Hora de avaliar e planejar

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mais um ano que se finda, e outro que começa. É a vida sempre se renovando, nos oferecendo uma oportunidade para avaliarmos o que fizemos, corrigirmos os erros que cometemos, melhorarmos como pessoas humanas, enfim, para crescermos em nossas diversas vidas (familiar, social, religiosa, profissional, etc.).

Assim como as empresas fazem um balanço em todo final de ano, nós também devemos fazê-lo. É preciso fazer uma retrospectiva de tudo que fizemos ou que deixamos de fazer, daquilo em obtivemos sucesso ou que fracassamos. Se não obtivemos êxito, refletir sobre o que fazer para melhorar da próxima vez.

Fazendo essa análise do nosso blog, percebemos que, embora tenham sido publicadas 115 postagens no Universo Policial em 2010, não conseguimos falar sobre todos os temas mais "badalados", inclusive recebemos algumas críticas a respeito. Bem, companheiros, este espaço que criamos é apenas um blog, isto é, não é um portal com uma equipe remunerada para fazer constantes atualizações.

O Universo Policial foi criado por mim, Sgt Monteiro, em agosto de 2008, com o objetivo de divulgar meus pensamentos sobre segurança pública em geral e para publicar alguns contos que escrevia naquela época relacionados à atividade policial.

Este já é o 457º post que publicamos, a grande maioria escrita por mim. Mas não considero que o blog seja somente meu, inclusive sempre emprego a expressão "Equipe Universo Policial", pois ao longo desses mais de dois anos tivemos a colaboração de muitas pessoas, a exemplo do Sgt Carvalho, que nos enviou cerca de uma dezena de histórias policiais, bem como de outros leitores que nos enviaram artigos e contos. Sem falar na minha esposa, que está sempre me ajudando, direta e indiretamente.

Mas é preciso esclarecer que nunca tive a pretensão de que o Universo Policial fosse mais do que um blog. Não tenho tempo para administrar um portal, um fórum de discussões ou uma comunidade no orkut. O objetivo sempre foi ter, apenas e simplesmente, um espaço para divulgar meus pensamentos, sem nenhum compromisso quanto a constantes atualizações ou postagens sobre temas ou notícias "badaladas". Não gosto de escrever por obrigação; escrevo por prazer, quando tenho vontade, por isso, prezado leitor, gostaria de pedir desculpas se não estamos atendendo às suas expectativas.

Para escrever sobre alguns temas, como sobre a aposentadoria especial, é preciso pesquisar, ler bastante sobre o assunto. Por isso é que publicamos postagens sobre esses assuntos com um certo atraso (quando publicamos). Eu poderia simplesmente fazer um "copiar colar" de algum artigo/notícia da internet, mas isso é ilegal (Art. 187 do Código Penal) e, na condição de profissionais de segurança pública, temos que dar o bom exemplo. Acho que seria conveniente que muitos "blogueiros" policiais fizessem uma reflexão sobre plágio e direitos autorais.

De tudo que fizemos em 2010, eu destaco a página que criamos contendo um aplicativo que calcula o demonstrativo de pagamento (contracheque) do policial/bombeiro militar de Minas Gerais, possibilitando a esses profissionais elaborar um planejamento financeiro a médio e longo prazos com certa precisão. Fiquei mais de um mês empenhado nesse projeto, o que me faz concluir que blogar é uma doação. Sim, doamos parte de nosso tempo e de nosso conhecimento para tentar, de alguma forma, ajudar as pessoas. E mesmo sendo uma doação, ainda somos criticados, algumas das vezes com termos e expressões pejorativas, baixas. Mas não nos abalamos com isso, nem desceremos a tal nível.

Para 2011, planejamos continuar da mesma forma. Se tiver alguma mudança ou reformulação no blog, será mais para o meio do ano, pois, companheiros, a previsão é de que minha filhinha nasça na próxima semana e, claro, dedicarei-me inteiramente a ela e a minha esposa. A família vem sempre em primeiro lugar, e eu amo muito a minha, ainda mais a partir de agora, com essa nova alegria e responsabilidade.

Bom, depois de falar muito sobre o blog, finalizo esta postagem desejando a todos um feliz e próspero 2011.



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

13 comentário(s):

Renata Pimenta disse...

Olá Sgt Monteiro criador e idealizador deste blog ao qual eu sou fã de carteirinha e sempre faço a divulgação da forma que posso, quero parabenizar pelas excelentes postagens e pelo nível do blog que é excelente, sempre comento que qdo "crescer" quero ficar igual a vc, apesar do meu Blog ter 3 anos, ainda não tenho maturidade suficiente para criar minhas próprias matérias e sou fã de quem tem a capacidade de criar, assim como você. Parabéns por tudo e hj venho aqui desejar muitas felicidades na chegada de sua filha, que com certeza é o seu maior projeto, que Deus te abençoe muito e que em 2011 nossos laços de parceria ainda sejam mais fortes.
Tudo de bom para você e sua familia, abraço na esposa e espero que a chegada da sua filha seja repleta de alegria e saúde.
sou sua fã... e vc sabe disso.
Abraçao

Renata Pimenta

Equipe Universo Policial disse...

Olá, Renata. Muito obrigado pelas palavras de elogio. Também espero que nossa parceria seja cada vez mais forte. Desejo um feliz 2011 para você e sua família.

Sgt Neves disse...

Sgt Monteiro, Bom Dia!!!

Só pra deixar registrado a satisfação que tenho de visitar o seu blog, que é muito bem elaborado e sempre traz assunto interessantes e práticos para o nosso dia-a-dia, que aliás, já faz parte dos meus favoritos do meu navegador.

Parabéns pela sua dedicação!!!

Ah... Parabéns pela filhinha que vem por aí!!!

Feliz ano novo extensivo a digníssima família!!!

Sgt Neves

Valter disse...

Sgt Monteiro desejo ao senhor e sua familia felicidades neste novo ano que começa. Abrs.

Anônimo disse...

Te desejo um feliz ano novo, e que sua filhinha nasça nas bençãos de Deus,
seu blog é um sucesso, e torço que vc continue nos trazendo suas reflexões, matérias, noticias,
planejamentos...etc; para mim, vc é um grande profissional, um empreendedor,
a paz em 2011 irmão, pode contar comigo.
Cb Hilton Angelo

Anônimo disse...

Sgt Monteiro, primeiramente parabéns pelo seu blog, também sou fá de carteirinha, entro todos os dias no blog. desejá a vc, melhor aos senhor, luz , amor, saude e prosperidade.que seu esposa tenha um bom parto.
cb rodrigues

Paulo César disse...

Caro amigo, se permite chama-lo de amigo, tenho acompanhado seu esforço para poder levar conhecimento a aquele que procura por novos caminhos, esclarecimentos, sou Policial militar na Capital Paulista (SP), desejo boas novas em 2011 para senhor e todos que dentro do curto espaço de tempo também acompanham suas postagens, e quanto a sua herdeira que Deus de benção para cada dia de vida, parabéns, a família é ser que pode mudar o homem...

Anônimo disse...

Querido sgt monteiro quero lhe desejar um FELIZ ANO NOVO e parabenizar por este se trabalho que é nos manter informado de tudo que acontece a nosso respeito.Forte abraço sgt miro Qpr.

Francisco disse...

Companheiro vç vem fazendo a difença neste universo de milhões de policiais em nosso Brasil, se em todos os estados tivesse policiais dispostos a dar sua contribuição, não viveriamos nunha espectativa de que a cada dia, mes e ano, as coisas mudaria. as pessoas podem até mudar, mas a politica não. Que Deus possa lhe conceder muita força, energia e sabedoria, para poder nos incentivar a prosperar e sempre sonhar...Que nosso Pai celestial possa abençoar seu filho (o) e lhe dé mais inspiração neste UNIVERSO POLICIAL.

Cb Elmo disse...

Sgt Monteiro, é uma grande satizfação em receber os artigos deste blog, quero parabenizar V.Sª por nos agraciar com artigos que tem conteúdos de grandes valores, artigos estes que nos mostra que nós militares temos que encurtar a distância em que vivemos.

Equipe Universo Policial disse...

Olá, companheiros do Universo Policial. Agradeço a todos os comentários que foram postados. Que Deus possa iluminar nosso caminho neste ano que começa.

Sgt Monteiro

Jucileia disse...

Mesmo, distante você esta presente em nossos dias, pois cada mensagem, orientação e preocupação com todos que fazem parte da Segurança Pública. Desejo-lho lhe que todos mesês do ano de 2011, sejam recheados de PAZ, SAÚDE, AMOR e muitas bençãos, do nosso Pai Celestial.

André disse...

Desejo a todos que fazem parte desse blog. um feliz ano novo, pois suas informações só fazem vcs crescerem e estamos crescendo juntos. parabéns...

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo