Você é um POLICIAL SÓLIDO ou um POLICIAL LÍQUIDO?

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ilustre companheiro, não se apresse em responder esta pergunta. Antes, conceda-me alguns minutos do seu precioso tempo e leia este texto até o fim, para depois dar cabo da indagação.

O sólido e o líquido são opostos. É da natureza do líquido se adaptar às mudanças, adquirir novas formas, contornar obstáculos e se misturar a outras substâncias. Por outro lado, o sólido raramente se mistura e possui enorme dificuldade de mudar de forma sem perder conteúdo.

Numa organização policial é possível visualizar claramente essas mesmas distinções, vejam:

POLICIAL SÓLIDO é aquele que tem dificuldade de se adaptar às mudanças da sociedade. Ele vive de saudosismo, dizendo que “tempo bom” era aquele que “polícia era polícia”; que paisano tinha medo da farda; que o destino de todo bandido era a vala.

POLICIAL LÍQUIDO vive a realidade, entende que estamos em um Estado Democrático de Direito; que a polícia não precisa ser temida, mas sim respeitada; que o infrator deve ser preso e submetido a um julgamento justo e não outra vítima da violência.

POLICIAL SÓLIDO adora reclamar indiscriminadamente da instituição; dizer que não recebe treinamento suficiente; que não foi preparado para a missão que recebeu; que seu salário é uma merda e por isso ele precisa fazer “bico”.

POLICIAL LÍQUIDO compreende que as críticas são importantes para o crescimento da instituição, desde que construtivas e fundamentadas. Ele sabe que é preciso buscar conhecimento fora da instituição para ampliar seu horizonte profissional. Procura levar uma vida compatível com seu soldo e busca os meios legais para aumentar seu poder aquisitivo.

POLICIAL SÓLIDO acredita que está acima da lei; que é superior ao paisano; que pode dirigir sem CNH, sem quitar os documentos do carro; que não precisa pagar seu próprio lanche; que não pode sofrer sanções quando erra.

POLICIAL LIQUIDO reconhece que é parte integrante da sociedade, que deve cumprir a lei como qualquer cidadão, que deve viver num ambiente de iguais direitos e deveres para todos.

POLICIAL SÓLIDO despreza o subordinado e exalta o superior hierárquico.

POLICIAL LIQUIDO trata ambos com respeito e camaradagem.

Agora, faça uma experiência mental. Imagine que você disponha de uma garrafa pet (SOCIEDADE), um copo com água (POLICIAL LIQUIDO) e um cubo de gelo (POLICIAL SÓLIDO).

Pense na facilidade que é colocar a água dentro da garrafa. Agora imagine como você faria para colocar o cubo de gelo dentro desse mesmo objeto.

Percebe-se que o liquido de amolda facilmente ao formato da garrafa, mantendo sua quantidade e consistência. Contrariamente, se você conseguir colocar o sólido dentro garrafa, por certo irá deformá-la ou o gelo irá se quebrar em vários pedaços.

A LIQUIDEZ é típica daquele policial que interage com a sociedade sem sofrer danos pessoais (processos criminais, administrativos e perda da própria identidade) em decorrência dessa convivência. O policial liquido adere à comunidade, tal qual a água se amolda à garrafa.

Por outro lado, A SOLIDEZ é característica do policial que tem dificuldade de inserir-se na sociedade, pois se considera “melhor” ou “mais importante” que os demais cidadãos. Esse policial, como o gelo na garrafa pet, não consegue integrar uma comunidade sem corromper a si próprio ou macular a sociedade na qual vive.

As idéias alinhavadas nesta resenha foram influenciadas pela obra do filósofo Zygmunt Bauman, denominada MODERNIDADE LÍQUIDA, na qual o autor traça um paralelo sobre a sociedade medieval e sociedade moderna. Ele assevera que SOLIDEZ é típico de uma sociedade atrasada e LIQUIDEZ é a exigência da sociedade desenvolvida e livre das crendices do passado.

Então amigo. Você é um POLICIAL SÓLIDO ou um POLICIAL LIQUIDO?

* Nivaldo de Carvalho Júnior, 2º Sgt PM, e bacharelando em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas



Gostou desta postagem? Então cadastre-se AQUI para receber as atualizações do Universo Policial no seu e-mail ou no seu agregador de Feed/RSS.

43 comentário(s):

Anônimo disse...

A que empresa voce pertence e faz parte a uma empresa solida ou liquida,
nao responda tenho medo que voce acerte.


empresa solida- aquela que esta no mercado a muito tempo, tem regras firmes e que devem ser seguidas para que ela funcione bem sem atrope-los, que facilmente e identificada pelo uniforme, pela constante e massiva presenca em meio a sociedade, que administra seus recurso de forma a devolver o exedendes aos cofres publicos, aquela que tem pessoal preparado para verificar possiveis erros de seus funcionarios, como objetos e uniformes fora dos padrao.

empresa liquida-aquela que apesar de estar a pouco tempo no mercado e capaz de absolver as mudancas da sociedade
e fazer mudancas em seus regimentos para adequa-lo aos asseios da sociedade e de seus funcioanrios ajudando
no dispositivo constiucional que e de desenvolver a pessoa em sua toda liberdade dentro da dignidade da pessoa humana, sua presenca se faz sentir nao pela seu visual mas pela qualidade de seu servico,administra seus recursos
para proporcionar a seus funcionarios ambiente digno, para desenvolvimento pessoal e profissional.


olha poderia desenvolver o tema ao infinito mas, nao compensa as mudancas infelimente desta empresa virao, do meio externo pois os gestores ainda estao presos ao passado, pensando que evoluiram.

o mais grave de tudo que vejo que o mundo usa o conhecimento para escravizar e nao libertar.

platao quando escreveu o mito da caverna,descreveu com perfeicao certas empresas,aquelas onde a funcionarios que
procuram a luz, a luz os facinan mas preferem ficar no mesmo lugar por comodismo e status quo e os funcionarios que tentam libertar-se e levar outros a verem a luz sao penalizados.

Anônimo disse...

Infelizmente nossas PM são SOLIDADAS E NÃO LIQUIDAS.

Pedro disse...

Li seu artigo e li também os dois comentários.

Os dois ótimos e demonstra que evoluímos culturalmente, que crescemos a duras penas, mas crescemos. Isso é muito bom, no ponto de vista cultural. Pois expressamos o que sentimos e realmente exprimimos nossas realidade.

Mas fica a dúvida. Somos SÓLIDOS ou LÍQUIDOS. Afinal a própria instituição foi se moldando tempo a tempo, isso também é um avanço.

Tivemos comandante terríveis e temos terríveis comandante, será que estes eram sólidos ou líquidos.

Nossa história ainda esta sendo contada e aos poucos saberemos dela um pouco a cada dia. Nossa luta é diária e assim cresceremos também e no dia-a-dia poderemos assim dizer se somos SÓLIDOS OU LÍQUIDOS.

Anônimo disse...

NÃO DA PRA SER UM POLICIAL LIQUIDO NUMA INSTITUIÇÃO SÓLIDA!!!!! ASS/ SD RODRIGUES

A Recruta disse...

SÓLIDO e LÍQUIDO tem significados distintos de acordo com o contexto.

No âmbito corporativo, solidez significa credibilidade e segurança. Já liquidez representa a capacidade de adaptar-se às necessidades do mercado.

Em se tratando de polícia, o sólido já não tem uma imagem positiva, diferentemente do líquido. Infelizmente, como um amigo disse acima, a Instituição POLÍCIA MILITAR, apesar das mudanças, ainda apresenta-se sólida em alguns aspectos.

Mas sejamos positivos, estamos caminhando para a liquidez!

Saudações, combatentes.

A Recruta.

Visite nosso blog: ►Diário de uma Recruta◄
http://diariodeumarecruta.blogspot.com/

Anônimo disse...

COLOQUE UMA PEDRA DE GELO EM UM PODE DE ÁGUA, O QUE ACONTECE? ORA, A ÁGUA FAZ BOIAR A PEDRA DE GELO.

BETINÃ

maj romualdo pmes disse...

pmmg uma organização sólida...
se existe policiais sólidos nessa organização , é totalmente normal! um exemplo: uma dupla de soldados em um PA , realizando contatos em sua área , abordando suspeitos na rua , recolhendo informações dos comerciantes , e principalmente trabalhando onde a sociedade realmente precisa da policia militar. um batalhão : um cmt , sentado acessando a internet...assinando e despachando documentos..administrativos mais 30 militares só para auxilia-lo. na visão da sociedade quem é mais importante? na organização? organização totalmente sólida! a policia precisa de policiais nas ruas , e não nos quartéis ! o militarismo está "cegando" o verdadeiro serviço de segurnaça pública...o serviço administrativo na pmmg virou situação de muxibagem! que dia que realmente terá uma integração entre as policias ? enquanto nós ficarmos colocando pessoas despreparadas no governos , nada irá mudar! só teremos uma policia liquida , quando a sociedade parar de ser sólida...
MAJ Romualdo pmes

Anônimo disse...

PMPI - A liquidez a que se refere o texto, só tem sentido quando você direitos são respeitados, quando você é visto como pessoa, como cidadão de um pais democrático que deveria respeitar os direitos de seus cidadãos, tanto o cidadão de bem como o fora da lei. Não adianta você fazer o maior esforço para se manter uma pessoa líquida, se os governantes lhe oprime, lhe ameaça, lhe prende porque você busca seus direitos. Como podemos nos manter líquidos quando vemos uma ex-terrorista que invadiu quartel, fez o que fez, querer dar uma de boazinha retirando dinheiro do orçamento da saúde, que são impostos pagos por nós, para da para aos Cubanos. Como podemos nos manter líquidos com tantos ministros envolvidos em corrupção, nesse joverno já foram sete. E o melhor, para eles, os corrúptos, é que só entregam o cargo e, ficam com todo o roubo. Assim não dar pra se manter líquido. A ditadura ainda existe em nosso Brasil. Pensem nisso!

Anônimo disse...

A nossa lei, nossos governantes, muitos de nossos comandantes, nosso regulamento, emfim, todo sistema é, na minha opinião, a presença da ERA GLACIAL. Logo...

CB DA SILVA disse...

Passamos tempo se comunicando, lendo histórias como essa "ser sólido ou líquido". O que realmente importa; tear comentários defendendo um lado ou outro. Sabemos que em todo o Brasil sofremos com comandos sólidos,com policiais que como líquido que são gostariam de ver todos como eles.Por que não fazer valar a lei de um País democrata, por não estarmos defendendo uma ideologia de que o certo e certo mesmo quando todos estão fazendo o errado, em outras palavras, porque não nos unirmos quando um policial é injustiçado não importando sua graduação militar, porque não defendemos nossos direitos em união. Sempre há um receio, um medo de retalhação, punição, em fim ficamos a mercê de uma instituição que predomina a vontade da minoria não importando se o HOMEM em questão tem DIGNIDADE, VALOR, ou SENTIMENTO. Não quero defender o que estar errado e sim fazer justiça de forma correta. Não adianta defender o sólido ou o líquido pois na verdade os dois tem qualidades boas e ruins em ponto de vista diferentes. Comparar sociedade com garrafa pet ou policiais com solidez e liquidez não resolverá o problema. Em vez disso lutemos por convencer as nossas autoridades seja políticas,militares,educadores ou outra classe qualquer para qualificar por meio da educação de qualidade tanto a sociedade como a policia. Tenho vinte e três anos de profissão e em momento algum tive um acompanhamento psicológico, um curso de qualificação profissional ou mesmo de direito básico depois que conclui o curso de formação de soldado. Estou preste a ir pra casa. Vejo mudanças mas não vejo valorização e respeito a profissão que ao meu ver precisa buscar mas é dever da instituição oferecer parar que possamos representa-la. Finalizo dizendo que a policia é o que ela realmente é pelo que pensa e faz.

Cb Vibrador disse...

Parabéns Sgt Nivaldo. Excelente texto.estamos assistindo ao derretimento de vários colegas que ainda insiste em continuar sólidos. Pena que muitas das vezes esse pprocesso de transformação de sólidos em liquidos custa a carreira de nossos amigos. Hoje me considero um policial liquido, mas após levar muita pancada enquanto era sólido.
Um abraço. Continue escrevendo seus textos que abre a mente de muita gente.

Anônimo disse...

Agora vc deve fazer uma comparação em nossa instituição. Vc acha que ela é liquida ou sólida? Como ela trata seu principal mecanismo que é o homem?

Anônimo disse...

SGT NIVALDO,SINCERAMENTE NÃO SEI DE QUE POLÍCIA O SENHOR FAZ PARTE. O POLICIAL MILITAR EM ESPECIAL O PRAÇA TEM QUE TRATAR A SOCIEDADE COM DIGNIDADE ENQUANTO NOS QUARTEIS OQUE SE VER É POLICIAL SENDO PUNIDO POR COISAS INSIGNIFICANTES POR CAUSA DE UM REGULAMENTO ULTRAPASSADO.NÃO DA PRA SER UM POLICIAL SOLIDO NUMA INSTITUIÇÃO ONDE O SOLDADO QUE ESTA NA RUA NÃO TEM VOZ E NEM VEZ.ONDE OFICIAIS COM 15 ANOS DE SERVIÇO JA SÃO OFICIAIS SUPERIORES AO MESMO TEMPO EM HÁ PRAÇAS COM TRINTA ANOS DE CASERNA E AINDA SÃO SOLDADOS E NÃO ME VENHAM COM A VELHA ESTORIA DE QUE A CULPA É DO SOLDADO POR SER ACOMODADO, POIS QUEM ESTA NA LINHA DE FRENTE DO COMBATE A BANDIDAGEM DEVERÍA SER LEMBRADO E NÃO SE PREOCUPAR COM PROMOÇÕES QUE DEVERIAM VIR ALTOMATICAMENTE COMO A DOS OFICIAIS.....

Sgt Nivaldo Carvalho disse...

A maior frustração para quem gosta de escrever é constatar que seu texto não foi bem compreendido. É justamente isso que me ocorreu nesta resenha. Notei que a maioria dos comentários sugere que existem policiais sólidos porque nossas PMs são sólidas. Na verdade, entendo que se trata do inverso: nossas instituições só são sólidas porque estão repletas de policiais sólidos. Devo salientar que nesse ponto a ordem dos fatores é de suma importância. O objetivo do texto não foi discutir as instituições militares. Até porque eu não tenho dúvida que todas ainda precisam ser aprimoradas. Mas de onde virá esse aprimoramento? Das suas histórias? Das suas instalações físicas? Das suas viaturas? Dos seus regulamentos? Não. A mudança só pode advir das pessoas que compõem essas instituições. São as pessoas que constroem a história, que gerenciam os recursos logísticos, que criam os regulamentos. Se pretendermos ter uma instituição liquida, devemos nos preocupar em sermos menos sólidos. Foi por isso que escolhi uma pergunta muito íntima para intitular o texto. O objetivo era incentivar uma auto-crítica e não fomentar o repúdio às polícias militares do Brasil. Penso que nós somos responsáveis pela liquefação das PMs, independentemente do grau hierárquico que ocupamos. Espero que eu tenha conseguido esclarecer o equívoco neste breve espaço. Um abraço a todos e obrigado pelas críticas.

Anônimo disse...

É SGT, O SENHOR ESTA EM OUTRA POLICIA. TEMOS UMA INSTITUIÇAO POLITIZADA E ABSOLUTAMENTE SOLIDA.

Anônimo disse...

O FRED FLINSTONE ERA SÓLIDO, O AQUAMAN ERA LÍQUIDO E O MUXIBA ERA PASTOSO...

BETINÃ, NUNCA SERÃO!

Anônimo disse...

ÁGUA MOLE E PEDRA DURA TANTO BATE QUE VOLTA A DITADURA!

BETINÃ, JAMAIS SERÃO

Anônimo disse...

Poxa ! Essa conversa toda me deixou com sede e com frio.

Anônimo disse...

Essa "LIQUIDEZ" na PMMG tem e sempre terá outro siginificado: SUBMISSÃO, pois a solidez dos comandos é fria e cauculisata.

Anônimo disse...

Sou fã da mente inteligênte que criou o slogan: BETINÃ...
kkkkk. Representa fielmente essa cidade....

Anônimo disse...

A PEDRA DOS RINS É SÓLIDA, O PUS DA FERIDA É LÍQUIDA E O BOÇAL É PODRE...

BETINÃ, NUNCA SERÃO!

Natanael disse...

Segunda a sagrada escritura aquele que não vem por amor, vem pela dor; ás dificuldades as ilusões e desilusões da vida faz o homem aprender. Aprendi que viver é uma arte, temos de sermos artista a cada instante de nossas vidas. Agir sempre com a razão, nuca agir por impulso da emoção. Que Deus ilumina cada um de vocês.
As; Natanael de Paulo

Natanael disse...

Segunda a sagrada escritura aquele que não vem por amor, vem pela dor; ás dificuldades as ilusões e desilusões da vida faz o homem aprender. Aprendi que viver é uma arte, temos de sermos artista a cada instante de nossas vidas. Agir sempre com a razão, nuca agir por impulso da emoção. Que Deus ilumina cada um de vocês.
As; Natanael de Paulo

Anônimo disse...

NOBRE SGT.NIVALDO,COMO SEREMOS POLICIAIS LIQUIDOS EM UM PAÍS ONDE A PRESIDENTE É UMA GUERRILHEIRA QUE ODEIA MILITARES.COMO PODEMOS SER LIQUIDOS SENDO REGIDOS POR UM REGULAMENTO ULTRAPASSADO QUE SO SERVE PRA PUNIR OS PRAÇAS E PREVILEGIAR OS OFICIAIS.E COMO PODEMOS SER LIQUIDOS SE NÃO SOMOS VALORISADOS PELA INSTITUIÇÃO NA QUAL SERVIMOS E MUITO MENOS PELO GOVERNO E PELA SOCIEDADE QUE NOS VEEM COMO MÁRGINAIS FARDADOS.PARABÉNS AO SENHOR POR TER CONSSEGUIDO SAIR SGT E DE TER CONSSEGUIDO SE FORMAR EM DIREITO, AO TEMPO EM QUE VEJO CAMARADAS IR EMBORA DEPOIS DE ARDUOS TRINTA ANOS DE SERVIÇO AINDA SOLDADOS.....ASS/ SD ROCÃES

Luiz Carlos Campos disse...

Na realidade, tudo se transforam com o tempo. Promotores e Juizes de Direito hoje, são mais novos na idade e realmente aqueles sólidos não entendem. A transformação nas atitudes policiais foram muito grandes e se pensarmos bem, vieram para melhorar pois se seguirmos na realidade o que determina a lei, não seremos passivos de erros e em assim sendo terminaremos nossa carreira (aposentadoria/reserva) de bem com a instituição e com a sociedade. Parabéns ao 2º SGT Nivaldo Carvalho Junior. Sou Luiz Carlos Barbosa Campos - Escrivão de 1ª Classe da Policia Civil do Estado de Goiás (Aposentado) há mais ou menos dois anos.

Anônimo disse...

É pelo pude notar uma imensa diferença entre ser sólido ou líquido, eu principalmente com o passar dos anos graças a Deus, procuro ser líquido em minhas atitudes, não só no profissional, mas também no pessoal. As vezes agimos com solidez, principalmente em nossa casa, com a nossa família, e nem percebemos, que as atitudes que tomamos com ela, não queríamos que tomassem conosco. Resumindo temos que ser líquido sim, mas pelo que vejo e vivencio, o mundo em se é SÓLIDO.
Soares, Cb PM

Delton Belmont Pereira disse...

A polícia precisa de homens com estes pensamentos.

sd erivaldo disse...

muito bom mesmo, vc ta de parabéns, infellismente a instituição policia militar tem que mudar bastante, se adequar a nova realidade e respeitar mais os homens que constrói dia-a-dia essa gloriosa instituição.

Anônimo disse...

O CRÂNIO É SÓLIDO, O SUOR É LÍQUIDO E O CÉREBRO DO BOÇAL É LÍQUIDO DE CAGANEIRA.

BETINÃ, PARA NOOOSSA ALEGRIIIA.

Anônimo disse...

SÓLIDOS OU LÍQUIDOS QUE DIA O CTSP 2002 COMPLETARÁ 10 ANOS, 22 OU 24 DE ABRIL??...

Anônimo disse...

A que no Rio Grande do norte "Natal", o Ministério Publico que se meter em tudo e nada faz. Eles falam em desviu de conduta que PMs não pode investiga "eles tem mas de 100PM/RN a sua disposição.Mas eles tem varios PMS a sua disposições.Falam que Policiais Militares não podem fazenrem investigações? ele tem o GAECO que é só PMS, "TC Aribaldo é quem comanda"PQ eles so sabem coblarem das outras instituições e não faz o seu papel. Eles "Os Promotores querem ser Juiz a força e Delegado de Direito. Eles são Solido ou Liquido?

Anônimo disse...

pequeno exemplo em um quartel la na bosnia eszergovina, até porque isto não acontece no brasil, uma tropa escalada em um jogo tipo atletico e cruzeiro somente exemplo, em uma arena localizada em sete lagoas apenas um exemplo, tiveram chamada as 10:00 horas da manha em pleno domingo de pascoa(renascimento), para uma partida de futebol que ocorreria por volta das 16:00 da tarde, o deslocamento começou por volta das 12:00hs com detalhe em comboio ,não foi autorizado a compra de almoço e nem tivermos almoço pago por empresa particular ao chegarmos tivemos que esticar cordas em torno do campo e por volta das 01:00 hora fomos almoçar, no transcorrer do jogo seria pago um lanche (caido) aos pobre policiais mas por ordem do cap cmt do evento ninguem foi autorizado a lanchar até ao final do jogo que ocorreu por volta das 18:00hs, senhores essa narrativa que parece ficção cientifica é rotineira aos militares do bpe, este cap cmt acha que é superior a todos e usa de seu posto para perserguir seus comandados faz e desfaz nas barbas dos cmt do batalhão e não lhe acontece nada, como pode uma pessoa como essa estar em nosso meio, somente uma empresa como a nossa possibilida esse tipo de comportamento por partes deste oficial sem qualificação alguma, cometer desmandos e abuso de autoridade sem que a justiça lhe pegue, ta na hora de mudar.

Consciência Politica PM&BM disse...

Entenda que para conseguir mudar alguma coisa de interesse das corporações devemos saber que somente no Congresso é que poderemos, não digo que devemos esquecer as Câmaras Estaduais, não, mais devemos ter em mente que somente quando o Policial e Bombeiro Militar do Brasil quiser as mudanças preiteadas atendidas terá que ter uma bancada forte de deputados, assim teremos como muda a cara das PM e BM do Brasil, então temos que mudar o nosso foco, batalhar por reconhecimento, devemos ter em mente que somente assim conseguiremos as mudanças que queremos.
http://conscienciapoliticapmbm.blogspot.com.br/

jerry andrade disse...

nao devemos jamais enxergar com viseiras, temos que ampliar nosso campo de visao para poder mudar.

tarcisio disse...

muito interessante e louvavel por parte nobre sargento,mas ainda vejo que estamos muito aquém de ser policiais do tipo líquido simplesmente devido toda uma história e temperanças da vida antiga e moderna se que me entendes.Gostaria eu de poder crer nisto mas infelismente vou ficar neutro quanto a isso.

cursosCPP disse...

Amigos.... Conheçam e divulgue twitter: @cursosCPP o mais atual curso preparatório para polícia. www.cursosparapolicia.com.br

Anônimo disse...

No papel é tudo muito bonito:
POLICIAL SÓLIDO adora reclamar indiscriminadamente da instituição; dizer que não recebe treinamento suficiente; que não foi preparado para a missão que recebeu; que seu salário é uma merda e por isso ele precisa fazer “bico”.
O PM que faz bico é tratado como um marginal dentro da corporação. Já que o estado é democratico de direito, então, qual será o motivo de nossa intstituição nao respeitar as horas extras, adicional noturno, periculosidade, horario de descanso, horario de almoço quando a jornada de trabalho exceder a seis horas diarias. Se um policial for excluido da cooporação, saira com uma mao na frente e outra atras, nao terá seguro desemprego, FGTS, acerto na empresa. Nao possui vale-transporte, é necessario deslocar fardado, se quiser gozar do direito de ir trabalhar sem ter que gastar do proprio bolso com condução.
Com certeza irá aparecer alguem que irá falar: "mas tudo isso ja era sabido quando vc entrou na PM, tá reclamando do que? com certeza, eu já sabia. só nao sabia que o policial que tenta ganhar um dinheiro extra, honestamente, para ajudar na despesa com a familia, ou mesmo para cobrir os gastos com condução para o trabalho, seria tratado como marginal, inclusive pelos proprios colegas, praças de policia. quando na verdade há tantos policiais que usam realmente a condição de policiais para fazerem tantas coisas erradas praças, oficiais, comandantes. Gente...vamos parar com essa hipocrisia dentro da policia. há coisas que nunca mudam.
Se nao fossem os policiais "solidos", essa policia já havia virado um papá de gato, "Mole de tudo". o policial liquido nao corre atras de bandido, porque sabe que só irá arrumar confusao, prefere cumprir protocolos e ficar na moita. vamos para com essa politicagem toda, parar de criticar os colegas e quando uma cuida do que é seu. Já temos muitos oficiais para fazer politicagem, isso nao é coisa de praça nao.
Respeitosamente...

Anônimo disse...

O sólido é sólido, o líquido é líquido, a Praça é Praça e o OFICIAL È O OFICIAL, e acabou a estoria. Os Oficiais mandam e as Praças obedecem, caso contrário, pau na moleira.kkkkkkkk

Anônimo disse...

O líquido é o líquido, a Praça é a Praça, o OFICIAL é o OFICIAL, e acabou a estória. Tudo o que não for OFICIAL é EXTRA-OFICIAL, portanto, sem valia. Assim, os Oficiais e/ou os Iluminados mandam e as Praças cumprem, caso contrário, continua o "pau na moleira". kkkkk

Anônimo disse...

Me parece que o nobre amigo é um "HIPOCRITA", "... POLICIAL SÓLIDO acredita que está acima da lei; que é superior ao "paisano"."

A sua indignação com os mais velhos é ridicula. Você chama as pessoas que não pertencem aos quadros da PM, como "PAISANO", você ainda acha que se moldou na sua garrafa!!! KKKKKKKK!.

Anônimo disse...

Vendo toda esta discussão sobre sólido e líquido lembrei-me de uma mistura muito boa entre os dois: gelo, limão, açúcar e cachaça. Ai que vontade de tomar uma caipirinha!

Anônimo disse...

Vendo toda esta discussão sobre sólido e líquido lembrei-me de uma mistura muito boa entre os dois: gelo, limão, açúcar e cachaça. Ai que vontade de tomar uma caipirinha!

Anônimo disse...

No meu humilde ponto de vista, independente de cargo ou função todo funcionário público tem que procurar a se adequar as mudanças e desafios que o mundo moderno oferece. Através da globalização, hoje temos uma ferramenta de suma importância que se chama tecnologia da informação, se o funcionário não buscar tal informação, pode ter certeza que ele estará fora do mercado de trabalho.
O teu comportamento em todos os aspectos, vai se encarregar de dizer se você é líquido ou sólido, em qualquer instituição.

C/1 Ciro-Acre.

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

 
Os pontos de vista aqui publicados são de responsabilidade dos respectivos autores, não representando versões oficiais de quaisquer instituições.
© 2007 Template feito por Templates para Você - Deformado por José Ricardo
▲ Topo