As Guardas Municipais na Segurança Pública

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

* Júlio César Kiel

Com reiterada freqüência, a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo é objeto de observações, exames, interpretações, indagações, através dos mais diferentes setores da sociedade. Entretanto, a matéria cifra-se em muito pouco.

A Guarda Civil Metropolitana foi implantada para atender missão especifica, delineada pela constituição federal, que em seu artigo 144 diz: ...”A segurança pública, dever do estado. Direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:...” Aduz o parágrafo 8º - “Os municípios poderão constituir Guardas Municipais destinadas à proteção de seus bens serviços e instalações, conforme dispuser a Lei”.

Pois bem, a criação das Guardas Municipais foi tão salutar que hoje vimos essas corporações espalhadas em centenas de cidades brasileiras. Treinadas e preparadas, as Guardas Municipais foram capacitadas para exercer um policiamento comunitário aos moldes do primeiro mundo.

Fica então firmado que às Guardas Municipais competem: “Proteger os bens, serviços e instalações”.

Até aqui, nenhuma dificuldade.

As dificuldades aparecem quando o munícipe, alvo de alguma violência, procura o Guarda Civil para uma prestação de socorro que pode ocorrer das maneiras mais diversas e infindáveis, mas plenamente imagináveis.

O Guarda ou a sua guarnição, por ali passa fardado, a pé ou em viatura destacadamente anunciada, letreiros em suas portas, giroflex, sirene, etc. Aproxima-se o munícipe (velho, moço, homem ou mulher, branco ou negro, etc.) e lhe solicita ajuda, socorro, pois se encontra na iminência de sofrer um dano ou já o sofreu e suplica por providência.

Respondam os doutos, como deverá o Guarda Civil proceder.

Deverá o Guarda dizer ao solicitante que se dirija aos “canais competentes?”. Isto obstará o roubo de seu automóvel que estará em desenvolvimento? O assalto que está sendo tentado ou já se consumou, e os autores estão nas imediações ainda, deverão ser deixados à vontade para repartição de seu lucro criminoso?

NÃO! O Guarda, ou os Guardas, agem imediatamente no intuito de combater o crescimento de número de vítimas na estatística da violência. Protegem o aflito, a vítima de tais agressões.

Daí vêm as críticas: “O Guarda Civil não pode prender”. “O Guarda Municipal deve somente proteger os próprios municipais”. “A Constituição Federal afirma isto”.

Entretanto, esquecem de se reportarem ao nosso diploma processual penal, que, em seu artigo 301, diz : “Qualquer um do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes, deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito”.

Na eventualidade da prisão em flagrante de um infrator da Lei, o Guarda Civil naturalmente irá dar-lhe uma revista pessoal e, estando o mesmo armado ilegalmente, irá apreender-lhe a arma, por questão de segurança pessoal e em razão de arrolá-la no Auto de Prisão em Flagrante a ser lavrado pela autoridade Policial no Distrito competente.

Ah, diriam os oportunistas de plantão: “Mas isto já seria trabalho da Policia Civil ou da Militar...” Sim, mas com a recomendação, também, de que providenciassem um “rabecão” para levantamento do cadáver do Guarda, no local. Isto tem acontecido e acontece periodicamente.

O que é preciso é que haja menos hipocrisia, mais sinceridade e espírito humanitário.

O Guarda Civil Metropolitano se age é em prol da população, tão carente, abandonada, sofrida, vilipendiada, encarcerada, pelos delinqüentes que campeiam aos milhares nesta megalópole.

Minguasse algum dia a consciência profissional dos Guardas Civis Metropolitanos, que muitos tomam por excesso de zelo, avaliar-se-iam, então, as dramáticas conseqüências que adviriam dessa atitude para todo o organismo social.

Alguém objetaria: "Mas há excessos..." E onde não ocorrem, respondemos!

Estas são punidas com rigor! Agora, o que não se aceita é que o Guarda Civil seja penalizado injustamente.

A procura de toda Guarda Civil Metropolitana da capital e em outras cidades brasileiras, em todos os instantes, é no sentido de dar à população um atendimento civilizado.

Espelhando-se na antiga e inesquecível Guarda Civil, a população tem na figura do Guarda um amigo, orientador, educador, o que ajuda o velho a atravessar a rua, a criança a cruzar a via pública na saída da escola, e por aí infinitamente.

Mas, se um traficante de Drogas se postar na entrada de uma escola, se um carro atropela um ser humano, se um assalto estiver em andamento à sua frente e outras cenas tais, o Guarda Civil não ficará impassível. Não se acovardará.

Recriminá-lo por isto? Por assim agir? É piada de mau gosto!

A senhora que surge em uma janela e aos gritos pede ajuda ao Guarda Civil que por ali passa, pois sua casa está sendo assaltada, seus familiares seviciados e seus filhos estuprados, não ficarão sem o amparo necessário.

Os críticos de esquina poderão recriminar o comportamento do Guarda que foi em socorro daquela senhora, dizendo: "Ora, mas o Guarda não poderia fazer aquilo de entrar na casa, estourar a porta e prender os bandidos com risco da própria vida."

Mas aquela senhora dirá, com lágrimas nos olhos: "Obrigada 'seu' Guarda!"

A Guarda Civil nada mais quer do que servir e estender suas mãos humanitariamente à população.

Quer unicamente somar forças com outras entidades afins, para, juntas, abrigar os necessitados.

Com a palavra, os críticos de esquina.

* Julio César Kiel é Fundador e Ex-Presidente do Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos de São Paulo



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

37 comentário(s):

Anônimo disse...

Realmente as guarda municipais PODEM agim para prender alguem que está em FLAGRANTE delito, os policiais DEVEM prender o individuo. Aí está a diferença. Entenderam?

SGT PM

CD Paschoal disse...

Kiel Bom dia, estou lhe informando, se voce sabe da 1º ocorrencia de vulto do ano 2010; brigas de gang"s ofuscada pela Guarda Civil Metropolitana IR FÓ, esta ocorrencia foi registrada no 13º Distrito Polidial, viatura prefixo 30.213, onde a vitima encontra-se entre a vida e a morte, um rapaz de 15 anos de idade, teve 3 costelas quebradas , rim repartido ao meio, fratura craniana, perda parcial da vista direita,pernas quebradas,um corte grande provocado por lamina ou similar na axila direita quase separando o membro do corpo, após ter sido arrastado por um veiculo de cor vermelha, marca fiat, modelo uno, aproximadamente 60 a 70 metros,. tudo começou da seguinte forma, plantão tranquilo, cumprindo ordens de serviço normal, onde a equipe foi solicitada quando em patrulamento, pelo local dos fatos, e quando realizavamos o socorro da vitima no aguardo do resgate e já ter acolhido as informações das testemunhas tudo se tratava de um atropelamento, foi quando populares trouxeram um celular,com a foto do veiculo uno, com a placa nitida, com a informação de ter 3 individuos com os trajes na cor preto, com definição na camisa de skin reedhes, informando tratar-se de rixa, entre gang's, neste curto periodo chegou o resgate e continuamos a auxilialo, e continuamos a levantar mais informações com as pessoas presentes, pois naquele momento encontrava-se mais de 40 pessoas no local que presenciaram o ocorrido, inclusive o irmão da vitima, foi quando avistamos o veiculo,com os individuos e caracteristicas anunciadas, onde de forma instintiva tomamos as providencias cautelares para abordagem pois já tinhamos informação da agressividade dos individuos, tendo exito em uns 900 metros do local, sendo conduzidos ao 13 D P, sendo lavrado o B.O de tentativa de Homicidio e rixa, sendo confeccionado em Distrito Policial especializado...
Veja a íntegra da reportagem:
http://videos.r7.com/grupo-de-skinheads-prende-jovem-em-carro-e-o-arrasta-em-sp/idmedia/0dc1637d18583808e29d82466dea99ee.html

obrigado kiel,
espero que está ocorrencia iluste e enobresa o nosso trabalho...boa sorte

CD Paschoal
GCMF Adriana
GCM Robson ,,,,,,condutores da ocorrencia......dia 13.01.2010......R7

Anônimo disse...

Olá sgt pm.
Vc ja ouviu falar em prevaricação?
Pois bem, trata-se de um crime previsto em nosso codigo penal. comete tal crime qq funcionario público (que vcs tb são)que deveria agir, mas não o faz ou o faz de modo a ajudar alguem. O texto esta bem basico para que vc entenda, mas o que me espanta é um sgt pm não saber disso.
Lamentavél colega que existam ainda opiniões como a sua, ainda mais quando a poucos dias foram divulgados os indices de 2009 e todos os crimes aumentaram, ou seja, é muito bandido para pouca polícia.
Seria legal ver vcs fazendo todo o ciclo de polícia sozinhos, sem incompetentes como os Policiais Civis e Guardas Municipais.
Sua opinião seria de muita utilidade na Suiça, mas no Brasil, com tudo o que esta acontecendo hoje, é bem impropria.

Dias.

PM LINO disse...

Na minha opinião,o serviço da GM,não se pode resumir em tomar conta só de patrimônio;deve ir além quando uma vida está em jogo.A realidade é que a violência a cada dia aumenta e não devemos ficar criticando quem faz certo ou errado.Quanto mais ajuda tivermos no combate da criminalidade,mais ganhará a sociedade.Já que as vezes os criminosos tem mais união dentro do seu grupo do quê as organizaçôes que fazem parte da segurança Publica.

Anônimo disse...

Parabéns Lino.
enquanto "nós" discutimos de quem é o ladrão, quem sofre é a população brasileira. Existem lugares em todas as grandes cidades, onde ha muito tempo o crime domina em virtude da falência do serviço público. quem entra nestes lugares a qq hora do dia ou da noite para rondar, prender e socorrer as pessoas? Com certeza não é só a PM.

Dias

Anônimo disse...

nobre colega Dias, meu comentário não foi defendendo nenhuma posição a respeito das guardas municipais. apenas quis expor como funciona a ação dos policiais e dos guardas DE ACORDO COM A LEI. proure no codigo de processo penal (nao tenho o artigo aqui comigo) mas voce verá que qualquer do povo PODE prender alguem em FLAGRANTE. e é DEVER dos POLICIAIS prender quem esta cometendo crime. Entendeu? não estou dizendo que isso seja certo ou errado, minha opinião irei exporem outra oportunidade, mas como sempre agimos embasados em lei, temos que saber o que ela determina. IMDEPENDENTE DA OPINIÃO DE QUEM QUER QUE SEJA.

SGT PM

Inspetora Isabela disse...

Parabéns Kiel! Bela matéria! Com incrível simplicidade, você conseguiu colocar as palavras certas e atrair a atenção. O impressionante é verificar que mesmo assim, alguns ainda não conseguem interpretar o texto com coerência e encarar a realidade do nosso país, aonde a bandidagem se regozija! Soldado PM Lino, parabéns pela sua visão,tão oportuna neste momento!

Anônimo disse...

Olá sgt pm.
Tenho 29 anos de serviço e graças ao supremo irei me aposentar ano que vem, devido ao entendimento daquela corte de que como exercemos a função de polícia, apesar de não termos o nome, temos o direito de nos aposentar com 30 anos, a exemplo dos militares e das forçaa auxiliares (voces).
Vc quis sim menosprezar nossos serviços. Não adianta querer remendar. Ficaria melhor se retratar, desde que haja sinceridade, senão deixa como esta. Não se esqueça que amanhã ou depois vc pode precisar de algum agente aplicador da lei (a cruz vermelha internacional é que define e o Brasil é signatariom, ou seja, concorda)e ja pensou se quem aparecer na sua frente for uma guarñição de Guardas Municipais? A função de polícia não tem nada haver com nome de corporação. Poderiam nos chamar polícia municipal, mesmo com as limitações previstas na CF, que porem são amplamente contrariadas por sentenças e acordãos do STF, a maior corte de justiça em nosso pais.
Depois de tomar tiro, mordida (animal e humana), unhada, ataque de marimbondo (não é aquela pinga), gusparada, chute na bunda, facada, pedrada e etc, é muito ruim ler tais palavras. Independente da cor da farda, estamos do mesmo lado.

Dias.

Anônimo disse...

Dias, vc é ridículo, tá com crise existencial? Carente? Ah! Tente um concurso para polícia civil, pq pra PM vc não tem mais idade! E preste atenção antes de postar bobagem!

Anônimo disse...

Bom, sou de Rondonia, aqui não tem G.municipais,mas acho que mesmo sem analizar a posição do sgt anonimo me atrevo a dizer que pouco se difere entre poder e dever para quem tem o sentimento de livar o oprimido do opressor,principalmente para quem esta ostensivo.Sera que e possivel esplicar para o solicitante
as particularidades da lei.creio que quando estamos ajudando ou estamos sendo ajudado a a missão se torna mais suave.

JULIOKIEL disse...

Com os meus cordiais cumprimentos, quero registrar meus sinceros agradecimentos aos Administradores/Gestores deste conceituado veículo de informação, pela imparcialidade e democracia demonstradas quando da publicação de matéria pertinente às Guardas Municipais neste espaço virtual essencialmente da Policia Militar.
Grande Abraço
CD Kiel

Ferreira disse...

Os guardas municipais são tão importantes como nós milicianos...

Anônimo disse...

Olá sgt pm.
Voce é juruna? Pq seu conhecimento da lei é bem fraco. Isso tem cara de ex-fp.
dias.

julio disse...

Ao missivista Sgt PM (anônimo).

Quando me referi ao artigo 301, considerei o fato de que a Guarda Civil Metropolitana (GCM,s) ser agente de autoridade, tendo portanto o DEVER de PRENDER quando em flagrante delito...aliás, a prisão só poderá ocorrer destas maneiras: Flagrante Delito, Ordem expedida pelo Juiz, Prisão Militar e ... ”. Em sua 2ª missiva, diz/escreve, quando tenta responder a missiva do companheiro DIAS, que não se lembrava do artigo do CCP que tratava de assunto pertinente ao “ PODER...e DEVER “ de prender... Ocorre que no próprio artigo que o senhor leu, cujo qual usou como base para sua “critica”, consta a transcrição do Artigo 301 do CCP. Leia novamente e confira... Ah. A Guarda Municipal não efetua prisão de criminosos como se fosse qualquer um do povo (a chamada “Prisão Cidadã) como talvez o senhor deu a entender. As Guardas Municipais também são agentes da Segurança Pública. Claro está, pois os legisladores não cometeriam um erro primário de inserir as Guardas Municipais no Cap. III – Da Segurança Pública, em seu Art. 144 ...se estes não exercessem a função policial Outras argumentações de minha parte, para dar resposta às suas afirmações poderiam ser escritas aqui, porém cansaria desnecessariamente a inteligência dos demais missivistas.


Aproveito a oportunidade para agradecer ao Senhor José Renato/SGT PM Monteiro, pelo espaço cedido aos integrantes da GCM...Grande Abraço
Ao Dias, Isabela, Paschoal, PM Lino. o companheiro de Rondônia, Ferreira...prazer compartilhar com todos vocês....Grande Abraço
Classe Distinta Kiel

julio disse...

Minhas escusas...retificando,,,
onde se lê CCP, entenda-se CPP - Código de Processo Penal.
Juliokiel

Anônimo disse...

Ola Kiel

Parabéns pela publicação de seu artigo, penso que com as informações prestadas os serviços dos guardas civis metropolitanos possam ser melhor compreendidos, pois sempre auxiliamos os cidadãos pagadores de impostos, aoende quer que esteja o GCM ele terá segurança,pois vejo a cada dia o aumento da criminalidade e o estado não dá conta sozinho e acredito com auxilio das guardas municipais a tendencia é melhorar este quadro.
Abraços

Cruzeirense apaixonado disse...

Você é muito inteligente.

No meu conceito, criar mais instituições para concorrerem entre si, com o objetivo de levar mais tranquilidade ao cidadão é pura ilusão. Muitas instituições para atuar sobre o mesmo problema, sobreposição de serviços, excessos de gastos públicos, falta de introsamento entre as forças e se contar a vaidade do ser humano. Estamos caminhando para uma unificação das forças policiais, com o objetivo de uma melhor prestação de serviço e com qualidade. O investimento deveria ser em mais educação, saúde, trabalho e etc. Atacar o problema de segurança na sua origem, evitar que a criança seja adotada por um criminoso e não em criação de mais forças policiais.

Cruzeirense apaixonado.

Anônimo disse...

GM Fernando

As Guardas Municipais fazem um ótimo trabalho, muitos não sabem mas existem Municípios no Estado de São Paulo em que o efetivo da Guarda Municipal é 5 vezes maior do que o da PM, e a grande maioria das ocorrências quem atende é a Guarda Municipal, muitas vezes atuam em conjunto com a Civil e a própria PM, as corporações tem de se unir, a bandidagem é unida. Abraço a todos, em especial aos organizadores e idealizadores do blog sou GM e sempre leio os artigos...

Emerson Freire disse...

Boa noite!
Realmente o Universo policial é Conhecimento,cultura e entretenimento!!
Parabéns pelas colocações,e acrescento que o maior bem do município é a população e todas as vias municipais devem ser fiscalizadas pela Guarda Civil!! No nosso caso,o transito é do município ,por isso também o fiscalizamos!! Eu sou GCM com orgulho e como você mesmo colocou na frase abaixo, estamos aquí para somar forças e não brigar com outras instituições!!
Um grande abraço!!
GCM ITU FREIRE

Anônimo disse...

Quanta besteira lê-se aqui. Fico triste de ver quantos guardas municipais são arrogantes quanto ao seu serviço. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é.... Deixa pra lá. Serei o próximo a ser massacrado pela GM e por quem não entende de lei... Ela é clara, só não vê quem se finge de cego.

Anônimo disse...

Na verdade deve se criar mais um parágrafo no artigo 144 da CF e escrever: As guardas municipais também são órgãos de segurança pública, daí então conversaremos de igual para igual ou melhor lembrem a policia é estadual,estatará ainda a frente anos luz a frente. Não há o que comparar a instituição policial com outras

Anônimo disse...

A GCM de ITU é uma INSTITUIÇÃO FALIDA e os homens que estão á frente desta instituição não tem o minimo de capacidade nem para organizar um concurso publico quanto mais para fazer segurança publica.vejam no site da associacao da gcm de itu.

Anônimo disse...

ISTO É A MAIS PURA VERDADE SOBRE A GCM DE ITU QUE, DESDE 2006 ABRE CONCURSO E POUCO SE LIXAM PARA OS CANDIDATOS APROVADOS, EM 2009 FIZERAM A MESMA COISA COM MAIS 48 APROVADOS.QUANDO ABRIR CONCURSO PARA A GCM DE ITU NÃO CAIAM NESSA DE FAZER O CONCURSO POIS LÁ EM ITU O SECRETÁRIO NÃO CONVOCA OS APROVADOS ELE SIMPLISMENTE FINGE QUE NÃO É COM ELE.

Anônimo disse...

Pergunta que não quer calar!
Segundo informações no IPSM pagamos somente 9% para o plano saúde o restante e pago para aposentadoria caso tente cancelar o IPSM corre o risco de não conseguir aposentar. Então eu pergunto e quem souber me informe, por que pagamos FUNDO DE APOSENTADORIA? E para onde este dinheiro esta indo?

Anônimo disse...

Olhem; como já foi bem dito...não importa de quem é o filho, devemos nos unir para educa-lo.
Os vagos se divertem e adoram enquanto nos degladiamos; uns dizendo que eles teem o poder e outros querendo o direito de ajudar!
Botem na cabeça quem não inchergou ainda ou possuem outros interesses:
Nossos inimigos são os criminosos!!!
Quem não pensa assim, está na profissão errada!

GM Carvalho, Eteio RS.

Freire disse...

Aos senhores que dizem que a GCM de Itu está falida!! A única resposta cabível, eu não estou interessado em saber se convocam ou não os aprovados e se os que estão a frente da GCM não tem conhecimento, isso é com o prefeito,ele é quem contrata, o que importa é que quando somos solicitados seja pela população,pela policia Civil(muitas vezes)e até mesmo pela policia militar, nós estamos prontos a tendê-los, pois o mais importante é fazer o certo!!Mais uma coisa, de Leia os jornais e verá as ocorrências que atendemos!!
Não critique a corporação ok, se quiser falar mal de qualquer outro, fale!!
Mas de nós que estamos na rua virando noites para tentar fazer a nossa parte, não fale!!!
Mais respeito!!
Ou apareça lá na Rua Madre Maria Basília, 64!!

Henrique disse...

Todos querem exercer o poder de polícia ostensiva, abordando cidadãos nas ruas das cidades, ou seja, todos querem escolher os poderes de polícia que querem exercer. Por que ninguém quer lavrar auto de prisão em flagrante, instaurar inquérito policial e investigar crimes? A GCM se assemelha ao Ministério Público que quer escolher quais crimes irá investigar, deixando o furto de galinha para a Polícia Civil, se querem investigar que investiguem tudo, e se a GCM quer exercer o poder de polícia ostensiva (atribuição da PM de acordo com o artigo 144 da CF), aproveitem e façam o de polícia judiciária também. Será que é tão difícil assim entender que cada Instituição tem um poder de polícia específico? A GCM tem seu poder de polícia que é à proteção dos bens, serviços e instalações dos municípios, a PM deve exercer o policiamento ostensivo, a PC deve execer a função de polícia judiciária e assim por diante, cada um tem sua área de atuação.

Anônimo disse...

Olá senhor GCM, TUDO BEM?
Fui no endereço citado e conheci o lindo convento de freiras que lá existe.
VOÇÊ DEVERIA MUDAR SEU NOME PARA FREIRA.

Anônimo disse...

kkk...

Anônimo disse...

Infelizmente essa é uma verdade sobre a GCM de Itu. Eu moro aqui e a uns anos atrás nós viamos muitos GCMs hoje parece que sumiram. Eu tenho um amigo PM e ele me falou muito bem da GCM de Itu no sentido de que os homens que lá trabalham estão prontos pra atender qualquer ocorrência. Mas o que me assusta é que não vemos mais GCMs como antigamente e só o fato deles patrulharem já inibe a "bandidagem". Colocar 1 viatura da PM pra ficar patrulhando o centro da cidade por exemplo seria complicado pois se essa viatura atende bairros e outras regiões também. Agora se pegassem 1 viatura da GCM e deixasse no centro já traria segurança para a sociedade e a outra viatura da PM ficava livre para as outras ocorrências. Enfim a GCM é importante sim mas nossos governantes precisam para de querer encher somente os próprios bolsos e começar a encher os bolços de quem quer trabalhar...

Anônimo disse...

Bom pessoal as Guardas Municipais está incluida no art 144 da CF Paragrafo 8ª, então fazem parte da segurança publica, flagrante delito qualquer um do povo pode as autoridades devem, aqui na minha cidade a Guarda Municipal a Policia Militar e Policia Civil trabalham em conjunto somando forças no combate a criminalidade. E vem surtindo efeito operações em conjuntas estão tirando das ruas Traficantes, Estelionatarios, bandidos. Meus parabéns a Cidade de Poços de Caldas em que os orgãos de defesa social se dão muito bem e estão juntos defendendo nos cidadãos de bem.

Anônimo disse...

se nao qerem q os gcms façam o trabalho de policia deem conta primeiro do trabalho, alias a gcm , a segurança privada so foi criada pq a "policia" nao da conta,como por exemplo nos paises da Europa

Anônimo disse...

GCM ITU este sgt é babaca aposto que depois de aposentado,vai procurar uma vaguinha na GUARDA. É oque muitos fazem.

Anônimo disse...

SIGILO FALA...
TEM UM CIDADÃO CHAMADO VALTER QUE SE DIZ GUARDINHA MUNICIPAL E FAZ PATRULHA NA VIATURA 57 DE ITU QUE PRECISA URGÊNTIMENTE DE UMA RECICLAGEM POIS O MESMO JAMAIS PODERIA ATUAR COMO TAL POIS ALÊM DE PREPARO, FALTA EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE COMO TODO GUARDA DEVE TER.

Anônimo disse...

Oi
Soa guarda municipal Feminina, Suzano, acredito que ninguem quer tirar a competência de ninguem, Pm atua , civil elabora e investiga, porem não tirem o mérito de guardas municipais atuantes como no meu município, aki atuamos quando solicitados, auxiliando a pm, e muitas vezes elaborando boletins de ocorrência, por termos brechas constitucionais. Tendo em vista, na falta de profissional qualquer um do povo pode contribuir, então não esta sendo questionado o ego de cada um, porque todos ao final necessitam de apoio.
Grata! mais respeito com a farda azul

Anônimo disse...

ola pessoal ja esta previsto um novo concurso pa Gcm de Itu de 50 vagas para 2013 pelo prefeito tuize e compra de 15 novas vtrs entre parat e camionetas ,ja estao construindo a nova base da gcm,ja aduirirao 4 cachorros,rede infosegue e vai colocar cameras de monitoramento na cidade ,como vcs vem o atual prefeito vai investir na gcm ainda mais 2014a cidade vai ascediar 3cidades extranjeiras vamos da os votos ao prefeito tem boas intençoes para crescimento de Itu

Anônimo disse...

que bom saber que itu vai sair novos concursos,olha foi chamados todos que passarao do concursos da guarda civil do ano de 2012 forao chamados mais 6 classificados agora dia 13 de feveiro de 2013,segundo informaçao que o rh passou ate maio vai sair novo concuro de 50 vagas para gcm por causa da copa de 2014 e monitoramento que vai ser treinado 15 gcms fora os dos canil,muito bom isso para itu, esses investimentos na area de segurança foi muito bom a vinda desse coronel da policia militar para corporacao ,ainda mais com essas 15 novas viaturas vai ter que contratar mais gcms....e o bom que este regime novo estatutario aposentou_ tem que dar baixa por isso que vai abrir 50 vagas em 2013 aposentou bastante gcms,,,agora acredito que vai ser serio este concuro da guarda....vamos aguardar,,,,,,,,,

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo