Acreditar, traçar o caminho e persistir

domingo, 15 de agosto de 2010

Muitas vezes, nossos sonhos parecem irrealizáveis, as barreiras, intransponíveis, nossos problemas, insolucionáveis. Observamos os que alcançaram o sucesso e imaginamos que nunca teremos a mesma sorte. Tudo parece conspirar a nosso desfavor. O desânino nos domina e a vontade de desistir é premente.

Entretanto, esses pensamentos negativos que às vezes nos tomam o ânimo devem ser eliminados, pois são o início do caminho do insucesso.

Devemos sempre acreditar que somos capazes, por mais que nosso objetivo pareça dificílimo de se alcançar. Tem uma frase que eu sempre uso para me motivar: "Se alguém conseguiu, eu também consigo". É um tipo de desafio, pois não aceito ser inferior a ninguém.

A chave do sucesso, no meu entender, consiste em acreditar na conquista (1º passo), descobrir o caminho e planejar a escalada (2º passo) e, por fim, persistir, pois não existe triunfo sem luta, sem esforço e dedicação.

Existe uma trilha, um caminho, para chegarmos aonde almejamos. O caminho por vezes é escuro, incerto, não conseguimos ver toda sua extensão. Mas basta que saibamos aonde queremos chegar, traçarmos a rota e iluminar parte dela, talvez somente o início, como um veículo que trafega à noite. O motorista vê somente alguns metros à frente, todavia dirige na certeza de que chegará ao lugar que planejou.

É preciso planejar, traçar uma rota. Além de sabermos nosso objetivo, também é fundamental saber como alcancá-lo. Grandes mestres e comandantes, como Jesus e Sun Tzu há milhares de anos já nos alertavam sobre a necessidade de planejarmos e calcularmos.
Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele. Jesus Cristo
Com uma avaliação cuidadosa, podes vencer; sem ela, não pode. Menos oportunidade de vitória terá aquele que não realiza cálculos em absoluto. Graças a este método, se pode examinar a situação, e o resultado aparece claramente. O general que faz muitos cálculos vence uma batalha; o que faz pouco, perde. Portanto, fazer cálculos conduz à vitória. Sun Tzu
Traçado o caminho, com suas devidas rotas alternativas (todo planejamento deve ser flexível), chega a hora de persistirmos em nosso objetivo, em nossa luta. Aquele que almeja vencer não pode desanimar jamais. É preciso desprezar os obstáculos surgidos na trajetória, sobrepujar as dificuldades, enfrentar problemas que exigem muita inteligência, muito espírito de sacrifício, muito estudo e, principalmente, muita persistência.

O ser humano só conquista o êxito quando põe em ação todas as suas energias e se dispõe a enfrentar os obstáculos e arrebatar-lhes os benefícios de que necessita. Todos que alcançaram o triunfo utilizaram o máximo de energia, física e espiritual.


É da mais fundamental importância não se deixar abater com o vulto do empreendimento que se deseja levar a cabo. Quase todos os vencedores consideraram, no início, que não tinham energias para enfrentar a escalada da conquista; por vezes, se julgaram vencidos. Mas nunca se abateram, pelo contrário, aumentaram o esforço, o impulso, a decisão e, sentindo que o combate não era tão difícil, prosseguiram e chegaram ao ponto desejado.

Se você, leitor deste blog, tem um sonho, um objetivo, nunca desista dele. Acredite, planeje a rota e lute tenazmente. Estamos torcendo por você!



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

12 comentário(s):

Anônimo disse...

"Só quem se arrisca a ir longe demais descobre o quão longe se pode ir."

T.S. Elliot

SDPM disse...

"Quem não sabe o que procura não entende o que encontra"

Anônimo disse...

isto e mara.adorei......

flavio disse...

Nada vida nada é fácil,mas quando não se luta ficar mais
difícil ainda.
Esse ano é o da minha vitória vou entrar para a gloriosa
PMMG

Anônimo disse...

tudo posso naquele que me fortalece.

Anônimo disse...

Acredito em DEUS, e sei que vai me conceder a graça de realizar o meu sonho entrar PMMG.

SD PMMG disse...

...Onde há uma vontade, há um caminho...

Anônimo disse...

Nossa amei ..
Deus eé tudo pra mim, ...

Anônimo disse...

se a vida fosse fácil , eu não nascia chorando ... !

Anônimo disse...

meu sonho é ser sargento na pmmg,este ano tentei não deu,mas mesmo sendo somente 100vagas em 2013,quero e vou estar lá,valeu pela mensagem de força..

Anônimo disse...

o que significa esta frase! quem nao sabe o que procura nao entende o encontra?

Anônimo disse...

o que significa esta frase! quem nao sabe o que procura nao entende o que encontra?

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo