DE UMA CONTA NO SALÃO DE CABELEREIRO, FELIZMENTE SOMOS NOS pmS QUE ESTAMOS CAPACITADOS A AJUDA-LO A ENTRAR EM ACORDO E PAGAR A CONTA, A FUNÇÃO CONSITUCIONAL É DE POLICIAMENTO OSTENSIVO E PREVENTIVO, MAS SOMOS MEDIADORES DE CONFLITOS PRIVADOS, TUDO BEM É COM GOSTO QUE FAZEMOS, PORQUE FELIZMENTE SABEMOS CONVERSAR COM PROPRIEDADE SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS, ISSO NOS FAZ CAPACITADOS A RESOLVER PEQUENOS PROBLEMAS QUE O CIDADÃO COMUM NÃO CONSEGUE.OUTRO PONTO IMPORTANTE QUE JULGO CITAR, É O FATO DE, QUANDO MAIS SE NECESSITA DE UMA TESTEMUNHA PARA LEGITIMAR A AÇÃO POLICIAL, PESSOAS SE NEGAM, ENTÃO UMA PESSOA QUE NÃO ESTÁ DO LADO DA POLICIA NUMA AÇÃO PARA TESTEMUNHAR, ELA ESTÁ AGINDO NA MINHA OPNIÃO COMO UM CIDADÃO OMISSO QUE APENAS COBRA DIRIEITOS, MAS ..... NÃO CUMPRE COM DEVERES, MAS ISSO NÃO PÁRA NOSSA LUTA, PORQUE O COMBATE A CRIMINALIDADE CONTINUA.TEM TAMBEM AQUELE CIDADÃO QUE FALA NO CELULAR, PARA NA FAIXA DE CANALIZAÇÃO, AVANÇA O SINAL VERMELHO ENTRE OUTRAS AS COISAS E FALA PARA VC " EM VEZ DE MULTAR PORQUE NÃO TA PRENDENDO BANDIDO?" A RESPOSTA É SIMPLES... PORQUE AMBAS AS CONDUTAS DE ROUBAR, FURTAR, MATAR , AGREDIR, E E INFRAÇÕES DE TRANSITO CONTARRIAM A LEI E ESSE CIDADÃO QUE COMETEU O ILICITO DE TRANSITO, TAMBÉM ESTÁ CONTRIBUINDO PARA ANOMIA, SO QUE ELE É O QUE COBRA DE FORMA ERRONEA, DEVE SER POR DESCONHECIMENTO DO LEI.O PONTO CHAVE É O USO DA FORÇA, PARA ESCLARECER E ELUCIDAR A DUVIDA DO COLEGA QUE NA MINHA OPNIÃO FEZ UMA POSTAGEM, INFELIZ, O USO DA FORÇA , É LEGAL, DIANTE DISSO SE ELE VIU UMA AÇÃO ILEGITMA E NÃO DENUNCIOU É PORQUE MAIS UMA VEZ ELE NÃO TESTEMUNHOU A AÇÃO, PORQUE NÃO SABE O QUE MOTIVOU O USO DA FORÇA, E POR OUTRO LADO ELE FOI OMISSO, MAIS UMA VEZ..., NÃO CONTRIBUINDO PARA O CIDADÃO DE BEM, GOZAR DA SEGURANÇA QUE É FEITA PARA ELE.
PARA CONCLUIR, PARABENS A TODOS OS PMS, PORQUE VESTEM A FARDA E A FAZEM BRILHAR NO DIA -DIA, QUE SO NOS SABEMOS COMO É.... .PARABENS TAMBÉM AOS QUE COLABORAM COMO TESTEMUNHA, E CEDENDO INFORMAÇÕES PARA AS BELISSIMAS AÇÕES POLICIAIS, AFINAL DE CONTAS NÃO É PARA QUALQUER UMA VESTIR UM COLETE E UM CINTO DE GUARNIÇÃO, TEM QUE TER SANGUE DE POLCIAL NA VEIA..FELIZ ANO NOVO A TODOS OS COMPAHEIROS.

Anônimo disse...

o dia em que a policia se voltar para classe que ela deveria protejer , cuja finalidade foi criada, ela terá o respaldo da sociedade, apoio e toda colaboração, enquanto a policia ficar fazendo o jogo do patrão o governo e segregando a socedade margilizando a sociedade , como apartade, da africa do sul; aí vem alguns hípocritas dizendo , é o governo quem nos paga, então a policia é uma propriedade do governo e não do povo.......................

Anônimo disse...

caro colega que postou essa ultima postage,em algum ponto eu concordo com sua opinião.mas discordo apartir do momento em que o colega diz que a policia não está voltada para sociedade,eu acho que apatir do momento em o policial deixa seu lar, seus filhos, todos os dias as 04:oohrs para pegar onibus e vai subir o morro para trocar tiros com traficantes, para protejer familias que estão no meio daquela guerra que não é delas(cidadãos),aí vc diz que, somos pagos para isso!não colegas!nós pms não somo pagos para morrer.nós somos trabalhadores como qualquer outro cidadão,apenas nós policiais fazemos o trabalho que,muitos rejeitam, muitos não tem a coragem de pegar um fuzil e trocar tiros com vagabundos, como falei antes.e até pegam, alguns pegam em um fuzil mas é para defender bocas de fumo. e aí eu pergunto esse policial não está voltado na defesa da sociedade?na minha concepção está voltado pq todos os dias morrem vários policiais pelo brasil.e em alguns casos nós policiais é quem somos segregados pela população , pois somos taxados de tudo o que não presta. e segragação racial ou profissional cairia bem mas como nós pms no papel da populaçao negra da africa.

PM CONTAGEM disse...

Na realidade nestes quase 15 anos de serviço na PMMG, cheguei a uma conclusão que pode não agradar a alguns. A sociedade, em sua maioria detentores de uma hipocrisia enorme, não quer uma polícia eficiente. Penso que querem um policia que faça vista grossa, que realmente " desmanche o infrator na porrada" e corrupta. Fazer vista grossa quando ele faz uma conversão errada no trânsito e não quer ser multado. " Desmanchar o infrator na porrada" quando assalta sua casa. O estranho é que aqui quando este infrator pertence a sua família, aí já pensa de modo diferente. Querem uma polícia corrupta quando querem oferecer um "cafezinho" para se livrarem de uma possível prisão ou multa elevada. Então esse senhor que escreveu a respeito de polícia bater em pessoas deveria, a meu ver, repensar a realidade não só em que vivemos mas, a que ele vive também.

Anônimo disse...

Boa noite a todos,sou PM de Minas,onde é vista como a melhor do país, contudo todos os policias de todas as polícias da federação são os que estão na ponta da lança, onde ficam no meio dos problemas da sociedade até chegar na justiça. Logo infelizmente existem profissionais que ainda não tratam o cidadão como ser humano, isto na grande vez é que o militar muuitas das vewzes não é tratado também como ser humano que tem família; probelmas conjugais; sentimentos, isto e mais fatores que mesmo assim não se devem misturar. Uma verdade que se cada cidadão realmente cumprir seus deveres pra exigir os direitos, todos no geral vamos ganhar. Sobre a violência policial que ainda existe é que tem imagem turva, esta mudando e isto acontece porque o sistema em que os orgãos de defesa social não evoluem no todo e quando acontece muito das vezes é só no papel barrando em algo destes. Por muitas vezes fui discrimado, questionado pela minha atuação e autuação, logo sou profissional que uso a lei como a verdade e o cidadão de bem que tiver a conciência disto vai sempre ser bem tratado e os resistentes por não saberem de seus direitos e quererem questionar de forma não inteligente,incorreem em situações que fazem infelizmente o profissional errar e ele vai ser punido muito das vezes mais duramente que as sansôes que o civil na justiça comum. Teria muitas posiçôes para citar deste assunto tão polêmico, mais uma coisa lhes digo enquanto a família,a religião,a educação para com a sociedade e seus gigantescos probelemas não forem resolvidos em fazer da vida digna de verdade, a polícia que esta na ponta da lança vai ter problemas. Espero que passem a olhar o policial com outros olhos e recorram ao lado humano que junto com o profissional voce vai ter seu direito humano respeitado. Desculpem por qualquer erro, e felicidades,sucesso e paz a todos !

Silvério. disse...

Li com atenção, mas realmente não concordo com os comentários expressos no referido e-mail. Cidadões todos nós somos, vivemos em uma sociedade e queremos o melhor para nós, nossas famílias e conterrâneos, no entanto, bandidos existem e a polícia está aí pela necessidade de sua existência. Maus e bons profissionais existem em todos os lugares, bem como bandidos também. mas o tal do senhor passa uma irresponsabilidade gratuita ao falar de tal forma de toda uma categoria profissional. Silvério.

Anônimo disse...

SOU PM EM MG, EU E QUALQUER OUTRO POLICIAL SABEMOS QUE A VIOLÊNCIA NÃO É NOSSA FILOSOFIA, PORÉM TEMOS QUE CONFORMAR QUE AS VEZES PRECISAMOS DO USO DA VIOLÊNCIA PARA CONSEGUIR UMA CONFISSÃO DE UM INFRATOR DA LEI PARA PODER SALVAR UMA VIDA NO CASO DE UM SEQUESTRO, ESTRUPO E OUTROS CRIMES EM QUE PRECISAMOS DESCOBRIR ONDE ESTÁ A VÍTIMA PARA SALVÁ-LA EM TEMPO HÁBIL. SABEMOS QUE SE NÃO ESPANCARMOS UM INFRATOR DA LEI ELE NÃO VAI CONTAR ONDE ESTÁ SUA VÍTIMA QUE ESTA PRESTES A MORRER. JÁ SALVEI UMA FAMÍLIA DAS GARRAS DE UMA QUADRILHA DEPOIS DE DAR UMA SACUDIDA EM UM DOS AUTORES QUE NÃO QUIS FALAR COMIGO NA MORAL.
INFELIZMENTE AS VEZES TEREMOS QUE FAZER ISSO. É O MUNDO CÃO.CONCORDAM?

Anônimo disse...

Comentário Inútil e idiota este ultimo!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá. Como policial a 10 anos na PMMG e instrutor de Técnicas Policiais percebo a seguinte situação envolvendo a violência policial: o que acontece é que, muitas vezes aquele policial recém formado na academia e sem os “vícios do serviço” é obrigado a ser colocado no início de seu trabalho como tal a ter como companheiro um policial já antigo na corporação que, em suas instruções e serviços também aprendeu com outros mais antigos que ele. Então ocorre a transferência de uma cultura ultrapassada de que a policia tem que ser truculenta e que o “paisano é folgado”. O mais importante é salientar que alguns desses policiais antigos estão se aposentando e é importante quebrar esse círculo vicioso colocando os militares mais novos trabalhando com outros “menos antigos” e com o pensamento renovado e voltado para as novas doutrinas.
Saliento também que, muitas vezes o policial fraqueja, pois também é humano e tem direito de errar e se deixa levar por uma situação, perdendo a razão. Pois ele passa o dia resolvendo problemas dos outros e ao final de seu expediente de serviço volta para casa para enfrentar os seus e sozinho.
Não podemos deixar de lado o comportamento de cidadãos mal educados que pensam que podem fazer o que quiser e quando interpelados e abordados desobedecem e tentam de qualquer forma diminuir a autoridade do policial que intervém na situação. Sem contar a parte da imprensa que mostra apenas o que lhe convém e moldam a ação de um único policial que se extrapolou como padrão para todas as policias e policiais do país.
Acho errado policiais honestos pagarem pelos erros de outros. Então não generalize quando disser que a policia espanca.

Anônimo disse...

Quem não deve não teme.

Direitos Humanos para Humanos Direitos.

Anônimo disse...

Sou policial de minas gerais ha 16 anos.. O cidadão que fez este comentário, até certo ponto tem razão, mas vou comentar algo que acho interessante. Nesses anos dedicados à polícia, eu fui mais humilhado, criticado e muitas das vezes ironizado por ser polícia, (cachorro do governo) do que parabenizado por algum serviço de grande valia. Então, me digam uma coisa: Qual é meu sentimento na atualidade? Como que tenho que valorizar o cidadão, se ele ao menos não sabe valorizar o policial e ainda não sabe ao menos falar um obrigado. Não quero ser crítico, mas toda ação tem uma reação, e até que isso mude, acredito que fica mais fácil o cidadão continuar a criticar a polícia do que falar "Obrigado". Se existe alguém covarde nessa história, vou ser sincero, pra mim a polícia é a última da fila, mas para ele é a primeira. É muito mais fácil falar mal da polícia, por exemplo, do que falar de um magistrado, pois sabemos que, quando o bicho ta pegando quem vai socorrer o cidadão é a polícia e não o magistrado, e quem está mais sujeito ao erro, a polícia ou o magistrado? É como Jesus nosso pai disse: "Quem nunca errou, que atire a primeira pedra."

Anônimo disse...

lamento muito este estado de sensabvilidade que lhe aprisionou durante 70 anos, a Policia é constituida em sua maioria de homens e mulheres, que dão a vida pelo bem da sociedade, expõe a vida, são desprezado, ate seus familaires sofrem as consequencias. Se viu a policia espancando, deveria tambem ter visto a Policia socorrendo, fazendo partos, e, ate moreendo por uma sociedade, pacifica diante de Politicos corruptos, estes sim que são nocivos a sociedade, silenciosamente, conduz uma sociedade a um suicidio, e, quantoas vezes vossa senhoria não colaborou para com eles, elegendo e reelegendos, então a Policia batendo, é o reflexos doa politica suja e corrupta

Anônimo disse...

Parece-me que a maioria dos irmãos de farda já esclareceram devidamente as dúvidas do Sr. M.J.S.,mas gostaria de salientar que não 'ganhei' este 'emprego', prestei um concurso público, passei por varias fases até a formação. Também não me consta que Policiais são isentos de impostos, portanto sou tão contribuinte quanto ele. Há que se observar também que se o Sr. M. não teve envolvimento com policiais; terá sido pelo fato destes estarem prestando um trabalho adequado de prevenção do qual este sr. terá se beneficiado? E opior é saber que já tem 70 anos e ainda não tem discernimento...

Anônimo disse...

Infelizmente o cidadão é julgado de acordo com a sua origem, raça e poder aquisitivo. Acho que aquelas pessoas que por uma razão qualquer, foi acusada de infrigir a lei,antes de ser barbarizada, humilhada e ter a sua vida destruida, passe por um processo investigativo por parte de pessoas inteligentes e bem preparadas.Infelizmente, quando digo que a questão é cultual, basta observar os métodos que são utilizados.Se é pobre e de cor, pioro.

Anônimo disse...

RESUMINDO EM POUCAS PALAVRAS
PUNIÇÃO SEVERA PARA O MAL POLICIAL
MERITO AOS BONS
(PACIENCIA)AOS DOIS LADOS CIVIL E MILITAR

Anônimo disse...

sem duvida quem é bom não tem o q temer!!!!

Anônimo disse...

falo como cidadão que ja foi humilhado ppolicial e não vejo razoes para eles manter estas atitudes.pois eles so são poderosos para bater em pessoas porque estas pessoas pagam impostos e os poderosos criam armas e apontam para elas mesmas.Todo brasileiro tem pavor da policia e ate se sente sempre errado.pois eles os policiais se sentem donos de todos(eles ate mesmo mataram Jesus cristo,são assassinos em potencial e quando morrem saão tidos como herois(hipocrisia pois eles combatem crimes e les ficam isentos quando cometem estes crimes.Eu queria saber qual foi o imbecil que ensinou tanta covardia para os homens.TODO HOMEM QUE USA ARMA OU E MEDROSO OU QUER DOMINAR.no final todos morrem e o podedr deles acabam.So Deus tem o direito de administrar a vida dos homesm pois Ele sabeo qu e melhor.Oshomesn(policiais e autoridades vivem exatamente sobre os erros dos homens(ai deles que não ensinam os homens a respeitar a Deus e obriga os homens a termedodeles o fim peles eta proximo.(ass.Cristão)

Anônimo disse...

Olá valorozos Profissionais da segurança pública! Eu acho que o problema é que nós da PM, acostumamos a aguentar tudo calado ! está na hora de fazer uma revolução na mente da população , como ? Primeiramente devemos parar de assumir responsabilidade dos outros, Quando atendemos um BO devemos deixar claro para o cidadão, que existem outros órgão que tem responsabilidade legal de resolver o seu problema ; Que aquele BO será encamninhado para a delegacia , na qual o cidadão deverá comparecer para representar, e só assim este procedimento seguirá em frente até chegar no judiciàrio que tem o dever de solucionar o problema , pois a nossa população, "ignorante" acha que a Polícia militar è quem prende, julga e condena , e nos temos que parar de assumir defeitos dos outros òrgãos. Eu comando um DST PM , no qual , antes da minha chegada , os militares se limitavam a simplesmente redigir o BO e Não orientavam as pessoas a exigirem os seus direitos com os outros òrgãos de defesa social (Polícia civil, promotoria e judiciário). O que criava a falsa sensação de que não adiantava fazer um BO, pois não dava em nada. Com uma simples orientação dividimos a responsabilidade com os outros òrgãos. Estes foram obrigados a agirem ( inclusive fui muito "queimado" por causa disso, pois começou a chegar muito serviço para os outros òrgãos, e algumas pessoas , que não gostam de trabalhar se sentiram incomodadas, mas hoje a população tem uma outra idéia de PM, pois eles sabem que nós fazemos a nossa parte, agora , se os outros órgãos não dão andamento aos pocedimentos, pelo ao menos , a população já tem ciência de que a culpa não é nossa .

Anônimo disse...

Tenho pena de um alucinado como esse Anônimo que se intitula cristão, se vc ou algum familiar seu estiver sendo sequestrado, por bandidos com forte armamento ,vc ofereça à eles flores , e verás que eles vão estourar os seus miolos. Deixa de ser ignorante ,no mínimo vc é um nóia ou um ifrator. Se vc é realmente um cristão, o que eu duvido , deveria ter lido a parte da Bíblia sagrada em que Deus determina que os cristãos obedeçam as autoridades constituidas.Agora se vc é daqueles que nao gostam de ser abordado, então vá morar em marte, pois , toda pessoa que vive em comunidades organizadas e civilizadas, estão sujeitas à intervenções do estado, inclusive você pobre coitado. E no Mais nós policiais não vivemos e não precisamos da simpatia de nenhum pseudo intelectual , apesar de que, de intelectual, nem pseudo você é.E já que vc se acha o BONZÃO na p´róxima aboradagem que vc sofrer, reaja,e terás o que merece.

Anônimo disse...

A BM nunca faz nada para cidadões de bem. Tu chama ela se ta acontecendo alguma coisa e ela não vem. Mas se tu ta na rua de madrugada, fazendo nada, já é motivo para te darem pau.

Anônimo disse...

Prezados integrantes da sociedade civil: Foi daí, do meio de vocês que nós policiais militares viemos, mas com uma ressalva: somos os melhores que haviam entre vocês. Para sermos policiais militares tivemos que concorrer a um vestibular que tem mais candidatos disputando vagas do que qualquer vestibular para direito ou medicina. Nos vestibulares para ingresso na nossa instituição nada menos que uma centena de pessoas disputam uma única vaga, e olhe que no meio desses há aqueles que criticavam o nosso sistema. Depois disto, somos submetidos a uma dezena de exames e testes de aptidão que não há em nenhum lugar. Vou dar exemplo do rigor destes exames: na polícia militar você não conseguirá ingressar se já tiver sido preso, mesmo que tenha sido "à toa" como vocês dizem, se não for suficientemente equilibrado psicologicamente, se possuir tatuagens visíveis, se faltar um de seus dentes ou tiver as funções deles não muito perfeitas, se não tiver visão saudável, se tiver problemas de saúde, se não tiver uma ficha limpa e uma série de outras restrições. Mas não se entristeçam, mesmo que vocês tenham tudo isto e lhes faltem ética, educação, e uma série de outros preceitos, vocês ainda poderão ser médicos, advogados, jornalistas, membros de ongs, enfim, poderão exercer quase todas as profissões que existem neste país. E ainda dizem que policial é restoio da sociedade! Não. Não somos o que vocês pensam, muitos de vocês são escória da sociedade, imprestáveis, descumpridores do seus deveres mas reivindicantes de direitos, mas mesmo assim se vêem no direito de nos criticarem. Como disse antes, nós somos o melhor que a sociedade tinha para oferecer ao Estado. Somos vencedores desde a nossa origem, primeiro por termos sido o espermatozóide que fecundou o óvulo, e, depois, por termos convivido no meio de vocês sem nos mancharmos e galgado todas as dificuldades e seleções da vida para sermos policiais militares, COM MUITO ORGULHO. Do soldado ao coronel, somos nós quem protegemos vocês, muitas vezes, com o sacrifício da própria vida, e nem assim somos reconhecidos. Não vou ser hipócrita: eu desejo que o senhor de 70 anos quando se levantar para ir à padaria comprar o seu pão, pagando o mesmo imposto que nós também pagamos (e a maioria de nós policiais militares paga muito mais)seja surpreendido por um marginal que lhe agrida e lhe roubo o seu dinheiro; que a sua neta, criança, seja vítima de violência sexual; que o seu neto seja aliciado pelos traficantes, fique viciado e depois espanque o senhor mesmo para lhe arrancar trocados para comprar drogas. AÍ SIM, POR FAVOR, VÁ ATÉ A FAVELA E PEÇA PARA OS MARGINAIS, TRAFICANTES E TODA A SORTE DE MALFEITORES PARA LHE AJUDAREM. PEÇA À FAMÍLIA DO ROBERTO MARINHO OU DO BORIS CARSOY, A QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE, MESMO COM O SACRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA PARA LHE AUXILIAREM.

Anônimo disse...

CONTINUANDO O MEU TEXTO ACIMA
Os mesmos impostos que o senhor paga nós pagamos também. O nosso emprego, a sociedade não nos deu, nós fizemos por merecer. Já que o senhor acha que paga o nosso salário, vou lhe dizer que eu também contribuo com o imposto que paga o seu atendimento médico, que por sinal, devido à sua idade, demanda mais cuidados e prioridade de atendimento que eu e os meus familiares, e nem por isto, eu acho que seja injusto. Estamos cheios daqueles que se intitulam estudiosos de segurança pública ou dos recalcados de plantão acharem que podem dar palpites no exercício da nossa profissão. Vocês não sabem nada de segurança pública. Aqueles que tiverem capacidade e competência para serem policiais militares, tentem integrar a nossa instituição, logicamente passando em concurso público, superando as incontáveis baterias de testes eliminatórios, com idade limite de 29 anos e com curso superior (exiencia atual para ingresso na PMMG) e então venham saber o que realmente é segurança pública, garantir a ordem e a paz social num país de mal-educados e "espertos", preservar a vida de pessoas que não merecem viver, mas que têem esse direito assegurado, mesmo que não respeitem o direitos dos outros viverem. Meus amigos de caserna, praças e oficiais, a polícia que este senhor acha que existe não é que pertencemos. Nossa Instituição hoje é espelho para as faculdades deste país e ninguém promove direitos humanos, respeita a dignidade do ser humano (mesmo daqueles que não merecem) como nós respeitamos. Ninguém, faculdade nenhuma, trabalha com o que há de melhor de talentos humanos existente na sociedade, pelo contrário, a faculdades joje estão cheias de drogados, traficantes, criminosos, em um monte de pessoas que só estão lá para passar o tempo e dizerem que são universitários, mas que depois que saem de lá ficam com os seus "canudos" guardados num canto da casa e não se estabelecem na vida porque não têem competência. VAMOS LEVANTAR A NOSSA CABEÇA, POIS NÃO SOMOS O QUE UMA PARTE DA SOCIEDADE PENSA QUE SOMOS. SOMOS OS MELHORES, MESMO QUE MUITOS NÃO RECONHEÇAM.
sOU OFICIAL DA pmmg, COM MUITO ORGULHO, E NÃO TROCO ESTA INSTITUIÇÃO POR NADA NO MUNDO.

Anônimo disse...

ontem fui abordado no embu das artes em um posto de gasolina um os soldados da plicia militar nos revistaram normalmente estava com meus dois aparelhos celulares que sumiu durante a abordagem assim como o dinheiro q estava na minha carteira não os acuzando mas o sargento de plantão que estava junto a eles nos agrediu muito chamado eu e um amigo de bandido e traficantes mas conosco não foi encontrado nada não somos usuarios e nem bandidos somos trabalhadores e so estavamos bebendo sem carro e nem moto colocaram uma arma em minha cabeça e falavam oq nos eramos traficantes falavamos q não e eles nos agrediam mais e mais jogaram pimenta em nossos olhos nos deram coronhadas hj um dia depois do ocasionado estou em casa com 3 costelas quebradas e com dificuldade de respirar depois de tudo isso vomos liberados e não prestei b.o em quaisquer delegacia de policia em minha opinião não precisava de tanto assim a policia militar abusa muito de poder já a policia civil que é uma policia de verdade nunca fizeram isso com nenhum cidadão q eu conhesa e parabeniso os oficiais da policia civil do estado de sp pela sua educação e o seu excelente serviços prestados. moro em itapecerica da serra são paulo. obrigado!!!

favelado disse...

porque voçe que e honesto(policial),ao presenciar um desvio de conduta de seu companheiro nao o prende?porque ao entrar na favela,voçes dao busca em todos que encontram pelo caminho?porque voçes nao investigam antes,para saber quem e quem?poque antes de invadir uma casa na favela nao trgam um mandado.e por favor como voçes sabem quem e o inimigo?sou favelado ha 52 anos,oque me doi e saber que muitos de voçes sao favelados e mau pagos.lembre-se o seu condionamento vai passar.

Anônimo disse...

sou detetive particular e agente internacional de informações,fui comverçar com um soldado sobre um roubo em uma residencia ,e me edentifiquei,fui levado ao pelotão da polica,invadirão minha privacidade buscarão na internéte todo meu historico ,enclusive de uma batida de carro que está sob judce,fui constranjido, ameaçado ,copiarão todos os meus documentos ,a policia do paraná é uma das mais violenta,néssa cidade eles entrão batendo em to do mundo ,basta não gostarem da pessso a que olharem,as pesssoas tem mais medo da policia doque dos ladrão .pois os ladrões roubão e a poilicia bate,a ditadura militar lá não terminou,

Anônimo disse...

Ò meu amigo, será mesmo que vc é detetive particular e agente internacional. Estou duvidando disto. Vc não acha que um agente inetrnacional deveria, pelo menos, saber escrever? E depois quer meter o pau na polícia. Primeiro vá para o MOBRAL, aprenda a se expressar/escrever e depois se arvore a falar mal de quem não conhece.

natng4 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
natng4 disse...

não julgo todos os policiais mais creio que em grande parte um policial não e tão educado como nos queriamos, cade que algum policial chega na educação para abordar alguem? bom eu numca vi. eles devem agir com rigor mais naum e pra tanto pra sair batento em qualquer um que se pareça com um suspeito ou alguem que esteja em uma manifestaçãoe pensem só policiais as pessoas que fazer essas manifestações precisam comer e pra comer o estado precisa pagar então os manifestantes precisam chamar a atenção de alguma forma, pq vcs quando forem numa manifestação pra impedilos larguem as armas, porretes e juntem-se a eles, alias vcs são trabalhadores tbm, mais uma coisa quando forem abordar alguém tratem a pessoas com respeito e calma se ele naum dever nada pro estado ou justiça concerteza ela vai deixar ser abordada e ai a abordagem fica mais fácil!!!! pesem nisso a policia e pra ser amiga e não pra ser inimiga então tarte o cidadão com respeito!!! sou estudante e tenho 15 anos e nunca um policial em tratou com o devido respeito que mereço sempre me agrediram nas abordagem msm eu nunca fazendo nada a ele ao contrario sempre cumpri as ordem deles durante as abordagem.

Anônimo disse...

É deveras lamentável certos comentários pelas pessoas que deveriam ter experiência e não as têm.
O que o cidadão de bem deseja é que a polícia respeite as pessoas de bem (incluindo ai, os policiais de bem, que são cidadãos também iguaizinhos aos outros, e não os policiais bandidos, espancadores de gente inocente, corruptos...). Bandido é bandido, e tem que ser tratado como tal, dentro e fora da polícia, o que não pode é o cidadão de bem ser tratado como bandido por alguns policias sem preparo (nem identifica as pessoas e já vão batendo, É VERDADE!!). Estes policiais despreparados (bandidos) deveriam ser punidos exemplarmente (e não a corporação “abafando” estes erros como temos visto frequentemente, inclusive na mídia) para que o respeito do cidadão pela polícia aumente ainda mais.

Anônimo disse...

Na hora de descer a lenha em cidadães eles adoram, mas um riquinho qualquer eles não fazem isso a lei não é para todos se tonam isso como as "Leis" particulares dele porque não pregam isso a todos da sociedade, íncrivel, a policia do Brasil é uma vergonha. Só sabe bater em adolescentes maconheiros ou pessoas as vezes como foi meu caso apanhei por esta tarde em uma praça conversando com um amigo meu min bateram por não chamar eles de Senhor nem por abrir muito as pernas como se eu soubesse ter que reagir na minha primeira abordagem confesso que morri de medo, agora esses Policiais que fazem isso usam das leis que aprenderam para fazerem o mal pois dão tapa na cara e etc pra desmoralizar só que não deixam as marcas para não haver a denuncia e se a denuncia for feita e quase que certo não haver justiça alguma. Muitos defendem essa pratica porem essas pessoas nunca se quer passaram por constrangimento algum como eu passei uma coisa que notei foi eles não fazem isso na frente da sociedade, porem experimente esta em um cantão que não haja testemunhas e seja apenas você e a policia depois comenta sobre esse assunto... Abraço a Todos!

Anônimo disse...

bom dia leitores,bom li uns comentarios e notei que nada mudou e nem vai mudar,a tendencia é piorar a policia vai buscar infratores na favela e os bandidos vão continuar levando essas malditas drogas.o responçavél por isso vai sempre mandar nesse país é só lamentar,podem fazer o que quizer com eese direitos humanos aqui é só derrota um abraço a todos.

Anônimo disse...

Sou um cidadã desse Brasil, pago meus impostos trabalho todo dia,
Sou voluntaria de ONGs, fui escoteira 15 anos e apreendi ser uma boa cidadã.
Mas infelizmente meus amigos, caros policiais acho melhor vocês separarem os ruins de vocês mesmos.
Pois ontem mudou toda a minha visão referente a farda que vocês usam. Ontem voltando para a casa com um amigo de fora do estado onde moro,
Errou o caminho e fomos pegos pela policia militar. Até ai tudo tranqüilo, mas quando disse que eu era de fora e meu amigo era de um certo estado que tem a fama de machista.. Certo policial começou a chamar ele de GAY. Sem que meu amigo fizesse nada.
No fim ele agrediu meu amigo covardemente pois não havia nenhuma testemunha no local.
Ele me bateu, quando tentei pedir que parasse de bater no meu amigo.. ele disse que policial era tudo e que teria que ficar quieta.
Eu disse que policial não é tudo.. e que ele não estava honrando com a farda que ele usava.
O mesmo me prendeu e me processou por desacato a autoridade. E jogou meu celular no chão.
Quando chegou as outras viaturas ele Mentiu na cara dura para todos os colegas que eu chutei , falei palavras de baixo escalão e um monte de coisa.. que nunca em minha vida faria.
O colega dele me olhava com um olhar de vergonha do que ele estava vendo do próprio colega.. mas não fazia nada.. Nem os que vieram até o local..
Infelizmente não irei respeitar a profissão de vocês nunca mais.
E agora.. Se eu ir fazer o corpo delito na delegacia da Mulher.. podem ligar lá pra esse policial e avisar que estou fazendo a ocorrência contra o mesmo.. e então rasgarem o papel ou sei lá o que essa policia corrupta e cheia de podres podem fazer contra mim, na minha cidade.
Estou indignada.

Anônimo disse...

O que mais li foi policial dizendo que são treinados a serem educados e respeitar o cidadão de bem.
Mas então por que fazem o contrario,por que são tão mal criados,por que para eles todos são vagabundos.
Policial experiente sabe quem é bandido e quem é honesto,não seria legal um policial passar fazendo ronda nos bairros e dizer olá, bom dia, mas não eles botam oculos escuros, braços na porta da viatura,cara fechada,cara de mal.
Talvez seja isso que muitos cidadãos tenham medo da policia.
Sejam mais humanos,mais amigos,não deixem o poder que o estado lhes dão subir a cabeça,procure conhecer o pessoal de seu bairro, ao passar na viatura diga oi seu joão,oi dona maria, tudo em paz com a senhora.
Voces policiais verão sua estima aumentar

Anônimo disse...

morro no interior de minas,aqui os policiais agem com muito rigor fazendo prevalecer a lei,mas esse modo de agir acaba sendo degradante.e é lei(ninguém deve ser submetido á tortura nem a tratamento desumano ou degradante).pelo fato de ser um interior onde o acesso a midia é um pouco dificil,e o povo um pouco desenformado isso acaba ajudando.

Anônimo disse...

Onde eu moro nao sao policiais que agem sao verdadeiros ignorantes e homens que se acham que só pq estao de farda sao algo. errado nao sao nada sao apenas policiais que (DEVERIAM DAR SEGURANÇA) e nao tocar terror na cidade.Aqui é assim se voçe chingar alguem pelas redes sociais ou presencialmente um PM no outro dia estao batendo na sua porta pra vc assinar um termo circunstanciado por desacato a autoridade e ainda se voçe olhar atravessado pra eles nem pensar em andar sozinho pq se nao eles te matam é isso mesmo te (MATAM ) COMO JA HOUVE CASOS AQUI ) entao nao sao autoridades do bem que estao vestidos de farda sao verdadeiros ladroes e corruptos que ganham viaturas e gasolina e liberdade pra bater pressionar e avacalhar vale ressaltar que eu estou falando isso sobre onde eu moro( NAO ME VENHAM DIZER QUE EU ESTOU FALANDO NO GERAL) mas quem fala mal dos PMs é porque sao fora da lei nao sei o que é isso que os outros pensam e dizem mas nao sao eles que vivem presenciando situaçoes arrepiantes.Entao nunca venham me dizer que NO BRASIL existe segurança OK estamos entendidos.

FAbio Siqueira Silvaston Silvaston disse...

Se inscrevam e divulguem em sua redes sociais aqui mesmo, facebook e outras
assista os vídeos e se escreva no canal
https://www.youtube.com/channel/UCQex0ZUrt0FpgSQ3VH6Lpgw/videos
e as fotos do facebbok e fotos com vídeos nos comentários se inscrevam
https://www.facebook.com/sabios1/photos_all

alyson matheus disse...

eu quero que esses policias que gostam de bater nas pessoas vão tudo pra casa do carai , bater no cidadão inocente , por isso que muitos jovems assim como eu se revoltam na vida e viram bandido

Fabio Siqueira Silvaston Anonymous ou/e Subversivo disse...

os policiais violentos os bandidos matam, se acha o que. As vezes uma pessoa inocente ele ja mata, imagina um covarde, por isso o ditado ladrão que rouba (mata) ladrão tem cem anos de perdão.

maria marcia pereira disse...

quase perdi meu filho por causa de dois policial que batero na cabeça dele ele era menor de idade e so estudava trabalhava no pequeno a prendis e fasia curços e por causa do diretor nao vale um centavo meu filho foi espancado dentro da sala de aula sem sequer ter o direito de fala quando uma professoura me avisou eu deichei meu casal de gemeos e fui la na escola chegando la vi meu filho desacordado e passando muito mal teve que faser uma serugia urgente onde ficou entre a vida e a morte mas deus e justo e meu filho sobreviveu e agora faz 4 mes que um outro policiao agredio ele de volta na cabeça ele indo pra trabalha eles vivem no batalhao vendo meu filho ali toda vida aida agredirem meu deus fas algo pra que nao serepita de volta ele trabalha em horario trocado quando vao dar paz para ele cuida da familha dele e comessarem a espanca quem realmente meresse ou fala com que esta no ponto nao chega e ir batendo porisso quem trabalha tem cracha e oniforme da bem pra diferensa uma pessoa de boa comduta de um bandido desculpa o desabafo

Anonimo disse...

Eu nn aceito essa pratica abusiva da PM E outra um comentario ai que todo mundo que descrimina policia e pq tem uma parente que ja foi preso ou um amigo. SIM nada a ver isso tenho 2 primo de sangue q er sargento da P.E e o pai deles que tenetcoronel e eu nn aceito isso POLICIA E PRA QUEM PRECISA.POLICIA E PRA QUEM PRECISA DE POLICA. Nem todo mundo que mora na favala e bandido nem vagabundo um bando de policial despreparado pra honra a farda e n o patente que leve no peito seus mulek vcs tbm tem familia se coloque no lugar vc tbm te mae se coloque no lugar delas.

Porque policias nao acho o irmão e matou a irmã de 9 anos isso e o um crime poha cade as autoridades competente isso não e certo....




Eu digo nao a pratica abusiva da PM.

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo