Abordagem Policial: A busca pessoal e seus aspectos legais

domingo, 12 de junho de 2011

O Soldado Kim Nunes, bacharelando em Direito, nos solicitou a divulgação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que versa sobre a busca pessoal e seus aspectos legais. O texto é muito interessante, visto que faz uma abordagem muito completa sobre o assunto. Vale a pena conferir. Clique para acessá-lo.



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

43 comentário(s):

Anônimo disse...

Cidadão civil disse:

Puxa muito bom o TCC KIM, está de Parabéns!Eu li de ponta a ponta.

Algumas partes me chamaram atenção.

Destaque 1

"que, no nervosismo ou surpresa da abordagem, pode ocorrer."

Isso é verdade KIM,se eu for abordado de forma dura, acredito que coisas ruins poderiam me acontecer. Se o policial, por exemplo, apontar uma arma para mim, infelizmente iria me portar como se eu verdadeiramente fosse o suspeito/meliante. Eu ia ficar tão nervoso que não conseguiria receber a famosa ordem de por a mão na cabeça.Iria me esquivar, tentar fugir, me proteger, mesmo que não seja a intenção dos senhores atirar em mim, pois psicologicamente falando, aquela arma é uma ameaça real. Que Deus me guarde!Infelizmente aconteceu com uma ótima pessoa que conheço,o comportamento dele foi diferente.A abordagem foi tão tensa que ele urinou nas calças.Ele não era o culpado. Nem um pedido de desculpas.

Destaque 2:

"Deste modo, realiza-se a busca, posteriormente identifica-se o abordado, informando-o sobre a motivação que despertou a abordagem."

Que bom saber desta ordem cronológica, sendo assim, eu como civil,entenderia melhor os passos do PM. Espero que o militar seja profissional/humilde para dizer o motivo da abordagem. Sendo assim, até mesmo eu como cidadão poderia ajudá-lo caso visse alguém suspeito, um carro suspeito ou com as características que o policial viu em mim.

Destaque 3

"Assim, Souza demonstra em seu artigo que
Não se admite critérios subjetivos, assim é admissível a recusa do condutor em sair do veículo, não constituindo esta simples recusa em crime de desobediência do art. 330 do Código Penal e pelo mesmo motivo não há que se falar em crime de desacato."

Olha amigo, isso infelizmente é romântico e vai ficar na letra mesmo, pelo menos para mim. NÃO QUERO ENTRISTECER ninguém, mas nós cidadãos, não sabemos que tipo de policial que está nos abordando. Admito senhor, temos um pouco de medo sim. Os senhores andam em dupla, com cassetete e arma de fogo, não quero me arriscar. A imprensa mostra cada coisa de alguns irmãos de farda.Por causa de uns, infelizmente mancha a corporação. Se o policial falar para sair do carro, eu não iria citar a constituição, doutrinas, sumulas, jurisprudências não, rsrs! No meu pensamento,isso deixa alguns policiais irritado, ofendido. Aí que ele vai ser firme mesmo. Vai querer mostrar quem está no comando. Será que o policial não ia me achar marrentinho, metido a juiz, sei lá! Eu deixo o Souza para lá, rsrs!O policial conhece o Souza? Qual a carga de direito deles no curso de formação?

Destaque 4


Na conclusão:
"Consoante a esta verdade, nota-se a complexidade de esperar em um homem, que, ao exercer a função miliciana, seja imparcial e tenha seu raciocínio livre de vícios e conceitos firmados."

É amigo, infelizmente isso é verdade. Vi uma pesquisa da IPEA e da revista VEJA. Muitas pessoas foram destratadas, policiais foram truculentos, racistas, etc... Infelizmente uma percentagem muita alta mesmo de pessoas que foram ofendidas numa abordagem sob vários enfoques. Passou de 30% isso para mim é muito alto.

Gostaria de agradecer todos os policiais que executam a abordagem de forma profissional, sem exceder, sem abusos. Até entendo alguns. Os senhores trabalham sobre pressão, também tem medo, saem de casa e não sabem se vão voltar vivos. Obrigado por tudo, isso também é coisa de herói. Sei que abordar de forma profissional é o certo. Se um dia for abordado assim, puxa, mesmo sabendo que isso é o certo, vou ganhar meu dia, vou ficar muito feliz com um bom dia/tarde/noite, vai com Deus, um aperto de mão...Que a sociedade entenda que os direitos constitucionais são relativos, não absolutos. Que os policiais também estão trabalhando. Enfim, que sociedade e policial convivam em harmonia.

KIM,revele a nota do seu TCC. Pelo menos não achei. Foi 10 né?Puxa, parabéns por estudar. Eu fico muito feliz em ver um policial estudando, se capacitando. Parabéns. Gostei muito.Deus te abençoe.

Atte. lex

Anônimo disse...

OS SERVIDORES TEM QUE PREOCUPAR É EM ELEGER MAIS REPRESENTANTES POLITICOS EM CADA ESTADO, PARA REIVINDICAR MELHORES SALARIOS,CONDIÇOES DIGNA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO, MELHORES EQUIPAMENTOS E TODO APOIO NECESSARIO POR PARTE DOS GOVERNANTES PARA O EXERCICIO DAS FUNÇÕES.

Anônimo disse...

Ja começaram os reclamões de plantão (acima) a fazerem comentários nada a ver com o tópico! My Jesus!

Pexon disse...

Texto precioso, vou guardar em meus favoritos!

Anônimo disse...

O CIVIL QUER É TRANQUILIDADE PARA CHEIRAR O SEU POZINHO E, EU, SEUS PAL..ÇOS; QUERO MINHA MERRECA NO FINAL DO MÊS.

CB REVOLTADO.

Anônimo disse...

Quer dizer 14:16 que sua mãe, irmã provavelmente civil quer tranquilidade? Não podemos generalizar! Estou satisfeito com o meu salário e nem todos civis "cheiram" aliás tem mto PM no caminho errado!

Anônimo disse...

Cidadão Civil disse:

Caro CB REVOLTADO,

Que isso meu senhor. Eu não cheiro pozinho algum. O senhor não é palhaço, tampouco seus irmãos de farda. O senhor tem civil na familia, e todos eles fazem isso senhor? Senhor, existem autoridades que estudam um projeto para que todos os militares façam exame toxicológico a partir de um único fio de cabelo.

Infelizmente nossos políticos reconhecem que tem muitos policiais que usam drogas. Imagina por uma arma de fogo nas mãos desta pessoa. Vi um debate na TV sobre isso depois que um policial matou alguém com 5 tiros, atirou na mulher dele, e inventou que tinha uma terceira pessoa. A droga que ele estava sob efeito era o alcool. Creio que o senhor não pode falar assim dos civis, já que o senhor tem que arrumar sua casa primeiro. Sem revoltas e ressentimentos.

Caro Anônimo 14 de junho de 2011 16:16.

Seu comentário final é bem oportuno. Exatamente, não podemos generalizar. Deus te abençoe, e sempre dê o seu melhor como profissional. A sociedade agradece muito senhor!

atte. Lex.

Anônimo disse...

SR CIVIL E MUITO MAIS CONPANHEIROS DE PROFISSÃO.

AGORA VAMOS PARA O QUE ACONTECE NA PRÁTICA. POLICIAL NÃO TEM BOLA DE CRISTAL, POR MAIS QUE ELE TENHA O TIROCÍNIO APURADO É IMPOSSÍVEL TER A CERTEZA QUE UM SUSPEITO ESTÁ EM FLAGRANTE DELITO, NEM TAMPOUCO PREVER A REAÇÃO DO ABORDADO. POR ISSO, PARTIMOS DA PREMISSA QUE A NOSSA SEGURANÇA ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR. ENTENDA PORQUE CADA ORDEM DEVE SER EXECUTADA SEM QUESTIONAMENTO.

MÃOS NA CABEÇA. QUANDO MANDAMOS ALGUÉM POR AS MÃOS NA CABEÇA É MÃO NA CABEÇA E PONTO. NÃO SE PRETENDE HUMILHAR O CIDADÃO, O OBJETIVO É EVITAR QUALQUER REAÇÃO OFENSIVA, JÁ QUE A MANEIRA MAIS PROVÁVEL DE TENTAR ISSO SEJA UTILIZANDO-AS. ATENÇÃO! LEVÁ-LAS AO BOLSO (PARA MOSTRAR OS DOCUMENTOS) PODE DESENCADEAR UMAS RESPOSTA AINDA MAIS HOSTIL POR PARTE DOS POLICIAIS (TRABALHA-SE COM A HIPÓTESE DE QUE UMA ARMA PODE SER SACADA).

ABRA AS PERNAS. NÃO, NÓS NÃO PRETENDEMOS REALIZAR ALGUM FETICHE SEXUAL. O QUE QUEREMOS É VERIFICAR SE O ABORDADO NÃO ESCONDEU ALGO ILÍCITO (ARMAS, DROGAS OU PRODUTO DE ROUBO) EM BAIXO DE SUAS PARTES ÍNTIMAS, ENTRE OUTROS LOCAIS. AS PERNAS ABERTAS TAMBÉM DIFICULTAM UMA POSSÍVEL REAÇÃO DO ABORDADO, QUE PERDE UM POUCO DO EQUILÍBRIO PARA CORRER OU CHUTAR O POLICIAL. TAMBÉM NÃO ESTRANHE SE MANDAREM FICAR DE JOELHOS OU ATÉ MESMO DEITAR NO CHÃO. SOMENTE QUEM ESTÁ ABORDANDO SABE A REAL NECESSIDADE (O RISCO QUE CORRE) DE CHEGAR A ESSE EXTREMO. ALIÁS, ISSO É PRÁTICA APROVADA PELOS ÓRGÃOS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS.

PELA MINHA POUCA EXPERIÊNCIA PERCEBO QUE AS PESSOAS ENQUANTO ABORDADAS SEGUEM UM CICLO. PRIMEIRO SE NEGAM A COLABORAR, NORMALMENTE COM FRASES “EU NÃO SOU VAGABUNDO PRA SER REVISTADO” OU “VÁ PRENDER LADRÃO AO INVÉS DE PERSEGUIR CIDADÃO DE BEM”. SEM EFEITO, APELAM PARA A INTIMIDAÇÃO “VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?” OU “EU VOU TIRAR A SUA FARDA” E AINDA AQUELE “SOU AMIGO/IRMÃO/PRIMO DO CORONEL/DELEGADO/VEREADOR FULANO DE TAL”. IGUALMENTE INEFICAZ E JÁ TORNADO ALGO QUE PODERIA SER SIMPLES EM UMA SITUAÇÃO IRREVERSÍVELTENTAM SENSIBILIZAR O POLICIAL COM “POR FAVOR, EU SOU TRABALHADOR. ME LIBERA AÍ”. SEM SUCESSO APELAM DESESPERADAMENTE PARA O SUBORNO COM “NÃO TEM UMA MANEIRA DE RESOLVERMOS ISSO POR AQUI MESMO?”.

SABENDO DISSO, O PRINCIPAL CONSELHO QUE DOU A TODOS QUE ME PERGUNTAM SOBRE O ASSUNTO: COLABORE! OS POLICIAIS ESTANDO CERTOS OU NÃO. VOCÊ ESTANDO CERTO OU NÃO. É MUITO IMPORTANTE COLABORAR PARA PELO MENOS “MINIMIZAR PROBLEMAS” E SE POR VENTURA SE SENTIU PREJUDICADO PROCURE POSTERIORMENTE A OUVIDORIA DE SEU ESTADO. CONTUDO, MUITO CUIDADO AO FAZER DENÚNCIAS, TENHA CERTEZA DE QUE REALMENTE HOUVE EXCESSOS, POIS VOCÊ PODERÁ PREJUDICAR PESSOAS HONRADAS QUE SOMENTE ESTAVAM CUMPRINDO COM O SEU DEVER.

TODOS OS IPMs QUE RESPONDI FOI EM VIORTUDE DAS MINHAS ABORDAGENS. AGORA APRENDIR A SER POLÍCIA.


CB REVOLTADO.

Anônimo disse...

sr Cidadão Civil disse 16:47

nâo se esqueça que todo policial foi civil um dia, infelizmente, o sistema ainda é fraco.

Anônimo disse...

Civil, militar... tudo farinha do mesmo saco!
E a vida vai passando!

Anônimo disse...

Cidadão civil disse:

CB REVOLTADO!

Obrigado por me trazer a lembrança deste texto (14 de junho de 2011 16:49). Eu já o conheço de um outro blog e da net.

Tento ler o máximo sobre os senhores para a minha e a sua segurança. Tudo o que eu quero é não me machucar. Tudo que quero é ser tratado com respeito e dignidade, sem truculências. Se eu for abordado um dia, vou cooperar da melhor forma possível, mas se eu for confundido, e apontarem a arma na minha cara, infelizmente, não estou preparado para isso.

Como eu disse lá em cima no meu primeiro texto gigante (13 de junho de 2011 07:58), não tenho psicológico para isso, e infelizmente correria o risco de eu me machucar. Por isso venho pedir aos senhores que me passem paz e tranquilidade na abordagem. A cooperação mútua será bem melhor.

Essa é engraçado. Estou pagando mico há uns 3 meses(tempo que frequento este blog). Agora que eu percebi que este blog é MINEIRO, kkkkkkk! Jesus, eu jurava que aqui era um blog carioca, rsrs! To aqui rindo.Estou vendo uns comentários diferentes. Num outro post eu falando dos bombeiros do Rio, e ninguém debatia comigo. O pessoal não para de falar do salário, de um tal cabo Júlio, uns assuntos diferentes. Eu olho para o lado esquerdo para confirmar MG - UNIVERSO POLICIAL.rsrs!

Agora que CB REVOLTADO vai dizer que eu cheiro um POZINHO, KKKKKKK!

Quero aproveitar a oportunidade e dizer que nós do Rio gostamos muito dos mineiros. Aqui na minha região litorânea (Cabo Frio/Búzios/Arraial do Cabo)sempre vem turista mineiro, e vocês são muito queridos e simpáticos.

Infelizmente não conheço esta linda terra. De local fixo, só ouvi falar de Pampulha, bairro Savassi(acho que assim que escreve), UFMG, Mineirinho, Ouro Preto e Igreja Batista da Lagoinha(Diante do Trono).

Mas vou continuar vindo aqui, mas sabendo que o blog não é carioca. Por isso poucos falaram dos bombeiros do RJ e de uns assuntos distante para mim, rs! Abraços. atte. lex!

Kim Nunes disse...

a nota foi 10, apresentado na FTC, em junho de 2011. Mais um soldado formado por bolsa integral, com orgulho.

Anônimo disse...

Cidadão civil disse:

Parabéns, nota 10 como eu imaginava. Obrigado por responder, abraços e sucessos na carreira. atte. lex

Anônimo disse...

LEX; VC STA PERDIDO NO MUNDO CIVIL; VENHA PRA CÁ.

Anônimo disse...

ACHO QUE TODOS OS SERVIDORES TEM QUE PENSAR NO MELHOR, TENTAR OUTROS CONCURSOS, COM BOA QUALIDADE DE VIDA. A ARÉA DE SEGURANÇA , INFELIZMENTE ESTA ABANDONADA!

Anônimo disse...

SABIA QUE A AREA DE SEGURANÇA É DESVALORIZADA? POIS É , COM EXCESSÃO DE BRASILIA DF!

Anônimo disse...

Cidadão civil disse:

Caro anônimo do 15 DE JUNHO DE 2011 06:48,

Estou perdido não! Já sou concursado na área jurídica. E além disso, não teria coragem de por uma farda. Não seria um bom profissional. Por exemplo, creio que não seria homem o suficiente para puxar um gatilho se fosse preciso, de conter uma manifestação de professores com cassetetes e spray de pimenta sabendo que eles estão certo.

Não dá, sou muito humano. Não que eu esteja dizendo que os senhores são monstros, por favor, não me interprete mal.

Eu ia ser demitido antes do estágio probatório,kkkk, pois certas ordens não ia obedecer. Nossos governadores nos sugam, pinta e borda com nós servidores, não vejo muito disso na área jurídica, mas bombeiros, professores, policiais, como diz o amigo anonimo (15 DE JUNHO DE 2011 08:34), estão abandonados.

Que triste senhores bater de frente com estes profissionais que reinvidicam por seus direitos, estudantes que não querem aumento absurdo da passagem de ônibus, etc... Eu sabendo que a manifestação é procedente, eu ia ficar do lado deles, rsrs!

Os senhores vão se unir pela PEC 300 um dia certo? Já pensou lá em Brasilia a presidente mandar o BOPE,FORÇA NACIONAL,EXÉRCITO, etc... descer o pau nos senhores, mesmo que os senhores realmente mereçam aumento e melhores condições de trabalho? Cadê a isonomia salarial com Brasília? Anônimo, estou perdido não, deixa eu civil. Abraços. Lex.

Anônimo disse...

ALEX; ENTÃO VC USA UM UNIFORME, POIS BEM, DÊ O MELHOR EM SUA AREA E NÃO SEJA DESUMANO COM NINGUÉM.

Anônimo disse...

CARO LEX;POR GENTILEZA, NA SUA DIREITA DA TELA, LER EM HISTÓRIAS POLICIAIS, A incompreendida abordagem policial.

Anônimo disse...

ooo 08:36 vai morar la em BSB entao... vai la viver com o salario de Sd de la... para de comparar lugares diferentes, custos de vida diferentes...

Anônimo disse...

Civil disse:

Caro anônimo do dia 15 de junho de 2011 12:32,

Eu li o texto que me pediu - A incompreendida abordagem policial. Muito bom, bem exclarescedor também. Ele me abre a mente mais e mais para entender o lado dos senhores policiais. Realmente para nós cidadãos é difícil ver uma arma apontada em nossa cabeça. Aliás, para qualquer um né!

Eu acho que uma ordem cronológica de abordagem seria dizer logo o porquê da abordagem, nos tranquilizar logo. Esta é uma história fictícia, mas que perfeitamente pode ser real.

Nós civis, que não arriscamos nossas vidas como os senhores, não estamos na linha do fogo, somos mais sensibilizados. Então qualquer tom firme ou quase arrogante, arma em punho apontado para nós, já meche com nossa estrutura psicológica.

Eu fico bobo como que aqueles torcedores de futebol enfrentam os senhores. Isso não é coisa de civil, mas sim de baderneiros.

Bom, no mais o texto recomendado foi ótimo, e com certeza serve para minha reflexão. A abordagem foi tensa, a conscidência do carro. Torcemos para que na prática, todos os policiais tenha esse domínio, esse nervo de aço.

Infelizmente aqui no Rio, na vida real, nós vimos aquela história dos policiais que alvejaram aquela criança, João Roberto de 3 anos, que estava no carro com sua família. O carro era parecido com o que os pms procuravam, mas não tiveram saberdoria e encheram o carro com 16 tiros. Muito triste. Então todo cuidado é pouco para ambas as partes. Abraços!

Anônimo disse...

ALEX, MUITO OBRIGADO. TENHA CERTEZA QUE APRENDI MUITO COM OS SEUS COMENTARIOS.

Anônimo disse...

se pudessemos voltar no tempo; voltaria ao dia 1ª de abril de 1964. pelo menos não teriamos a libertinagem que temos hoje.

Anônimo disse...

Civil disse:
Caro anônimo 16 de junho de 2011 14:45,

Acabei sorrindo aqui! Não sei onde eu te ajudei. Tenho dificuldade em me expressar. Meus textos são mais desabafos. Estou surpreso, obrigado. A surpresa deve-se ao fato de eu vim aqui aprender com os senhores que são os profissionais. E alguém diz que aprendeu comigo...

Se possivel deixar os nomes dos senhores como eu faço no final dá para trocar mais ideias. As outras opções eu não conheço (Conta no google,Live journal,Word Press,etc...), então sempre fica anônimo como a maioria aqui. Para suprimir isso, ponho um apelido no final -

No mais, paz/amor/respeito entre sociedade e policiais. Estamos do mesmo lado senhores.

atte.lex - obrigado.

Anônimo disse...

CARO LEX (LUTHOR ???):

MEU AMIGO, O SITE AQUI SE CHAMA "UNIVERSO POLICIAL".
ENTÃO, OS COMENTÁRIOS AQUI POSTADOS SERÃO SEMPRE DE POLICIAIS.
TU NÃO ACHAS QUE ESTÁS COMENTANDO NUM LOCAL UM POUCO "DIVERSO" DE SUA ÁREA DE ATUAÇÃO?
SEUS COMENTÁRIOS PODEM SER BEM ESCRITOS E ATÉ COM ALGUMA LÓGICA, ENTRETANTO MEU JOVEM, DE NADA ADIANTARÁ.
NÃO MUDARÁ NOSSA POSTURA COMO MILITARES.
DE NADA ADIANTARÁ SUAS CRÍTICAS, POIS EXISTE TPB E CORREGEDORIA JUSTAMENTE PARA ACERTAR AS CONDUTAS POLICIAIS NO COTIDIANO.
Ê SAUDADE DAQUELES BONS E VELHOS TEMPOS...

ABRAÇOS A TODOS OS NOBRES GUERREIROS MILICIANOS!!!

CORDIALMENTE,

SGT SUPERMAN (AQUELE QUE NO FINAL, SEMPRE PRENDE O LEX)...

Anônimo disse...

LEX disse:

Caro anônimo 21 de junho de 2011 15:54,(SGT SUPERMAN)

Críticas? Se for construtiva, ótimo. Foi essa imagem que teve de mim? Eu vim na posição de amigo, de admirador, de alguém que quer um laço maior entre sociedade/polícia.

"NÃO MUDARÁ NOSSA POSTURA COMO MILITARES." Não entendi senhor, mas deixa para lá!

Me perguntou se estou em local diverso de minha área de atuação. Já li que "os blogs são meios de interação muito eficientes, onde leitores e autores estão praticamente no mesmo patamar, sem autoridades". Essa é a busca: "horizontalizar e democratizar o conhecimento, exercer a liberdade de expressão, fazer com que policiais possam escrever sobre seu ofício para o público policial e não-policial (cidadãos) bem como a participação deste.

Uma pena que eu não soube me expressar.

LEX = ALEX, que segundo o dicionário significa: DEFENSOR DA RAÇA HUMANA. Lembre-se meu senhor, tu és humano também, ok!?

Fique com Deus, HERÓI dos heróis!

Anônimo disse...

CARO LEX, OU ALEX OU AINDA "DEFENSOR DA RAÇA HUMANA" (QUANTA INDECISÃO, HEIN???)(RISOS):

EM RELAÇÃO À FRASE: "NOSSA POSTURA COMO MILITARES", DESCULPE POR TER CITADO, ESQUECI DE QUE "VOSSA SENHORIA" NÃO FAZ PARTE DO MUNDO MILITAR, ENTÃO, "VOSSA SENHORIA" NUNCA ENTENDERÁ, SÓ QUEM É MILICIANO SABE O QUE SIGNIFICA VESTIR UMA FARDA DE FORMA HONROSA.
SEUS COMENTÁRIOS ME DEIXARAM MUITO "COMOVIDO"...

(ESPAÇO DEDICADO PARA MAIS RISOS)...

BOM, PREFIRO NEM DEIXAR RÉPLICA.

ABRAÇOS A TODOS OS NOBRES GUERREIROS MILICIANOS!!!

CORDIALMENTE,

SGT SUPERMAN (AQUELE QUE NO FINAL, SEMPRE PRENDE O LEX)...

Anônimo disse...

caro anonimo 22 de junho de 2011 07:10(SGT SUPERMAN)

Senhor, eu defendi minha presença nesse ótimo blog no último texto. Que bom que te comovi. Sinal que poderia continuar aqui.

Agora o cerne do problema está em torno de: "NÃO MUDARÁ NOSSA POSTURA COMO MILITARES." Infelizmente no último post eu disse: Deixa para lá. Mas agora gostaria de trazer à tona novamente esta frase.

Meu amigo policial da faculdade, bem como amigo GAP(Grupo de apoio aos Promotores do Ministério Público) também não entendem o que senhor quis dizer. Poderia desenhar, fazer demonstração no Power Point?

Estava sem graça de perguntar, mas farei. O senhor defende uma postura enérgica e truculenta numa abordagem? É isso que queres dizer Senhor? Tipo, pegar no braço com força, chamar de mané, um tapinha de leve na cabeça, falar grosso? Se é isso senhor, deveria usar MINHA postura, e nao NOSSA postura como militares. Espero que eu esteja errado. Senhor, como prefere não deixar réplica se não disse nada.

Realmente fiz uma confusão: civil, cidadão civil, lex, alex, vixi. Pelo menos eu estava interagindo bem com seus irmãos de farda, até ser surpreendido pelo senhor.

Se não se sentir ofendido, qual sua idade, grau de escolaridade, quantos anos na GLORIOSA corporação?

Grato.

Anônimo disse...

Nossa estou emocionado com os últimos depoimentos... tanta troca de elogios...

"Só quem é miliciano sabe o que significa vestir uma farda..." aiaiai nessa eu sei: um monte se acha SUPER MAN como o Sgt aí de cima, mas na verdade... qdo ve a cliptonita (bandido): caga nas calças! Por explo: banda de música, adm...

Anônimo disse...

"CLIPTONITA"???????????????????????
NÃO SERIA KRYPTONITA?????

COMO DIZIA O CHAVES: "AI QUE BURRO, DÁ ZERO PRA ELE!!!"
VC NEM DEVE SER PM CARO AMIGO, PORQUE NEM ESCREVER VC SABE, VOLTA PRA ESCOLA, VOLTA...
QUANTA IGNORÂNCIA, MEU DEUS DO CÉU...

QUANTO SR. LEX (PARECE NOME DE SABONETE) (RISOS):
JÁ DISSE, SEUS COMENTÁRIOS NEM MERECEM RÉPLICA. PROCURE UM BLOG "UNIVERSO PAISANO", LÁ TALVEZ SEUS SEUS DIZERES TÃO "COMOVENTES" TERÃO MAIS UTILIDADE.
E, PELO JEITO VC TEVE BOAS AULAS DE PORTUGUÊS, PORTANTO, ENSINE AO NOBRE COLEGA AÍ DE CIMA A ESCREVER DIREITINHO, OK?

ABRAÇOS A TODOS OS NOBRES GUERREIROS MILICIANOS!!!

CORDIALMENTE,

SGT SUPERMAN (AQUELE QUE NO FINAL, SEMPRE PRENDE O LEX E QUE NÃO TEM MEDO DE "CLIPTONITA")(MAIS E MAIS RISOS)...

Anônimo disse...

PRORROGAÇÃO E EPÍLOGO:

O QUE EU ACHO MAIS ENGRAÇADO É QUE TEM GENTE QUE LEVA A SÉRIO ESSE NEGÓCIO DE POSTAGENS EM BLOGS E OUTROS...
QUANTA PERDA DE TEMPO...
EU ME DIVIRTO COM TANTA BOBAGEM QUE É ESCRITA AQUI POR "CERTOS" ENGRAÇADINHOS E IDEALISTAS DE PLANTÃO(RISOS)...
CLARO, MUITOS OUTROS BLOGUEIROS POSTAM DEPOIMENTOS SÉRIOS E INTERESSANTES, MAS ALGUNS...
PUTZ!!!! MELHOR NEM COMENTAR, NÉ?
AOS QUE PORVENTURA SE SENTIRAM OFENDIDOS POR ALGUMA COISA AQUI DIGITADA POR ESTE COMENTARISTA, NÃO SE SINTAM ASSIM, FOI APENAS UMA INTERPRETAÇÃO DIVERSA DO QUE ESTÁ ESCRITO.
NO MAIS, AQUI SE ENCERRA UMA SAGA DE 04 EPISÓDIOS DE MINHA BREVE PORÉM ILUSTRE PRESENÇA VIRTUAL.

ABRAÇOS FRATERNAIS A TODOS OS NOBRES GUERREIROS MILICIANOS!!!

CORDIALMENTE,

SGT SUPERMAN (AQUELE QUE NO FINAL SEMPRE PRENDE O LEX, NÃO TEM MEDO DE "CLIPTONITA" E QUE AINDA TEM SENSO CRÍTICO APURADO)...

Anônimo disse...

Caro anônimo do dia 22 de junho de 2011 19:26

Não estou trocando "elogios" com ninguém! Estou em paz. Olha, recomendo a participar do blog abordagem policial, ele é muito bom também. Do lado esquerdo deste blog, abaixo do Top parcerias tem o link dele. Fique com Deus.

atte. Alex.

Anônimo disse...

Caro SGT SUPERMAN,

Bom, uma pena que eu não fui digno do seu debate, bem como não respondeu minhas perguntas. Lamento que preferiu ao deboche, a ironia. Há quem diga que é para eu ignorá-lo, que o senhor está de zoação. Estou na casa dos vinte e pouco e ainda tenho muito que aprender né! Há um tempo atrás este tema já foi debatido em outro blog. Graças a Deus fui bem recepcionado e até fiz amisade. Cada policial inteligente. Uns formados em história, direito, psicologia, sociologia, filosofia. Sei que não é um tipo de pessoa que se comove, rsrs, mas quem trocou ideia contigo foi um amigo. Também estou aqui para aprender com o senhor, mas não se prontificou para isso. Se me conhecesse, seria mais maleável comigo. Também te recomendo o blog abordagem policial. Já que não quer se explanar, só me resta terminar aqui também. Bom, eu disse aqui, pois dei uma catucada em alguém lá no post UAI SÔ SARGENTO, rsrs!Elogiou meu português? Só pode está de brincadeira novamente. Tenho dificuldade nas pontuações. Já passei para 2 concursos jurídicos, mas tinha um terceiro que eu queria MESMO, mas o português me derrubou por duas questões. Espero que um dia possa me chamar de amigo. Fique com Deus.

Anônimo disse...

P Sgt Superman;

Vc tem 7 dígitos, deve "trabalhar" na porta de padaria e por isso perde tempo aqui.
É preciso saber escrever para estar na PMMG? Basta verificar qq REDS ou BO papel e conferir. Mais de 50% estariam fora da corporação por erros diversos... mas quem disse que para entrar na PM é difícil? Milhares de vagas, questões com apenas 4 opções de respostas...
Imagina na época que vc entrou... deve ser "no laço" como dizem por aí...

CTSP 2008/ PMMG disse...

ISSO MESMO, JÁ ESTÃO QUASE APROVANDO A LIBERAÇAO DA MACONHA, OS MENORES INFRATORES MATAM,ROUBAM,FURTAM E NADA E ACHAM QUE ELES NÃO SABEM O QUE ESTAO FAZENDO,FICA CADA VEZ MAIS DIFICIL FLAGRAR UM CRIMINOSO E TEM PESSOAS QUE ESTUDAM UM POUQUINHO E ACHAM UM ABSURDO A ABORDAGEM.....AI AI....MINAS GERAIS VAI VIRAR RIO DE JANEIRO MESMO....ACREDITO QUE ESTES "ESTUDIOSOS" NUNCA TIVERAM SEUS PAIS, FILHOS OU PARENTES JUDIADOS COM UM REVOLVER NA CABEÇA, POR ISSO QUE ELES ACHAM QUE A ABORDAGEM CONSTRAGEM AS PESSOAS.....

Anônimo disse...

Anônimo disse...

P Sgt Superman;

Vc tem 7 dígitos, deve "trabalhar" na porta de padaria e por isso perde tempo aqui.
É preciso saber escrever para estar na PMMG? Basta verificar qq REDS ou BO papel e conferir. Mais de 50% estariam fora da corporação por erros diversos... mas quem disse que para entrar na PM é difícil? Milhares de vagas, questões com apenas 4 opções de respostas...
Imagina na época que vc entrou... deve ser "no laço" como dizem por aí...
28 de junho de 2011 13:54

>>>>>> AI QUE BURRO, DÁ ZERO PRA ELE!!!
DÍGITO É O ÚLTIMO NÚMERO DEPOIS DO TRAÇO E NÃO O NÚMERO INTEIRO DO PM...
SÓ PODE SER COISA DE RECRUTA MESMO...

RSRSRSRSRS

Anônimo disse...

Caro companheiro, como voce, tambem sou soldado e curso ciencias juridicas, porem sou da policia de minas gerais. Tive conhecimento da sua materia, contudo nao tive como acessar o conteudo completo e gostaria de tomar conhecimento mais especializado acerca do assunto oriundo de fonte operacional. Se possivel enviar o conteudo em meu e-mail pessoal. ardfile@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Caro companheiro, como voce, tambem sou soldado e curso ciencias juridicas, porem sou da policia de minas gerais. Tive conhecimento da sua materia, contudo nao tive como acessar o conteudo completo e gostaria de tomar conhecimento mais especializado acerca do assunto oriundo de fonte operacional. Se possivel enviar o conteudo em meu e-mail pessoal. ardfile@yahoo.com.br

Kim Nunes disse...

http://kimnunesadv.blogspot.com/2011/06/abordagem-policial-busca-pessoal-e-seus.html

link para o artigo, no meu blog.

Abs.

Anônimo disse...

caro anônimo do 15 de junho de 2011, faço faculdade não sou pelo um lado nem por outro, mas estudo com policiais do meu estado, e quando na universidade tem uma exigência por parte dos estudantes, alguns quebram e agridem pessoas até funcionários da universidade, como também, alguns não respeitam os que ali lecionam. Já fui abordado por policiais e nunca tive nenhum problema porque se eu algum conhecimento, tenho que ter controle não só de mim mas dá situação que estou passando, enfim, não é pelo estudo que se conhece uma pessoa e sim o seu interior, isso vai apontar humildade de cada um.

Anônimo disse...

SD PM FALLER DO RJ
SER POLÍCIAL NO RJ É MUITO COMPLICADO POIS SOMOS MASSACRADOS PELO NOSSO COMANDO(SE VC NÃO TIVER UMA CAMISA VC SOFRE COVARDIAS DIVERSAS DES DA ESCALA DE SERVIÇO ATÉ PUNIÇÕES SEM FUNDAMENTAÇÃO)E PELA OPINIÃO PÚBLICA QUE SE REVOLTA E PELO DIREITOS HUMANO QUE SÓ SABEM NOS COBRAR E CRÍTICAR MAS NA HORA QUE O BICHO PEGA É A POLÍCIA QUE ELES CHAMAM E QUANDO UM POLÍCIAL MORRE NINGUÉM SE FICA INDIGNADO NEM MESMO OS DIREITOS HUMANO SE MANIFESTAM,PURA POLÍTICAGEM!!!!!!!!!!!!!!!!!
QUEM NÃO DEVE NÃO TEME,NA ABORDAGEM SEJE CORDIAL,POIS FACILITARA NOSSO SERVIÇO!!!!!

Anônimo disse...

DIGO,NINGUÉM FICA INDIGNADO

Anônimo disse...

DIGO,SEJA CORDIAL

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo