A morte de um guerreiro - Breve reflexão

quinta-feira, 17 de março de 2011

* Cláudio Cassimiro Dias – Cabo PM (Dr. Cláudio)

Vemo-nos novamente diante de uma trágica morte de um companheiro de serviço. Uma pessoa que há algum tempo atrás abriu mão de sua liberdade, para salvar e proteger a vida de outras pessoas. O Soldado PM Pedro Artur Lopes Ribeiro assassinado brutalmente, no Barreiro, por marginais atrozes e inconseqüentes que simplesmente tiram a vida de um jovem, ou de um pai de família, de um trabalhador e cidadão que paga impostos e que vive dentro dos padrões morais e éticos esperados de uma pessoa de bem.

Esse policial militar é mais um dentre vários que perdem a vida de maneira estúpida e covarde.

No Cemitério Parque da Colina, muitos colegas de trabalho se consternam junto aos familiares. O choro escondido, o choro apertado, o choro de dor. Essa emoção triste e forte que nos faz desacreditar que mais um colega se vai, de maneira súbita e atroz.

Esse o cenário que presenciamos no sepultamento de um Guerreiro. E nós?

Será que perdemos nossa razão de viver? Perdemos a noção do convívio em sociedade?

O que nos preocupa é o fato dessas coisas estarem acontecendo de baixo de nosso nariz, e parece que já nos acostumamos com tal situação. Um dia é com um, outro dia é com outro, um dia com um desconhecido, um dia com um conhecido nosso. Temo que nosso dia esteja próximo.

Sabemos que os crimes sempre existiram na história da Humanidade, porem, fica claro que nos dias atuais parece tomar uma proporção que se não cuidada, tomará dimensão de um gigante incontrolável.

Já é hora de refletirmos a respeito desse mal que nos assola, ou seja, não podemos mais fingir que o crime não acontece perto da gente, sob pena de sermos a próxima vítima, ou quem sabe, nossos filhos, pais, amigos, vizinhos ou mesmo aquela pessoa que só vemos nos jornais, na página de crimes, depois que o óbvio já aconteceu.

Existe a tal confusão entre Liberdade e Libertinagem?

Onde estão nossas autoridades?

Quantos mais devem morrer para que enxerguemos que é hora de mudanças?

Bom, comentar os fatos de maneira a contagiar as pessoas do que eu chamo de “a boa febre da reflexão” parece ser um dos caminhos.

Enquanto houver caneta, escreva... Enquanto houver alguém que ouça, fale... Enquanto houver vida, vamos viver. Portanto, faça sua parte, pois nenhum de nós está livre da violência que assola nossa Sociedade.

Antes de fechar meu artigo fiquei sabendo da morte de mais um colega de serviço, o Subtenente Elson Francisco Martelo vitimado também em outra tentativa de assalto, em Contagem.

Onde estamos...?


* CLAUDIO CASSIMIRO DIAS, Cabo PM, Poeta e escritor, Especialista (Latu Sensu) em Criminologia, Bacharel em Direito, Bacharel em Historia, Acadêmico Efetivo Curricular da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Policia Militar de Minas Gerais, Cadeira 28, Ex-Diretor Jurídico do CSCS/PMBMMG, Membro da Equipe Jurídica da ASCOBOM, Conselheiro do CEPREV/MG, Pesquisador da Historia Militar e palestrante.



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

25 comentário(s):

Anônimo disse...

PERGUNTA FEITA POR MIM: O COMANDANTE GERAL É E ESTÁ SENDO CMT MAIS INTELIGENTE DO MUNDO. É SÓ AVALIAR A EVOLUÇÃO DA PM COM O INTUITO DE APERFEIÇOAR A CADA DIA CADA POLICIAL NO GERAL. PARABÉNS SR CMT, PELAS IDÉIAS BRILHANTES QUE TEM E AINDA COLOCA-AS EM REALIDADE CONTÍNUAS, BENEFICIANDO OS COMANDADOS NO GERAL. UM DIA O SR IRÁ SER RECOMPENSADO COM CERTEZA. POIS QUEM DÁ OPORTU NIDADES A ALGUÉM QUE BUSCA, SEMPRE SERÁ RECONHECIDO E GRA TIFICA POR DEUS. E NÓS BUSCAMOS ESSAS OPORTUNIDADES DE CRESCER, APERFEIÇOAR E INTERAGIR COM OS NOVOS CONHECI MENTOS. ESPERO SER BENEFICIADO, OU SEJA COM FÉ EM DEUS VOU SER COM CERTEZA. QUE DEUS NOS ABENÇOA.

Anônimo disse...

A CIMA: ONDE LÊ GRATIFICA, PASSA A SER GRATIFICADO

Anônimo disse...

INFELIZMENTE, VAMOS DEPARAR COM NOTICIAS DESSE TIPO DIARIAMENTE, POIS O CONJUNTO DE REGRAS BRASILEIRA, SÓ EXISTE PARA SER QUEBRADA, SER VAGABUNDO É MUITO MAIS SEGURO E IMPORTANTE, QUEM JÁ VIU COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEFENDENDO INTEGRIDADE DE POLICIA? QUEM JÁ VIU COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEFENDENDO DIREITOS DE FAMILIARES DE POLICIA? NÃO EXISTE, ISSO É MITO, HOJE EU ME ARREPENDO COM TODA FORÇA DE QUANDO EU SAI DA ROÇA ONDE TRABALHAVA COM MEU PAI PARA SER POLICIA, MEU SALARIO MELHOROU UM POUCO, VIM FAZER O QUE EU GOSTO, DEFENDER OS FRACOS, SÓ QUE E NÃO SABIA QUE EU ERA UM FRACO JUNTO COM ELES.
ABRAÇOS E SOFREMOS JUNTOS AOS FAMILIARES DESSE MILITAR...

Anônimo disse...

É MUITO TRISTE A PERDA DE UM COMPANHEIRO, E MAIS AINDA PARA SEUS FAMILIARES. VERIFICA QUE MUITOS POLICIAIS, ESTÃO MUITO DESANIMADOS,PELA DESVALORIZAÇÃO DIVERSAS, MUITOS QUE JÁ ESTÃO HA MAIS TEMPO, DEIXA DE TOMAR OUTROS RUMOS, PARA UMA VIDA DE QUALIDADE, POIS PERDERAM SUA JUVENTUDE, SAUDE OUTROS EM PROL DA SEGURANÇA PUBLICA, OU SEJA JÁ É TARDE!, O QUE RESTA É CONTINUAR TRABALHANDO EM DEFESA DA SOCIEDADE, ATE CONSEGUIR SEU TEMPO PARA A RESERVA.VIVEMOS EM TEMPOS DIFICEIS, ONDE CRIOU UMA SOCIEDADE DE DIREITO, COMO A PM, É UMA POLICIA OSTENSIVA E PREVENTIVA , AQUELA QUE ESTA MAIS PRÓXIMA DA SOCIEDADE, E ESTA GUARDIÃ DA SOCIEDADE TEM SOFRIDO INJUSTIÇAS E MAL COMPREENDIDA.

Anônimo disse...

TRISTE DE MAIS! PERDER UM COLEGA. INFELIZMENTE MUITOS TEVE A VIDA CEIFADA PELA VIOLÊNCIA, E MUITOS SÃO ESQUECIDO, PARECE QUE SÃO EXCLUÍDO DA SOCIEDADE E DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. OUTROS ESTÃO DOENTES PASSAM POR DIFICULDADES, AS VEZES DEVIDO A PRÓPRIA BUROCRACIA ADMINISTRATIVA, DESISTE DO SEU DIREITO, E ASSIM POR DIANTE, ENTENDO QUE POLICIAL DEVERIA PRIMEIRAMENTE SER VALORIZADO PELA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO , TER APOIO, E SER VALORIZADO PELO GOVERNO, PARA DEPOIS PRESTAR UM SERVIÇO DE QUALIDADE PARA SOCIEDADE.

carlos disse...

Moro na Divisa do Estado entre SP e MG e lamento profundamente a morte dos companheiros. Peço a Deus que conforte os familiares. Quando será a minha vez???

Véião disse...

Além de um Cmdo.hipocrita também a sociedade se deixa levar por injurias e difamações pos morte.
Não interessa se o milkitar estava no bico agiu em razão da função dele.
Senhores doutores da mídia!!!
O DIA QUE FAZER BICO FOR CRIME TIPIFICADO NO CODIGO PENAL MILITAR...PODEM TER CERTEZA QUE PARAREMOS DE FAZER BICO DE SEGURANÇA !!!
MAS FALTAR PRA MINHA FAMÍLIA ISTO NUNCA!!

Anônimo disse...

não traria o companheiro de volta mas seria interessante se os verdadeiros policiais daquela area matassem o autor do latrocínio e mais uns dois outros bandidos de lá como exemplo. MORTE AOS VAGABUNDOS>

Anônimo disse...

É MUITO TRISTE CADA DIA QUE PASSA PERDEMOS COMPANHEIROS DE FORMAS VIOLENTAS. SERÁ QUE A SOCIEDADE ESTA DESVALORIZANDO O SERVIÇO POLICIAL MILITAR, QUANDO ENTREI NA POLICIA MILITAR NO ANO DE 1984, ERA RARO OUVIR UMA NOTICIA DESTA E QUANDO OCORRIA OS COMPANHEIROS NÃO TINHAM DESCANSO ATE CAPTURAR O AUTOR, TODOS DEDICAVAM DO SOLDADO AO CORONEL. HOJE QUASE TRINTA ANOS DEPOIS AS COISAS MUDARAM, A VIOLENCIA AUMENTOU A SOCIEDADE MUDOU E PASSOU A TER MAIS DIREITOS A PROTENÇÃO,DESDE O ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE ATÉ O ESTATUTO DO IDOSO, EM POUCAS PALAVRAS QUERO DIZER QUE O CIDADÃO TEM DIREITO DESDE O DIA QUE NASCE ATÉ O DIA DA SUA MORTE, EU SOU A FAVOR E ESTOU AQUI NA POLICIA MILITAR PARA QUE ESTAS LEIS SEJAM CUMPRIDAS, TANTO QUE TENHO FILHOS, IRMÃOS, PARENTES ETC... E NOS POLICIAIS E OS NOSSOS DIREITOS, MEU DEUS O QUE ESTA ACONTECENDO? DE UMA COISA TENHO CERTEZA A CADA DIA QUE PASSA ESTA REFORMANDO POLICIAIS EXPERINTES QUE SOUBERAM SUSTENTAR O NOME DA GLORIOSA ATE HOJE E NÃO QUEREM FICAR NEM UM DIA A MAIS E NA REALIDADE ESTÃO SAINDO DO CORONEL AO SOLDADO E OS QUE ESTÃO ENTRANDO SÓ FALAM EM ESTUDAR E APOS FORMAREM NÃO QUER SABER DE POLICIA VÃO FAZER CURSO DE ADVOGADO, PROMOTOR, JUIZ, POLICIA FEDERAL, TER UM NEGOCIO PROPRIO E DAI POR DIANTE E DAQUI TRINTA ANOS? COMO VAI FICAR NOSSA POLICIA MILITAR? ENTÃO SENHORES DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS PENSAM NO DIA DE AMANHA E FAÇA UMA LEI PARA VALORIZAR ESTA TÃO SOFRIDA CLASSE.

Pedro disse...

Bem Dr Cláudio,
Vivemos a beira do ostraciscmo, onde temos culpados e inocentes.
Vivemos a hipocrisia moderna que açoita as nossas almas veemente.
O que queremos, buscamos o que e pra que!
A morte de um policial e muito triste, ainda mais de um jovem policial que vibrava. E a família desse militar, como fica.
Ficará como nós, calados, arrependidos, desmotivados e esperando resposta de alguma voisa tende a melhorar.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE ABRAÇAR OS FAMILIARES DOS MILITARES QUE TOMBARAM RECENTEMENTE,TOMBARAM PELA INCOMPETÊNCIA DOS POLÍTICOS CORRUPTOS,QUE NÃO CRIAM LEIS PESADAS PARA PUNIR O INFRATOR OU MELHOR"BANDIDO" QUE AFRONTA O ESTADO, MAIS SE UM DE NÓS QUE REPRESENTA O ESTADO PISAR FORA DA LINHA SERÁ PUNIDO, TENDO AINDA A PENA AUMENTADA POR REPRESENTÁ-LO...ESTOU TAMBÉM DESMOTIVADO, JÁ FUI FACA NA BOCA... PORÉM CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE NÃO COMPENSA DAR O SANGUE POR ESSA SOCIEDADE COVARDE...ORIENTO OS NOVATOS QUE FAÇAM O FEIJÃO COM ARROZ...NÃO VAMOS DAR UMA DE HERÓI, POIS PARA A SOCIEDADE(COVARDE) HERÓI BOM É HERÓI MORTO...DEPOIS VEM A MÍDIA QUE SÓ PUBLICA O QUE OS SAFADOS DOS POLÍTICOS QUEREM E MAIS NADA, POIS ROLA MUITO DIM.DIM POR BAIXO DO PANO...AONDE CHEGAMOS... ROGO A DEUS PELAS ALMAS DOS NOSSOS COMPANHEIROS E SOU SOLIDÁRIO COM OS SEUS FAMILIARES...POR FALAR EM FAMÍLIA, OS "DIREITOS DESUMANOS" PELO MENOS PASSARAM PRÓXIMO DE SUAS RESIDÊNCIAS PARA DAR UM APOIO? CLARO QUE NÃO, POIS QUEM PERDEU A VIDA FOI UM POLICIAL, E PARA ELES POLICIAL NÃO É HUMANO, SENDO APENAS UM ROBÔ COOP DO GOVERNO...VAMOS PENSAR NA NOSSA FAMÍLIA E NOS NOSSOS IRMÃOS DE FARDA NADA MAIS...POIS ESTÃO SUGANDO O NOSSO SANGUE COM UM TRABALHO DESUMANO,SEM ADICIONAL NOTURNO, PERICULOSIDADE, HORA EXTRA,ETC..ETC..ETC... ABRAÇOS A TODOS OS IRMÃOS DE FARDA. ASS: "FALCÃO NEGRO" (SÓ DEUS SABE A MINHA HORA).

SC na Miras disse...

Concordo com o último comentário, do "Falcão Negro". O fato do policial não ter o reconhecimento merecido dói.

Anônimo disse...

Para mudar e fortalecer a classe policial, tem que usar a força do voto, convocar amigos, familiares e colegas, para poder eleger no mínimo três praças a deputado estadual e 02 federais, e assim em todo estado, os policiais trabalharem neste sentido. Com certeza conseguirá muitas melhoras e qualidade de vida no trabalho.

Anônimo disse...

Caro amigo, vejo nessa sua postagem para mim que por mais que façamos poucas coisas mudam, aqui no meu estado o Rio Grande do Norte só esse ano já foram quatro vitimas de bandidos que não tem nada a perder, já mataram quatro pais de família que estavam na sua batalha de trabalho e ainda não vi o estado fazer nada pra mudar esse quadro, não sei se é por falta de uma boa formação ou de esperiência mesmo mas o fato é que estam morrendo policiais e as leis para esses vagabundos parece que não os intimida e continuam a matar.
E até hoje não vejo ninguém brigando pelo melhoramento de condições de trabalho,estrutura de prédio aqui nós temos um local de trabalho de companheiro que parece mais um chiqueiro(porcos) do que um local de trabalho para policiais efetuar o seu trabalho,nós não devemos brigar apenas por salkário não temos que lutar e batalhar por um local de trabalho digno de ser-humano.
O fato é que enquanto lutamos por migalhas as outra instituição estam lutando por benefícios melhores que o nosso e estam conseguindo e a polícia não só do meu estado mas a de todo o país está ficando ultrapassada e vendo os outros se darem bem nas custas dagente,será que vamos sempre ficar assim chupando o dedo?
ou vamos fazer algo pra alertar o estado pra que melhore não o nosso salário mas também as nossas condições de trabalho.
Desculpe os erros gráficos pois não sou nem escritor e nem formado em língua portuguesa,sou apenas uma pessoa que gosta da profissão que estou e tento fazer com que as pessoas que estam nela lutem pelo nossos direitos mas com sabedoria.

Dextermilian SD disse...

http://www.youtube.com/watch?v=5Pu6KwmIBDk

video que eu fiz! homenagem aos anjos do bem!

Anônimo disse...

Entendo que todos PMs tem que lutar por melhores salários em primeiro lugar, pois sendo bem remunerado, sua família estará bem, filho estudando em uma melhor escola, boa faculdade, boa moradia, e muito mais. O policial, sabendo que sua família esta bem, trabalhara tranquilo , a partir de então buscar por melhorias e condições no trabalho, principalmente a busca da valorização do publico interno. Isso é possível, através do voto, buscarmos eleger policiais compromissados com a instituição, e assim em todo estado ter seus representantes.

Anônimo disse...

PARABENS A TODOS OS POLICIAS QUERREIROS,QUE DEUS ILUMINE SEU CAMINHO .

Anônimo disse...

oi amigos

Familiares disse...

Caros amigos,
agradecemos todo o apoio que temos recebido de vocês, pois é através dele que estamos reunindo forças para continuar...Não será fácil, lembraremos de nosso Pedro Artur todos os dias e sentiremos uma enorme saudade.
Vários companheiros da PM chegam até nós com enorme carinho e respeito, sempre dispostos a ajudar no que for necessário e oferecer alguma forma de consolo.
Saber o quanto o SD PM Artur Lopes era querido, ajuda muito os nossos corações.
Foram muitos companheiros: do curso de formação,ou que trabalhavam com ele diariamente,Policias de todas as Patentes e Batalhões, companeiros que vieram de longe,de outra cidade prestar sua solidariedade e homenagem...
Também somos solidários à causa de vocês, que lutam em nome do Estado,e não tem o devido reconhecimento e apoio, estão na linha de frente, cara-a-cara com bandidos, sem ter muito o que fazer.
Porque não é novidade nenhuma que a corrupção e a impunidade em nosso País só contribuem para o aumento da violência e banalização da vida e temos instalado o caos em que somos obrigados a viver.
Os bandidos estão aí soltos, livres,impunes e nós vivemos cada vez mais acuados, sem liberdade e amedrontados.
A farda não faz de vocês super-heróis apenas os expõe ainda mais.Que Deus abençõe a todos os Guerreiros que estão nas ruas trabalhando dignamente.
Não podemos nos entregar,e esperar a nossa vez de sofrer com esse tipo de crime e violência,temos caminhos a seguir, como os tão sabiamente sugeridos pelo Dr. Claudio Cassimiro Dias.
Mais uma vez nosso muito obrigado, fiquem com Deus...

Anônimo disse...

BOM DIA AMIGOS; O DIA EM QUE A PM SIMPLESMENTE SE LIMITAR A CUMPRIR EXTRITAMENTE O SEU PAPEL CONSTITUCIONAL, POLICIAMENTO OSTENSIVO, A NOSSA "SOCIEDADE" SENTIRA FALTA DO SERVIÇO POLICIAL, NO TEOR DA PALAVRA.

Anônimo disse...

parem de fazer bico, assim o cidadao de bem se sentira acuado mais ainda e procurara os oficiais para dar a ele segurança. o que estamos vendo por parte do comando nestes dias dificeis foi so desmotivaçao da tropa. perdoe-me os oficiais comprometidos e operacionais esta mensagem nao eh para os senhores.

Anônimo disse...

é Artur Lopes, quantas vezes vc já não chegou com a cara amarrotada para trabalhar... e assumimos o serviço as 6 da matina cada um com mais sono que o outro... mas nunca deixamos que cumprir com a nossa missão...dias que se passaram e que nunca votaram... trago na memoria tudo aquilo que me da esperança... e ter tido a honra de trabalhar ao seu lado muito me engrandece...irmão continuaremos seu legado... SERVINDO E PROTEGENDO... saudoso...

Anônimo disse...

Greve na PM é a solução... Só assim esta sociedade sentira a nossa falta.

Anônimo disse...

MUITO CRIATIVO O TEXTO, BAIXOU UM JULIO VERNE NO SGT (RISOS). O SGT ESQUECEU DE DIZER QUE DENTRO DA PM EXISTEM OUTROS TIMES, UM CLÁSSICO, UM CRUZEIRO X ATLÉTICO: OFICIAIS E PRAÇAS. JÁ PENSOU SE O ART. 6º DA LEI 8.906/94 VALESSE PARA A PMMG? SERÁ QUE MUDARIA ALGO?

CONTINUE A ESCREVER TEXTOS ASSIM, POIS SEMPRE ESTEREI LENDO POR AQUI...ABRAÇOS.

DIEGO

Anônimo disse...

??????????.!!!!!!

JUSTICEIRO - SEI QUE DE NADA SEI!

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo