Planilha de contracheque PMMG e planejamento financeiro

A planilha de Excel de contracheque PMMG/CBMMG foi substituída por um aplicativo online. Clique AQUI para acessá-lo. A planilha não está mais disponível para download.

Há algum tempo, disponibilizei para download uma planilha do Excel que fazia cálculos do contracheque/demonstrativo de pagamento da PMMG. Como foi dito, a planilha ainda estava em fase de testes. Com a ajuda dos leitores do Universo Policial que nos enviaram comentários e e-mails, e com a ajuda especial do Sd Ferreira, do Copom de Uberlândia, o qual me deu sugestões e orientações valiosas, disponibilizo agora para download a segunda versão da planilha.
  • Contracheque PMMG e Planejamento Financeiro (Salário anterior a 01/05/2010)
  • Contracheque PMMG e Planejamento Financeiro (Salário atual - A partir de 01/05/2010)
Com esta nova versão, os cálculos ficaram ainda mais simples. Apenas selecionando itens como posto/graduação, quinquênio, número de dependentes e outros, a planilha faz os cálculos de forma automática. A segunda versão tem algumas novidades. Agora ela também calcula adicional trintenário, substituição temporária e, se houver aumento em nossos salários, é só modificar o valor da remuneração básica do soldado de 1ª classe que ela faz a atualização automática para todas a demais graduações e postos. Você pode, por exemplo, antever qual será o seu salário líquido com a aprovação da PEC 300.

Se você ativar as macros da planilha, ela faz o cálculo da diferença líquida no seu salário, por exemplo, com a percepção de mais um quinquênio ou de uma substituição temporária. Para quem não sabe, macro é uma sequência de comandos que são gravados em um módulo VBA e que podem ser executados sempre que necessário. O que eu e o Sd Ferreira fizemos foi uma programação simples para navegar nas planilhas e para fazer os cálculos. Você pode ativar sem medo, desde que baixada diretamente do Universo Policial. Para saber como ativar as macros, clique nos links abaixo:
No mesmo arquivo do contracheque PMMG, vem uma planilha de planejamento financeiro, a qual também faz cálculos automáticos. Ela serve para você programar todo o seu orçamento anual. Você lança suas receitas (vencimento/provento, restituição do IRRF, etc.) e suas despesas.


É preciso lançar todos os meses, de janeiro à fevereiro, para se ter uma noção de quanto você terá em caixa (no banco ou na carteira) todos os meses, sendo possível fazer um planejamento anual.

A história das planilhas

Desde que comprei um computador que eu tenho uma planilha de planejamento financeiro. Entretanto, era trabalhoso fazer uma projeção anual, haja vista os reajustes que porventura aconteciam em virtude de mais um quinquênio, das férias, do prêmio produtividade, deduzindo desses valores o IPSM, Fundo de Aposentadoria e o variável Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), que muda de acordo com o vencimento/provento do mês.

A Receita Federal tem uma página que faz os cálculos do IRRF (clique aqui para acessar). É muito bom. Entretanto, quando seus vencimentos alteram, suas deduções/descontos também alteram, e a página da receita não calcula essas deduções. Com a planilha que desenvolvi, todos os cálculos são automáticos. E se você ativar as macros, com apenas alguns cliques você calcula a diferença líquida no seu vencimento/provento se você perceber mais um quinquêncio, se for promovido, se for receber substuição temporária, etc.

Deu muito trabalho fazer a planilha, principalmente em razão das fórmulas e funções. Mas o importante foi que aprendi muito desse Excelente programa que é o Excel.

Quando eu lancei a primeira versão, o Sd Ferreira entrou em contato comigo e se prontificou a dar uma melhorada/upgrade na planilha. O cara é tão fera no Excel, domina tanto o programa que fez uma planilha de automatização do Copom/SOF, que é bastante utilizada na região de Uberlândia. Vou tentar convencê-lo a ceder a planilha para download aqui no Universo Policial, a fim de que todas as centrais e salas de operações do país que não possuem programas próprios possam utilizá-la, o que creio será de grande importância nos quesitos eficiência, controle e estatística.

Bom, essa foi a história da planilha. Se você tem algum sugestão, dúvida ou crítica, acesse a nossa página de contatos ou envie um e-mail para o Sd Ferreira: julio_uberlandia@yahoo.com.br

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo